Postado 02 junho 2012

Resenha: A Caminho do Verão

Por Regiane Cristina S.







Título: A Caminho do Verão 
Autor: Sarah Dessen

Nº de páginas: 416
Ano Edição: 2011
Editora: iD







Ele se surpreendeu, abrindo a boca para responder, mas antes disso, eu estendi a mão e peguei a dele, e o puxei mais perto de mim. Então fiquei na ponta dos pés e e levei meus lábios aos dele. O beijo foi lento e doce, e enquanto acontecia, tive de novo aquela imagem de nós tão pequenos, em pé no meio de Colby, sob seu único farol, enquanto toda a cidade e o mundo giravam ao nosso redor. E nesse momento, mesmo se fosse apenas nesse momento, estávamos exatamente onde deveríamos estar.

A Caminho do Verão foi o primeiro livro da Sarah Dessen que eu li. Fiquei totalmente deslumbrada com seu trabalho, o que garantiu mais uma fã. Não vejo a hora de conferir outras de suas obras. 

Com a chegada das férias de verão, Auden resolve viajar para Colby – uma pequena cidade litorânea – para passar na companhia de seu pai e de sua atual esposa, além de Thisbe, sua meia-irmãzinha que acabou de nascer.

É nesse meio tempo que Auden começa a questionar e a rever seus conceitos em relação a sua madrasta, aceita uma proposta de trabalho de férias em uma boutique totalmente excêntrica, e por fim ela conhece um garoto enigmático chamado Eli – que acaba se tornando seu companheiro em busca de uma adolescência sem muitas cobranças, que lhe foi negada até o presente momento, enquanto ele tenta se recuperar de um episódio triste.

Quando eu li a sinopse de A Caminho do Verão, não imaginava a grandiosidade do conteúdo, pois ela não faz jus ao trabalho maravilhoso que é revelado logo nas suas primeiras páginas. A escrita da Sarah é totalmente envolvente e impactante. Fiquei demasiadamente admirada com a sua capacidade em tornar uma história simples em algo magistral.    

Não subestime esse livro ao imaginar que se trata de mais um romance adolescente, pois isso é apenas o pano de fundo. A autora aborda assuntos interessantes como: o desentendimento familiar, as falhas humanas, além de passar uma mensagem essencial a qualquer pessoa. Com isso me atrevo a dizer: O tempo só é inimigo daqueles que o permitem ser. 

De início Auden não me agradou, mas ao botar os pés em Colby, ela começa a mostrar o seu outro lado - que até então era reprimido pelos seus pais – e a partir daí, conquistou minha afeição. Eli me deu a impressão de ser arrogante, mas essa imagem se desfez rapidamente ao decorrer dos capítulos.  Ele se tornou o meu personagem preferido. 

Os pais de Auden só me estressaram. As atitudes de ambos são deprimentes. Eles mais erram do que acertam. O descaso do pai dela em relação as coisas que ocorriam ao redor, me fizeram ter vontade de entrar na história para socá-lo. Heidi (a madrasta) é tão sensível e despreparada no quesito mãe, que fica difícil não se comover com ela.  Seu jeito atencioso para com Auden, me cativou completamente. Os demais personagens secundários são tão bem trabalhados, tanto quanto os principais.    

A Caminho do Verão foi um livro tão gostoso de ler, que eu nem conseguia ver as horas passando. Devorei suas 416 páginas em duas noites de pura insônia. Isso dá uma noção de quanto eu me identifiquei com Auden e Eli varando madrugadas com direito a tortas e café. Sinceramente as aventuras de ambos - enquanto todos dormiam - foi uma das coisas mais bacanas que aconteceram na história. 

Com certeza essa obra é um dos melhores YA contemporâneos que eu já li. Sarah Dessen é uma escritora excepcional, que prova que para escrever bem, não precisa necessariamente ser algo complexo, mas o que conta é a dedicação, e isso fica explícito em cada capítulo e em cada página. Me apaixonei pela sua forma de conduzir as palavras e a história e o resultado me agradou demais. Recomendadíssimo! 

Nota Final:


26 comentários:

  1. Rê!!!!!!!

    Nunca li nada da Sarah x_x a Amanda é apaixonada por Just Listen, acho que é esse o nome do livro, e se não estou me confundindo...
    A Caminho do Verão nunca me chamou atenção :x não sei se por causa do nome ou da grande quantidade de rosa na capa desse livro O_O
    Mas enfim, ele pelo que você disse ele parece ser bem legal! Ahhh eu tenho ele aqui para sortear pro L&C e dei uma folheada quando chegou e vi que no fim dele tem essa lista de músicas para acompanhar a leitura!
    Sua resenha me estimulou bastante, mas não sei quando é que vou ler... Milhões de livros na frente e as obras da iD são carinhas :/

    Beijos
    Jessie - www.lendoecomentando.com

    ResponderExcluir
  2. Lembro de ter visto esse livro em alguma livraria mas não me interessei muito pela sinopse, pela capa ou pela história. Achei que seria muito água com açúcar. Mas pela resenha acho que me enganei né rs
    Vou ver se leio ele em breve. As vezes um livro que parece ser bobinho surpreende, no final das contas.

    Aliás, adoro suas resenhas (:

    ResponderExcluir
  3. Tipo, se eu tivesse em uma biblioteca/livraria não leria ou compraria esse livro, não achei a capa bacana, mas a sua resenha conseguiu superar meu preconceito sobre a obra, o enredo parece ter uma grandiosidade. Gostei.

    Abraços
    Caique Fortunato
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Regiane
    não conhecia o livro,
    mas a história é bem interessante
    quem sabe um dia eu leio
    gostei da sua resenha, ótima.

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rê!

    Esse é um dos livros que pretendo ler nas férias. Ano passado li Just Listen da Sarah Dessen e amei! <3 Virou favorito! Não vejo a hora de ler mais obras da autora. Fiquei feliz em ver que a Sarah te conquistou também e que pretendo ler mais livros dela! *-* Leia Just Listen quando puder! :') A escrita da Sarah é realmente maravilhosa. E concordo plenamente com o que disse, que ela consegue comprovar que não é preciso escrever nada complexo pra que seja um boa história. Ela escreve sobre coisas simples de uma maneira linda, encantadora! Espero ler esse livro em breve!

    Beijão, Rê!
    E boas leituras, sempre! ;)
    Amanda

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia a Sarah Dessen. Só recentemente tenho visto comentários ótimos a respeito dela pela blogosfera. Seus livros devem ser mesmo lindos! Espero poder ler algum muito em breve!
    Beijos,
    Náh

    ResponderExcluir
  7. Ahh Rê, esse livro foi o primeiro livro que li em 2012, eu ameeeeeeei o livro! É tão simples e sensível! As noitadas da Auden e do Eli são perfeitas! Linda resenha e com certeza se não tivesse lido, pegaria para ler por causa da sua resenha. Beijoookas!!! http://escritasobreatela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi RÊ... não conhecia o livro ainda...mas pareçe ser bem interessante.Sem contar que a capa e o nome do livro, me deixou interessado na leitura.
    Quero muito ler.

    Bjos
    Ronaldo - livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oie Rê ;D

    É tão gostoso quando um livro surprende a gente não é mesmo?

    Senti algo parecido quando li Até eu Te Encontrar. Embora os temas dos livros sejam completamente diferentes, o sentimento é parecido rs...

    Fiquei bastante curiosa depois que li sua resenha. Também não li nada da autora, e gosteio dos temas que ela abordou no livro.

    Vou colocar na minha lista!

    bjus

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  10. Todo mundo diz o quanto a Sarah Dessen é maravilhosa e conta estórias incríveis, mas demorei pra achar uma resenha que realmente me motivasse a superar o "Naaah, com essa capa e esse nome, não deve ser grande coisa". Agora vou ter que ler alguma coisa dela LOGO.

    beijos!
    desigusson.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Rê,
    Você descreveu TUDO o que eu senti ao ler pela primeira vez Sarah Dessen. Essa mulher é incrível e escreve magistralmente.
    Auden e Eli formam uma ótima dupla, as noites que passaram juntos zanzando pela cidade foram muito divertidas e reveladoras. E uma coisa que me incomoda de mais na família da Auden são os pais, que não passam de mesquinhos, egoístas e altruístas que se preocupam só com eles mesmo e suas vidinha e esquecem que tem uma filha, que muitas vezes é muito mais adulta que os dois juntos.
    Viu, eu começo a falar então paro mais. hehehe É que eu amo muito esse livro!

    Beijos
    Will
    www.viciodecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Que linda a sua resenha, amei a sua entrega, é como se você fizesse parte da história.
    A capa é linda, perfeita, eu amei, mas não imaginava que o livro fosse algo tão grandioso quanto você descreveu.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite :)
    Acho que foi a primeira resenha que li deste livro :O

    Gostei bastante,meus parabéns :)
    Beijos e cuide-se

    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  14. Eu estava procurando algumas resenhas quando me deparei com essa. A resenha do livro o qual eu estou L-O-U-C-O pra ler, adorei a resenha. Eu já estou seguindo o blog, e comprarei esse livro, provavelmente. Beijos!

    http://livrosnapipoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Todo mundo falando desse livro, quero muito ler, pela resenha adorei!

    ResponderExcluir
  16. Quero ler esse livro,vou juntar mais R$ pra comprar!kkkkkkkkkkkkkkkkkk ótima resenha,parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Concordo com você a forma de escrever da Sarah é muito envolvente. O livro além de ter um romance fofo e diferente aborda temas interessantes e intensos, como o relacionamento de Auden com seus pais.
    Gostei muito da narrativa! E também gostei da resenha. :)

    Bjos,
    Verbologia Pink

    ResponderExcluir
  18. Essa capacidade de transformar uma hisória banal numa narrativa totalmente envolvente é a qualidade que mais me agrada em um autor e, na minha opinião, é a marca dos grandes escritores. Eu confesso que ainda não li nenhum livro da Sarah Dessen, mas pretendo corrigir essa falha muito em breve.

    ResponderExcluir
  19. Adorei a resenha e espero ler em breve esse livro :)

    ResponderExcluir
  20. SEGUIDORA: ANDRESSA NUNES


    Gostei muito, despertou minha curiosidade, vou ler.

    ResponderExcluir
  21. ja vi outras resenhas desse livro e gostei muito

    ResponderExcluir
  22. Parece ser muito bom o livro. A capa, confesso, não é um das melhores, porém o conteúdo é que vale. Andei lendo resenhas sobre ele, e todas o elogiam muito.
    Parabéns pelo blog!

    Kisses&Rugs'
    @JuliaaSeabra

    ResponderExcluir
  23. Nossa, que resenha maravilhosa! Primeiro que eu adorei o trecho colocado nela, segundo que a capa é linda, e terceiro o assunto, adoro romances adolescentes. Quando se é mais aprofundado a respeito de outros assuntos, o livro fica ainda mais interessante! Me deu vontade de ler...

    Beijos,
    @secretsofbook
    http://secretsofbook.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia o livro, parece mesmo ser interessante, sua resenha ficou maravilhosa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Esse livro já faz parte da minha estante no skook dos livros que vou ler e sua sinopse só me deixou mais curiosa. Já li um livro da autora chamado Just listen (Tradução literal é Apenas ouça) que é muito bom também e tem uma temática bem forte, mas é escrito de maneira tão suave que torna fácil a leitura. Minha única crítica para o livro Just listen é que deixou um gostinho de quero mais, querendo saber o que acontece depois. Se A Caminho do Verão causar o mesmo sentimento do Just listen vai valer muito a pena.
    Parabéns pela resenha ficou D+. Bjs. =D

    ResponderExcluir