Postado 13 fevereiro 2013

Resenha: Finale

Por Regiane Cristina S.







Título: Finale
Autor: Becca Fitzpatrick  
Nº de páginas: 304
Ano Edição: 2013
Editora: Intrínseca









“ Sei que não posso sentir seu toque, mas sinto seu amor, Nora. Lá no fundo. Isso significa tudo para mim. Eu queria poder sentir você da mesma forma que você me sente, mas tenho seu amor. Nada nunca vai ser mais forte do que isso. Algumas pessoas passam a vida inteira sem experimentar os sentimentos que você despertou em mim. ” 

Assim que conclui a leitura de Silêncio - o 3° livro da série - desejei ansiosamente o lançamento de Finale. Já com ele em mãos, fiquei enrolando para terminá-lo, pois de uma coisa eu tinha certeza: Eu ficaria com saudades da história criada por Becca Fitzpatrick

Antes de mais nada, eu gostaria de lembrá-los que poderá ter spoilers do livro anterior (confira a resenha AQUI). Farei de tudo para que isso não ocorra. Caso alguém fique com receio, peço que passe logo para minha opinião final. 

Quando Nora e Patch achavam que seus problemas finalmente tinham deixados de existir, surge um imprevisto ainda maior. Com a morte do Mão Negra, Nora é obrigada a se tornar a sucessora de Hank, para liderar o exército nefilim com o objetivo de terminar aquilo o que seu pai havia começado - preparar seu povo para exterminar a raça dos anjos caídos, e isso automaticamente, incluía Patch.

Nora jamais concordaria com essa situação, portanto ela e Patch acabam criando um plano: os dois fariam de tudo para convencer a todos que não estavam mais juntos. E ao mesmo tempo, a garota tentaria mostrar aos nefilins de que a luta contra os anjos caídos seria um grande erro, enquanto Patch sairia em busca de informações precisas sobre o lado oposto. Dessa forma, eles pretendem interromper a guerra, antes mesmo dela ser iniciada. Será que eles serão capazes de declarar paz entre os anjos caídos e os nefilins e vivenciarem o amor pelo qual sempre lutaram?

Se tem uma coisa que Becca tira de letra, é criar mistérios envolventes em seus livros. Confesso que o início de Finale foi meio morno, mas não demorou muito para a história engrenar e ganhar totalmente a minha atenção. O nível de ação e suspense cresce a cada página e capítulo, o que torna tudo muito interessante e instigante.  Com toda maestria, a autora conseguiu deixar-me sem fôlego.

A narração e a escrita são mantidas com a mesma qualidade do livro anterior, o que muito me agradou.  Sem contar que os mais diversos sentimentos foram despertados em mim durante a leitura. Ao mesmo tempo que senti-me impressionada, por outro lado senti-me demasiadamente angustiada, ao ponto de querer roer todas as minhas unhas. Também vale destacar as reviravoltas e revelações surpreendentes contidas na obra. 

Em relação aos personagens, apesar de muitas pessoas considerar Nora chata, eu gosto dela. Sua chatice não me incomoda em nada, pois as situações que ela vivencia, justifica. Em Finale, ela amadureceu muito. E uma das coisas que mais me chamam a atenção em Nora, é que ela está longe de ser uma mosca morta - como acontece com tantas outras protagonistas. Patch me tirou do sério em alguns momentos, por ele querer resolver alguns problemas sem contar com a ajuda de Nora. Sei que seu intuito era protegê-la, mas com isso, ele acabou subestimando sua capacidade como nefilim. Tirando isso, Patch continua me surpreendendo e mantendo o carinho e admiração que sinto por ele. 

Eu também fiquei admirada por ver o quanto Vee cresceu como personagem. Aquela garota cheia de futilidades lá do começo, ficou no passado. Ela se mostrou muito madura desde Silêncio. Também me pegou de surpresa as revelações que ocorreram em relação a ela, mas que muito me agradaram. Scott Parnell está de volta, e dessa vez ele me cativou de vez. Por ter desempenhado um ótimo e importante papel na história, pude conhecê-lo melhor e sendo assim, ficou impossível não me afeiçoar a ele. Dabria também voltou, e como anteriormente, continuei não indo com a cara dela. Sei que ela foi fundamental, mas merecia ter levado uma surra de NoraMarcie Millar não ganhou minha simpatia nem no último livro da série. Ela até que tentou, mas foi infeliz. Continuo mantendo a mesma opinião sobre ela: Uma vez bitch, sempre bitch. Becca também incluiu vários personagens novos que são de suma importância, inclusive um Arcanjo que vive perseguindo Patch e joga sujo para atrair sua atenção de alguma forma.

Quando eu percebi que estava terminando o livro, tentei diminuir o ritmo da leitura. Por mais que quisesse saber o final, ao mesmo tempo sentia-me aflita por saber que tudo acabaria ali e que ficaria cheia de saudades. E sinceramente não foi diferente, mal terminei e logo em seguida bateu aquele vazio, querendo mais dessa série que tanto me cativou. E falando de final, eu achei arrebatador e cheio de emoção, resultando em olhos cheios de lágrimas e coração apertado. Apesar de ter me agradado, achei que foi meio corrido, e que Becca deveria ter dado mais ênfase a Nora e Patch. Também achei desnecessário o destaque que Vee levou no desfecho da história. Não que ela não fosse digna, mas acabou que ela recebeu mais atenção do que o casal de protagonistas. Também achei que a guerra foi muito rápida e merecia um pouco mais de atenção. Por esses detalhes, Finale recebeu 4 estrelas (no caso, 4 maçãs).

No geral, minhas expectativas em torno da série foram superadas. Agora que só restou saudades, o jeito é esperar ansiosamente pelos filmes, onde o 1° - intitulado como Sussurro - terá as gravações iniciadas no 2°semestre desse ano. Estou louca para ver Patch e Nora nas telinhas.

Se você gosta de romance, mistério, ação e sobrenatural, eu recomendo!

Assista o booktrailer do livro:

6 comentários:

  1. Essa série é muito bem comentada. Acredito que agora que o primeiro filme está começando a ser produzido, mais pessoas vão se interessar por ela. Quem sabe não seja uma série de filmes substituta da história de S.Meyer?
    Não gosto muito do gênero dessa série, mas respeito o gosto de todos.
    Ótima resenha. Meus parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Não li sua resenha, porque até agora só li o primeiro livro! Mas, eu gostei mt de sussurro!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou doida pra ler esse livro, Rê.
    Sua resenha só me fez querer mais ainda, afinal, só falta o Finale pra que eu complete a coleção. Adoro a escrita da Becca e até hoje fico intrigada, porque uma vez fiz uma reserva em nome de um homem cujo sobrenome era Fitzpatrick no hotel em que trabalho e não consegui descobrir a origem dele, hahaha!

    Adorei a resenha. Aliás, eu adoro esse blog.
    Abre parceria pra blogueiro de novo, please?

    Beijos e estou aguardando aquela promoção!

    ResponderExcluir
  4. Livros assim não tem como ler apenas um volume. A gente fica pirado se não tiver nas mãos os três volumes. Faz algum tempo que me interessei por esta série e ainda pretendo ler.

    ResponderExcluir
  5. Fodástico o livro! Não dá nem pra parar de ler com tantas coisas que acontecem e nos prendem

    ResponderExcluir
  6. Rê <3

    Tem um tempo que não apareço aqui, né? Bom, contrariando todas as minhas expectativas eu GOSTEI MUITO de Finale! Eu o classifiquei como "quatro estrelas" no skoob...

    A Nora me irritou bastante nesse livro, assim como o Patch :| mas eu ainda gosto dos dosi. Assim como você eu também gosto da Nora e também achei que ela amadureceu muito durante a série, mas principalmente nesse livro...

    A maioria das pessoas que eu conheço detestam a Vee, mas eu a adoro. Acho ela tão engraçada e sempre fica do lado da Nora pro que der e vier. O Scott ♥ eu amava tanto ele, fiquei triste com o que aconteceu e o por mais que o Dante fosse um "duas caras" eu não consegui odiá-lo...

    Marcie continua detestável, né? E eu sinceramente achei o cúmulo ela ir morar na casa da Nora ¬¬ vontade de matar a mãe da Nora, essa é outra que eu detesto também...

    Bom eu fico por aqui :*
    Beijos

    ResponderExcluir