Postado 21 abril 2012

Resenha: A Lista Negra

Por Regiane Cristina S.

 





Título: A Lista Negra   
Autor: Jennifer Brown 
Nº de páginas: 272 
Ano Edição: 2012 
Editora: Gutenberg







“ “Meu Deus” pensei. “A Lista. Ele está pegando as pessoas que estavam na Lista Negra”. Comecei a andar de novo, só que, daquela vez, era como se estivesse correndo na areia. Meus pés pareciam pesados e cansados, era como se alguém tivesse amarrado algo ao redor do meu peito que me impedia de respirar, e ao mesmo tempo, me puxava para trás.

Confesso que não foi fácil iniciar e muito menos finalizar essa resenha, pois A Lista Negra traz emoções arrebatadoras e marcantes. Jeniffer Brown me envolveu completamente em seu romance de estreia.

O que aconteceria, caso você desejasse a morte de alguém, e isso viesse acontecer? E se por acaso o assassino fosse alguém que você ama? Pois bem, esse é o drama na vida de Valerie Leftman. Nick Levil, seu namorado, atirou em vários alunos no refeitório do colégio que estudavam. 

Mesmo sendo uma das pessoas atingidas ao tentar detê-lo e ter conseguido evitar a morte de mais uma colega que a detestava, Val foi alvo de acusação pelo trágico episódio.  Tudo isso por conta de uma lista que ela acabou criando junto com seu namorado. Nela continha os nomes de alunos que praticavam bullying contra eles, que acabaram sendo escolhidos como alvos do tal massacre por Nick.

Nem o trauma e nem mesmo o ferimento que sofreu, foram suficientes para que Val pudesse escapar da árdua realidade que lhe esperava: voltar ao colégio para concluir o Ensino Médio. Diante da dificuldade em lidar com a lembrança do namorado e com problemas familiares, Val deverá enfrentar os fantasmas que lhe assombram e acima de tudo, terá que tentar se reencontrar.

Assim que eu li a sinopse e assisti ao booktrailer de A Lista Negra, eu tive certeza que a história me emocionaria demais, e foi exatamente o que aconteceu. Como diz na contracapa, esse livro possui um romance instigante. É uma leitura que toca, marca e gera reflexões. 

Aos olhos de Val, Jennifer Brown nos leva a uma triste realidade vivenciada por muitas crianças e adolescentes. A crueldade do bullying. Mesmo a narração sendo em primeira pessoa, a autora conseguiu escrevê-la formidavelmente bem, dando uma visão ampla de tudo que ocorria em torno da protagonista. Agradou-me muito a intercalação entre o presente e o passado – através de flashbacks - e pela maioria dos capítulos iniciar com notícias de jornal.  Sem contar que a escrita de Brown é totalmente envolvente. Foi quase impossível desgrudar os olhos das páginas. Quanto mais eu avançava na história, mas necessidade eu sentia em descobrir o seu desfecho. 

Os personagens despertam os mais diversos sentimentos possíveis. Em alguns momentos senti pena e compreensão, em outros, raiva e revolta. Afeiçoei-me logo de cara com Val – por mais que algumas de suas atitudes iniciais não pareceram tão corretas. A tal lista era uma válvula de escape, onde ela despejava toda sua fúria e indignação sobre aqueles que a humilhavam e a rejeitavam. E foi o paraíso quando ela encontrou alguém que fosse capaz de entendê-la tão bem e até melhor que seus próprios pais. Nick é como uma incógnita. Não sei exatamente o que pensar sobre ele. Se eu amo ou odeio.  O que me agradou bastante foram às lembranças de Val em relação ao namorado, pois mostravam o lado humano e carinhoso dele.

Os demais personagens foram bem construídos. Eles são tão elaborados, com suas falhas, que acabou resultando em algo tão real e palpável.  O pai de Val tem atitudes horríveis para com ela – mas querendo ou não, pode ter certeza que tem muitos exemplos dele por aí. A mãe também acaba cometendo alguns erros em relação à filha, mas devido às circunstâncias, eu consegui entendê-la, pois ela estava tentando protegê-la. Gostei muito do seu irmão caçula, pois da forma dele, sempre foi muito compreensivo com ela, mesmo após a tragédia. Dr. Hieler me conquistou completamente, pois ele sempre tinha os melhores conselhos e as melhores palavras para confortar o coração de Valerie

As páginas de A Lista Negra são repletas de emoções. A carga é tão grande, que me senti como em uma montanha russa. Além disso, eu me identifiquei em alguns aspectos com a história, pois eu também sofri bullying no colégio. Em determinadas situações, era como se eu estivesse vivenciando um déjà vu, por isso sofri e chorei demasiadamente com essa obra.

Faltam-me palavras para descrever o quão esse livro é maravilhoso e impactante. É do tipo que nem os anos são capazes de apagar tudo que se pode sentir através dele. Sem sombra de dúvidas, é um dos melhores que li esse ano e que venham outras obras de Jennifer Brown. A Lista Negra realmente é uma leitura obrigatória. Recomendadíssimo.

Nota final:                                   

89 comentários:

  1. A cada resenha de A Lista Negra/Hate List eu me sinto pior por não ter finalizado a leitura, mas tudo bem, do próximo mês não passa.

    Quando eu estava lendo este livro me senti muito mal, por que é justamente o que você disse, é difícil saber o que pensar sobre o Nick e a Val, principalmente o Nick, pois ele cometeu uma atrocidade, mas era uma pessoa boa, os flashbacks só me ajudaram a ficar mais confusa ainda, mas é inegável meu amor pelo Nick.

    Acho que em uma situação dessas o apoio da família é mais que importante, por isso senti pena da Val, com aquele pai dela AFF***

    A Lista Negra é um livro que, não canso de repetir, deveria ser passado nas escolas, pois tem muito a ensinar.

    Amei amei!

    beijo beijo

    ResponderExcluir
  2. Por incrível que pareça, ainda não tinha lido nenhuma resenha de A Lista Negra.
    Mas que bom que comecei pela sua, porque já fui capaz de entender a mensagem do livro e de, agora, querer ainda mais poder conhecer essa história.
    Também sei o que é sofrer bullying na escola porque quando ainda era uma pré-adolescente sofri bastante por causa do aparelho que eu usava e por ser acima do peso.
    Pelo visto, o livro é realmente uma leitura obrigatória.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Oi Rê!
    O meu A Lista Negra acabou de chegar, estou me preparando psicologicamente para lê-lo, porque pelo que percebi é uma leitura bem intensa.
    Amei a sua resenha, fez com que eu ficasse ainda mais ansiosa pela leitura.

    Adoro você ;)
    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  4. Ok, mais uma que amou o livro. O tanto de resenha mega positiva que estou lendo dele está me deixando pra lá de louca nesse livro. Eu também achei maravilhosa a sinopse e senti que adoraria esse livro. Agora é conseguir pra ler né, porque está todo mundo falando bem e eu aqui ficando cada vez mais curiosa!!!! *0* eu quero!

    ResponderExcluir
  5. Oi Rê, também sofri bullying na escola e fora dela, mas isso nunca me afetou muito. É claro que ficava triste, me senti excluída mas nunca pensei em agredir alguém por causa disso ou fazer alguma coisa com minha própria vida.
    Alguns casos de bullying que eu vejo por ai parece desculpa de adolescentes rebeldes e mal criados para terem atitudes extremistas.

    Mas existem mesmo alguns casos que são sérios e bem graves, assim como você tenho certeza que vou me identificar muito com esse livro e me emocionar bastante.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  6. Me interessei muito pelo livro, e fiquei com muita vontade de ler. Por alguma razao esse ano eu soh quero ler livros que valham a pena chorar, sentir, respirar cada frase.
    Amei comò voce pode dirigir com muita emocao e objetividade a resenha, e pelo jeito que voce se identificou com o enredo.

    Pessoalmente, acho que nos amantes da leitura sempre acabamos nos descobrindo ainda mais nos livros.

    Beijokas e parabens pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  7. Acho que esse livro deve mesmo ser muito interessante! Um tema forte e que da o que falar. E é legal porque a protagonista é uma das envolvidas então ela não é exatamente só a vitima!
    Adoro livros que nos fazem refletir e acho que esse é assim. Sobre o Nick tenho certeza que tb ficaria indecisa sobre o que pensar... Bem, obvio que foi um crime e acho terrivel e não acho que NADA sirva como justificativa, mas acho importante essas lembranças da Val mostrarem que ele tem um lado humano e legal e não só o cara que cometeu homicidio.
    Sobre o tema bullying eu tenho umas opio~es que nem gosto de compartilhar pq seu que mt gente interpretaria mal... Acho só que é terrível e seria melhor que não existisse.
    Acho que gostaria justamente pq a Val não é só a vitima!
    Espero poder ler em breve!
    Sua resenha ficou muito boa ;)

    bjs
    Evellyn!

    ResponderExcluir
  8. Estou impressionada com a sua resenha. Não tinha lido muita coisa sobre o livro, só sabia que havia uma chacina e bullying, e de inicio, não me interessei muito não.
    Mas agora estou muito curiosa, me pergunto como foi acontecer esse romance e como Nick foi acabar fazendo o que fez. E ainda por que nick e val sofrem tamanho bullying.

    Beijos,
    Celle
    Três Lápis

    ResponderExcluir
  9. Sua resenha me deixou muito curiosa pra ler esse livro. Muito boa!
    Bjs Ana

    ResponderExcluir
  10. O livro é interessante. A resenha é muito clara ao afirmar "Jennifer Brown nos leva a uma triste realidade vivenciada por muitas crianças e adolescentes. A crueldade do bullying." Só aumenta a vontade de ler.

    ResponderExcluir
  11. Bullying é um tema que anda ganhando espaço em todas as mídias, e não poderia ficar de fora da literatura e eu como professora, preciso sempre me manter atenta, pois é na escola que essas situações ruins mais ocorrem.

    Acho que esse livro é leitura obrigatória para todos aqueles que ainda acham que o Bullying não é tão sério assim. Os tempos mudaram e assim também mudou as relações interpessoais...precisamos ficar atentos para não cometer erros ou negligenciar em relação a omissão dos fatos.

    Deve ser uma boa leitura...e eu fiquei bastante curiosa, depois que li a resenha.

    Vanessa Paiva

    ResponderExcluir
  12. Oi Rê
    Esse livro já estava na minha listinha de desejados, antes de ler alguma resenha sobre ele. Ele me lembra um pouco Precisamos falar sobre o Kevin, e o fato da narrativa ser em primeira pessoa só me deixa com mais vontade de ler.
    Bj

    ResponderExcluir
  13. Oi Rê,

    Acredita que eu ainda não tinha ouvido falar desse livro? Mas parece-me que é muito bom, pelo o que você contou na resenha. A cada dia que passa, o tema Bullying é discutido em livros, sites, redes sociais e até mesmo na escola, e acho que fazer isso é algo realmente importante. Mesmo sabendo que esse tema é cada vez mais comum ser abordado em livros, não me lembro de ter lido nenhum livro sobre ele, e acho que esse livro seria uma boa experiência. Fiquei curiosa para lê-lo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Imagino o tanto de sentimentos conflitantes que envolvem este livro.
    Quem está certo? Quem está errado? As atitudes de todos ficam em um mar cinzento que é meio difícil distinguir isso.
    Vc pode até não concordar, mas compreende e se pergunta:
    O que eu faria se fosse comigo?
    Quero muito ler esse livro e me emocionar com essa montanha de sensações.

    Bjus

    Nâna

    ResponderExcluir
  15. Quero muito ler esse livro! A temática precisa ser muito debatida e entendida. Também sofri bullying e esse é mais um fator para querer conferir a história. Certamente, esse livro guarda o poder que poucos têm de mexer comigo. PRECISO lê-lo!

    Abraços,

    Fátima Menezes - @fatimamd
    http://recantodecaliope.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, Rê!!
    Adorei a sua resenha!!
    Eu fiquei bastante curiosa sobre o livro quando vi a editora da Gut falar sobre ele e ter visto o Booktrailer eletrizante no YT. Então, percebi que já tinha incluído outro livro da autora na minha wish list que se chama Bitter end. Parece ser tão bom quanto esse e a Marina já tinha me indicado os livros dela.
    Espero ter a oportunidade de ler, adoro o tema abordado e o fato de que a história mexe mesmo com as emoções dos leitores. Uma pena que ainda não custa menos em algumas livrarias, estou aguardando um bom desconto para poder comprá-lo.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  17. Oie flor =)

    Só tenho lindo coisa boa deste livro! Quero muito ler ele, até por que o tema é bastante atual.

    Adorei a resenha!

    bjus

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  18. Poxa, fiquei até com dor no peito depois de ler a sua resenha :(
    Acho que todos nós sofremos um pouco de bullying na escola, alguns mais e outros menos. Estou muito curiosa mesmo pra ler esse livro. Além de ser um tema interessante, vejo que foi bem escritos e tem personagens fortes, adoro!

    Linda resenha, parabéns.
    bj

    ResponderExcluir
  19. Boa Noite Regiane!
    Caramba, tua resenha tá de tirar o fôlego. Eu vi o pessoal comentando sobre essa livro no twitter e fiquei curiosa. Mas como minha memória é horrível, depois nem lembrei de procurar no skoob. É sou um caos, se não anoto depois nunca mais lembro.
    Mas voltando a tua resenha, acredito que esse livro tenha uma carga emocional muito forte e não é uma leitura para distrair, e sim para refletir.
    Fiquei bem curiosa, o bullying é um tema recorrente hoje e acredito que coisas assim devem ser debatidas para que a probabilidade de acontecer seja menor.
    Resenha muito bem costruída, com teu ponto de vista entremeado pelos pontos importantes do livro.
    Lola favoritou sua resenha.
    P.s: na minha época escolar não existia esse termo "bullying" mas passei por algo bem próximo disso e é um inferno. Acho que não me afeta mais hoje, mas se eu fosse propensa a distúrbios, com certeza as piadinhas e gozações da época teriam tido um efeito bem mais negativo em mim.

    Beijos floor :*
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  20. Só vejo resenhas positivas sobre o livro. me interessei muito pelo livro; me parece um pouco realista, sobre bullying um tema muito recorrente. tenho muita curiosidade de ler o livro. ótima resenha =)

    ResponderExcluir
  21. oi.....
    adorei sua resenha, estou muito interessada em ler a lista negra, ouvi falar muito bem desse livro, não só aqui mas tambem em outros blogs....
    beijus

    ResponderExcluir
  22. adorei sua resenha, estou muito interessada em ler a lista negra :3

    ResponderExcluir
  23. Não sabia que a história era tão forte.
    me interessei bastante! ;*

    ResponderExcluir
  24. Tenho o livreto deste livro, mas nunca li o primeiro capítulo, sinceramente, não imaginava nada assim do que vc descreveu.
    Me interessei só de ler essa coisa de desejar matar alguém, matar, mas o assassino ser alguém que ama.
    Tipo, isso já seria demais!
    E ainda tem todo esse turbilhão de emoções e questões "sérias" e traumáticas? Nossa, quero demais! Adoro livros que me envolvem e despertam meus sentidos.

    Sei como é escrever uma resenha e sentir que não passou tudo rs. Isso acontece com os livros que mais gostamos mesmo. E, bem, sua resenha ficou ótima!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  25. O fato da história parecer dramática demais pode despertar a atenção de muitos leitores para a realidade das escolas.
    Também concordo e acho que o livro deveria ser indicado nas escolas.
    Vou ter que reservar um tempo para o livro este ano...

    Abraço

    ResponderExcluir
  26. O Livro parece ser bastante interessante. Uma história não muito comum, não é?

    ResponderExcluir
  27. Primeira resenha que leio e fiquei bem empolgada com o livro.
    Bjs, rose.

    ResponderExcluir
  28. Nossa!
    Vi em alguns lugares coisas sobre esse livro, mais essa resenha me deixou assim :OO
    Parece ótimo!
    Beijocas.

    Selene Blanchard
    Blanc – ModaeEu.blogspot.com – TEM PROMOÇÃO COM BlackBerry

    Espero sua visita!

    ResponderExcluir
  29. Já tinha lido a sinopse antes deste livro e lendo esta resenha posso dizer que esta história me despertou o interesse. Não pela questão dos assassinatos envolvendo a lista mas sim por mudar o foco para visão da namorada que também foi considerada culpada. Abrc!

    ResponderExcluir
  30. W-O-W!
    Tipo assim: essa resenha fez-me sentir na obrigação a ler A Lista Negra! rs.

    Resenha impecável! Congratulations! ^^

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Meu Deus, preciso muito ler esse livro. Adorei a resenha, e fez com que eu me interessa-se muito, eu já havia ouvido algumas amigas falarem sobre esse livro, mais depois de ler, me despertou um interesse, realmente preciso desse livro *-*

    ResponderExcluir
  33. Eu nunca li nada sobre esse livro.
    Mas realmente a história pareçe ser ótima...
    Depois dessa resenha com certeza irei lê-lo

    Ronaldo - Livro sobre Livro

    ResponderExcluir
  34. Adorei essa capa...já tinha lido poucas resenhas desse livro antes, mas me interessei bastante.
    ainda não pude ler o livro, mas achei o assunto abordado muito comum e interessante!
    bjos

    ResponderExcluir
  35. Quero muito ler esse livro, você me deixou bem curiosa, adorei e não vejo a hora de ter a oportunidade.
    Beijos e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  36. O livro parece ser muito intenso.
    Adorei a resenha, meu desejo pelo livro só aguçou ainda mais!

    ResponderExcluir
  37. Adorei a resenha,o livro parece ser muito bom,estou louca para lê-lo,essa resenha me deixou mais curiosa ainda!
    Bjs

    ResponderExcluir
  38. Caramba! A história parece ser muito perfeita, eu gosto de livro assim que envolvam o colegial, mas não daquela forma fútil estilo Gossip Girl (nada contra, até assisto rs), gosto dos livros que abram nossos olhos para uma realidade constante, mas que não seja chato e esse parece ser um deles. Quero ler e espero gostar tanto dele como gostei de Antes Que Eu Vá, a história não é parecida, mas também mostra alguns preconceitos que rolam no colegial. Parabéns pela resenha! Me deixou com muita vontade de ler o livro rs

    ResponderExcluir
  39. Só pela sua resenha já imagino como deverá ser minha leitura, sim bullying também fez parte da minha vida na escola e até continua ás vezes atualmente, é assunto que alguns dizem ter virado modinha, mas o que estava melhorando, esse conceito, acho que não mudou nada e as vítimas continuam sofrendo e sofrendo sem ter ninguém para ajudar, é uma droga isso, aqueles idiotas que se acham o melhores não nem tem direito de fazer bullying, é ridículo,mas também penso que em muitas vezes até nos próprios cometemos bullying, desagradável, mas...

    Passe lá no Simbolista também Rê, bjão!
    http://www.osimbolista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Nossa, que impacto que esse livro causou! Pela resenha já se consta que ele é ótimo, além de sinistro.Violência é uma coisa que nunca vai acabar e nas escolas isso é mais que frequente. Esse livro meio que mostra isso. Finalmente um livro que trata da realidade no ensino médio, e não de um romancezinho ou de uma panelinha de populares (não desmerecendo nenhum livro ou autora, amo Gossip Girl, mas quis salientar a diferença entra a ficção e a realidade que as pessoas precisam conhecer hoje em dia.) Adorei a resenha, muito conteúdo e convincente. Beijos

    ResponderExcluir
  41. O bullyng é uma coisa que dói pra sempre, é dificil saber quando o limite dentro da nossa consciência se parte de dor... eu já sofri bullyng e até hoje dói quando penso... é algo do qual você não se cura, juntando isso e o massacre de Realengo, o livro é super atual.

    ResponderExcluir
  42. Jennifer Brown promete e muito, eu li o sucessor : Bitter End e é maravilhoso! Aguardo ansioso para ler.

    ResponderExcluir
  43. Parece ser interessante, Já esta na minha book list. ;)

    ResponderExcluir
  44. Olá Rê,

    Me chamem de tonta, me chamem do que que quiserem, mas eu chorei muito lendo a resenha... A resenha para mim foi de um impacto imenso, e ja consigo até imaginar o que o livro irá causar em mim.

    Adorei a forma como a autora trabalhou o bullyng na história, estou realmente muito ansiosa para ler o livro.

    Eu ja sofri bullyng durante anos na escola (e as vezes fora dela também) e essa época foi uma das mais marcantes de minha vida, a época em que eu mais sofri. Sofria bullyng por ser um pouco gordinha na época, quando eu digo gordinha é porque eu não chegava ser obesa, mas eu ja tive um pouco da dor que uma pessoa obesa enfrenta. E digo que não é facil. Acho que quem não sofreu bullyng é dificil entender o que alguém que sofre ou sofreu passou. Como diria o Pain de Naruto, você só passa a conhecer a dor de uma pessoa a partir do momento em que você sente a mesma dor que ela...

    Como eu disse acima é dificil uma pessoa entender o bullyng se ela não passou, mas eu acho que é justamente isso que a autora tentou fazer... trazer um pouco dessa dor para aqueles que não à conhecem! E pela a sua resenha carregada de emoção vejo que deu super certo!
    Ótima resenha!

    BejoBejo ;*
    @julyfrancys
    Colunista do blog: http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir
  45. Ótima resenha, parabéns.
    O livro então, parece ser muuito bom.
    Pretendo ler ele logo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  46. Fiquei bastante curiosa pra ler !
    Esse livro parece ser daqueles que realmente prendem nossa atenção e nosso folego..
    Tô looooouca pra ler !
    amei a resenha, só fez a minha curiosidade aumentar rs

    ResponderExcluir
  47. Bullying é um tema que anda ganhando espaço em todas as mídias, e não poderia ficar de fora da literatura e eu como professora, preciso sempre me manter atenta, pois é na escola que essas situações ruins mais ocorrem.

    Acho que esse livro é leitura obrigatória para todos aqueles que ainda acham que o Bullying não é tão sério assim. Os tempos mudaram e assim também mudou as relações interpessoais...precisamos ficar atentos para não cometer erros ou negligenciar em relação a omissão dos fatos.

    Deve ser uma boa leitura...

    Vanessa Paiva

    ResponderExcluir
  48. Já estou vendo que tbm vou chorar ao ler esse livro. O bullying é algo terrível que deve ser tratado com seriedade, deve haver mais orientações aos jovens e apoio as vítimas.
    Parabéns pela resenha, bjs ♥!

    ResponderExcluir
  49. Caramba, parece ser um livro bem profundo. É muito complicado conviver com o bulling, e esse é um tema de modinha, mas nem sempre é bem abordado. Gostaria muito de ler o livro, me interessei!!

    ResponderExcluir
  50. A sinopse desse livro já me conquistou de primeira.
    Eu já sofri bullying na escola quando era menor, portanto esse livro parece ser um dos que vai me prender e muito.
    Parabéns pela resenha, me fez querer lê-lo mais ainda :)
    Beijos
    Juliana

    ResponderExcluir
  51. Já li muitas resenhas sobre esse livro e em todas, todo mundo amou!
    Então, imagino que seja um livro realmente muito bom!!!
    E, agora, depois de ler "Faltam-me palavras para descrever o quão esse livro é maravilhoso e impactante." estou completamente afim de ler...rsrsrs
    Bjs.

    ResponderExcluir
  52. Nossa é um livro muito complicado, gostei da sua resenha, mas não sei se conseguiria lê-lo, ele parace mexer mesmo com as nossas emoçoes e pensar sobre o que um brincadeirinha pode fazer com a vida mental de qm esta sendo "zuado"

    ResponderExcluir
  53. Toda resenha que leio desse livro faz aumentar minha vontade de le-lo.
    A historia parece ser muuito boa.

    ResponderExcluir
  54. A Lista Negra é um livro que está sendo muito falado ultimamente... Felizmente as resenhas que eu vi são positivas, assim como a sua.
    Acho que não tinha quote mais perfeito para você escolher, até aumenta a vontade de ler ^^
    Fiquei muito animada para ler esse livro e ver se ele se torna tão maravilhoso para mim, quanto foi pra você *-*

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  55. Adorei a resenha..
    O livro parece ser muito legal.. quero ler! Todas as resenhas que já li dele falam bem! E depois dessa resenha minha vontade de ler aumentou! haha

    http://libraryinhouse.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir
  56. Já li alguns reviews desse livro e td mundo parece gostar muito. Parabéns pela sua resenha, só me deu mais vontade de ler o livro *-*
    Bjs

    ResponderExcluir
  57. Parabéns pela resenha. A escolha da citação foi perfeita. Gostei muito de sua análise sobre o livro e estou curiosa para saber mais sobre ele porque sinceramente, não imagino como um romance pode ocorrer nesse cenário de guerra, ainda mais quando o foco é o bullying, um problema que afeta muitos jovens.
    Estou super ansiosa para ler "A Lista Negra".
    Beijos, Stéphanie.
    http://ourteenagedreams.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  58. Ótima resenha. Que situação difícil da Val. Não vejo a hora de saber o desfecho do livro.

    ResponderExcluir
  59. É incrível como alguns livros conseguem retratar situações aparentemente impossíveis e parecer tanto com a realidade. Esse parece ser o caso de A lista Negra. Esse livro foca em uma questão muito atual e é muito positivo que o faça sem apelação e sem cair no melodrama, quando um assunto tão sério é discutido de maneira apropriada realmente existe a possibilidade de se fazer avanços e conscientizar as pessoas.

    ResponderExcluir
  60. Me emocionei com a sua resenha.
    Toda resenha que eu leio desse livro,aborda a questão da dificuldade em criar uma resenha,após que esse livro termina.
    Acredito que são esses livros que mexem com os nossos sentimentos,que são os melhores.
    Pois eles nos abrem os olhos para a realidade,que muitas vezes,é bastante cruel.

    Quero muito ler esse livro,e ver como a Val,enfrenta toda essa terrível situação.

    bjs Nati

    ResponderExcluir
  61. Quero muitíssimo ler este livro! Já tinha ouvido cometários sobre, mas nunca tinha me interessado até eu ler essa resenha. Beijo.

    ResponderExcluir
  62. A resenha esta ótima! Quero muito ler esse livro, e depois de várias resenhas que venho lendo me animei mais!

    ResponderExcluir
  63. oi
    eu só tinha visto a capa deste livro e também ouvi muitas pessoas falando sobre ele, agora depois de ter lido a resenha estou com muita, mais muita vontade de ler.
    BJOS!!!

    ResponderExcluir
  64. Já vi muitas resenhas positivas sobre esse livro e simplesmente não vejo a hora de poder lê-lo. Parece ser realmente interessante *-*

    Sua resenha está maravilhosa! Você escreve muito bem ^^

    Um grande beijo - Beatriz
    http://escrevendomundos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  65. Hey!
    Assim que li a sinopse do livro tive a mesma impressão que você, eu sei que ao ler este livro me emocionarei muito, até porque este tema é muito polêmico e mexe significativamente comigo.
    Gosto de livros que provocam reflexões e sem dúvidas este provocará.
    Mal posso esperar pela oportunidade de lê-lo.
    Um grande beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://trocandoconceitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  66. Vi este livro sendo recomendado num top 3 livros sobre Bullying...Porem esta é a primeira resenha que eu leio.
    Sua resenha foi escrita de maneira tão maravilhosa que é impossível não desejar o livro. A proposta de enredo me deixou fascinada, pois ate o momento não li nada sobre o tema, e percebe-se que A lista negra, é como uma leitura obrigatória.

    Adorei!

    Bjs
    Gíih
    Livros Lovers

    ResponderExcluir
  67. Quero muito ler esse livro!
    Depois de Antes que eu vá da Lauren Oliver, fiquei meio viciada em livros com a temática de Bullying, a sinopse de A Lista Negra é bem interessante e a sua resenha só me deixou com mais vontade de ler!

    Adorei!

    ResponderExcluir
  68. já vi tantas recomendações, que preciso ler este livro! ótima resenha!

    ResponderExcluir
  69. Mais uma resenha positiva que eu leio sobre esse livro e eu morro!É um dos melhores lançamenteos que eu vi até agora parece,todos amam esse livro!Pena q a minha list tá tão extensa que chega na lua e volta.

    ResponderExcluir
  70. OMG! Preciso URGENTEMENTE DESTE LIVRO! \OOOOO/
    Todas as resenhas dele são maravilhosas, e ele é sempre muito elogiado. ;D
    Mais parabéns pelo blog, conheço a pouco tempo, mais já sou uma fã, e obrigado por mais uma excelente resenha.
    E ainda com esse tema, que deve ser muito bem "observado" e "acabado" de vez. ;D

    Kiss&Rugs '
    @JuliaaSeabra

    ResponderExcluir
  71. OMG! Depois da resenha fiquei com muita vontade de ler o livro

    ResponderExcluir
  72. É a primeira resenha que leio sobre esse livro, mas já me conquistou!! Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  73. Já algumas resenhas desse livro e achei super interesante a historia.
    Logo que o titulo e bom chamativo e sujestivo.
    Quero muito lê-lo para mergunhar bem nessa historia.
    Das resenahs que eu li todas falaram bem desse livro igual a sua. O que lamenta mais minha vontade de ler.

    ResponderExcluir
  74. To com muita vontade de ler esse livro....todas as resenhas que eu leio são super positivas....
    Espero poder ler o quanto antes.....

    ResponderExcluir
  75. Seguidora: marinna bastos

    Bullying é um tema muito atual, apesar de sempre ter ocorrido agora está mais publicizado. Quero ler para saber se é tão bom como falam.

    Além do mais parece Death Note rsrs

    bjs

    ResponderExcluir
  76. Estou morrendo por esse livro. A cada resenha qwue leio a vontade só aumenta. Adoro livros de temas delicados!

    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  77. Ah nem quase comprei o livro, mas tava tao carooo... Quem sabe eu ganho de presente aqui do Ler e Almejar?? =]

    Beijossss

    ResponderExcluir
  78. Sabe, bullying é uma das piores coisas, o que não faz ? Odeio , odeio ! pelo que você fala do livro, é perfeito, e pode até me fazer chorar, que nem A última música , que tenho (: Além do que , mistura muitos fatos e assuntos , romance e açao , drama ... quero muito ler , amei a recomendação

    ResponderExcluir
  79. Minha nossa como quero ler ele,já estava desejando a um tempão.Que resenha perfeita,parabéns,achei muito interessante.

    ResponderExcluir
  80. Adorei a resenha. Estou muito curiosa para ler esse livro, parece ser excelente e tem um tem bem polêmico e bem forte. Li várias resenhas dizendo que o livro era muito bom, e mais ansiosa ainda para lê-lo. Quero ler em breve, provavelmente nas férias.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  81. Nossa ainda não tinha lido nenhuma resenha de 'A Lista Negra'. Só vi comentários super positivos nas redes sociais sobre esse livro, mas até então não tinha de fato me interessado em saber do que se tratava. E pela sua resenha que foi escrita de maneira tão maravilhosa que acaba sendo impossível não desejar o livro. Não tem como não querer lê-lo. É mais um livro pra minha lista que por sinal já está enorme.. :D

    ResponderExcluir
  82. Nossa,eu adorei.Ainda não tinha lido nada sobre esse livro mas essa resenha me deu logo uma vontade de lê-lo.E essa questão do bullying é um tema bem legal e interessante .

    ResponderExcluir
  83. Outro livro que estou doida para ler, e mais uma vez adorei sua resenha, vc se expressa mto bem, me deixou com mta vontade de conhecer a história de Val...isso de bullying acho que qse todos já passamos por isso, seja negro, branco demais, gordo, magro, alto, baixo...Mas chegar ao ponto de matar hum, quero ler o livro e descobrir o pq do Nick ter tido essa atitude...

    BjOs!!!

    ResponderExcluir
  84. Glr eu li esse livro e ele é extremamente perfeito, te deixa curiosa a cada capitulo , te emociona no final e te deixa com o coração apertado algumas vzs, eu indico a TODOS . mt perfeito

    ResponderExcluir