Postado 09 setembro 2012

Resenha: Helena de Troia

Por Regiane Cristina S.








Título: Helena de Troia Memórias da mulher mais desejada do mundo
Autor: Francesca Petrizzo 
Nº de páginas: 208
Ano Edição: 2012
Editora: Lua de Papel






“ A adúltera. Assim que me chamam os homens da tripulação A adúltera. Fazem isso às escondidas. Mas eu ouço. Meu nome é Helena, nasci em Esparta, mas me fui de lá por amor. Diziam que eu era a mulher mais bela do mundo. Do pouco que tive, do muito que perdi, os aedos já fazem seus relatos. Relatos mentirosos. Afinal, não estavam lá. Eu sim.

Ao me deparar com esse lançamento da Lua de Papel, instantaneamente eu fiquei ansiosa para lê-lo, já que sou fascinada por mitologia grega. Felizmente o livro me agradou bastante, e adorei a versão ousada que a autora criou em cima de uma das histórias lendárias, mais conhecidas mundialmente.

A jovem Helena é oferecida pelo pai a Menelau com o intuito de que garantisse a paz e a sobrevivência do seu povo. Só que ao contrário disso, acaba trazendo muitas tristezas e tragédias. Helena nasceu para amar. Não contente com seu destino, sai em busca de uma vida que ela sempre sonhou e que lhe foi negada - ao fugir com Páris. A partir disso,  surge a disputa que causou a guerra a Troia.

Ao ter esse livro em mãos, eu tive a intuição de que não me decepcionaria. E realmente foi assim. Dificilmente um autor que utiliza a temática mitologia me desagrada. A narrativa lírica - que segue aos olhos de Helena - é um show à parte. E nesse caso, a narração em 1ª pessoa serviu como uma luva, pois me fez sentir como uma amiga íntima da protagonista, onde eu pude compartilhar de suas frustrações e seus sentimentos, e dessa forma, entender seu ponto de vista.

Fiquei fascinada com a escrita da autora, pois é perceptível o quanto ela foi movida por paixão e sensibilidade na hora de colocar as palavras no papel. Sem contar que a roupagem que Francesca Petrizzo deu a história, ficou fascinante.

Apesar da autora ter criado uma nova versão, ela tentou manter as principais características da história original, inclusive em relação a quase todos os personagens. Eu confesso que o romance entre Páris e Helena me pegou de surpresa. Houve coisas desagradáveis que me chatearam, mas depois que acabou tomando um rumo totalmente inesperado - mas demasiadamente bonito - eu acabei gostando.

O livro é curto, e apesar da narrativa seguir a linha clássica e sutilmente poética, eu não senti em nenhum momento a história se arrastar. Ela fluiu muito bem, e quando percebi, eu já tinha terminado de lê-lo. 

Helena de Troia é uma obra que emocionou muito. Desde a infância da nossa protagonista, até a sua vida adulta conturbada. É tão carregada de sentimentos, que dá a impressão de transbordar de suas páginas.  Como sou extremamente sensível, não conseguir conter as lágrimas. É um livro triste, mas ao mesmo tempo muito bonito. Atrevo-me a dizer, que é  impossível alguém não se comover com sua história.

Eu só não dou nota 5 para esse livro, porque achei que Francesca poderia ter trabalhado um pouco mais em alguns personagens e ter aprofundado mais no romance do que a guerra em si, mas no geral, o resultado foi bem satisfatório.

Se você é tão apaixonado por mitologia, quanto eu, esse livro é mais que recomendável. 

39 comentários:

  1. Acho que não conseguiria descrever melhor... Eu também me apaixonei pela escrita, fiquei encantada (meia com receio quando soube que era assim, mas depois que comecei não larguei.)
    Eu gostei tanto, que eu fiquei com um vazio triiiste demais quando terminei.
    Senti saudade de Helena, Heitor... Áquiles... Eles se tornaram grandes companheiros.
    Entrou pra minha listinha de favoritos.

    Ficou liiinda a resenha Re.


    (Ah! Pelo que vejo a gente anda curtindo os mesmos livros da Lua... eu tbm li O mistério do Chocolate!!)


    Beijos!!

    Ana
    @eufases

    ResponderExcluir
  2. Também sou apaixonada pela mitologia grega! A resenha ficou ótima!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiii mais um resenha mto bem feita que leio desse livro, e isso me deixa com mais vontade ainda de conhecer a história dessa mulher chamada Helena, espero poder ler e me surpreender...

    BjOs!!!

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo este livro e me sinto exatamente desta maneira: comovida... A sensação de abandono que Helena passa acaba mexendo com os sentimentos do leitor...
    Adorei sua resenha Regiane... Beijos
    @RLeitora

    ResponderExcluir
  5. Ai que bom que eu consegui entrar no blog pra ver essa resenha!!!
    É o tipo de livro que eu vou ter que comprar, pois já li algumas resenhas dele. A sua é bem positiva, mas já vi outras negativas. Portanto basta ter resenhas controversas pra eu ter que tirar minhas conclusões.
    Adorei. Helena de Tróia será minha próxima compra!!!

    Bjkas

    Alessandra Tapias
    http://www.topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Desde o lançamento desse livro, quero muito!
    Adoro mitologia grega e uma das minhas favoritas é A Guerra de Troia...
    Toda resenha que vejo só é rasgar elogios a esse livro.
    Parabéns pela resenha! Muito linda e uma das melhores que já vi desse livro...

    Luiza Helena Vieira
    Obsessio Valley
    http://obsessionvalley.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. A muinto tempo que eu tava com vontade de ler esse livro agora vô ter que compra ;D só ouvir coisas boas sobre ele amei a resenha só deu mais vontade de ler ;P

    ResponderExcluir
  8. Amo mitologia grega e já li resenhas muito positivas deste livro. Eu espero ter a oportunidade de lê-lo.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos
    Ingrid - @LivroseTal

    ResponderExcluir
  9. Como deixar livros assim passarem despercebidos aos meus olhos??? Sério mesmo que ele é tão bom assim? Eu gosto de livros que dão roupagem nova a histórias já clássicas... Não vou dizer que AMO mitologia... Mais gosto da mistura que ela traz de guerra, aventuras, lutas e batalhas grandiosas, amor e o mais importante perseverança... É o que sempre reparo quando vejo histórias mitológicas, as personagens sempre se demonstram perceverantes principalmente em se tratando de suas convicções.

    Outro ponto legal é que a sua resenha destacou que o livro deixa você tão a vontade, que acabamos sentindo os mesmos sentimentos e sensações da personagem. Eu simplesmente "devoro" livros assim, por que eles me fazem não só ler mais vivenciar um pouco da história e isso é muito legal!

    Resenha muito bem construída e que tem o dom de me fazer ficar com a mão coçando pra comprar o livro... Mais agora minha listinha está um pouco extensa demais... Porém Helena de Tróia será uma de minhas aquisições #fato!

    ResponderExcluir
  10. Eu fiquei muito curiosa ao ler a sinopse desse livro, sempre gostei da história de Helena de Tróia e estava aguardando uma resenha para conferir se o livro vale a pena.
    Bem, eu acabei de ver que eu provavelmente vou adorar do livro. Gostei que a narração seja em 1ª pessoa, é sempre mais fácil se relacionar com a protagonista, e que conhecemos a história de Helena desde que ela era bem nova.
    Estou ansiosa pela leitura!
    E obrigada pela promoção, vou participar :D ( Penny Pe )

    Luisa
    http://blog.fomedelivros.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Já li dois livros sobre a Helena (Helena de Troia - Margaret George e Helena de Troia - Bettany Hughes) além de outros que a envolvem. Sou fascinada por essa mulher e tudo o que ela representa pra Antiguidade!
    Estou doooooooida pra ler mais esse, só pela sua resenha já sei que vou ser feliz! rsrs
    Só queria que a editora tivesse escolhido outro título, mais próximo do original, já tem uns cinco livros diferentes chamados Helena de Troia o.O

    Ótima resenha!

    Beijão
    www.desigusson.com

    ResponderExcluir
  12. Realmente a resenha é ótima. Faz com que o leitor se sinta dentro da história, convivendo com os personagens. Quer muito ler esse livro e essa resenha só fez com que eu me apaixonasse ainda mais pela história.


    Torcendoooooooooooooo!

    Leitura é crescimento
    Blog: http://leituraecrecimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Preciso aprender a gostar de mitologia. A resenha está ótima.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  15. Gosto de livros que contam a história de personagens mitológicos e históricos. Marion Z. Bradley, por exemplo, me fascina com As Brumas de Avalon. A história de Helena me interessou bastante.

    ResponderExcluir
  16. Marion Zimmer Bradley também já escreveu sobre a queda de Tróia no ponto de vista de uma mulher, no caso foi da Sacerdotisa Cassandra (Sim, aquela da maldição!), foi uma forma diferente de contar a história, mas muito bem sucedida. Não acredito que Francesca tenha tido o mesmo êxito com sua versão mas a resenha sem dúvida me deixou curioso o suficiente para dar uma conferida.

    ResponderExcluir
  17. Adoro mitologia grega. E não me importo com narração em primeira pessoa. Acho que deve ser muito interessante ver a história narrada pelo ponto de vista de Helena

    ResponderExcluir
  18. Eu também sou super fã de mitologia grega e estou louca para ler esse livro. Ainda mais que você falou que a escrita da autora é boa, e nada melhor do que fluir livremente a leitura do que uma ótima narração!

    ResponderExcluir
  19. Adorei a resenha, adoro mitologia (desde Percy Jackson até 'O Livro de Ouro da Mitologia') e esse livro parece ser feito para essas pessoas. :) Vou tentar ler!

    ResponderExcluir
  20. Oi Re!
    A primeira resenha deste livro que li, creio eu, foi no blog da Ane e logo depois tivemos o encontro do Clube onde falamos sobre mitologia.
    Eu confesso que estou bem curiosa para conhecer essa história.

    Beijo

    ResponderExcluir
  21. Mitologia grega, é fascinante , essa então é fantástica, sei que vou amar , porque sau resenha foi maravilhosa!

    ResponderExcluir
  22. Ainda não tinha lido nenhuma resenha deste livro. Mas depois de ler a sua fiquei, de fato, com uma grande vontade de ler o livro. Parece ser um livro bem interessante, ainda mais sendo sobre a mitologia grega.
    A capa do livro é linda, e acredito que a escrita, assim como você falou, também seja.
    Realmente a sua resenha me deixou com muita vontade de ler o livro...

    ResponderExcluir
  23. Olá Regiane,
    Eu, tal como vc, também aprecio mitologia grega, de certa forma tem uma emotividade e encantamento tão grande. Mistério e Lutas, Adoro coisas épicas.
    Sua resenha está ótima e me deixou mais curiosa para ler. Eu sou apaixonada por essa capa, é de uma delicadeza e sensibilidade misteriosas.

    Abraços,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  24. A estória parece um verdadeiro drama. Ainda não tive a oportunidade de ler um romance mitologico e pelo que parece, este tem um enredo que fascina.

    ResponderExcluir
  25. Sou fascinada por mitologia. Ainda não pude ler esse livro, mas, pela resenha, me pareceu muito interessante. Gosto de narrativas na primeira pessoa. Costumam me envolver mais facilmente. O livro já está na minha wishlist.

    ResponderExcluir
  26. Adoro mitologia e a história da Helena sempre me fascinou. Qual mulher não gostaria de ser desejada dessa forma? Sua resenha só me deixou ainda mais curiosa para ler o livro e descobrir as memórias da Helena.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  27. Olha isso! É outro liro que eu sempre via na livraria, mas nunca comprei.. fiquei com medo de me decepcioar, estragarem e história e bla bla bla..
    Só que a forma como você falou na resenha, e todo o sentimento que você diz que a autora colocou nas páginas, me fez, de uma forma íntima, querer ler esse livro!

    Beijinhos;***
    Bia!

    ResponderExcluir
  28. Dentre as mulheres da antiguidade, Helena fez seu nome e até hoje ela é reverenciada. Após fugir do marido para seguir seu amor, dá-se uma guerra que não tão por causa de amor, mas por posse e vontade de subjulgar aquele que é considerado o causador de tudo.
    Espero ler o livro, pois sempre me senti fascinada por esse tipo de história.

    ResponderExcluir
  29. Quero muito ler esse livro!
    Estou curiosa para conhcer essa nova versão, e pelo que li na sua resenha, vou adorar!bjos

    ResponderExcluir
  30. O romance entre Helena e Paris já foi diversas vezes contado e recontado quando se fala da guerra de Troia e é simplesmente fantástico o que o amor deles pode fazer: uma guerra. Isso mostra o quão forte é e espero poder em breve ler esse livro, para ler mais uma vez essa bela história.

    ResponderExcluir
  31. Realmente sempre pensei nela como "a mulher que causou a Guerra de Tróia".
    Parece interessante ler uma outra versão da história, feita pela própria Helena.

    Não sei se será crível o suficiente pra desfazer a imagem da mitologia mas parece que vale uma leitura.

    ResponderExcluir
  32. Esse livro está na minha lista de desejados, parece ótimo. Bela resenha.

    ResponderExcluir
  33. Também gosto de mitologia, é uma leitura muito interessante...
    Os livros escritos em primeira pessoa fazem parecer que eu sou a personagem principal, e eu gosto muito.
    Fiquei instigada e pretendo comprar esse livro em breve!

    ResponderExcluir
  34. Não sou muito fã de mitologia grega, mas confesso que sua resenha me deixou super suriosa para ler. Também sou bastante sensível e após a sua descrição do livro que me fez entrar na história quero muito ganhar a promoção e ler o livro.

    ResponderExcluir
  35. cara que pira esse livro, parece muito interessante mesmo, além de ter um tema bem atrativo e misterioso de certa forma!

    ResponderExcluir
  36. =0 eu quero! Adorei a resenha!
    Abração!

    ResponderExcluir
  37. eu adoro mitologia grega no livro que eu acabei de ler 'o herói perdido' do Rick Riordan tem uma parte que que Annabeth e Piper falam de Helena de Troia o presente que seu primeiro marido Menelau deu a ela a adaga que ela chamava de Katoptris. Que significa,espelho,vidro em que se olha,já que ela usava para isso mesmo.

    ResponderExcluir