Postado 07 junho 2013

Resenha: Bruxos e Bruxas

Por Regiane Cristina S.






Título: Bruxos e Bruxas
Autor: James Patterson, Gabrielle Charbonnet
Nº de páginas: 288
Ano Edição: 2013
Editora: Novo Conceito









“ Bem-vindo ao seu pior pesadelo, ou talvez um que você não consegue nem imaginar. Um mundo onde tudo mudou. Sem livros, sem filmes, sem música, sem liberdade de expressão. Todos com menos de dezoito anos não são confiáveis. Você e sua família podem ser levados e aprisionados a qualquer momento. Sua existência é dispensável, até indesejada. Que mundo é este? Onde alguma coisa desse tipo poderia ter acontecido? Essa é a questão. A Questão é que realmente aconteceu. Está acontecendo agora conosco. E se você não parar e prestar atenção, seu mundo poderá ser o próximo.  ” 

É até vergonhoso confessar isso, mas eu nunca tinha lido antes, um livro sequer de James Patterson. E como me arrependo, pois Bruxos e Bruxas, eu praticamente devorei em um piscar de olhos. A temática me interessou instantaneamente e quando me dei conta, eu já tinha virado a última página. Estou totalmente curiosa para ler outras obras do autor, inclusive The Gift - a continuação da saga Bruxos e Bruxas.

Imagine que no meio da noite, você está no conforto da sua casa, no 3º terceiro sono, e de repente você é arrancado à força dali, sem entender o que está acontecendo direito, com uma acusação nas costas de ser praticante de bruxaria e lançado em uma prisão? Pois bem, é isso que acaba acontecendo com os irmãos Allgood - Whisty e Whit. Mas isso não é exclusividade deles, milhares de outros jovens também foram acusados e detidos, sem contar os que estão desaparecidos. 

Depois que o mundo foi colocado sob o regime da Nova Ordem, o destino desses jovens torna-se totalmente desconhecido. Esse governo opressor insiste em afirmar que menores de dezoito anos são suspeitos de conspiração. E se isso já não bastasse, O Único Que É O Único lutará incansavelmente para extinguir com qualquer forma de liberdade, inclusive a tudo que for ligado a arte, como livros, filmes, música e especialmente a magia. Será que os irmãos Allgood serão capazes de vencer essa batalha cruel e reconquistar o direito de serem livres?

Quando eu peguei esse livro em mãos, eu não tinha ideia de que iria encontrar uma leitura descontraída em meio à tensão que é relatada logo na sinopse. Pensei que a história fosse mais séria, mas fui pega totalmente de surpresa. Não que isso seja ruim, mas eu estava longe de imaginar que era algo mais voltado para o infanto-juvenil. De qualquer forma, quero deixar claro, que me senti totalmente presa por suas páginas. Foi uma ótima experiência, que me encheu de vontade para ler a continuação.

A narração em 1ª pessoa é intercalada entre Whisty e Whit e me agradou muito. Parecia que havia uma disputa entre os dois, de quem faria mais piadinhas e teria mais pensamentos cômicos, mesmo em ocasiões mais críticas - como quando estavam correndo risco de vida. Eu ri alto várias vezes ao me deparar com suas descrições em determinadas situações e de alguns personagens. Esse humor presente, mesmo em momentos deploráveis, me fez lembrar um pouco dos irmãos Baudelaire de Desventuras em Série. Nem preciso dizer que adorei.

“ Como poderíamos ter subornado alguém? Com mingau de aveia? Cocô de ratos? Dicas de beleza daquela enfermeira-chefe assustadora?  ” 

Aquele corte de cabelo de vendedor de seguros, a camisa polo colorida, a calça social bem passada, mas, acima de tudo, aquele jeito dele de sabe-tudo tinham deixado Byron marcado como o maior puxa-saco da história da escola. De perto, a cara dele era bicuda e seu olhar era malvado, como um furão de estimação com planos de se tornar representante de classe. ” 

Os personagens possuem personalidades marcantes com características curiosas e cômicas. Quando imagino Whisty com seus cabelos rebeldes, ruivo-cenoura me vem à mente,  Merida da animação Valente. Ela é uma garota cativante, engraçada, que adora arrumar problemas na escola e com uma língua afiadíssima. Nesse último quesito ela só perde mesmo para seu irmão Whit. Seus comentários irônicos me renderam boas gargalhadas, ao mesmo tempo em que irritaram seus inimigos - que não são poucos. Apesar disso, ele é um bom filho e irmão, capaz de arrancar suspiros das meninas do seu colégio.  O Sr. e a Sra. Allgood, mal apareceram na história. Fiquei bem curiosa para saber mais deles, já que tudo leva a crer que eles guardam alguns segredos bem interessantes. Espero sinceramente que eles sejam mais explorados no próximo livro da série. 

A enfermeira-chefe é de dar arrepios com suas maldades sem limites. Como eu torci para que ela se ferrasse. Mas uma coisa é certa: ela é uma vilã bem convincente.  Eu achava que ia sentir calafrios com O Único Que É O Único, mas no fim ele se mostrou menos perverso do que foi esperado por mim. Isso ainda pode mudar ao decorrer da série e poderei me surpreender. Os demais personagens secundários, não ficaram para trás, o autor soube trabalhá-los muito bem. 

Bruxos e Bruxas possui uma história com espírito aventureiro,
que não dá espaço algum para à monotonia. A leitura é instigante, com direito a surpresas e com situações de tirar o fôlego. Apesar da maioria dos diálogos serem curtos, eles vêm acompanhados de ótimas sacadas. Patterson me cativou com sua maneira de escrever e com sua imaginação aguçada.  


A única coisa que não gostei, é que algumas coisas não foram condizentes com a sinopse, por exemplo: faltou destacar a proibição dos livros, filmes e músicas. Não sei se o autor guardou esses detalhes para a continuação, mas eu tinha quase certeza que veria isso diversas vezes ao decorrer da história. Confesso que fiquei um pouco frustrada por não ter sido dessa forma, mas tirando isso, posso garantir que essa obra superou minhas expectativas.

Eu não fazia ideia de que a capa desse livro era tão linda e detalhada, até tê-lo em mãos, e o mais interessante, foi que a Novo Conceito "manteve" a arte original. Trocaram o W de Witch & Wizard para B de Bruxos e Bruxas. Achei genial, pois a essência permaneceu intacta.


Se você é fã de livros repletos de ação, humor e muita magia, capazes de fazê-lo perder a noção do tempo em suas páginas, eu recomendo essa série!

57 comentários:

  1. Isso, continue me torturando, isso é muito legal... (>_<)
    Estou com uma curiosidade gigante para ler este livro, e a culpa é tua. Antes nem estava achando grandes coisa.
    E eu tinha dito no Twitter que a capa era feia... Mas é bem mais bonita que as internacionais.

    ResponderExcluir
  2. Quando comecei a ler a sua resenha pensei: "Nossa que livro tenso", aí continuei lendo e vejo que o livro tem o que eu mais gosto, tem humor mesmo nas horas mais difíceis. Me identifiquei com isso porque sou assim...
    Esse eu quero ler com certeza!!! :)

    ResponderExcluir
  3. Devido as propagandas, cheias de tensão e medo da Nova Ordem, realmente pareceu ser mais pesado do que foi descrito na resenha. Também nunca li nada do James Patterson e acho que Bruxos e Bruxas é o livro perfeito para conhecer o autor.
    Ótima resenha!
    Beijos!
    http://umaleitorachamada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Já tinha ouvido falar do livro por causa dos tweets dos blogueiros falando sobre a nova ordem, achei uma jogada de marketing interessante. Que sinopse tensa um mundo sem livros, sem filmes e sem liberdade de expressão. Esse personagem Whisty que você descreveu parece que tem o cabelo que minha prima tinha em uma época, então é fácil imaginar um cabelo ruivo cenoura. Já tinha ouvido falar do James Patterson mas ainda não li nenhum de seus livros, espero ler o livro logo.

    ResponderExcluir
  5. Estou bastante ansiosa por esse livro. Quando começou essa história de Nova Ordem fiquei bem confusa kkkk custei a entender a proposta da NC. A editora está fazendo um bom trabalho. Parabéns pela resenha ;)

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada do autor pq achava que ele só escrevia romance policial, e eu não gosto tanto do gênero, mas esse livro parece totalmente diferente do que eu tinha imaginado e estou super curiosa para ler ,achei a capa muito bonita, e o enredo parece muito bom, gosto quando os narradores da história são engraçados, dá aquela descontraída quando tudo está tenso.

    ResponderExcluir
  8. Estou com você, eu nunca li nenhum livro desse autor também, mas agora você me deixou com a pulga atrás da orelha pra ler esse livro e eu tenho certeza que minha mãe sera atormentada até me dar esse livro.
    Meus principais medos se concretizaram com a proibição de livros.

    ResponderExcluir
  9. Dizer que eu tenho vontade de ler esse livro é mentira, pois a verdade é que estou looouca por ele.
    A primeira coisa que me prendeu foi a capa, é lindíssima, com esse B flamejante com os rostos do irmãos é genial.
    Essa é a primeira resenha que leio do livro e eu adorei, deu para ver que o livro está cheio de ação, aventura, fugas, perseguições, mistérios e com várias partes cômicas também. Adoro!
    O único livro que li do James Patterson foi Private, e eu adorei o livro, e posso dizer com certeza que também vou "adoramar"(adorar+amar) Bruxos e Bruxas.
    Tô bem curiosa pra saber mais sobre essa Nova Ordem e como que ela foi instituída, e o que os irmãos Allgood vão fazer para acabar com ela e o seu regime controlador.
    Quero..quero..quero..esse livro rsrs
    Bjus!

    ResponderExcluir
  10. Fiquei loooouca por esse livro! Desde quando vi o título já me apaixonei, a capa então..
    E outra, James Patterson escreve muito bem, o único livro que li dele foi Diário de Suzannah para Nicolas, e eu queria muito ler livros de outros gêneros do autor, bom, a resenha ainda me deixou mais com vontade de ler, e to super anciosa =))

    ResponderExcluir
  11. Amei a resenha. Me deu muita vontade de ler. Quando vi o título pensei: "Ah, deve ser só algo como caçar bruxas", mas logo que li, vi que estava totalmente errada. Tenho e mente que preciso ter logo esse livro em mãos.

    ResponderExcluir
  12. Tive duas experiências com James Patterson, em 'Eu, Alex Cross' e 'O Diário de Suzana para Nicolas' e confesso que gostei muito mais do autor no romance. De qualquer maneira, estou curiosa por 'Bruxos e Bruxas'... ;)
    Por ser um mundo colocado sob o regime da Nova Ordem, é um espécie de distopia ou se passa numa época anterior à nossa?
    Gosto da narrativa intercalada, assim dá pra saber da história por mais de um ponto de vista.
    Enfim, nunca li nada sobre bruxas e espero que esse livro me introduza e surpreenda nesse novo mundo! ;)

    ResponderExcluir
  13. É muito fácil mesmo devorar um livro de James Patterson mesmo . Minha mãe que nunca gostou de ler, amou O Diário De Suzana Para Nicolas, assim como eu amei.
    E tem continuação? Nossa, já estou tendo o infarte.
    Após as leituras que tive do autor, nunca pensei que ele pudesse fazer algo parecido com esse livro, ele é cheio de surpresas, e a palavra "conspiração e proibido" me ganhou assim como o titulo da obra. Estou muito ansiosa para ler, nem imagina como. Pelas resenhas que li em tão pouco tempo, pensei que a leitura seria cansativa ou algo, mas não, todas as resenhas disseram a mesma coisa, que devoraram o livro, e eu não duvido muito não, James é sensacional.
    Sou muito fã de ação, humor e magia, mas muita magia mesmo, adoro viajar em outros mundo, pensar em como seria o mundo se fosse desse jeito e coisas assim, com certeza, essa é uma seria da qual acompanharei até o fim.

    ResponderExcluir
  14. Olá flor...
    Eu também não li nada desse autor e sua resenha me deixou curiosa pois esse tipo de leitura eu não estou acostumada. Meu sobrenatural se resume a vampiros eternos em minha vida!
    A capa está linda e a trama parece bem escrita.
    Esse livro com certeza vai para minha lista!
    Abraços e parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Depois de ler a resenha me interessei mais ainda pelo livro e vou adorar ganhar para ler e participar das aventuras de Whisty e Whit...
    Adora leituras que me prendem e quando vejo ja acabei de ler o livro todo, rsrsr
    Quero muito ganhar o livro na promoção!!!!1

    ResponderExcluir
  16. Eu também não li nenhum livro do James, mas sei que ele é um mestre do suspense. Tenho muita vontade de ler este livro, pois é o tipo de livro que me agrada. Muito mistério, aventura e distopia... o que poderia ser melhor? Gostei bastante da resenha e principalmente por ter feito uma análise ótima de pontos específicos do livro.

    ResponderExcluir
  17. Esse livro vem causando muita sensação e eu estou curiosíssima sobre ele e quero muiiiiito ler. amei sua resenha que só veio reforçar minha vontade enorme de ler o livro.

    ResponderExcluir
  18. Ultimamente estava buscando por algum livro diferente, sem a pegada "sobrenatural" ou YA, e já estava quase desistindo desse gênero, quando me aparece esse livro. Tudo bem que eu não sou lá muito chegada em livros distópicos, mas para tudo há uma exceção, e a sua resenha me fez ficar um pouco (muito!) atraída pelo livro, sem falar a capa, com esse "B" on fire haha.
    Enfim. A Resenha está ótima e faz nós leitores do blog ficarmos com vontade de ler. Parabéns! :)

    ResponderExcluir
  19. Ação, humor e magia é sempre bom. Mas só de ler a palavra série bate uma tristeza.
    Nunca li nada do autor, mas confesso que fiquei morrendo de vontade de ler esse livro porque parece muito diferente de tudo o que já li. E adorei essa capa toda em chamas.
    http://nuvensdecrepom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Adorei o marketing do livro... Pelo que li na resenha o livro é ótimo! Só li um livro do James achei muito legal.

    ResponderExcluir
  21. Eu também nunca li um livro desse escritos, mas esse livro realmente parece ser ótima! Quero muito poder ler em breve.
    A sua resenha me cativou com uma vontade de conhecer essa historia.

    ResponderExcluir
  22. Esse livro é perfeito para mim. Estou querendo/apaixonado com ele desde quando a Novo Conceito estava mandando as cartas secretas antes do lançamento do livro, foi genia demais. Adorei o livro por todos os motivos mesmo. A capa é perfeita, a do Brasil ganha da Italiana ainda. Realmente eu adoro histórias assim, o nome já me chamou super a atenção. Quero muito ver por tudo que o autor James viajou, a questão da nova ordem e o que será dos jovens agora. Eu realmente quero muito ler esse livro. Ele parece ter muito suspense, muito mistério, e uma ótima leitura, curti demais.

    ResponderExcluir
  23. Que legal este livro,fiquei com muita vontade de ler,adoro essa interação entre irmãos.Com certeza irei ler esse livro!Bj'

    ResponderExcluir
  24. Demais sua resenha, a primeira que leio sobre o livro e já me cativou. Se o livro não dá espaço para monotonia melhor ainda, são esses que prendem nossa atenção, que nos deixam fascinadas! Valeu pela dica, certamente estará na minha lista de leitura. Bjos!

    ResponderExcluir
  25. Esse parece que é bom mesmo. Mas será que vale a pena? Já li livros dele que me arrependi de ler, espero que esse seja bom pra mim. Mas acho que sim, pelas resenhas deu uma animada. Essa foi outra.

    ResponderExcluir
  26. A Novo Conceito fez uma ótima divulgação desse livro, então realmente deve ser muito bom. Já ouvi falar muito desse autor, mas confesso que me interessei mais pelos outros livros dele do que por esse, talvez pela temática. Mas enfim, parece que esse é mais elogiado que os outros, então mesmo que eu não tenha 'simpatizado' muito com ele, acho que darei uma chance. Gostei da resenha! =D

    ResponderExcluir
  27. Nunca li um livro do Petteron '-' Fiquei curiosa para ler este livro. Eu tenho visto a campanha que a Novo Conceito est'fazendo, mas pelo que vi da resenha Bruxos e Bruxas é um belo começo.

    ResponderExcluir
  28. Nunca li nada de Patterson, mas esse livro eu tenho que ler. Depois de toda a publicidade que invejei por semanas desde que os virais da Nova Ordem começaram a rondar a blogosfera, a curiosidade foi dando espaço à ansiedade e só piorou depois que soube sobre o que era o livro. Bruxos, fuga e coisas do tipo são temas que adoro em livros, e esses irmãos W parecem mais do que divertidos. Tb super imaginei a Merida, haha! Zero monotonia.
    Sabe que falaram tanto da capa italiana e tal, mas acho a brasileira ainda mais bonita? :)

    ResponderExcluir
  29. O James Patterson é um ótimo escritor já começamos por ai, depois disso vem a campanha publicitária em torno do lançamento, não dá para esperar pouca coisa desse livro. Ainda não tive tempo para lê-lo, mas vou providenciar esse tempinho!

    ResponderExcluir
  30. Eu amo James Patterson, sua resenha me fez querer ler esse livro ainda mais. Adoro livros e filmes de Bruxas e bruxos, é a minha cara. Sua resenha está ótima está de parabéns!!!! Espero que a campanha toda em torno do livro não me deixe decepcionada!!!

    ResponderExcluir
  31. Oi Re!!

    A NC fez um marketing tãao grande do livro que estava mto curiosa, mas, como vc, não esperava que fosse juvenil, o que, no meu caso, é otimo, pq adoro o genero rs.
    Mas o resto me surpreendeu, a historia se passa com eles no colegio? esperava eles fugindo o tempo todo =P
    beem, só lendo pra saber ne?! rs

    Bjoo

    ResponderExcluir
  32. Eu já queria ler esse livro, mas agora com a sua resenha estou com mais vontade lê-lo e em te-lo em minhas mãos. Adoro livros que tenha personagens com tiradas sarcásticas. Bem estou muito curiosa para conhecer os irmãos Whisty e Whit.
    Com certeza esse livro será uma das minhas próximas leituras!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  33. Eu nunca li nada desse autor infelizmente, mas esse livro me chamou muito atenção! Primeiro pelo reboliço todo que a editora Novo conceito causou com esse lançamento, segundo porque a premissa em sia desse livro é super interessante. Eu adorei saber mais sobre os irmãos e já vi que me apaixonarei pelo jeitão do Whit.

    PS.: Que nomezinhos estranhos esse hein!

    ResponderExcluir
  34. Depois de toda a divulgação feita no facebook, fiquei super curiosa para ler... é a primeira resenha que leio desse livro, e fiquei com um gostinho de "quero ler agora"... com certeza vai para minha lista de futuras leituras!!

    ResponderExcluir
  35. Já com a sinopse do livro vem aquela vontadezinha de ler mais... Ainda mais agora que você comparou com Desventuras em Série, se tornou uma leitura obrigatória para mim kkkkk
    Espero que as personalidades dos personagens sejam tão cativantes quanto você mencionou, afinal que não ama comentários repletos de ironia e sarcasmo?!
    Fico feliz de ter lido sua resenha pois tinha uma falsa ideia de que o livro seria uma mistura de Harry Potter com A Mão Esquerda de Deus. Apesar de gostar de ambos, quero uma história original e surpreendente no momento.

    ResponderExcluir
  36. Adorei a resenha, quando tava lendo, lembrei das cronicas dos kane, acho que não só por ser um infanto-juvenil, mas também ser narrado por 2 personagens, espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  37. Ansiosíssima pra ler!
    Já sou fã do James Patterson, adoro o modo como ele escreve, o enredo e o desfecho das situações.
    Com certeza esse livro não vai me decepcionar!
    http://vanille-vie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  38. Depois do marketing da editora em cima do livro fiquei louca para lê-lo, porém tinha achado que era um livro mais adulto, mas até que gostei desse lado mais cômico, aguçou ainda mais minha vontade de ler ele, espero conseguir em breve!
    Ótima resenha *-* beijos

    ResponderExcluir
  39. Oiee

    Vou ler Diario para O Diário de Suzana para Nicolas desse mesmo autor. Adorei sua resenha. Livro recheado de aventura.
    Bjus

    ResponderExcluir
  40. Eu já tinha lido resenhas de livro antes, mas essa foi a melhor, me fez ter mais vontade ainda de ler esse livro , ele parecer muito cativante e apaixonante, não é uma resenha muito comprida massante, é uma resenha muito gostosa de ler. Parabéns Flor, pelo otimo trabalho!

    ResponderExcluir
  41. O livro parece muito bom,mas depois dessa resenha estou com mais vontade de ler AINDA, e alem de ser foda parece ter pitadas de comédia,af pfto

    ResponderExcluir
  42. Vou me atirar,me da vergonha também nunca ter lido um livro se quer do James.
    Eu quero muito esse livro,acompanhei toda a divulgação da editora e achei bem interessante.
    Nunca li nenhum livros sobre bruxos,e gostei muito da proposta desse livro.

    ResponderExcluir
  43. Essa capa é realmente linda demais! Bom, não li muitos livros de bruxos além de Harry Potter, mas com toda aquela divulgação da novo conceito e agora com sua resenha não é possível não ficar ansiosa e louca para ler, parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  44. Li muitas criticas quanto ao livro, dizendo que era muito juvenil. Eu gostei da resenha e estou louca para ler o livro!!!!

    ResponderExcluir
  45. Eu amo os livros de Patterson e já li vários e quero muito conhecer essa nova forma de escrita dele e nem sabia que era uma série, mas eu que estou fugindo um pouco quero ler, amo tudo que tem nesse livro e misturadas deve estar muito bom..
    A capa é linda.

    ResponderExcluir
  46. Já tinha ouvido falar no livro, e logo fiquei interessado, mas já fiz meus "exageros" do mês, então vai ficar para os "dying-wish list". Gostei da resenha, você apontou os pontos mais marcantes, e isso que me faz ficar mais interessado em lê-lo. Mal posso esperar para comprá-lo! :D

    ResponderExcluir
  47. Nunca li nada desse autor, mas o livro me chamou atenção pela sinopse e a grande divulgação que ele recebeu, lendo sua resenha fiquei mais interessada ainda a compra-lo.

    ResponderExcluir
  48. Ah, eu também nunca li nenhuma obra do James Patterson, mas esse livro me interessou muito! Primeiro por toda a divulgação excepcional feita pela Novo Conceito, depois por toda a sinopse e booktrailer. Adoro esse tipo de livro, governo forte, segredos, aventura, poderes e tal. Eu li o primeiro capítulo e me vi totalmente fisgada pela história. Quero muito ler, estou sentindo falta desses livros que a gente lê numa "sentada" hahaha
    Ótima resenha, só me deixou com mais vontade!

    ResponderExcluir
  49. Apesar de não gostar da temática "bruxos", eu fiquei totalmente intrigado e curioso por esse livro...
    Não foi só por causa do grande Marketing da Novo Conceito, o enredo me ganhou. Etou uper ansioso para ter o livro em mãos o quanto antes... :D

    ResponderExcluir
  50. nossa gosto muito desse negocio de bruxaria muahaha
    espero ganhar livro.

    ResponderExcluir
  51. Estou bem curiosa e ansiosa para ler Bruxos e Bruxas.
    A primeira coisa que me prendeu foi a capa, é muito linda, com esse B flamejante com os rostos dos irmãos é genial, e depois a história. Percebo que o livro está cheio de ação, aventura, mistérios.
    espero ganhar esse livro.

    ResponderExcluir
  52. Nunca me interessei por livros com algum tipo de ficção, pois bem, esse é o primeiro, e essa resenha me incentivou ainda mais pela leitura, talvez por ser bem detalhada, que seja. O ''Novo Conceito, subiu no meu conceito, literalmente. kk

    ResponderExcluir
  53. Desde a capa até a leitura pela resenha, é recheada de surpresas, de personagens diferentes que nos identificam ou com seu sarcasmo, ou espírito jovem e aventureiro. Com uma história que não têm fim e que nos dá a oportunidade de imaginarmos os próximos acontecimentos.

    ResponderExcluir
  54. E faço companhia na vergonha, Rê, tabmbém nunca li nada do James Petterson. Ao menos você já leu B&B né? Sério que ele tem essas passagens engraçadas. Se você não dissesse eu realmente não ia esperar por isso no livro. É meio bobagem pensarmos que livros cuja temática mai séria não podem ser engraçados, mas geralmente pensamos assim né? Eu fiquei apaixonada pela capa e depois de ler o prólogo e o primeiro capítulo então... Eu necessito ler Bruxos e Bruxas!

    ResponderExcluir
  55. Adorei a capa, adoro fantasia, adoro o Patterson...só tenho lido comentários e resenhas positivas. Acho que nm preciso dizer o quanto estou ansiosa por ler esse livro, neh?

    ResponderExcluir
  56. Adorei a Resenha !! No inicio não tive muita vontade de ler mais agora , estou super ansiosa ...

    ResponderExcluir
  57. estou lendo o livro,aliás estou devorando muito bom mesmo!!

    ResponderExcluir