Postado 24 março 2013

Sugestão de Leitura #08

Por Regiane Cristina S.

Olá, pessoal!

O livro de hoje é leitura obrigatória para todos aqueles que apreciam distopias. 1984 é a melhor obra que já li sobre a temática. Se tem uma coisa que me arrependo, é de ter demorado tanto para apreciar esse trabalho primoroso de George Orwell.

“Quem controla o passado controla o futuro; quem controla o presente, controla o passado. ” 

O adjetivo gênio não é algo que deve deve ser empregado a toda e qualquer pessoa, mas quando se fala de George Orwell, com seus pensamentos a frente - para sua época - é mais que adequado, melhor, é perfeito para ele. 1984 não foi o primeiro livro a abordar distopia, mas com certeza foi um dos mais bem escritos e elaborados.


Eu tenho tantas coisas para dizer sobre essa obra, mas que ao mesmo tempo fica complicado, já que poderia acabar em spoilers. Não pensem que vão encontrar um livro de romance bonitinho, muito pelo contrário. A história é bem tensa, portanto só pode ser digerida aos poucos, pois causa aflição e muito desespero. 

É um belo e verdadeiro tapa na cara da sociedade. Por mais que sejamos bem informados e instruídos, vivemos nossos dias cada vez mais sendo manipulados pelo governo. Vejam pela tecnologia que vem avançando cada vez mais. Eu não sei vocês, mas eu já me sinto sendo vigiada. Cada vez mais, a privacidade das pessoas está deixando de existir. Pouco a pouco isso vem acontecendo e muitas vezes, enxergamos como algo bom, porque sempre vem junto de um incentivo, como um contexto agradável, aparentemente para dar segurança, mas que se pararmos para refletir, vamos ver que não é bem assim.

Esse livro é muito inovador e genial. Foi uma experiência única, um dos melhores que já li. Devo acrescentar que nenhum leitor assíduo deveria deixá-lo passar batido. Vocês podem ter certeza de uma coisa: vocês nunca mais serão o mesmo depois de ler essa obra. 


Título: 1984
Autor: George Orwell
Edição: 2009

Sinopse: "1984" não é apenas mais um livro sobre política, mas uma metáfora do mundo que estamos inexoravelmente construindo. Invasão de privacidade, avanços tecnológicos que propiciam o controle total dos indivíduos, destruição ou manipulação da memória histórica dos povos e guerras para assegurar a paz já fazem parte da realidade. Se essa realidade caminhar para o cenário antevisto em 1984 , o indivíduo não terá qualquer defesa. Aí reside a importância de se ler Orwell, porque seus escritos são capazes de alertar as gerações presentes e futuras do perigo que correm e de mobilizá-las pela humanização do mundo.


Até a próxima sugestão de leitura!

22 comentários:

  1. Estou louca para ler esse livro. Esses dias vi ele na livraria, mas acabei comprando outro no lugar!
    Adorei a sugestão!

    Beijos
    Rafa-E+L

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Sou louca para ler este livro desde que li outro livro do autor, Revolução dos Bichos. Sempre ouvia meus professores do ensino médio falando que este livro é ótimo.

    Miki
    www.sociedadedoscobertores.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. 1984 é um livro maravilhoso. o termo Big Brother, para quem não sabe, vem desse livro, é o grande irmão que tudo vê. Eu não sei o que aconteceu com o meu exemplar do livro, que li há muito tempo e não consegui encontrar quando quis fazer um paralelo entre ele e Não verás país nenhum do Inácio de Loyola Brandão que tem um enredo parecido.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada do autor,mas ele é bastante comentado e claro que tenho vontade de ler. Adorei a dica.

    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  6. Ahhh eu tenho esse livro, mas não com essa capa! ADOORO! A primeira vez que li fiquei com muito medo...o filme preto e branco também é bom, mas o livro é bem mais assustador! Ótima resenha!
    ^-^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Essa capa é meio assustadora né? Gostei bastante da resenha! Parabéns! Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Olá, meu cunhado é viciado nesse autor, mas nunca li nada dele.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Tenho muita vontade de ler, mas é tanta leitura acumulada que ele acaba ficando esquecido na estante :(

    ResponderExcluir
  10. Tenho muita vontade em ler um livro desse autor. Sempre me falam bem dele.

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler esse livro, mas ainda não tive oportunidade!
    Gostei da dica!

    www.culturaviciante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Li o livro e vi o filme! Adoro! Belíssima interpretação de John Hurt. O cara previu o futuro... Dá pra assistir pelo youtube:

    http://www.youtube.com/watch?v=sO608z2O90w

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Este livro parece ser muito bom. Eu comprei, mas nunca li, acredita? Quero muito ler!

    Beijinhos,
    Carolina Estrella
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  14. Já li "A Revolução dos Bichos" do mesmo autor, e achei apaixonante! Desde então tenho vontade de ler mais alguma coisa dele, e esse livro está no topo da lista. Pena que não o encontro em minha cidade :C hahaha

    ResponderExcluir
  15. Peguei esse livro na mão la na livraria da minha faculdade, as no fim deixei de volta na estante, agora que vi essa sugestão, espero arrumar um tempinho para ler esse livro :D

    ResponderExcluir
  16. Ah, eu quero muuuito ler esse livro! Se for um terço tão bom quanto a Revolução dos Bichos (e muita gente diz que é até melhor), já vi que vai se tornar um dos meus livros favoritos.
    Also, pra quem estava fazendo cursinho como eu, ler esse livro para fazer intertextualidade com redações de faculdade é a melhor coisa <3

    ResponderExcluir
  17. Ouço falar muito bem desse livro, mas não fiquei com vontade de ler ele até agora, acho que é pq não gostei de A revolução dos bichos e perdi um pouco do interesse pelo autor, mas algum dia ainda irei ler.

    ResponderExcluir
  18. 1984,um dos melhores livros que já li. George Orwell é simplesmente fantástico.

    ResponderExcluir
  19. Ótima sugestão de livro. Acho que todo bom leitor deve ler esse livro pelo menos uma vez na vida, é essencial. George Orwell é extraordinário para compreender diversas coisas.

    ResponderExcluir
  20. Minha bibliotecária recomendou pra mim! Aí eu peguei na biblioteca. Eu to na metade do livro e já to amando! George Orwell novo idolo rsrs

    ResponderExcluir
  21. "Mas... e se seu objetivo não fosse permanecer vivo, e sim humano? Que diferença isso faria no fim? Eles não tinham como alterar seus sentimentos: aliás, nem mesmo você conseguiria alterá-los, mesmo que quisesse. Podiam arrancar de você até o último detalhe de tudo que você já tivesse feito, dito ou pensado; mas aquilo que estava no fundo de seu coração, misterioso até para você, isso permaneceria inexpugnável." - Esse livro é fantástico!

    ResponderExcluir
  22. Eu simplesmente SONHO em ler esse livro!
    George Orwell é sem dúvida um gênio!
    Ainda pretendo reunir toda a obra dele, será prioridade em minha "futura biblioteca" rsrs.
    http://vanille-vie.blogspot.com/

    ResponderExcluir