Postado 14 outubro 2013

Especial #02: Outubro Rosa

Por Regiane Cristina S.


Outubro Rosa é um campanha de conscientização que representa a luta contra o câncer de mama. A ação é realizada por empresas e pessoas todos os anos - no mês de outubro - com o intuito de alertar não só as mulheres, mas também toda a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico antecipado da doença. 

Eu já participei de um contest no site de arte DeviantArt onde tínhamos que desenvolver um trabalho com a temática Rosa em prol dessa campanha. Na época eu ganhei em 3º lugar, na categoria fotomanipulação.

Esses dias a Jeh Asato do blog Di Moça aderiu a campanha através de um post com fotografias e senti-me contagiada com a ideia, portanto decidi fazer o mesmo. Ainda mais que até a semana passada eu estava super aflita porque eu tinha descoberto um nódulo no meu seio direito e senti muito medo. O meu mundo desabou, passei noites em claro e dias angustiada.  Mas felizmente assim que obtive o laudo, corri para a minha ginecologista e pude constatar que não era nada grave. Nada melhor como prevenir. 



O movimento Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. 
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente. 


A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.
(Fonte texto: Outubro Rosa.org)



Bom, é isso. Espero que vocês tenham gostado desse post super especial!
                                                                                                       Fotos por Ler & Almejar.

5 comentários:

  1. Re, muito bom o post. Até me inspirou para fazer um também rs
    Graças a Deus tá tudo bem com você. Torci muito por isso ♥
    Esse mês é importante e eu com minha mãe e minhas tias conversamos sobre isso no café da manhã de domingo na casa da minha vó. É um assunto importante e que tem mesmo que ser discutido, pois nada como prevenir. Na minha família não existe ninguém que tenha tido, mas é melhor todos se cuidarem, né? ;)
    Beijinhos ^.~

    ResponderExcluir
  2. Rehzinha!!
    Fiquei super feliz quando vi o link da postagem no blog! Obrigada por ter participado fiquei bem feliz!!! Adoro fotografia e suas fotos ficaram super rosa e lindas!!!
    Poxa, graças a Deus esse nódulo não era grave né? Às vezes a gente pensa que acontece com todo mundo MENOS com a gente e é aí que está o problema. Eu sou dessas pessoas e quase nunca faço exames preventivos... :x
    Preciso mudar isso!

    Esse bichinho peludo é aquele que parece um virtual que a gente cuida, dá comida e bla bla bla? Eu vi um no Shopping China, na sessão da Apple e tô morrendo de vontade de comprar um!! \o

    Sua Bíblia tem a mesma capa que a minha, ai que tudo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Rê, que bom que o seu nódulo foi apenas um susto.
    Demorei pra comentar aqui no post. kkkkk
    ADOREI as fotos e são tão bonitas que queria ter o dom de tirar fotos assim "simples" entretanto "divas". xD ;x
    A campanha do Outubro rosa é tão bonita, eu só espero que as mulheres tenham se sensibilizado e ido fazer os exames pra prevenir e não apenas deixado pra depois e virar um problemão. :/

    ResponderExcluir
  4. Acho bem legal uando todo ano, postam sobre o Outubro Rosa, lembrando a todos sobre o quanto é importante cuidar da saúde. Obrigada pelo post. Valeu.

    ResponderExcluir
  5. Acho bem legal essa ideia do Outubro Rosa, poderiam fazer isso o ano todo para nos lembrarmos o quão importante a saúde é.

    ResponderExcluir