Postado 11 abril 2012

Resenha: Garota Replay

Por Regiane Cristina S.






Título: Garota Replay
Autor: Tammy Luciano
Nº de páginas: 144
Ano Edição: 2012
Editora: Novo Conceito









Confesso que quando peguei esse livro em mãos, eu não tinha muitas expectativas a respeito, devido à quantidade de comentários negativos que andei lendo através das redes sociais. Comecei a leitura com os pés no chão, e apesar de não ter achado: "Nossa, que livro maravilhoso!", ele até que me agradou.

Thizi é uma garota de 20 anos, que até então, levava uma vida "normal" e tranquila. As coisas mudam drasticamente quando ela descobre que seu namorado Tadeu, a traiu em uma boate frequentada por conhecidos, e que ainda teve a ousadia de quebrar o nariz do seu melhor amigo - Tito - por ele ter flagrado e fotografado a sua infidelidade naquela noite.

E se tudo isso já não bastasse, Tadeu vai embora no seu carro furioso e bêbado, e por conta disso, causa um grave acidente, envolvendo o seu amigo Gabiru, que fica em coma. Diante de tanta tristeza e decepção, Thizi acaba encontrando uma replay dela própria. Em meio a tanto tumulto, nem mesmo a sua réplica é capaz de fazê-la se sentir menos solitária. A partir disso, a garota decide que precisa buscar as respostas sobre os mistérios que envolvem a sua vida.

Esse é o primeiro livro que li da Tammy Luciano. Apesar da escrita ser simples e direta, ela é agradável, além disso, a autora escreve muito bem. E mesmo possuindo mais narração do que diálogos, isso não me incomodou, pois já estou bem acostumada com livros que seguem esse estilo.

Ao decorrer da leitura, eu estava achando a história boba e me irritando profundamente com algumas coisas bem fúteis em relação à protagonista, mas por conta da reviravolta ocorrida nos capítulos finais, eu acabei entendo o porquê dessas atitudes e ideias de Thizi. Não que as aprovei, mas fez que eu as aceitasse melhor. Achei o desfecho surpreendente, e foi o que mais me agradou em Garota Replay.

Uma coisa que me incomodou bastante foi o relacionamento entre os pais de Thizi e ela. Não me convenceu nenhum pouco, pois é totalmente artificial e até surreal. Fiquei pensando muito sobre isso, e realmente achei meio sem noção. Só não vou entrar em mais detalhes, para não soltar nenhum spoiler.

Em relação aos personagens, o que mais me cativou foi Tito. Ele é um amigo e tanto. Tão fofo e compreensivo. Sem sombras de dúvidas, ele é o personagem mais completo. Thizi não é uma das protagonistas mais irritante que eu já vi. Ela tem suas falhas, porém é justificável algumas de suas atitudes. Quanto a Tadeu, apesar de não gostar nenhum pouco de seu papel desempenhado nessa história, ele é bem convincente, pois existem muitos caras como ele, por aí. Gabiru foi pouco explorado na história, portanto eu não tenho uma opinião concreta sobre ele.

Adorei as citações de músicas e filmes que a autora incluiu na obra. Eu acho tão bom quando me deparo com esse tipo de coisa nos livros, pois são elementos que sempre acabam causando identificação com os leitores. 

A Garota Replay traz uma mensagem singela, porém que pode ser considerada válida. É um livro sem grandes pretensões,  para passar o tempo numa tarde de fim de semana.


     Nota final:

22 comentários:

  1. Ei, Regiane!
    Peguei o livro para ler agora, mas ainda estou bem no comecinho! Quando ela encontra a Replay! Acho que entendi o que você quis dizer quanto aos pais dela! Quero conhecer o Tito logo! rs

    Beijos,
    Inara
    http://lerdormircomer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu não curto nacionais, então esse livro nem é um dos que pretendo ler e tampouco acho que leio... A história até que parece ser um pouco interessante e tal, mas não me agrada. Já sei de antemão que se ler não vou gostar =/ Se eu chegar a ler é como voc~e disse, para passar o tempo mesmo...

    ResponderExcluir
  3. eu não sei o que vou achar desse livro , mas enfim sua resenha me deixa como as outras rs ... não muito animado!

    ResponderExcluir
  4. Re,

    ADOREI sua opinião sincera, porque o que mais tenho visto é o pessoal se rasgando de elogios, mas sem fundamentar os comentários.
    Estou com vontade de ler o livro logo e tirar minhas próprias conclusões. Com certeza é uma das minhas próximas leituras!
    O que me desanima é porque tenho CERTEZA que sei o final hahahaha
    Mas OK, vou fingir que não sei. :x

    MUITO sucesso pra Tammy!

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  5. Não tenho muito interesse pelo livro. Até pq uma blogueira soltou o final numa resenha.
    É um daqueles livros que eu só leria se ganhasse mesmo.
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Oi Rê!
    Estou super curiosa pra ler esse livro, mesmo já tendo lido comentários negativos sobre ele. Esse final é o que mais me deixa curiosa!
    Sinceramente, prefiro livros com mais narrativa do que diálogos. Acho que diálogos em excesso empobrecem o livro porque acabam por tirar mais aprofundamentos e detalhes da história como um todo!
    Gostei bastante da sua resenha, bem ampla e bem equilibrada nos comentários!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Oi Rê, estou com esse livro na mão e não consigo terminar de ler.Essa Thizi é mesmo irritante. Agora lendo sua resenha, pode ser que eu me empolgue e termine. Será que eu irei gostar também? Até agora eu vou ficar com sua opinião de surreal e artificial.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi ..

    Esse foi o último livro lido por mim e, sinceramente, achei bem cansativo. Apesar de a linguagem da autora sem bem simples, a falta de diálogos foi um erro, pelo menos ao meu ver.

    Enfim, também gostei mais do final. Achei interessante a reviravolta que teve. Não estava esperando que aquilo acontecesse, rs.

    Ótima resenha!

    João Victor
    Amigo do Livro
    amigodolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiee
    Tenho esse livro aqui, mas vai demorar um pouco pra eu ler rs
    Ah já li algumas resenhas negativas desse livro, acho que por desanimei um pouco.
    Mas depois da sua resenha pode ser que coloco ele na frente de algumas leitura ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Rê!
    Eu li Garota Replay sem nenhuma expectativa - nenhuma mesmo, nem mesmo negativa... Então, o livro fluiu muito bem e apesar de achar a Thizi "adolescentezinha" demais para a idade, gostei bastante. Acho que meninas mais novas, vão se identificar com os pensamentos dela e curtir ainda mais a leitura.

    Achei também que a Tammy tem um jeito maravilhoso de escrever...

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  11. Flor, vou ser sincera. Pelo que eu já vi das resenhas, o livro não vai ser lido por mim.
    Não senti um pingo de interesse sabe?
    Parabéns pela resenha, pois vocês descreve o que sentiu e o porquê das notas.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  12. Queria ler esse livro, mas já que você comentou que ele não é "aquilo tudo", já perdi as esperanças :/
    Mas se der, vou lê-lo (:

    ResponderExcluir
  13. Depois que li a resenha da Babi Lorentz e a sua, voltei a me empolgar com Garota Replay, sabe, parece ser um tipo de história que gostarei de ler, parece ser divertida! ;D

    Beigos!

    ResponderExcluir
  14. Oie Rê =)

    Bem eu sinceramente não gostei do livro. Personagens artificiais, fúteis e uma narrativa que dá mil voltas e não sai do lugar.

    A autora escreve bem, mas infelizmente para mim faltou uma sérei de coisas na história.

    Ótima resenha linda!

    bjus;**

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  15. Olá, Rê!!
    Eu adorei a sua resenha!!
    Não tive ainda uma vontade louca em ler esse livro após ver comentários não tão positivos assim sobre a história, pois sei que acabarei me decepcionando. Mesmo assim, pretendo ler posteriormente para tirar as minhas próprias conclusões.
    Mesmo assim, torço muito pela autora e sei que ela continuará fazendo um enorme sucesso, por ser super atenciosa e batalhadora.
    Espero mesmo me surpreender e apreciar a história, apesar de ter destacado mais os aspectos negativos.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  16. eu vi a sinopse do livro e achei super legal, a capa então muito linda, estou louca pra ler.

    Comecei o meu blog agora, desculpe estar deixando o link aqui, se quiser depois eu apago, http://souseuastral.blogspot.com.br/ Obrigada
    :)

    ResponderExcluir
  17. Oie Rê,

    Eu estou sem coragem para ler esse livro. Motivo: ele não me atrai nem um pouco. Confesso que a sua resenha foi a primeira que li do livro, e só por ela, é que decidi dar uma chance ao livro.

    Já sei o que esperar do livro e isso meio que facilita as coisas. Além do mais, esses milhares de coisas que acontecem no livro chamou minha atenção. E também porque quero saber como é o relacionamento da personagem com seus pais. (Fiquei curiosa..rs)

    Resenha sincera, Rê. Meus parabéns!

    bjinhuxxx
    Eu li e Divulgo
    @Jeh_Polato

    ResponderExcluir
  18. Oi Rê, esse livro é uma leitura bem leve, uma boa distração.
    Também achei a relação de Thizi com os pais meio surreal, por mais modernos que sejam a forma de convivência entre eles era livre demais.
    Diferente de você, não achei o final legal, esperava qualquer outra coisa mais emocionante, mas achei tão sem graça.
    Além disso não gosto de livros com poucos diálogos, eles me cansam.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  19. Não curto esse tipo de livro :/ No máximo Poderosa.

    ResponderExcluir
  20. Não li mas tb não me convence muito.
    A capa eu achei muito infantil, a sinopse me parece boba e as resenhas que tenho lido não me animam muito.
    Leria se não tivesse mais nada por perto pra ler.

    Bjus

    Nâna

    ResponderExcluir
  21. Tô louca pra ler esse livro..
    Não gosto muito de ler resenhas, pois prefiro matar minha curiosidade lendo mesmo hehehe

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Nossa ja estou muito empolgada para ler, sua resenha é uma das melhores parabenns!
    Nome de seguidor: Isabellla

    ResponderExcluir