Postado 01 maio 2013

Resenha: O Jogo da Mentira

Por Regiane Cristina S.






Título: O Jogo da Mentira
Autor: Sara Shepard
Nº de páginas: 360
Ano Edição: 2013
Editora: Rocco

Tradutor: Joana Faro







“ Eu também tinha reparado numa outra coisa sobre Emma: ela andava pelos corredores com os lábios apertados, como se estivesse prendendo a respiração; ela entrava no banheiro feminino só para se olhar no espelho, como que para reunir coragem outra vez. Nós duas tínhamos segredos. Nós duas estávamos muito sozinhas.  ” 

Eu sou apaixonada pela saga Pretty Little Liars. Tanto que devorei os 5 primeiros livros um atrás do outro. Quando eu soube do lançamento lá fora da série The Lying Game, eu fiquei super a fim de comprar, mas depois acabei deixando essa ideia de lado, porque pensei:  "Um dia essa série chega ao Brasil". E não é que isso aconteceu? E o título por aqui, ficou como O Jogo da Mentira.

Fiquei imensamente feliz em ter recebido esse livro da Rocco, na apresentação dos seus lançamentos para esse semestre. Estava tão curiosa para lê-lo, que não resisti e o li em poucas horas. Eu já admirava muito o trabalho da Sara Shepard, mas posso dizer que em O Jogo da Mentira ela se superou. É muito melhor que PLL

Sutton Mercer tinha uma vida para fazer inveja em qualquer pessoa. Então alguém a assassina, e agora a pior parte em estar morta é que não resta mais nada a fazer ou não. Ela já não tem mais beijos, nem segredos e muito menos reuniões com seus amigos, mas quando sua irmã gêmea, Emma - que lhe foi separada, antes mesmo de conhecê-la - entra em cena, Sutton consegue ter esperança: descobrir exatamente o que aconteceu a ela, já que não se lembra de praticamente nada da sua antiga vida. 

Emma irá ceder a essa troca de papel, pois ela está tão desesperada quanto sua irmã para saber o que lhe ocorreu. Ela terá que juntar todas as pistas possíveis, e a única forma de fazer isso, será assumindo a vida de Sutton, de onde exatamente ela parou. Será que Emma conseguirá conviver com as melhores amigas da irmã? Convencer o namorado que ela é a garota por quem ele se apaixonou? Se passar por uma filha feliz e despreocupada diante dos olhos dos pais de Sutton? Conseguirá ainda sustentar essa farsa, mesmo percebendo que o assassino de sua irmã está observando cada um dos seus movimentos? O Jogo da Mentira está prestes a começar. 

A narração desse livro é bem interessante, já que é executada por Sutton como fantasma, mas do ponto de vista de Emma, sendo intercalada entre 1ª e 3ª pessoa. A escrita é demasiadamente envolvente - o que colaborou para que a leitura fluísse naturalmente - me prendendo do início ao fim. Assim que virei a última página, senti uma extrema necessidade em ler a continuação. A ansiedade foi tanta, que não resisti e acabei comprando Never Have I Ever.  Agora estou contando os dias para que chegue e eu possa finalmente ler.

Se existe uma coisa que Sara Shepard tira de letra na hora de escrever, é a criação dos mistérios e suspenses em suas histórias. Com certeza essa é a sua principal fórmula para o sucesso de suas obras, pois tudo se encaixa perfeitamente bem - conforme os segredos vão sendo revelados - sem deixar espaço para eventuais furos.   

O contexto foi muito bem elaborado, com cenários e situações bem descritos que me permitiu imaginar tudo que ocorria ao redor com muita precisão. E quanto mais eu me aprofundava na história, mais a leitura se tornava viciante, pois O Jogo da Mentira é um livro um tanto instigante, com uma capacidade enorme de aguçar a curiosidade a cada novo capítulo. Sem contar que meus sentimentos variavam entre revolta e angústia ao ponto de eu querer roer todas as minhas unhas. 

A maioria dos personagens possuem características bem marcantes, e por uma parte deles, eu me senti dividida entre amor e ódio. Eles tiveram a façanha de me causar os mais diversos sentimentos, pois em determinamos momentos, eles davam a entender que eram inocentes e em outros, nem tanto. Enquanto isso, eu tentava  controlar a luta interna que só crescia. 

Emma
 é uma garota que me comoveu, porque ela não levava uma vida nada fácil antes de saber da existência da sua irmã gêmea, e depois disso - quando tudo parecia que ia melhorar - piorou de vez. Eu me afeiçoei a ela por suas atitudes. Em nenhum momento ela se sentiu deslumbrada pelo novo mundo que lhe foi apresentado.  A sua coragem diante da saia justa que lhe foi colocava é digna de admiração. Ela é uma protagonista e tanto. Sutton por outro lado me causou pena. Ao ver o quanto ela tinha perdido em vida por conta de sua postura um tanto egoísta e errada, e nem ao menos se lembrar de quem era a pessoa responsável pela sua morte, foi no mínimo bem triste. É claro que também senti repulsa devido as suas atitudes escrotas. 

Laurel, a irmã caçula de Sutton não me agradou muito. Mostrou-se sem personalidade ao querer imitá-la e fazer de tudo para agradar as amigas da irmã, para ver se ganhava sua atenção. As amigas também me fizeram entortar o nariz, não sei se gosto menos de Madeline ou de Charlotte. Tive vontade de socar as duas em muitas situações. Apesar disso, tenho que admitir que elas são personagens muito bem construídas, e seus defeitos só fazem soar mais reais. Quanto a Garrett - o namorado de Sutton - eu não sei se ele não foi muito bem aproveitado na história, mas a impressão que tive, é que ele não passa de um cara bobão, que só mantém a fama, por conta da sua aparência. Já Ethan me cativou muito, porque ele, assim como Emma, consegue enxergar a simplicidade das coisas. Só espero que Shepard o explore mais no 2º livro.

Eu sinceramente não vou arriscar em assistir a série de TV, porque imagino que irá me decepcionar tanto quanto a de Pretty Little Liars. De uma coisa eu estou certa, quem  acompanha e gosta, precisa ler, porque tenho quase certeza  que vai amar ainda mais o livro. 

Se você é fã de histórias que são capazes de tirar o fôlego, cheio de segredos e suspense, não pode deixar O Jogo da Mentira passar despercebido. Só não garanto que você não irá surtar de ansiedade após a leitura. Eu recomendo!

Não deixe de conferir a Fanpage e o Twitter da Rocco.

 

27 comentários:

  1. Só eu que estou louco pra ler? Sua resenha me deixou com o dedo coçando pra comprar, o unico problema é a falta de dinheiro asDKPOSDOKSADOKAS

    ResponderExcluir
  2. Oi Rê eu acompanho a série e sou viciada. Muito melhor que PLL. Mas pela sua resenha já deu pra ver que algumas coisas entre o livro e a série são bem diferentes. Só não me empolgo a comprar o livro porque sei que vou sofrer esperando o lançamento do próximo.
    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  3. Estou querendo ler o livro, pois sou grande fã da série! Ainda não chegou às livrarias, chegou? :)

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    estou querendo ler essa série e pode arriscar a série da tv, dizem que é mto boa rsrsrs
    Estou com a série inteira em ebook, mas ainda não tive tempo para ler.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Rê ainda não li a série PLL, mas como falam tão bem espero um dia comprar todos os livros da série. Nesse livro eu só não entendi uma coisa, se a garota morreu, como que a irmã dela entrou no lugar dela? Ou as pessoas ainda não sabem que ela foi assassinada? Fiquei com essa dúvida, confesso que fiquei muito curiosa em conhecer o livro, ainda mais vc falando tão bem da escrita da autora.

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Quero ler esse livro, pois estou assistindo a serie e está muito boa. O livro pelo jeito é bem diferente da serie, pois na serie Sutton não morreu, e cá entre nós o garota odiosa. Quero que ela morra de tão ruim que ela é. Na serie eu gosto da Laurel, que pena que no livro ela não é tão legal.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Estou muito ansiosa para ler esse!

    Beijos,

    Lulu
    http://blogamantesdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. OMG, Regiane, já vou colocar na minha lista de desejados!!! Quero tantoooooo! Adoro livros com mistérios e suspense... achei fabulosa a ideia de ser narrado por um 'fantasma' isso é incrível!!!!

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  10. Nossa que capa linda!!! Confesso que não gosto de ler resenhas para poder tirar minhas conclusões sobre o livro, mas essa capa está divinaaa, ammmmeiiii <3

    Milena, divertletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oh God, vc não sabe como eu necessito desse livro :O
    ótima resenha, to no final da primeira temporada da série, e to pirando pela falta de money p comprar o livro :O.

    ResponderExcluir
  12. Ah meu deus, eu quero tanto ler esse livro.

    ResponderExcluir
  13. Não sabia que The Lying Game era o Jogo da mentira, amo a série, e como os livros são sempre melhores deve ser muito bom.
    A resenha está muito boa fiquei louca para ler, curiosíssima.

    ResponderExcluir
  14. Oiie, adorei a resenha e fiquei bem interessada por todo esse suspense !!
    Também não conheço a Série vou me informar ! rs
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nao tinha ouvido falar desse livro não a capa me chamou a atenção e a história também mas pela sua resenha fiquei um pouco confusa eheheh…Vai ver o livro demora um pouco para se desenrolar mesmo isso e um saco quando acontece ne?


    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Gostei da resenha, mas ainda tem algo no livro que não chama a minha atenção.
    Comecei a assistir a série de TV baseada nos livros, mas também não gostei.
    Seguindo aqui já. Passa lá no Sook depois para conhecer.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Rê! Peraí, então essa é uma nova serie não tem nada a ver com PLL?
    Nossa eu gostei demais e se é melhor eu preciso ler!

    Se bem que eu preferi a série aos livros em PLL mas pode ser porque assisti antes!

    Já está na minha lista! Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Gostei da resenha, nunca li nada da Sara Shepard, e O Jogo da Mentira, acho que me agradaria mais que a série Pretty Little Liars. O negócio é ler para conferir!

    ResponderExcluir
  19. eu amo essa série é mto mistério pra uma pessoa só rsrsr

    ResponderExcluir
  20. Eu estou querendo muito, muito ler!!

    ResponderExcluir
  21. Oi, Re!
    Eu fiquei muito curioso pra ler o livro, e esse é o primeiro post que comento aqui \o/ Sempre me esqueci de vir no seu blog, mas me tornarei mais assiduo aqui.
    Não li PLL, mas se milhares de jovens brasileiros e ao redor do mundo morrem de amores, é porque deve ser muito bom. Estou curiosissimo pra ler, e que venha o evento no dia 19 pra poder saber mais sobre essa história ><
    Beijos, Lucas!
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Sua resenha me deixou louca pra ler o livro hauhauuauua



    http://shhh-estoulendo.blogspot.com.br/2013/05/livros-comprados-em-marco-e-em-abril.html

    ResponderExcluir
  23. Coloquei esse na lista do mês, mas a lista ta cheia, acho que fica pra Junho. haha

    ResponderExcluir
  24. Como pessoa bem desinformada que sou nunca tinha ouvido falar sobre essa série. Eu acho a série PLL super chata, e só assisto mesmo por obrigação, já comecei então agora quero saber o que acontecerá. Sendo assim, nunca quis ler os livros, mas eu gostei da resenha e da capa do livro. Colocarei na lista do ''quem sabe...'' haha

    ResponderExcluir
  25. Adorei a resenha, você escreve muito bem sem contar demais a história...
    Agora vamos ao livro, que por sinal tanto a capa quanto o conteúdo tem me chamado muito a atenção, eu já conhecia antes de lançarem aqui no Brasil mais nunca quis arriscar a comprar o livro, já que nunca li os livros de PPL (Mais assisto a série)então não conheço a forma de escrita da Sara. Dizem que a escritora amadureceu muito nesse novo livro e parece que todos gostaram.
    Acho que deve ser bem intrigante essa história, além do mais a personagem principal está morta e consegue se "conectar" com sua irmã gêmea que passa por ela durante a trama, acho isso muito envolvente e a vontade de ler vai sendo cada vez maior...

    E uma coisa não entendi, está tendo uma série baseada no livro??

    Beijos Isabela Galvão.

    ResponderExcluir
  26. a Sutton tá morta e consgue falar com a irmã? bom, achei essa irmã bem besta de querer estragar a vida que estava prestes a melhorar pra ajudar essa irmã que além de nem ter conhecido antes é tão ruim. Eu gosto da série PLL, mas nunca li os livros. a Sara ama mentira hem? kkkk

    ResponderExcluir
  27. Vc por acaso sabe onde acho todos os livros pra comprar?
    To procurando na net e só achi o primeiro!
    Se puder me ajudar =)

    ResponderExcluir