Postado 06 setembro 2012

Cinema #06

Por Regiane Cristina S.

Olá pessoal!

Bem vindos a mais uma sessão Cinema. Hoje vou falar de um filme que eu simplesmente adoro. Para quem curte uma animação com toque gótico e cheios de esquisitices, será um prato cheio.

Coraline e o Mundo Secreto (nome original: Coraline) é uma animação em stop-motion, baseada no livro do autor britânico Neil Gaiman, dirigida pelo diretor Henry Selick – o mesmo que de O Estranho Mundo de Jack.   Coraline é uma típica pré-adolescente cheia de reclamações e rebeldia. Ao mudar para um local chato e sem ter muito que fazer, ela se realiza ao encontrar um mundo paralelo ao seu, onde tudo levar a crer, ser melhor do qual vive, só que com o tempo, ela perceberá que não é bem assim.


Direção: Henry Selick
Gênero: Animação
Duração: 1h 40min
Distribuidora: Paramount Pictures
Lançamento: 2009
 
Sinopse: Entediada em sua nova casa, Caroline Jones (Dakota Fanning) um dia encontra uma porta secreta. Através dela tem acesso a uma outra versão de sua própria vida, a qual aparentemente é bem parecida com a que leva. A diferença é que neste outro lado tudo parece ser melhor, inclusive as pessoas com quem convive. Caroline se empolga com a descoberta, mas logo descobre que há algo de errado quando seus pais alternativos tentam aprisioná-la neste novo mundo.

Minha Opinião: Coraline e o Mundo Secreto pode não ser uma das melhores animações, mas uma coisa é certa: tem o seu mérito e o seu encanto. Os cenários já falam por si só. Principalmente quando se trata das cenas do mundo alternativo. São lindas e enigmáticas, mas ao mesmo tempo, soam bem sinistras.

O stop-motion me agradou muito. Fiquei admirada com a qualidade. A trilha sonora composta pelo francês Bruno Coulais, não fica atrás.  Mais perfeita para o clima e o enredo, impossível.

É notório a influência do clássico Alice no País das Maravilhas, mas nada que incomode. Apesar de Gaiman ter se inspirado na obra de Lewis Carroll, ele não deixou de depositar sua identidade na trama. Além disso, existem passagens macabras que me atrevo a dizer, que são capazes de impressionar até mesmo os adultos. Os olhos de botões, por exemplo, são apavorantes.
 
Os personagens são curiosos e com personalidades bem interessantes.  Um dos que mais me chamaram a atenção, foi o artista de circo Bobinsky. Também gostei muito do Wybie, mesmo ele sendo tão grudento e falante. Coraline me irritou muito com suas birras, mas, no entanto, ela é uma protagonista marcante. Os demais são tão bons quanto esses, mas prefiro não entregar tudo numa bandeja a vocês. Se não qual é a graça?

O desfecho não é um dos melhores, mas no geral, o filme me agradou bastante. Dizem que a adaptação cinematográfica supera o livro. Isso eu já não garanto, pois ainda não tomei vergonha na cara em lê-lo. Espero que eu possa apreciá-lo tanto, quanto a animação.

Coraline e o Mundo Secreto é um trabalho visualmente incrível, sombrio, com pitadas de humor e com uma boa e válida lição de moral.

Recomendo!
 
Trailer:

10 comentários:

  1. Eu já tinha assistido ele. Não gostei muito, meu preferido mesmo e a Noiva cadever.
    Mais de todo não é ruim, tem um mistério e prende a gente até o final.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  2. Oi..

    Eu ainda não tinha ouvido falar desse filme ou assistido, porém eu adoro o escritor Neil Gaiman, eu li o livro dele Lugar Nenhum e gostei muito.. E por isso e mais pela a sua recomendação que vou procurar assistir esse filme..

    Bjinhos!!! =/

    Samira Chasez

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não assisti esse filme, mas essa semana ele vai passar em alguma emissora de TV aberta, acho que amanhã (7/9). Mas eu comprei o livro e chegou aqui em casa uns três dias atrás, a capa é maravilhosa, acho que dá bem o clima da história. Eu adoro Neil Gaiman e mal posso esperar para ler Coraline.

    ResponderExcluir
  4. Tenho verdadeira paixão pelos Filmes de Tim Burton *-* ,quero ver é Paranorman :)

    ResponderExcluir
  5. Não gosto muito de animação, mas esse eu quero ver *---*

    ResponderExcluir
  6. Eu amei esse filme. Realmente os botões onde deveriam estar os olhos são apavorantes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Rê! Eu adoro esse filme! Comprei o livro numa promoção esses dias, mas me falaram que o filme ainda é melhor. Espero gostar dele também (normalmente eu prefiro os livros do que os filmes no quesito adaptação).

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oiii eu ainda não vi esse filme, gosto bastante de filme de animação, mas ultimamente só ando lendo livros, ver filmes está sendo raro, aliás ligar a tv está sendo bem raro...

    BjOs!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu simplesmente amo stop motion, mas que prefiro chamar de filme de massinha! Sim, sou dessas que assiste Wallace and Gromit até hoje, rs
    Coraline tem um lugar muito especial na minha coleção de DVDs, mesmo não sendo fãzona de desenhos góticos, e por alguma razão obscura eu sempre lembro de Bettlejuice quando vejo esse filme!
    Também pretendo tomar vergonha na cara e ler o livro logo =D

    Beijão flor!
    www.desigusson.com

    ResponderExcluir
  10. Bem legal essa ideia de interagir com os seguidores do blog, e saber o q estamos lendo, além de compartilhar nossas impressões pessoais sobre os mais diversos livros.
    Quem sabe eu participe um dia desses...
    Bjos!

    ResponderExcluir