Postado 22 agosto 2012

Resenha: Vaclav & Lena

Por Regiane Cristina S.








Título: Vaclav & Lena
Autor: Haley Tanner
Nº de páginas: 272
Ano Edição: 2012
Editora: Intrínseca






Assim que li a sinopse de Vaclav & Lena, me interessei imediatamente pelo livro, mas não imaginava que por trás do mistério contido, teria uma história linda e comovente. Não me arrancou lágrimas, mas conseguiu tocar meu coração.

Vlaclav e Lena tinham seis anos quando tiveram suas vidas cruzadas pela primeira vez. Isso aconteceu em uma aula de inglês para imigrantes do Brooklyn. Apesar de terem a  idade em comum, eles possuem personalidades bem diferentes. Enquanto Vaclav é extrovertido e muito esperto, Lena é muito tímida, além de possuir uma enorme dificuldade com o idioma. Juntos eles se tornam uma dupla e tanto. Mas infelizmente, isso acaba mudando, pois um determinado dia, Lena não aparece mais na escola e some misteriosamente da vida de Vaclav.

Por sete anos, Vlacav sempre desejou boa noite a Lena, todos os dias, imaginando se ela fazia o mesmo por ele. Só quando a sua melhor amiga completa 17 anos, é que ele finalmente descobre o que aconteceu no passado.

Esse livro me prendeu desde a primeira página. Ele possui um ritmo bem agradável e gostoso, que foi impossível me fazer desgrudar de suas páginas. A escrita de Haley Tanner é bem peculiar, mas me agradou demasiadamente. Adoro quando o autor é ousado e seguro no que faz. E isso Haley tem de sobra.

A narração segue em pessoa, como se fosse um conto de fadas, com um toque poético, seguido de drama e de muita emoção. Eu fiquei satisfeita com o resultado. Acho que a autora soube inovar na hora de colocar a história no papel. Mais um ponto para ela.

Em relação aos personagens, eu travei uma guerra entre admiração  e decepção. Vaclav é um garoto puro e cheio de sonhos. O amor idealizado por ele é tão mágico, que eu torci para que as coisas dessem certo conforme seus desejos. Já em determinadas situações, eu tive vontade de gritar com ele e dizer: "Acorda! As pessoas podem ser muito más, e não se engane, pois você irá se decepcionar"

Lena, na maior parte do tempo me causou pena, mas quando ela resolvia mostrar as garras, eu sentia vontade de esganá-la. Apesar de tudo, gostei dela.  A mãe de Vaclav, a primeira vista, me pareceu durona, e não me agradou imediatamente, porém ao conhecê-la melhor, ela acabou me conquistando. O seu coração é tão generoso, que quando eu menos esperava, eu me afeiçoei a ela. 

Apesar de a sinopse ser atrativa, eu não tinha ideia do rumo que a história tomaria. Surpreendi-me de diversas formas. Infelizmente a única coisa que me desagradou, foi o final. Eu achei que a autora poderia ter dado uma atenção maior a ele, pois deu a impressão que foi tudo muito corrido. Fiquei com um gostinho de quero mais, assim que fechei o livro.

Em geral, a obra de estréia de Haley, me agradou bastante, portanto é certo de que irei acompanhar seus futuros trabalhos. Se você gosta de romance, reviravoltas e de emoções, eu recomendo Vaclav & Lena.

Nota Final:

37 comentários:

  1. Assim que eu li a sinopse de Vaclav & Lena também me interessei logo de cara. Gostei muito da resenha, me deu mais vontade de ler i trabalho da Haley.

    Beijos,
    Deivison Amorim - @EuTenhoLivros
    eutenholivros.com.br

    ResponderExcluir
  2. ah, os livros da Intrínseca tão com nada ultimamente, quase nenhum me interessa ou que leio ainda são ruins. Vi bastante comentários sobre esse livro, mas pela sua resenha não me passou aquela vontade ler, talvez uma dia tire a própria opinião sobre ele.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Acho a capa deste livro muito bonita, me chamou atenção desde a primeira vez que a vi. Gostei da resenha, você mencionou uma palavra que me fez definitivamente interessar pela obra: reviravoltas.

    bjs
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. O bom é quando o livro fica com gostinho de quero mais! (apesar de eu não ser fã de finais corridos). Eu estava querendo ler este livro, mas estava com um pouco de medinho de arriscar ler e não gostar, ler livros ruins para mim é um pesadelo. Mas sua resenha me ganhou, ficou ÓTIMA! Já estou com vontade de ler, *0* Beijos, rê <3


    Chel Lima - http://corujando.org

    ResponderExcluir
  5. Olá, Rê!!
    Eu também não curto finais corridos nos livros, é complicado se envolver com a história e chegar no final constatar que o desfecho não foi bem planejado. Uma pena porque compromete a avaliação do livro como um todo.
    Adoro essa capa e quero muito ler esse livro algum dia. Só fico triste em ver que há poucas resenhas dele na blogosfera. =/
    Quando a gente nutre sentimentos conflitantes pelos personagens a gente acaba se sentindo assim, né? Ou você ama ou odeia. kkkkkk
    Adorei a sua resenha!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  6. Oi, estou publicando meu livro Quimera no blog http://quimera1.blogspot.com.br de forma independente.
    Para quem gosta de romance, aventura, ação e principalmente de ler. A história de Manuela, uma princesa moderna, que com os restos de seu castelo de areia desmoronado tenta encontrar um novo sentido na vida, às vezes tão cruel...
    “__Sim. O chefe da segurança ligou para o seu pai, e ele já está vindo. __Ele ainda me abraçava quando confessou. __Eu não devia ter ficado longe de você em nenhum momento da festa. Eu não me perdoaria se algo de ruim tivesse acontecido com você. __E apenas para mim eu comentei que ele estava certo, se ele não tivesse saído de perto de mim nada disso teria acontecido, ninguém teria morrido. Ou talvez tudo pudesse ser muito pior. E quem estaria morta seria eu. E perdida nesses pensamentos, senti sua mão no meu rosto, e não pude deixar de perceber que sua mão não era tão firme e quente quanto uma que me tocara há poucos instantes. Ela levantou o meu queixo, e antes que eu pudesse mergulhar no oceano daqueles plácidos olhos azuis, senti sua boca contra a minha, e por puro egoísmo, senti minha vida começar, enquanto outra se findava.”
    Blog: http://quimera1.blogspot.com.br/
    Facebook: http://www.facebook.com/blogquimera

    ResponderExcluir
  7. Bastante diferente do que imaginei sobre o livro, já que nunca o havia visto, achei que seria algo mais infantil. Parece ter bastante emoção e uma teia de mentiras e descobertas. O livro parece ser bastante interessante do tipo que nos faz colar a mão em cada orelha dele e fechar apenas quando acabar.
    Vou procurar mais sobre ele!

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha ouvido falar sobre esse livro, e com certeza está na minha lista agora que eu li a sua resenha.

    ResponderExcluir
  9. Ai parece muito bom. Vou coloca-lo na minha lista.

    ResponderExcluir
  10. Ahh fiquei curiosa para saber o que acontece com a menina '--' haha. Gostei da sinopse, e o rumo que levou. Irei ler :]

    ResponderExcluir
  11. Acho que esse livro é super fofo. Me lembrou um pouco A Menina Que Roubava Livros.
    Antes de olhar por aqui, ainda não tinha ouvido falar desse livro.
    Ótima resenha. Me deixou com um gosto a mais pra ler.

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley
    http://obsessionvalley.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Sua resenha foi bem convincente em? Eu já havia lido antes uma resenha desse livro porém creio que quem o resenhou deixou a desejar, PARABÉNS!
    Gostei da parte que você disse que chorou. Amo livros que me fazem chorar e pelo que eu li aqui na resenha essa estória tem romance (amei).
    Fiquei bastante curiosa para saber o desfecho do livro!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  13. Nossa quero ler , gosto muito de histórias de amor ainda mais assim começando cedo.
    Não sabia desse livro até ver aqui no blog e vou gostar muito de conhecer esses dois.

    ResponderExcluir
  14. Gostei bastante da resenha! Fiquei intrigada com o que aconteceu com a Lena. E diferente de outras histórias que eu vejo, o ''menino'' sempre é o bad boy e esse Vaclav me pareceu sonhador, assim como você o descreveu. Fora a capa que é fofinha!

    ResponderExcluir
  15. Ai, eu já to com ódio dessa Lena só de ler sua resenha!! rsrs
    É isso que dá fazer resenha boa!!
    Adorei!!

    Bjkassssss

    ResponderExcluir
  16. Adorei! Amo romances, reviravoltas e emoções! então quero ler esse livro pra já! além do mais, a capa é fofaa! A resenha só aumenta a vontade! =) eu querooo!!!

    ResponderExcluir
  17. Mil ideias se passam em minha mente sobre os acontecimentos desse romance, o que será que aconteceu? - essa é a maior indagação! Pelo visto terei que ler e saber o que aconteceu a Vaclav e Lena, adorei os nomes das personagens ^^

    Beigos!

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha!
    Já tinha visto a sinopse antes, mas não tive muito vontade de ler, mas agora, com com um bichinho da curiosidade no meu pescoço, esse livro vai para a minha wishlist!

    ResponderExcluir
  19. Oi Reh!!!
    Eu também me interessei imediatamente pelo livro quando li a sinopse e gostei do que você escreveu "A narração segue em 3ª pessoa, como se fosse um conto de fadas, com um toque poético, seguido de drama e de muita emoção."
    Descobri que gosto de livros assim, com toque poético, desde que não seja muito enrolado ou cheio de entrelinhas, sabe? Aff, aí eu não gosto!

    Mas fiquei com algumas dúvidas: eles são de raças diferentes? Ela é estrangeira? Achei legal porque gosto desse toque inocente dos personagens, tão distante de nossa realidade, né? Como você disse, deu vontade de alertá-lo sobre a maldade das pessoas...

    Adorei a resenha flor! #saudades
    ;*

    ResponderExcluir
  20. Oi..

    Adorei a sua resenha e faz algum tempo que estou enlouquecida por esse livro e por ler ele.. Espero que eu tenha sorte..

    Bjinhos!!

    ResponderExcluir
  21. Meu Deus, se não fosse eu ler sua resenha nunca pegaria este livro para ler! A capa é muitoo estranha! Mas gosto de narrativas que fazem você continuar lendo sem pensar mesmo que esta a tantas horas na leitura. Gosto também quando personagens nos dão algum tipo de emoção do jeito que você falou sobre ter pena da personagem!

    ResponderExcluir
  22. tenho muito vontade de ler esse livro, mas vejo algumas resenhas que o livro não é tão bom, mas lendo sua resenha me empolguei, o livro me parece leve, e romantico. espero lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  23. Oi Re.
    Vlaclav e Lena, que ironia ou não, ambos opostos, e se atraem é claro, mas de repente nada está tudo igual...
    Se a autora soube ousar na sua narrativa então é preciso que todos lêem, inclusive eu, todos adoram ousadias nas leituras, porque um livro na mesmice ninguém merece.
    Pela resenha vi que o livro é mt bom mesmo, apesar das mancadas de Vlacav...
    Adoro reviravoltas e aposto que vou gostar dessa leitura emocionante! bjs

    leiturasvivas.com

    ResponderExcluir
  24. Gostei da resenha! Não conheço nada do livro além do que li na resenha! Vamos ver se ganho o sorteio para poder formar a minha própria opinião! =)

    ResponderExcluir
  25. Confesso que com a sua resenha e com as outras que li, não me animei com o livro. Mas prefiro ler ele e depois julgar né? Abs. @pokos_

    ResponderExcluir
  26. Pude conhecer esse livro por aqui..gostei da resenha, mas não sei se seria um livro q eu comprasse tb ;DD Quem sabe eu n ganho o sorteio ;DD bjokas

    ResponderExcluir
  27. Eu fiquei com vontade de saber o que aconteceu com ela. O bom também desse livro é que são personagens diferentes, começando aquele amor juvenil, a obra me parece bem centrada, com foco.Mas preciso ler para poder dizer mais.

    ResponderExcluir
  28. sinopse e muinto atrativa, mais ainda não bateu aquela vontade de ler, mais vô adicionar na minha lista pra proximos livros ;p

    ResponderExcluir
  29. O que eu posso dizer... Eu estou super curioso para ler esse livro! Mais já ouvi falar muita coisas sobre ele, dentre elas, que a história é um tanto confusa e que hpa indícios de preconceito em relação a nacionalidade de alguns personagens e afins.

    E pra dizer bem a verdade me nada modificaram a minha ideia de que tenho que lê-lo. Sua resenha com certeza reforçou essa ideia. Gosto de livros que apresentam um pouco de suspense ao romance pra dar um ar mais interessante a história, e para nos surpreender!

    Vamos ver se consigo colocá-lo na minha próxima lista de compras... =)

    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  30. nossa esse ano foi cheio de surpresa eu gostei desse livro tb e infelizmente pro meu bolso ele vai pra lista de compra , muito legal a estória e eu fiquei interessada em saber como termina. Já tinha visto quando a capa e n gostei muito por isso nem cheguei a ler a sinopse , que arrependimento ! enfim espero poder comprar ele pra iniciar a minha leitura e foi legal ler sua resenha .
    :)

    ResponderExcluir
  31. nossa, quando eu li "Só quando a sua melhor amiga completa 17 anos, é que ele finalmente descobre o que aconteceu no passado." fui lendo o resto da resenha para saber mais e mais... Fiquei muito curiosa e tenho que ler esse livro, quero muito saber o que aconteceu com a Lena.
    Muito boa a resenha e certamente o livro também deve ser muito bom porque se com a resenha eu fiquei instigada imagina com o livro!

    ResponderExcluir
  32. Geralmente prefiro livros narrados em primeira pessoas, mas leio de tudo, gosto de reviravoltas e surpresas, gosto de livros que vc sofre com o personagem e trava batalhas com ele, parece que se está dialogando com o livro, fui fisgada pela curiosidade, agora tenho q ler esse livro

    ResponderExcluir
  33. nossa , q triste , ela ter desaparecido deste jeito , achei muito interessante a tematica do livro , muito legal ...
    fiquei curioso para ler , otima resenha , parabensss

    ResponderExcluir
  34. Assim que me deparei com esse livro foi amor à primeira vista e, ainda bem, que eu não estava errada! De acordo com a sua resenha, o livro parece ser exatamente aquilo que eu esperava dele: delicado, doce e, de certa forma, triste e misterioso. Estou com ainda mais vontade de ler uma história que parece ser tão interessante.
    Beijos
    adriana medeiros

    ResponderExcluir
  35. Depois da tua resenha, maravilhosa por sinal, estou desesperadamente louca para ler esse livro.. Já queria ler ele, mas a sua resenha só me motivou a ler para ontem... Tomara que eu ganhe, se não vou ter que comprar, porque quero muito ler esse livro..

    ResponderExcluir
  36. OMG, como assim "é que ele finalmente descobre o que aconteceu no passado..." o que aconteceu no passado? Sou só eu que estou curiosa para saber? Eu quero muito ler esse livro. Pela descrição os personagens são aqueles que nos envolvem com suas angustias e eu amo livro assim.

    ResponderExcluir
  37. Gostei do nome, mas a capa achei fraca. Muita vontade de ler depois da sua resenha ;)
    Abraços!

    ResponderExcluir