Postado 10 março 2013

Sugestão de Leitura #06

Por Regiane Cristina S.

Olá, pessoal!

O livro de hoje é um dos clássicos que mais me chocaram, mas que ao mesmo tempo ganhou minha total admiração. A narração em 1ª pessoa, pelo ponto de vista de Alex é peculiar, curiosa e original. De início eu estranhei, mas conforme fui avançado na leitura, fui me acostumando e me simpatizando.

Eu sempre digo as pessoas, quando falo de Laranja Mecânica: É um livro que você ama ou odeia. De qualquer forma, eu sempre recomendo, porque considero uma obra incrível, que por mais doente que seja, ela tem uma crítica demasiadamente válida à nossa sociedade, gerando vários questionamentos.  Você acha mesmo que o nosso governo se importa com sua população ou cria subterfúgios com intuito de fazer as pessoas acreditarem que as coisas estão realmente mudando?

Laranja Mecânica é um livro atemporal, apesar de ter sido publicado em 1962. Independente dos anos que se passem, a obra criada por Burgess sempre será inovadora, pois as situações empregadas nela, sempre estarão nos rondando devido à manipulação por parte dos nossos governantes. 

Se você aprecia um livro ousado, visceral, perturbador, mas ao mesmo tempo genial, é mais que recomendável.


Título: Laranja Mecânica
Autor: Anthony Burgess
Editora: Aleph
Edição: 2004

Sinopse: Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta brilhante e perturbadora história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma reposta igualmente agressiva de um governo totalitário. A estranha linguagem utilizada por Alex - soberbamente engendrada pelo autor - empresta uma dimensão quase lírica ao texto. Ao lado de "1984", de George Orwell, e "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, "Laranja Mecânica" é um dos ícones literários da alienação pós-industrial que caracterizou o século XX. Adaptado com maestria para o cinema em 1972 por Stanley Kubrick, é uma obra marcante: depois da sua leitura, você jamais será o mesmo.
Até a próxima sugestão de leitura!

15 comentários:

  1. Oie Rê!

    Todo mundo fala muito bem desse livro, mas ainda não tive oportunidade de ler.

    Espero que quando eu ler ele eu fique do lado do time que ama rs...

    Beijos e um ótimo domingo para você!
    ;****


    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falarem desse livro, mais ainda não tive a oportunidade de conferir.
    Gostei da dica, bjos...

    ResponderExcluir
  3. Gostei da dica, nunca tinha ouvido falar do livro, mesmo ele sendo um pouco antigo, mas ainda assim me interessei bastante..

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com/

    ResponderExcluir
  4. gostei da dica, vai para as minhas metas de férias

    ResponderExcluir
  5. Eu nem sabia que existia o livro! Assisti ao filme, mas nem procurei saber, ou nem reparei se la tinha dizendo que era adaptação de algum livro. Enfim, eu odiei o filme! HAHAHA' Depois de saber que tem o livro, fiquei com vontade de ler, para ver se saio do time que odeia. Vou procurar na biblioteca, pra ver se encontro, senão baixo da net mesmo! No money para comprar, principalmente se a chance de não gostar é alta!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  6. Oiie, já tinha ouvido comentários sobre esse livro, mas não sei porque ele não em chama atenção !!
    Fiquei um pouco com medo dessa descrição de perturbador, mas quem sabe um dia eu consiga dar uma oportunidade ao livro !
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Regiane!
    Já ouvi muito falarem sobre o filme, mas nunca o assisti. Sei um pouco sobre a história, porém nunca quis realmente ler o livro.
    Adorei aqui e estou seguindo! :)
    Love, Nina.
    http://omundocoloridodanina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Amei a dica, agora estou morrendo de vontade de ler :3

    ResponderExcluir
  9. Oi flor,
    Minha prima tinha me dado a dica de ler esse livro não sei se algum dia vou conseguir mas espero que sim pois ele parece bem interessante.
    bjs
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Acho que eu vou ler esse (o que você escreveu me despertou um interesse danado!)

    ResponderExcluir
  11. Acredita que não consegui ler esse livro? Por causa das palavras doidas que ele tem, mas um dia ainda pego ele de jeito. O filme eu simplesmente indico super pra todos! Amei o post! Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Eu quero muito ler esse livro, já me falaram bastante sobre ele. Eu também quero ver o filme. Tem muitos livros que são assim ou você ama ou você odeia, vamos ver para qual time vou entrar depois de ler o livro.

    ResponderExcluir
  13. Vi o filme, laranja mecânica e achei muito forte, não sei se teria coragem de ler o livro :/

    ResponderExcluir
  14. O filme é excelente e este livro já está na minha lista de próximas aquisições!

    ResponderExcluir