Postado 17 abril 2013

Resenha: A Elite

Por Regiane Cristina S.






Título: A Seleção
Autor: Kiera Cass
Nº de páginas: 360
Ano Edição: 2013
Editora: Seguinte (Companhia das Letras)









“ Não era como se a minha presença fizesse o mundo dele mais feliz. A sensação que eu tinha era de ser o mundo dele. Não havia explosões. Não havia fogos de artifício. Era uma chama lenta, queimando de dentro para fora. ” 

Quando eu pensava que demoraria em encontrar uma série que preenchesse o vazio deixado por Hush Hush, eis que surge, A Seleção.  Confesso que ando cansada de sagas longas, mas essa bem que merecia ter um 4º livro. Antes de dar continuação, gostaria de lembrá-los que poderá ter comentários do livro anterior (confira a resenha AQUI), mas de qualquer forma, se alguém ficar com receio, então pule-a. Também quero deixar claro que essa é uma prova que foi enviada pela editora, para análise. A Elite já está em pré-venda e o lançamento está previsto para o dia 23 de abril.

A Seleção que antes tinha 35 garotas, restou apenas 6 (America, Celeste, Marlee, Kriss,  Natalie e Elise) para lutarem pelo coração do príncipe, que está mais disputado do que nunca. Enquanto isso, America tem se aproximado cada vez mais de Maxon,  e ao invés de tudo ficar claro, ela fica totalmente perdida, sem saber o que fazer. Quando está com o príncipe, ela consegue sonhar acordada como se fizesse parte de um belo conto de fadas, mas quando encontra seu ex-namorado Aspen no palácio - como guarda - ela enxerga segurança nele.

America se sente angustiada por necessitar de mais tempo para refletir e decidir pelo seu futuro, só que diferente dela, o resto da Elite já sabe muito bem o que quer. Será que ela conseguirá tomar uma decisão rapidamente ou perderá a chance em escolher?

Eu fiquei enrolando para começar em ler A Elite, porque eu tinha quase certeza que ficaria com gostinho de quero mais, assim que terminasse. Minha intuição estava certa, pois assim que virei a última página e fechei o livro, fiquei deprimida e ao mesmo tempo angustiada, pois eu queria o desfecho dessa saga para ontem, e infelizmente sei que só terei essa oportunidade no ano que vem. Será que vou dar conta dessa ansiedade até lá?

É notável o crescimento de Kiera Cass como autora nesse 2º volume. Em A Seleção, ela nos apresentou uma distopia com uma imagem leve, mas quando eu imaginei que as coisas continuariam praticamente iguais em A Elite, lá vem ela com revelações surpreendentes, elevando o grau de emoção, com passagens até mesmo chocantes, que me causaram um enorme nó na garganta. Kiera soube ousar muito bem nas cenas de ação, que foram capazes de me tirar o fôlego. Sem contar que a sua escrita também deu uma guinada. Eu me senti viciada em sua forma de conduzir a história,  a qual eu só conseguir desgrudar das páginas quando eu cheguei ao fim dela. 

A narração em 1º pessoa - aos olhos da protagonista - continuou me agradando bastante, mas depois que li o e-book O Príncipe, que a Seguinte disponibilizou gratuitamente AQUI,  tendo o ponto de vista de Maxon, confesso que desejei profundamente que houvesse um revezamento  na narração entre America e outros personagens, ou ao menos que a autora lance mais histórias avulsas sobre à série, utilizando esse artifício. 

Quantos aos personagens, enquanto alguns me agradaram, outros me fizeram querer enforcá-los, inclusive America. Apesar de ainda continuar gostando muito dela e concordar com a maioria de suas atitudes, eu fiquei irritada com sua indecisão e por ter agido com egoísmo em relação à Maxon e a Aspen. Ela é muito generosa com os demais que a cercam, mas quando se trata de sentimentos amorosos, é um desastre. Só não caiu no meu conceito, porque foi capaz de reconhecer suas falhas a tempo, além disso, consigo vê-la como o pai dela: America merece a coroa. 

Você tem alma de líder, America. Você tem uma boa cabeça, tem vontade de aprender; tem ainda o que talvez seja mais importante:compaixão. Isso é algo de que esse país carece mais do que você imagina. Se você quer a coroa, America, aceite-a. Porque ela deve ser sua. "

Quanto a Maxon, se eu já o adorava, agora posso dizer que ele ganhou totalmente minha afeição. Ao decorrer da leitura, seus gestos se mostraram tão altruístas, que me comoveram completamente. E não pensem que ele é perfeito e não comete erros, pelo contrário. Comete sim, e esse é o toque que o deixa tão humano.  É como em um relacionamento, no início é tudo agradável, mas com a convivência, os defeitos vão aparecendo, e a partir daí que percebemos  quando são tolerantes ou não - mas esse último não é o caso do príncipe. Já em relação ao rei Clarkson, eu não posso dizer o mesmo. Esse homem conseguiu me tirar do sério. Ao colocar sua autoridade em prática, ele teve a façanha de me causar calafrios. 

Aspen conseguiu me fazer detestá-lo mais ainda do que em A Seleção. Seus julgamentos precipitados sobre Maxon me fizeram querer espancá-lo, sem contar que o tempo todo, ele insiste em colocar a segurança de America em risco. Ele só perde mesmo para a insuportável da Celeste. Ela é tudo aquilo que eu repudio: invejosa, cruel e vaca. Ela consegue superar qualquer outra personagem - com características semelhantes - que eu já tenha conhecido. Não quero nem imaginar do que ela será capaz de fazer para conseguir o que quer, no último livro. Melhor nem pensar. Os demais personagens continuam bem interessantes. Vale destacar Marlee que traz um senhor segredo e Kriss que acaba tendo uma participação maior, permitindo conhecê-la melhor. O pai de America mostrou-se mais cuidadoso e carinhoso para com ela, mais do que nunca, o que muito me encantou. 

Em A Elite, Kiera Cass explorou mais o lado dos rebeldes, e também revelou mais sobre seus reais interesses. Detalhe que deixou a história bem mais instigante e envolvente. Era exatamente o que eu esperava desse livro. Sem tirar nem pôr. O romance continua em alta, o que despertou os mais diversos sentimentos em mim, chegando a me deixar com uma sensação parecida como: borboletas no estômago. Ao mesmo tempo em que é lindo também é angustiante. Haja coração para aguentar tudo isso, portanto se preparem.

Assim que ele saiu, fechei os olhos e recapitulei tudo o que acontecera naquele espaço de tempo: o modo como ele olhava para mim, os sorrisos contentes, os beijos doces. Repassava tudo, uma e outra vez, enquanto me preparava para dormir. Eu me perguntava se Maxon estava fazendo o mesmo.  ”  

" P
orque então eu era dele. Eu sabia. Nunca estive tão certa. Pela primeira vez, eu via. Via o corredor, os convidados se levantando, e Maxon de pé, na outra ponta. Graças àquele toque, tudo fazia sentido.  "

Por mais que eu escreva aqui, ainda assim me faltará palavras para expor tudo o que senti com essa leitura. A única coisa certa é que estou apaixonada por essa série, e estou sedenta por mais. E se você leu e adorou A Seleção, arrisco dizer que você vai amar A Elite, pois é ainda muito melhor, tanto que entrou para a lista dos meus favoritos. E para quem ainda não leu essa série, mas adora romance com emoções ao ápice, eu super recomendo!
 


31 comentários:

  1. Oh My LORD! Rê! Você sabe que foi você quem me convenceu a comprar A Seleção! Sua resenha do segundo livro quase me fez contar as horas ao invés dos dias! Juro!
    Quero super saber qual o segredo da Marlee! E cara, eu gostei do Aspen, e não engoli o Maxon kkk. Tipo, eu amei os dois em situações diferentes, porque era como se eu fosse a America, sabe? Não consegui ler de uma maneira de fora, aliás, é quase impossível fazer isso, a narrativa da Kiera é muito simples, mas ao mesmo tempo ela sabe fazer-nos sentir!

    Que chegue dia 23! Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu fico cada vez mais ansiosa para ler A Elite! Quando terminei de ler A Seleção queria no mesmo momento começar a ler A Elite, mas infelizmente não era possível. Estou muito ansiosa para saber o que acontece na continuação do primeiro livro. Eu sou totalmente team Maxon, odiei Aspen com todas as minahs forças! E acredita que teve uma resenha que li sobre A Elite onde a pessoa disse que Maxon estava insuportável nesse segundo volume? D: Foi difícil pra mim acreditar mas agora já são 2 resenhas falando bem de Maxon contra uma falando mal, o que me deixa mais aliviada! hehe
    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li A seleção :( (Snif'), pretendo ler logo, logo.
    A elite é o último livro da autora?

    Beijinhos.
    Carinho das Palavras

    ResponderExcluir
  5. Rê, nem preciso dizer que compartilhamos da mesma opinião né? É gritante a evolução da Kiera, tanto em escrita, quanto em enredo, os personagens também evoluíram bastante em A Elite e eu bem que queria que a Kiera desse uma de Stephanie Meyer e escrevesse A Elite também no ponto de vista do Maxon <3

    Robs - http://perdidoempalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu amei, amei, amei a resenha! Eu já estava doida pra ler "A Elite", porque eu amei "A Seleção", e depois dessa resenha super empolgada estou aqui fazendo as contas dos dias para o lançamento do livro! Eu quero muuuuito lê-lo. Estou encantada com a série, e olha que eu ainda só li o primeiro volume.
    E só pra registrar, o Maxon é muito lindo! <3

    Beijinhos,
    Verbologia Pink

    ResponderExcluir
  7. Huuuum, segunda vez q leio a resenha desse livro.
    Parece ótimo!
    Vou acabar comprando! :-)
    Bjs!!!

    >>> Livro: Travessuras da Menina Má
    http://coisaphynna.blogspot.com.br/2013/04/livro-travessuras-da-menina-ma.html

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    esta todo mundo falando bem dessa série e vc não é diferente, ainda não li nem o livro um, mas aposto que vou gostar de ambos :)

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oh my GOD!!! Estou doida pra ler esse livro e essa resenha me deixou mais ansiosa ainda!!!! Quero e quero muitoooooo... Dia 23/04 chegue logoooo !!!

    Beijos

    http://resenhaseresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não li nenhum ainda, mas muito aciosa pelo dois,O que mais me chama a tenção nesses livros são as capas lindas de morrer.
    Parabéns pela resenha ficou maravilhosa!!!!

    ResponderExcluir
  11. Opa, essa sérier me agradou!! Parabéns pela resenha, não conhecia nenhum dos livros, agora lá vou eu ler a resenha de A Seleção!

    ResponderExcluir
  12. Ah, eu li A Seleção e, apesar de ter gostado, senti falta de aprofundamento em relação aos rebeldes - acho que, por ser uma distopia, essa parte poderia ser muito bem explorada. Mas, pelo visto, foi o que aconteceu com A Elite, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  13. Amei a resenha. Até agora não li nenhum livro desta série, mas só pela resenhas e a opinião do povo aguça minha curiosidade! Já está na lista e na primeiro oportunidade vou compra-lo!E eu também fiquei órfã de Hush Hush!Obrigada pela dica!
    Um abraço.
    Aamnda Ramos

    ResponderExcluir
  14. Oii Re!!!

    Eu to aqui sofrendo por nao ter esse livro, fiquei imensamente deprimida por não ganhar a prova no evento de vcs (mas ai ganhei o Kobo mini entao nao posso reclkamar rs). Felizmente amanha o livro lança oficialmente! Sei que devorarei assim que ele chegar!

    Sua resenha so me deixou mais ansiosa! Quero nem ver as besteiras que o Aspen vai causar e todo esse drama! Fiquei surpresa com seu comentario sobre a Celeste no proximo livro pq achei que ela nao estaria mais na historia, achei que no proximo livro a seleção ja teria acabado e seria mais a distopia mesmo, mais em torno da revelução.

    E finalmente vou descobrir o segredo da Marlee, fiquei o tempo todo pensando o que essa menina esconde!

    Seu comentario sobre a celeste foi otimo, tive que disfarcar minha risada aqui (pq to no trabalho rS)

    Bjooo
    Tati - Frases Rabiscadas

    ResponderExcluir
  15. Esse livro deve ser mto bom *--* Minhas amigas estão escrevendo um livro e elas me colocaram nele ^^ Amei seu blog <3

    http://www.bel-somostaojovens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. esse livro parece ser bem interessante, está na minha lista de desejados

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li A Seleção mas só vejo resenhas com críticas positivas sobre essa série. Engraçado que todas elas dizem que A Elite consegue superar o primeiro volume e isso me desperta mais ainda o interesse hahaha Estou louca pra ler essa série, amo distopias e romance, não poderia ser uma mistura melhor né? Beijos :3

    ResponderExcluir
  18. Comecei a Ler a Seleção agora e estou amando e mal espero para ler a elite *-*

    ResponderExcluir
  19. Comecei a ler A seleção e estou gostando, estou achando o Aspen chatinho, mas entendo os motivos dele, mas pelo jeito ele vai piorar em A elite. Não vejo a hora que começar a ler. Eu não gostei da série Hush Hush, estou procurando algo para tirar Jogos vorazes da cabeça kkkk

    ResponderExcluir
  20. Eu sempre espero um pouco antes de me jogar em sagas! Eu gosto, mas prefiro ver como os leitores estão aceitando!
    De qualquer forma esse está me despertando vontade de ler!

    Beijos!

    Ahh visite meu blog novo. Lá falo maio sobre livros e series!
    www.culturaviciante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Vou ler todos os livros dessa série, agora fiquei com vontade de ler

    ResponderExcluir
  22. Eu li a seleção e estou mega ansiosa para ler a elite!! #teammaxon kkkk

    ResponderExcluir
  23. Esse livro não me interesso tanto quanto os outros que você falou anteriormente, mas a sua resenha é tao boa que até me da vontade de ler. hahaha

    ResponderExcluir
  24. Quero muito ler a série, ainda não li nem um dos livros!!
    Parece interessante!! :)

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Primeiramente fiquei aguardando comprar "A Seleção", porém já estava com uma lista enorme e tinha que terminar uma outra saga. Então acabei lendo online mesmo, no Issuu, pelo tablet, o que não tão ruim, comparado a minha primeira e última experiência em ler um livro pelo computador, a leitura não é a mesma, não é confortável, divertido e etc. Resumindo, prometi que ia comprar A Seleção e assim que saísse A Elite compraria também. Resultado, acabou saindo A Elite e eu não comprei nenhum dos dois, e acabei lendo A Elite tbm pelo tablet.
    Enfim. A Resenha está incrível, e você descreveu basicamente tudo o que eu senti lendo esse livro. Parabéns pelas resenhas maravilhosas! :)

    ResponderExcluir
  27. Eu to morreeeendo de vontade de ler A Elite! acho que é a capa mais bonita da série <3

    ResponderExcluir