Postado 07 junho 2012

Respeito é bom e todos gostam!

Por Regiane Cristina S.


Olá, pessoal!

O assunto de hoje não é nada agradável, mas ando tão indignada, que resolvi desabafar com vocês. Não sou de escrever textos polêmicos – esse não é o intuito do blog – mas nesse caso, achei essencial.

Há quatro meses exatamente, comprei um livro em pré-venda que eu tanto desejava de uma editora que possui títulos muito atrativos. Ele estava previsto para o mesmo mês da compra (fevereiro), porém houve atraso, o que costuma ser muito comum nesses casos, portanto eu nem esquentei minha cabeça, porém quando chegou março, eu resolvi contatá-los para saber quando eu receberia. No mesmo dia me responderam que seria em breve. E o que entendi disso? Que seria no mesmo mês. Mas ele terminou e nada. Enviei mais um, dois e três e-mails, e nenhuma resposta. Chegou abril e não me deram sequer uma satisfação. Em maio minha paciência estava no limite, mas educadamente resolvi perguntar por twitter, e foi nesse momento que alguém me respondeu - uma funcionária deles, que é um doce e foi muito atenciosa pelo seu twitter pessoal – me dizendo que havia ocorrido um problema de atraso na gráfica, mas que sem falta, sairia até o final do mês.  Infelizmente não foi assim que aconteceu, e dia 1 de junho, resolvi tentar novamente, mas a pessoa que é responsável pela editora, me ignorou e não se deu o trabalho de responder nenhum dos meus tweets.

O que fazer nessa situação? Já falaram para eu pedir reembolso. Eu não quero meu dinheiro, quero meu livro e uma posição concreta. O atraso me deixa triste? Sim, mas o que me revolta é a falta de satisfação. Eu quero saber o que aconteceu exatamente. Essa coisa de que a culpa é da gráfica, não cola. Livros não demoram todo esse tempo para serem impressos. Trabalho com moda, e lido sempre com gráficas e nunca atrasam tanto um trabalho. E tem books de tendências que desenvolvo que são bem complicados, que vão até colagem de tecidos. E esse detalhe, só pode ser feito manualmente - um por um - e mesmo assim, as gráficas conseguem entregam no prazo ou sem muito atraso. Independente do número.

Se por acaso houve falta de verba, saiba que isso não é um pecado. Se esse é o motivo de todo esse atraso, é melhor ser humilde e encarar os leitores com a verdade, do que ficar em cima de um pedestal, fazendo de conta que tudo anda perfeitamente bem. Se não for isso, mas talvez o cancelamento do contrato com a editora de fora, por mais triste que seja a notícia, eu e os demais leitores que estão vivendo essa situação, merecemos saber. Esse descaso é extremamente desrespeitoso, e gera uma revolta, como se nós leitores, não significassem nada para vocês.

Com todo esse silêncio, eu pergunto: O que a editora ganha com isso? Nada, e o pior, só tem a perder. Se vocês não conseguem cumprir o que prometem, basta se pronunciarem e explicar. Ignorando a todos, só estarão comprometendo mais ainda a imagem de vocês.

Quero deixar claro, que em relação aos livros já lançados pela editora, eu nunca tive nenhum problema. A entrega é super rápida, e sempre enviam marcadores lindos, agora em relação às pré-vendas, eu só tenho que lamentar.   

Então Sr(a). responsável pela editora, vou ter uma resposta? Pois é isso que eu mais desejo. 



51 comentários:

  1. Também tô esperando meu livro... sendo que só tive resposta porque fui na página deles do facebook reclamar. Já fiz compra com a editora antes e também não tive problema nenhum, mas essa pré-venda tá encantada e ninguém explica a razão.

    Também quero meu livro, mas se demorar muito mais, quero é meu dinheiro de volta.

    ResponderExcluir
  2. Espero que essa situação se resolva e você receba seu livro, um pouquinho de sinceridade e respeito com o leitores é essencial para uma editora, algumas não sabem o que é isso, infelizmente :|

    ResponderExcluir
  3. pelo menos uma posição com sinceridade é tudo né ? pois assim nos preparamos para eventuais atrasos !

    bjos
    onossonude.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. oi Rê!!

    Sei exatamente de qual editora você está falando. É mesmo muito triste que eles não possam cumprir com a palavra e isso não é de agora, desde o lançamento do primeiro livro isso acontece!
    Acho que as coisas na editora devem ser repensadas porque eles são muito fofos quando elogiamos um livro ou a capa, mas quando é para pedir satisfação eles simplesmente fingem que não vê!
    Eu vi você perguntando via tt esses dias e vi também que eles não responderam, isso é um absurdo, essa falta de informação da parte deles!

    Tomara que consiga resolver isso!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. UAU! Sinto muito pela demora, isso também já aconteceu comigo - ano passado. Esperei quase três meses pelo livro e a editora não me dava satisfação, sei como você se sente. Espero que tudo se resolva.

    ResponderExcluir
  6. Putz Rê, isso é muito chato.. o povo já reclama do Sub.. e pra tentar facilitar, compram direto com a editora.. e acontece isso.

    Eu sei qual a editora pq vi no twitter, ganhei um livro deles numa promoção.. demorou meses pra chegar. Esses dias que comentei com a dona do blog e ela falou com eles, em dois ou três dias chegou.

    Mas isso aí acho que você tem que insistir mesmo e lutar pelos seus direitos! Na hora de vender é bom, né? Propaganda enganosa?.. porque aqui ninguém é idiota.

    Afinal isso vai ficar ruim pra eles mesmo! Cada vezes mais demonstra a falta de compromisso e de palavra.

    beijos e boa sorte aí
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. e qual é a editora? Acho que se você quer que a coisa realmente funcione, tem que meter a boca no trombone mesmo, e esculachar. Deveria ter citado o nome da editora pra eles tomarem vergonha na cara. Esses dias eu eu li num outro blog que as reclamações feitas pelos consumidores via internet funcionam mais do que reclamar em procon! As empresas estão de olho no que é dito pelos compradores. Se tem reclamação a fazer, fala direito e cite nomes. Até para os outros poderem se precaver dessa empresa irresponsável. Eles estão lidando com o teu dinheiro, não podem simplesmente fazerem o que quiserem... acho que eles já passaram dos limites, e sinceramente não creio que mereçam a tua consideração!

    ResponderExcluir
  8. Respeito e profissionalismo acima de tudo, acho que quando isso falta o comprador perde total confiança, essa situação é muito chata já passei por algo assim!

    ResponderExcluir
  9. O que falta nessa editora é compromisso com o leitor, além, é claro, de respeito e profissionalismo. E acho que deveríamos, sim, dar nome aos bois. Afinal, se não dermos, apesar de sabermos, entre nós, quem é, muitos não saberão e continuarão comprando livros dessa editora, que é a UNDERWORLD!

    Além do problema da pré-venda, há também o atraso nos lançamentos de seus livros. Desde julho do ano passado, particularmente, pergunto a eles sobre o lançamento de Iron Queen, terceiro livro de Iron Fey. Falaram que seria em outubro. Esperei e nada. Falaram que seria em março de 2012. Esperei e nada. Perguntei mais uma vez e tomei um bloqueio deles no Twitter! Simplesmente!

    Enfim, a Underworld já foi uma editora da qual gostei, mas caiu muito rapidamente no meu conceito. Hoje tenho ódio por essa editora e espero o pior dela.

    ResponderExcluir
  10. Tremenda falta de respeito...
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  11. Oi, Rê!

    Nossa, eu já vi uma outra blogueira reclamando dessa demora... Não sabia que você também tinha comprado esse livro em pre-venda. Realmente é muita falta de respeito. :( Eu passei por um probleminha também com essa Editora, não porque comprei em pre-venda, mas porque tentei comprar diretamente com eles, mas eles simplesmente não respondiam aos meus e-mails. É MUITO frustrante, parece que estamos pedindo um favor pra eles... Eu hein. Fiquei bem chateada depois do ocorrido. Espero de verdade que ainda esse mês você tenha uma resposta satisfatória deles, Rê!

    Super beijo!
    Amanda

    ResponderExcluir
  12. Pura falta de respeito mesmo! Pelo menos que falassem a verdade, o negócio agora é fazer um boicote das pré-vendas!

    Att

    marinna bastos

    ResponderExcluir
  13. Olá, Rê!!
    Sei de coisas ainda mais cabulosas em relação a essa editora, mas deixa quieto, pois uma hora a casa vai cair... Se você percebeu também alguns autores terem saído e buscado outras editoras para publicar, é porque algo não vai bem.
    Eu só comprei dois livros da editora, mas realmente acho a diagramação caprichada e as capas são lindas. O que eu não entendo é a falta de disposição da parte deles em dar uma explicação e observei que o livro da Maureen o estava em pré-venda e acho que quem comprou ainda não deve ter recebido... Espero que eles ao menos se expliquem, parece que a editora já voltou ao país... Ela terá agora tempo de sobra para resolver essa questão e espero que logo você receba seu livro.
    Bom findi.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  14. Rê aconteceu exatamente isso comigo em relação ao livro do TIM BURTON; Atraso o lançamento e esgotou logo que saiu, tive que pedir reembolso e comprar em outro lugar, muito chato isso!

    ResponderExcluir
  15. Nossa, que triste! Vc tentou ligar ou só mandar email?

    ResponderExcluir
  16. Oi Rê!
    Eu já tive um problema de pré-venda que não chegou no prazo. Foi no Submarino, comprei um dvd que chegou com um mês de atraso. Depois dessa, aprendi a não comprar nada em pré-venda.
    Eu acho que o pior nem é o atraso, mas essa postura de não dar nenhuma explicação. Minha sugestão: cadastre sua reclamação no Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br), já vi muita gente sendo ajudada por esse site.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi Rê, tbm tive um transtorno com esta editora na compra de 7 livros que demoraram 4 meses para chegar, a falta de respeito foi extrema, mandei vários emails, tweets, até me bloquearam no Tweeter, gente sem profissionalismo, só quando ameacei ir a justiça meus livros chegaram.
    De repente é isso que vc devia fazer.
    Boa sorte e é uma pena pois a editora tem otimos titulos.

    bjo

    ResponderExcluir
  18. Eu acho um absurdo que eles façam pré-venda de um livro sem que o mesmo esteja já 'pronto' só faltando realmente mandar para a gráfica, porque essa história de que a gráfica atrasou é pura enrolação, tão fácil colocar a culpa em outra empresa, não é? Não seria o caso de todos os que compraram se unirem para cobrar uma solução em conjunto?

    ResponderExcluir
  19. Oi Regiane!
    Essa editora está acabando com a própria reputação pela blogosfera a troco de nada. Todos gostavam tanto dela e de um tempo para cá só ouço falar mal, justamente pelo mesmo caso que você está passando. Uma pena mesmo, mas essa falta de compromisso e pior, descaso com os leitores só contribuiu para manchar a reputação dela mesma. Ficou claro que eles são mal treinados e pouco profissionais. Particularmente não compro mais nada diretamente com eles, de tanto ouvir falar sobre os problemas que os outros passaram!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Bem pelo que vi nos demais comentários, você não é a primeira a reclamar da editora, agora que sei o nome dela, e o que esta acontecendo com tantas outras pessoas a mesma situação, infelizmente digo que ela com certeza já perdeu o respeito de muitos leitores. Afinal isso é um descaso, já que voce esta comprando é seu direito ter seu livro, e tratar o consumidor dessa forma é horrivel.

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bom?
    Nossa é muito xato quando isso acontece, nunca passei por isso e espero não passar, por que ficamos muito tristes e bravos.
    Mas torço por você para que um dia esse livro chegue kkk
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    Tem muitas promoções, Julieta imortal, apaixonados entre outras...
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Que coisa mais chata, uma coisa que seria tão simples de resolver, acaba causando uma situação ruim assim :/

    ResponderExcluir
  23. Oi Regiane.
    Eu estou passando pela mesma coisa. Acho que comprei o mesmo livro que vc está se referindo e até agora estou na espera. Realmente é uma falta de respeito da parte deles.
    E teve outra que me fizeram; um dia chegou aqui em casa um pacote deles com alguns livros mas eu não tinha pedido nada. Achava q eram os livros q encomendei na Bienal do Rj mas retirei lá mesmo, e sem fossem estaria faltando livros pelo tamanho do pacote.
    Mas enfim, eu escrevi pra eles falando sobre o engano e na mesma hora a Fabi me respondeu falando que eu enviasse de volta o pacote e que eles me depositavam o frete. Bom eu envie e mandei o recibo mas até agora não recebi de volta a grana do frete. E eles nem pra responder.
    É uma pena que eles tenham títulos tão bons mas eu não pretendo comprar mais nada deles.
    Bjs

    www.vidadeleitor.net

    ResponderExcluir
  24. Isso nunca aconteceu comigo, mas deve ser horrível! :/

    ResponderExcluir
  25. Oi
    isso é bem chato,
    quando se trata dos direitos do consumidor, geralmente o respeito fica de lado.
    Espero que se resolva logo.

    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Rê!
    Tá certa, certíssima, as vezes não é nem o reembolso que conta, mas sim o respeito em simplesmente digitar uma explicação,mesmo que para dizer que ainda vá atrasar e tal, mas pelo menos a pessoa fica ciente. To imaginando qual seja a editora, se for a que penso, já deixaram de me responder sobre algo em relação a compra também. Espero que resolva logo, pois respeito é essencial acima de tudo.
    Nunca mais havia passado aqui, mas são muitos os blogs, só tá dando para responder, sem falar que o tempo escasso..

    Boa sorte!
    Bom Domingo, ou resto dele, beijos!

    ResponderExcluir
  27. Essa editora no inicio achei interessante, achava o catálogo atrativo, mas são completamente amadores e até um pouco "sacanas", os livros são caros para o tamanho, praticamente não tem diferença de preços.
    E uma livraria aqui da minha cidade pediu livros para a feira do livro no ano passado, e o pedido foi feito dois meses antes, chegou quase no final da feira do livro, e um deles a sinopse era tão sem nexo e com erros que eles tiraram até da venda.
    Dou um conselho para todos não comprem mais dessa editora, não é correta e não tem respeito nenhum com os leitores.

    ResponderExcluir
  28. Regiane,

    Comprei o mesmo livro, também na pré-venda em fevereiro. Mando e-mail's, scrap's, pedidos no facebook cobrando o lançamento e a resposta é que vai sair. A última é que está no prelo. O interessante que você faz propaganda do livro a meses, basta ver sua imagem no twitter. Ao contrários de comentários anteriores ganhei uma promoção e recebi rápido. Tenho 2 livros comprados da editora em livrarias virtuais. Poderiam dar uma satisfação do que está acontecendo. Tem vários títulos que quero adquirir, não lançados ainda. 2 dos títulos eram do mês que passou e não foram lançados. Sem explicação.

    ResponderExcluir
  29. Oie Rê =)

    Para mim este descaso todo, é uma falta de respeito com o leitor. Todo mundo perde, vcs que compraram o livro em fevereiro e até agora não o receberam. A editora que acaba perdendo a credibilidade.

    Espero que vc consiga resolver isso o mais rápido possivel.

    bjus

    anereis

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  30. espero que vc receba seu livro,
    eu costumo comprar livros na internet e isso graças a deus nunca aconteceu.

    ResponderExcluir
  31. Nossa,que falta de respeito.Eu tenho medo de comprar coisaspela internet por causa disse,sei que são fatalidades amsi mesmo assim.

    ResponderExcluir
  32. Oi Rê!
    Você não é a primeira a reclamar dessa pré-venda fantasma. Acho um absurdo a editora não se pronunciar e explicar o que está rolando.
    Eu não compro nada deles, mesmo quando o preço está incrível. Acho a revisão péssima!
    Espero que você receba seu livro o mais rápido possível.
    Lamentável essa situação.

    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  33. Oh, que situação lamentável Regiane!

    Eu também estaria revoltada, no seu caso. Acho um absurdo essa falta de comunicação da editora e também de palavras. Você, bem como todos os leitores que estão na mesma situação tem toda razão de estarem revoltados e muito, muito chateados. O problema aí é que eles não te respondem mesmo, então fica tão dificil saber como proceder...

    Espero que tudo se resolva querida,
    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Oi flor,
    Nossa que M...tenho uma ideia de qual editora vc esteja falando e se for a mesma que eu estou pensando infelizmente vc não e a primeira a reclamar deles...que droga isso ne...muito falta de respeito fala serio.
    Bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  35. Pois é, todos querem respeito, mas nem sempre respeitam ....

    ResponderExcluir
  36. Situação muito chata essa. Pior pra editora que perde a confiança do leitor. :/

    ResponderExcluir
  37. Realmente é complicado, pois nós que somos leitores devemos ser devidamente respeitados, já que somos nós que ajudamos as Editoras a crescer. Mas infelizmente as vezes da impressão que não temos muita voz. Espero que de tudo certo, e que eles lhe enviem o livro logo! (:

    ResponderExcluir
  38. Com toda a razão, amei a postagem, parabéns :)

    ResponderExcluir
  39. Oi,
    Você tem toda a razão em reclamar pois isso é uma falta de respeito com os leitores e o pior de tudo é o descaso da editora, eu já passei por algo parecido e fiquei muito brava.Espero que eles lhe enviem o livro logo.
    Beijos,
    Jaqueline

    ResponderExcluir
  40. Ah, Rê, que descaso, viu?!
    Chegam e te mandam pedir reembolso?! Aff!
    Parece que realmente eles não trabalham com livros, certo?! Porque ao menos eles deveriam entender, que quando se compra um livro, principalmente em pré-venda, é porque se está muito ansioso pra ler o livro, pra ter o livro!
    Se fosse pra pedir reembolso, você nem teria comprado!

    Sinceramente, sei nem o que comentar mais!
    Lamentável!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  41. Você tem razão, respeito é bom que o mundo todo gosta.

    ResponderExcluir
  42. Oi, Regiane!
    Entendo totalmente o seu lado e sua situação. Já tive alguns probleminhas com entrega, mas não de editoras, nunca comprei nenhum livro direto das editoras. Tem uma coisa bem simples deveria servir de lema para muita gente: Não faça o que não estiver ao seu alcance. É tão simples, não é mesmo?
    Também acho que não é culpa da gráfica. Minha mãe já trabalhou com uma e, se eles não conseguem dar conta do trabalho, raramente eles pegam.
    Então é isso, uma total falta de respeito. Espero que esse transtorno acabe :)

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  43. Oiee!
    É realmente muita falta de respeito uma editora fazer isso com seus leitores, ainda bem que isso nunca me aconteceu.

    Respeito é bom e todo mundo gosta (ou deveria gostar :/)

    Abraços, Quemuel
    http://theworldofbooks7.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  44. Isso nunca aconteceu comigo, mas devo imaginar como deve ser chato ficar esperando um livro que quer tanto por tanto tempo e sem nenhuma previsao de chegada! Respeito é bom e todos gostam,e espero que a editora pelo menos de uma boa "desculpa" pelo atraso.
    Beijos
    Leticia

    ResponderExcluir
  45. Super repleta de razão sua revolta. Como disse, é completo descaso com o leitor/cliente que, além de procurar diretamente pela editora, se dispõe a esperar o prazo que eles costumam dar quando acontecem imprevistos. O que eles não devem perceber, exatamente como você citou, é que omitir os fatos não ajuda em nada, menos ainda na imagem deles.
    Espero que dê tudo certo pra ti com essa história, fiquei com medinho de não receber os livros de pré-venda que comprei há pouco. Bom fim de semana! :)

    ResponderExcluir
  46. Falta de respeito com os consumidores '-'

    ResponderExcluir
  47. Que situação complicada, e o pior que eles não tem razão nenhuma e ficam com essa falta de respeito né ;//

    ResponderExcluir
  48. Eu já tive um problema parecido. Se quiser comprar briga mesmo, consulte um advogado.

    ResponderExcluir
  49. Que situação chata. Espero que se resolva o mais rápido possível e te desejo toda a sorte do mundo. Ficaria tão indignado quanto você nessa situação. Muita falta de respeito mesmo!

    ResponderExcluir
  50. Nunca me aconteceu uma cois dessas, também não comprei nenhum livro dessa editora.
    Espero que não aconteça mais.
    Att

    ResponderExcluir