Postado 25 junho 2012

Resenha: O Livro das Coisas Perdidas

Por Regiane Cristina S.








Título: O Livro das Coisas Perdidas 
Autor:
John Connolly
Nº de páginas: 363
Ano Edição: 2012
Editora: Bertrand Brasil






Dirigia-se diretamente para o jardim rebaixado, as labaredas lambendo a cruz germânica na fuselagem - como se algo nos céus estivesse determinado a impedir que o garoto passasse de um mundo a outro. Mas ele já havia feito sua escolha. Não podia hesitar. Esgueirou-se pelo buraco do muro, na escuridão, enquanto o mundo que deixara atrás de si transformava-se em um inferno.

Quando eu vi sobre o lançamento de O Livro das Coisas Perdidas e li sua sinopse, automaticamente me interessei por ele. Apesar das ótimas críticas a respeito, eu não fazia ideia da grandiosidade desse livro e o quanto se tornaria especial para mim. As minhas expectativas foram superadas de todas formas possíveis. Ainda estou saboreando a sensação maravilhosa que essa obra me proporcionou.  

Aos 12 anos de idade, David sofre com a morte recente da mãe. Além da dor que é obrigado a enfrentar, ele se sente mais sozinho do que nunca.  É nessa ocasião que David encontra conforto e companhia em seu novo quarto repleto de livros.  Logo eles começam a sussurrar e conversar com o garoto, e a partir daí, a barreira que separa a realidade da imaginação torna-se tão frágil e tênue que eles acabam se mesclando. 

A partir daí, David embarca em uma grande aventura ao adentrar em um mundo encantado, com direitos a heróis e a grandes vilões. O garoto descobrirá que muitos das histórias que ele lia e conhecia são bem diferentes e um tanto assustadoras. Preso nesse lugar, ele segue em busca de uma resposta que poderá levá-lo de volta para casa e para isso terá que encontrar um misterioso rei que tem em poder um livro muito especial que guarda diversos segredos. 

A história escrita por John Connolly me fez viajar pelo túnel do tempo, pois me levou a minha infância e me fez lembrar os livros que eu lia naquela época. Nem preciso dizer o quanto me fez sentir demasiadamente saudosista, sem contar que me causou o mesmo impacto quando eu li A História sem Fim. É tão fabuloso e mágico quanto o outro. 

A narração em pessoa é tão primorosa e poética, que é capaz de deslumbrar até mesmo os leitores mais exigentes. Os detalhes são ricos e fascinantes e os cenários são de encher os olhos. Não me lembro da última vez que a escrita de um autor me conquistou dessa maneira. É claramente perceptível a dedicação que foi depositada nessa obra.   

Eu me apaixonei pela forma que Connolly conduziu a história, pois ele deu uma roupagem nova a alguns contos de fadas bem famosos. Na verdade, para quem conhece as histórias originais dos Irmãos Grimm sabe que elas possuem detalhes bem sórdidos. Aqui o autor aproveitou disso, para realçar ainda mais a crueldade contida nelas e o resultado é tão macabro quanto.  

Os personagens contidos em O Livro das Coisas Perdidas são encantadores, assustadores e enigmáticos e todos - sem exceção - são muito bem construídos. David é um garoto que beira a realidade, pois seus medos e falhas são bem explorados. Apesar dos defeitos, ele tem um bom coração e só deseja ser feliz como qualquer outra pessoa. Sua persistência e coragem são dignas de admiração. O vilão principal é totalmente esquipático e cruel, mas também é sagaz e muito sábio. É possível odiá-lo e admirá-lo ao mesmo tempo.

Ao decorrer da sua jornada, David se depara com muitos personagens interessantes. Alguns do que mais me chamaram a atenção, foram os anõezinhos, pois eles são muito engraçados e mesmo de uma forma estranha, até simpáticos. O Lenhador e Rolando - o soldado - também me conquistaram, mas o personagem que me cativou imediatamente, foi a égua Scylla, que sempre foi doce e fiel. Sem contar com aqueles que me causaram aflição e frio na espinha, mas que reconheço que sem eles, a história não teria um toque todo especial.

Sinceramente eu não sei se consegui expressar tudo o que senti ao ler esse livro. O que posso dizer é que John Connolly soube mesclar os mais diversos elementos fantásticos com toda maestria, no qual resultou um trabalho formidável. O final é repleto de sentimentos e beleza. Me emocionei muito e foi impossível conter as lágrimas. O Livro das Coisas Perdidas conquista a todos, desde os pequenos até mesmo os mais velhos. É uma obra que merece total reconhecimento. Recomendadíssimo!


Nota final:  
                                  



38 comentários:

  1. Simplesmente amo livros que falam sobre o efeito da leitura nas pessoas, principalmente quando essas pessoas são os personagens principais.

    Estou muito curiosa para lê-lo!

    Beijo

    Ana Caroline
    http://nossocdl.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro tá na minha lista de próximas aquisições, e sua resenha só aumentou minha vontade de ler!

    ResponderExcluir
  3. Oh eu ainda não tinha lido nenhuma resenha dele, mas eu adorei tanto a sua resenha que antes eu só achava o nome bacana, mas agora Uau, eu preciso ler.
    Também vc foi falar nas histórias dos irmãos Grimm e isso já foi um gatilho para chamar a minha atenção.
    Assim que eu tiver oportunidade me enveredarei nas páginas desse livro.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Não sabia do que se tratava esse livro. É a primeira resenha que eu leio e parece ser uma história bem diferente. Conhecer as histórias mais de perto e de outra forma deve ser muito interessante!
    Sem contar que os personagens devem ser incríveis!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Eu ouvi muito falar desse livro na época do lançamento mas ainda não tive a oportunidade de ler, mas acho que vou gostar tanto quanto você porque esse é o meu tipo favorito de livro. Eu já tinha grandes expectativas sobre ele, agora aumentadaas pela sua resenha.

    ResponderExcluir
  6. Realmente pela sinopse, esse livro me encantou. O livro aborda um excelente tema, e pelo visto, parece ser excelente.
    Admito que se fosse pela capa, não gostaria de lê-lo, mas que bom que existe magníficas resenhistas.

    Kisses&Rugs'
    @JuliaaSeabra

    ResponderExcluir
  7. Oba, nova resenha *-*
    Gostei bastante do livro pela resenha, e estou bastante curiosa. Espero lê-lo em breve. *-*

    ResponderExcluir
  8. Rê, ontem vi o livro na livraria aqui e babei!! *_* lindo demais e o pessoal é só elogios.. argh maldição!! hahaha

    Adorei a resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Regiane.
    Nossa que resenha apaixonada que vc fez. Tanto que já coloquei o livro na minha lista de desejados. Eu já tinha visto a capa mas não tinha lido nada sobre ele, nem mesmo a sinopse. Mas agora estou louca pra ler. Sem contar que vc o compara com a História sem fim que eu amo!!
    Preciso ler já!
    Beijos.

    http://www.vidadeleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adorei o blog, muito lindo, amei tudo. Parabéns mesmo, vou sempre estar aqui (:

    ontendency.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Nunca tinha lido uma resenha sobre esse livro, mas tinha lido a sinopse e já tinha entrado pra minha lista. Contudo, depois da sua resenha me fez sentir mais vontade ainda de lê-lo! Adoro quando autores envolvem clássicos, viagens no tempo.. Não vejo a hora de lê-lo! :)

    Beijos!
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Depois q vc falou dele no twitter, eu quero ler. Eu não costumo anotar tds os livros q quero ler, mas já vi q vou ter q começar. rs

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro até então, mas adorei, está na minha lista já ;)

    ResponderExcluir
  15. Amei a resenha, Regiane! Não só porque está muito boa, mas também porque eu concordo com tudo o que você escreveu! Simplesmente me apaixonei por esse livro, como todos os mistérios, aventuras e emoções. A escrita é realmente formidável. É lindo e emocionante demais.
    Favorito para sempre esse aí *---*

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Regi! Primeira visitinha aqui, e estou amando tudo!
    Sua resenha só me deixou ainda mais ansiosa pra ler esse livro, não vejo a hora de fazê-lo.O jeito que você descreve a sua opiniãoé muito interessante, sempre vou ficar passando aqui pra ver as novidades.Se você quiser pode dá uma passadinha lá no meu blog, ficaria muito feliz.
    Beijos!!

    www.emsintonicacomoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. *-*
    Acho muito legal quando o autor cria um universo tão rico e vivo! Lembrei um pouco da sinopse do Zafón (A Sombra do Vento), mas este tem um jeitinho de ser mais juvenil - talvez pela capa ou pela idade do personagem!
    \o
    Fiquei pensando se seria uma boa ideia ter os personagens dos meus livros vivos, reais. Acho que não, tenho muitos livros de terror e suspense aqui, hehehe.

    Parabéns pela resenha Reh, sinto saudades!
    ;*

    ResponderExcluir
  18. Achei interessante a sinopse. E ainda mais o fato de contar história dos irmãos Grimm,e de forma talvez mais obscura até. Ansiosa para ler o livro fazer minha resenha .

    ResponderExcluir
  19. Achei bem interessante o nome do livro.
    Com certeza, vou gostar muito dele. Relembrar meus livros de infância...
    Tenho uma enorme curiosidade em ler os contos originais dos Irmãos Grimm. Me falaram que são bem legais.
    O mais legal nesse livro é que ele mostra que livros podem lhe ajudar em qualquer momento.

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley
    http://obsessionvalley.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. oh...Achei muito interessante a resenha.
    Eu realmente não conhecia o livro.
    Agora fiquei doida pra ler

    ResponderExcluir
  21. FAZ TEEEEMPO que eu ando querendo ler esse livro ;_;
    Eu adoro contos de fadas e a ideia de mesclá-los com um toque meio sombrio, me fascina completamente.

    Beijoo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  22. Imagina que sonho: meus amados livrinhos conversando comigo! Mas, brincadeiras de lado, sei exatamente o que você quis dizer. Quando dia por volta de 12 anos li A História Sem Fim, e mesmo sendo ligeiramente novaa, me apaixonei pelo livro e pelos personagens contidos nele. Quando percebi que era o mesmo autor já me animei, pois vindo dele só poderia ser no mínimo bom. E pra completar, eu simplesmente amo livros sobre livros, leitura e o efeito que ele tem sobre nós. É isso, eu amei!
    beijões!
    @aleecarneiro

    ResponderExcluir
  23. Eu vi este livro na livraria e achei a capa tão linda, na verdade eu só vi pela vitrine, não entrei pra olhar, estou fugindo de livrarias mesmo.
    Mas fiquei imaginando aquela lombada na minha estante, rsrs

    Agora falando da resenha. É como eu disse na outra, quando você gosta do livro, você não só mostra isso pra gente como nos faz ter uma imensa vontade de ler o mesmo. Aliás, me dá vontade de voltar lá no shopping agora e entrar naquela livraria que eu estou fugindo tanto, e comprá-lo já.

    Bjkas

    ResponderExcluir
  24. Linda sua resenha! O livro já parece ser lindo, só de olhar pra capa dá pra ver que é bom, mas a forma como você descreveu a leitura me deixou emocionada! Preciso ler!!! Parabéns :)

    ResponderExcluir
  25. Deve ser um livro incrível, e nao me lembro de já ter lido algo do tipo. O fato do protagonista ser tão novinho e a história ser bem fantasiosa, me faz achar que deve ser um pouco infantil demais... Ainda assim parece ótimo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Não imaginava que a leitura deste livro mexesse tanto com os leitores! Tinha lido a sinopse e não me pareceu nada especial, apenas mais um livro de aventura, mas pela resenha pude perceber que posso me surpreender com este livro.

    ResponderExcluir
  27. Nossa! Eu nunca pensei que o livro fosse carregado emoção assim do jeito que você falou. E quanto o livro torna tão especial é dificil mesmo falar sobre ele!! Nunca achei que este livro fosse de surpreender, mas essa resenha me deixou com curiosidade!

    ResponderExcluir
  28. sei lá parece que o livro é uma mistura de o livro selvagem, as crônicas de nárnia e história sem fim. um pouco infantil. acho que vou gostar de ler esse livro, cheio de aventuras, suspense e emoção. espero que eu também me surpreender com esse livro. boa resenha!

    ResponderExcluir
  29. Oi. ^^
    Especial, hum... É tão bom quando um livro toca na gente né Re, e percebi que esse foi o que aconteceu contigo. Um história que nos faz reviver o nosso próprio passado, já li A história sem fim, e achei lindo, história inesquecível... Que emocionante sua resenha Re, eu quero ler esse, deu pra perceber que vc se emocionou muito com a leitura e eu quero também. Parabéns, mt bom ver o que o livro pode fazer tão bem para nós! Beijos.

    leiturasvivas.com

    ResponderExcluir
  30. Eu coloquei esse livro na minha listinha já! Achei legal a história dele. Abs, @pokos_

    ResponderExcluir
  31. Ai que livro lindo *-* já tah na minha lista comcerteza que tah enorme por sinal.

    ResponderExcluir
  32. Após ler essa resenha me interessei bastante pelo livro. Ainda estava meio na dúvida, mas agora, acho que deve ser um tipo de história que eu não leio há um tempo, para me emocionar bastante, tentar conter as lágrims e não conseguir.
    Às vezes não conseguimos expressar em palavras o quanto uma leitura nos faz bem,só dando a oportunidade aos outros de sentirem as mesmas emoções.Parabéns.
    Ótima resenha e o blog é lindo!!!

    ResponderExcluir
  33. Oi Re!
    Que resenha apaixonada! =)
    Desde o lançamento que eu estou namorando este livro... Olhei pra ele na Bienal, mas acabei não comprando!
    Quero muito ler!
    Bjos

    ResponderExcluir
  34. Uau Regiane, sua resenha me deixou muito curiosa, quero ler esse livro logo, pois certamente tbm me fará lembrar da minha infância, onde eu lia todos os livros q conseguia ler, e acho q fazia o q toda criança faz, q é viajar nas histórias e se imaginar dentro delas, mesmo daquelas mais apavorantes... Espero q eu possa ler logo esse livro, ai volto aqui e compartilho com vc a minha opinião.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  35. Bastante interessante a resenha o que me fez gostar do livro, já visto ele, mas só hoje que dei um atenção especial.
    A estória do livro é muito boa, adorei, a parte em que você disse que o livro começou a sussurrar e conversar com David, eu lembrei de mim, não que os livros falem comigo, mas eu que falo com eles, quando algo me desagrada, ou acho muito fofo !
    Os livros são instrumentos maravilhosos para a imaginação.
    Eu assisti um filme, que ao ler a resenha me lembrei, mas eu me esqueci do nome, trata do poder das crianças em acreditar que os brinquedos são de verdade, se eu não me engano.
    Ótima resenha, beijoos :*
    - GabiSuzart

    ResponderExcluir
  36. Eu já me apaixonei pela capa. E com a sinopse não poderia ser diferente.Achei uma graça a história, e imagino que a narrativa seja mesmo bem poética e delicada. Espero ler logo!

    ResponderExcluir
  37. Eu acho que eu nunca li um livro que falava de um personagem encantado pelo mundo dos livros e da leitura...
    Deve ser um livro simples e gostoso de ler. Espero lê-lo logo!

    ResponderExcluir