Postado 08 fevereiro 2013

Resenha: Um Menino e um Urso em um Barco

Por Regiane Cristina S.







Título: Um Menino e um Urso em um Barco
Autor: Dave Shelton
Nº de páginas: 224
Ano Edição: 2012
Editora: Bertrand









“ — Oh, eu não tinha um plano — disse o urso. — Eu nunca tenho um plano. Não faz sentido ter um plano quando se é capitão de um barco. Quando se está lidando com o mar, você precisa ser capaz de se adaptar de um momento para outro. Você precisa lidar com cada situação à medida que ela surge. Não faz sentido ficar remoendo a respeito; você apenas diz: “Aqui estamos. O que fazemos agora? ” 

Um Menino e um Urso em um Barco trata-se de um infanto-juvenil capaz de agradar desde os pequenos até os adultos. É uma história divertida, mas que ao mesmo tempo traz uma bela e comovente mensagem.

Em um belo dia, um menino e um urso resolvem embarcar em um barco - intitulado como Harriet - em destino ao mar. Como a viagem foi programada para ser curta, eles decidem não levar mais do que acham necessário.  Para falar a verdade, a bagagem é mínima e no caso dá para contar nos dedos: Uma mala, um uquelele e uma revistinha sem pé e sem cabeça. 

Decidido que estavam prontos para partir, eles seguem como o plano, mas como nem tudo é um mar de rosas, infelizmente as coisas mudam de rumo, e eles acabam encontrando obstáculos no meio do caminho, conhecidos como: "anomalias imprevisíveis"

A partir disso, tudo parece dar errado e ir contra os dois. O mar fica bravo, a comida é escassa e muitos perigos aparentam espreitá-los nessa jornada. Será que juntos, conseguirão  encontrar uma solução para reverter essa situação desastrosa?

Eu peguei esse livro em mãos para ler na hora do meu almoço, e por ele ser curtinho e conter uma história, que apesar de simples, é envolvente, eu consegui terminá-lo rapidamente. Foi uma leitura gostosa e que me rendeu boas risadas.

De início eu imaginei que a história poderia ser bobinha, mas conforme fui avançando, percebi o quanto ela ofereceu, revelando que é muito mais que um livro infanto-juvenil. Essa obra retrata as dificuldades em que um Urso e um Menino são obrigados a enfrentar - e mesmo diante de suas diferenças - os levando a aprender que a união faz a força.

A escrita do autor é simples, porém encantadora e repleta de peculiaridades, acrescentada de humor. Sem contar que as ilustrações que compõem o livro - que também são da autoria de Shelton - são de encher os olhos. Eu ficava indo e voltando as páginas para admirar as imagens. Elas deram um toque especial, além de complementar perfeitamente a história. A capa também é um show à parte, além de linda, possui uma textura aveludada que adorei. 

Quanto aos personagens, basicamente se resume aos dois: o menino e o urso. E não se atrevam a me perguntar seus nomes, pois isso é um mistério. E sinceramente gostei do autor ter mantido dessa forma. O Urso é todo orgulhoso por ser o capitão e sempre se mostra confiante diante das diversas situações - sejam elas quais forem. Já o Menino - como qualquer criança - é curioso e ansioso, e por conta disso, muitas vezes acaba derramando diversas perguntas em seu companheiro de viagem e colocando em teste, a sua paciência. Apesar disso, juntos eles formam uma dupla e tanto. 

Eu adoro selecionar os quotes que eu julgo mais interessantes em um livro, e aqui não foi diferente. Na minha opinião, o trecho seguinte, é um dos meus preferidos. 

“ — Observar a lua? - perguntou o menino. - Por quê? Ela não vai fazer nada, vai? Quero dizer, a lua é só a lua. - Mas, ao dizer isso, ele próprio levantou os olhos para ela e, como não havia nada melhor a fazer, ficou olhando durante um bom tempo. Ele tinha razão, a lua não estava fazendo nada demais. Mas também não precisava. Ela era simplesmente bonita. Simples assim. O menino olhou a lua durante mais tempo e com mais atenção do que jamais fizera e se sentiu, por um momento, calmo, confiante e seguro. ” 
Dave Shelton, numa narrativa simples e singela, traz uma lição sobre determinação e superação, revelando que uma amizade pode nascer nas piores situações. Um livro que recomendo a todos, independente da idade.

25 comentários:

  1. Adorei a resenha! E se quiser conferir a super promo que ta rolando lá no blog é só conferir : http://booksmyloves.blogspot.com.br/2013/02/super-promocao.html Valendo um box 50 tons e os extras do HP! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. own, o livro parece ser adorável, sua resenha foi apaixonante!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro me faz lembrar de PI rsrs, eu não leio muito infanto juvenis, mas ele parece fofo.
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Boa dica de leitura.
    Livro interessante,principalmente pela mensagem emocionante.

    ResponderExcluir
  5. Awn! <3
    Eu já tinha visto algo sobre este livro antes! As ilustrações dele são lindas e a história parece ser ótima! Gostei da sua resenha, ela o fez parecer ainda mais encantador sob meu ponto de vista! Com toda certeza estará na minha estante! :)

    ResponderExcluir
  6. Já vi alguns comentários sobre o livro e por ser divertido eu adoraria ler. Já coloquei em minha lista de compras, mas adoraria ganhar um exemplar, fica a dica! kkk.. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro e é a primeira resenha que leio. Gostei muito da história .

    ResponderExcluir
  8. Ótima resenha. Mesmo o livro parecendo ser infantil, deixa claro que não é apenas para crianças, e sim para todos os públicos e agrada pessoas de todas as idade. Não tinha ouvido falar ainda dele, mas me pareceu ser bem divertido. Esperando ganhar na promoção. :)

    ResponderExcluir
  9. Parece interessante, me lembrou de um conto, ou seria uma lenda, sobre um menino na lua. Não sei se pareço louca, mas é por aí. Quando vi sua resenha do trabalho, achei que seria um livro bobo e, no entanto, percebo que pode ser uma ótima leitura! Será que vou gostar?

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, não conhecia o livro, mas parece ser mto fofo

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  11. Amei resenha! Parece um livro delicado e bonito sobre a vida, vou procurar ele pra pelo menos das uma folheada!

    Beijão
    www.desigusson.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha e o livro me parece muito alegre , fofo mesmo!uma ótima leitura!!gostaria muito de ler!bjos

    ResponderExcluir
  13. Quando você disse que quando crianças somos curiosos e ansiosos, lembrei de mim quando criança. Deve ser muito fofo e alegre, gostei bastante. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Abafa que eu não conhecia este livro!! Logo eu que adoro livros infantis!!! Como assim???

    Achei a capa linda, principalmente pelo sobreposição de cores do mesmo tom. Adoro isso, principalmente na minha estante, rs.

    E quanto a história, achei fofíssima!! Singela e gostosa!!

    Agora eu quero!!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  15. Eu confesso que adoro infanto-juvenis, especialmente se forem interessantes. Simplicidade é essencial em livros infantis, mas isso não quer dizer que tudo deve ser mastigadinho e muito explicado, criar um mundo crível e encantador com palavras simples não é para qualquer um. Parece muito e bom, quero ler.

    ResponderExcluir
  16. É a primeira vez que leio sobre esse livro , estou completamente encantada por ele . Obrigada por m apresentá-lo !!
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Quando eu vi o título, logo pensei em "Max e os Felinos" e "As Aventuras de Pi", e todos os comentários sobre plágio que - ainda - estão rolando pela net. Penso que esse tema "criança + animal grande e peludo + barco em alto mar" formando um combo com reflexões no formato auto-ajuda infanto-juvenil já está ficando um pouco batido.
    Bem, vc não falou nada sobre isso em sua resenha, mas, tudo bem. Acho que viajei um pouco. Tenho que ler esse livro pra me aprofundar, mas, de longe, é possível relacionar esses três livros. O povo gosta de umas aventurazinhas no mar.

    ResponderExcluir
  18. Quando vejo um livro assim penso no meu filho menor que ama ler como eu, é o estilo de leitura que gosta assim cheio de gravuras(eu também)fiquei curiosa já que a da capa é bem bonita.
    Tomara que tenha sorte ele ia amar a leitura.

    ResponderExcluir
  19. Gosto desses romances infanto-juvenis que se lê numa tarde. Geralmente são divertidos, com muita aventura e de leitura leve e descontraída. Parece um bom livro.

    ResponderExcluir
  20. Gosto muito de livros voltados ao público infanto-juvenil, e se na história for divertida e cheia de aventuras, gosto mais ainda. Achei esse desenho muito bonito, e se os outros que tiverem dentro seguirem esse padrão, fecha com chave de outo. Espero ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  21. Adoro livro infantil , sou apaixonada por esse lado lúdico e este é tão lindo , pelo que vi na resenha tem um lado moral muito bom !

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. A história parece ótima, como já comentaram a história parece com o livro as aventuras de pi, parece ótimo, espero poder ganha-lo na promoção ...

    ResponderExcluir
  24. QUE CAPA MAIS LINDA DO MUNDO! Mas o plot da história me faz me lembrar um pouco The life of Pi (e Max e os felinos, por consequencia). Mas achei ele tão fofo. Merece uma chance, sem preconceitos

    ResponderExcluir
  25. Parece ser mto bom o livro pela resenha!Espero comprá-lo o mais rápido possível haha.

    ResponderExcluir