Postado 28 março 2014

Resenha: O Chamado do Cuco

Por Regiane Cristina S.






Título: O Chamado do Cuco
Autor: Robert Galbraith (J. K. Rowling)
Nº de páginas: 448
Ano Edição: 2013
Editora: 
Rocco
Tradutor: Ryta Vinagre
Classificação: 2/5 estrelas






“  Uma luz fria banhava o interior da tenda. Dois homens estavam agachados ao lado do corpo, prontos para, enfim, transferi-lo para um saco mortuário. A cabeça da mulher sangrara um pouco na neve. O rosto estava esmagado e inchado, um olho reduzido a uma prega, o outro mostrando uma lasca de branco opaco por entre pálpebras distendidas. ”

esse livro era um dos mais desejados por mim. Criei grandes expectativas, já que Robert Galbraith é o pseudônimo de J. K. Rowling - eu sou uma grande fã do seu trabalho. Infelizmente a leitura não fluiu e consequentemente as minhas expectativas não foram supridas. Eu sou daquelas que brigam com a história para não ter que abandoná-la, mas nesse caso foi impossível. 


Uma modelo com uma vida conturbada morre ao cair da sacada da Mayfair. Sua morte acaba sendo julgada como suicídio, mas seu irmão não se conforma e recorre ao detetive Cormoran Strike para investigar o caso. 

Strike é um homem que já passou por muitas coisas, inclusive um acidente em uma mina no Afeganistão que não apenas comprometeu uma das suas pernas, como também seu psicológico. No ápice da sua vida totalmente desorganizada, John Bristow lhe oferece uma proposta: de descobrir algo além dos que os policiais declararam sobre a morte de Lula LandryStrike está determinado a ajudá-lo, mas sem ter noção de quanto poderia ser perigoso. Será ele capaz de seguir até o fim e descobrir a real verdade sobre a jovem modelo?


Quando peguei esse livro em mãos, eu não tinha ideia de que não ia conseguir virar a última página. A história, o contexto tinha tudo para me conquistar, já que adoro o gênero policial, mas faltou tato por parte da escritora para conduzi-la sem deixar a peteca cair. O que era para ser instigante tornou-se maçante.


O começo prometia ser diferente, com a apresentação de seus personagens totalmente palpáveis, complexos e cativantes. Cormoran Strike e sua secretária Robin Ellacot são uma dupla e tanto e foi graças a eles que consegui chegar até a página 320. Todos, sem exceção, são personagens muito bem construídos, dando a impressão que eles realmente existem. 

 A descrição rica dos cenários de Londres também me agradou, porém o mais importante que era manter a história interessante desde o começo, não aconteceu. Faltou emoção, o mistério é morno – quase frio e as investigações seguem arrastadas o que me desanimou muito. Entre uma pista e outra há muita enrolação, muito detalhes que achei desnecessários. 

Confesso que me deu vontade de pular até o último capítulo para saber como tudo terminou. Não faltavam muitas páginas para eu concluir a leitura, mas não teve qualquer tipo de química na história que me fizesse ficar ligada até o fim, o que muito lamentei. Sempre fico extremamente chateada quando abandono um livro.


Para fãs de Agatha ChristieHarlan Coben, Jo Nesbø e outros autores do gênero, as chances de se decepcionarem com O Chamado do Cuco são grandes.  Adoro o trabalho da Rowling e apostava muito nela nessa obra adulta, mas nesse caso, deixou a desejar. Não vou perder a esperança de ler um livro maduro e adorar, até porque ela é uma ótima escritora e tem potencial de sobra.


Eu adorei o fato da editora Rocco ter mantido a capa britânica que além de linda é atrativa e condizente com a história. 

Cormoran Strike é uma série de 7 livros, e desejo sinceramente que os próximos volumes sejam mais envolventes e empolgantes do que O Chamado do Cuco. Não sei se vou voltar a me interessar pela saga, mas não descarto a possibilidade. Quem sabe. 


Não deixe de conferir a Fanpage e o Twitter da Rocco para saber sobre os novos lançamentos e novidades.

9 comentários:

  1. Oi Rê, tudo bem?
    Apesar de amar a escrita da Rowling, o livro não chamou a minha atenção. Gosto de livros policiais, mas prefiro fantasia e infanto-juvenil, então acredito que ele não iria me agradar muito.
    Estou apostando nos livros do Harlan Coben, pois todos fazem comentários positivos... Espero não me decepcionar. rs
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  2. Não li ainda, mas também não estava na minha lista...agora não sei se foi pura propaganda, mas andei lendo na época do lançamento que era muito bom e tals...mas eu também fico muito chateada quando a leitura não tá fluindo, enfim... quem sabe em algum outro momento vc consiga concluir...
    bjs
    Renata
    http://leiturassemfim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. esse livro tá parado na minha estante faz uns 2 meses e ainda não li, mas é por preguiça mesmo, tenho vários ainda na frente... mas é tão lindo, é capa dura <3

    ResponderExcluir
  4. Oi Rê,
    Eu passei um tempão com um desejo louco por esse livro, por todos os comentários positivos
    que li, mas depois de toda a euforia inicial, confesso que fiquei com um pouco de medo de me decepcionar. Uma pena saber que o livro não te agradou. Mas, como fã de Agatha Christie, acho que vou deixar passar esse, até porquê já estou avisada de que o suspense não é lá tãooooo envolvente quanto deveria. rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Esse é um livro que não tinha me chamado muito a atenção por ser uma história policial e eu não curto muito esse gênero, mesmo que tenha sido escrito pela brilhante J.K. Rowling.
    Infelizmente já me decepcionei antes com Morte Súbita, por isso agora eu só ando com um pé atrás, sem grandes expectativas.
    Se algum dia eu me surpreender de novo com uma história boa dela, melhor!

    Beijos,
    Cenas do meu livro de memórias

    ResponderExcluir
  6. Confesso que é a primeira vez que vejo alguém falar mal d'O Chamado do Cuco e me surpreendi com os comentários, porque achei que fosse encontrar por aqui um monte de defensores do livro, rs
    Eu li e adorei! Leio os livros da J.K. sempre com muita e ao mesmo tempo nenhuma expectativa - espero que seja bom, mas não espero nada da estória em si, sabe? Talvez você tenha lido com a expectativa de algo super policial e por isso tenha se decepcionado... A escrita da J.K., eu começo a perceber (depois de Morte Súbita e O Chamado do Cuco) é muito focada na construção dos personagens, mesmo; mas isso não me incomoda nem um pouco. Fico triste em saber que, mesmo gostando de Strike e Robin, você os tenha abandonado =(

    Blog da Mo

    ResponderExcluir
  7. Nossa, medo de me decepcionar :(
    Massss como a curiosidade fala mais alto, com certeza lerei!
    Um beijo
    ilov3books.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Tive as mesmas impressões que você em relação a este livro. Fiquei travada um bom tempo nele, e o que mais me prendeu foram os personagens mesmo. Ótima resenha =)

    ResponderExcluir
  9. Eu também criei muitas expectativas a cerca desse livro. Mas ele não está fluindo, ainda estou lendo e estou demorando muito para terminar, não estou gostando muito. Não é algo que está me prendendo. Espero conseguir termina-lo logo.

    Beijos, flor *-*

    www.eduardalins.com

    ResponderExcluir