Postado 14 março 2012

Resenha: Sobrenatural

Por Regiane Cristina S.

 




Título: Sobrenatural
Autor: Cynthia Hand
Nº de páginas: 438
Ano Edição: 2012
Editora: iD






Uma estranha luz laranja preenche o céu à direita. Há um forte cheiro de fumaça. Dou um passo na direção do garoto. O solo estala embaixo dos meus pés. Ele me ouve. Começa a se virar. Mais um segundo e eu verei o seu rosto. É quando a visão para. Eu pestanejo, e ela se foi.


Quanto eu obtive esse livro em mãos, eu não imaginava que ia superar minhas expectativas, mas como eu estava enganada.  É uma obra que possui uma leitura gostosa e viciante. Não sosseguei enquanto eu não virei a última página. Quando terminei, pensei: “Poxa! Já acabou?” - Além disso, fiquei com aquele gostinho de quero mais.

Clara Gardner está longe de ser uma garota comum, pois ela possui sangue de anjo. Além de ter força e inteligência superior em relação aos seres humanos, ela tem um objetivo muito importante aqui na Terra: cumprir uma missão. É por conta desse propósito que ela existe. A jovem terá que descobrir por si só esse objetivo. É algo um tanto complexo, que não poderá ter falhas.

Clara está sempre tendo visões relacionadas à sua missão. É um quebra-cabeça que ela terá que juntar todas as peças para poder concluir com sucesso a sua meta. E por conta de tais revelações, ela é destinada a uma nova escola e uma nova cidade. Lá ela conhece Christian, que mexe instantaneamente com seu coração. E no momento que tudo parece estar seguindo dentro dos eixos, ao mesmo tempo as coisas parecem fugir do controle, pois outro garoto – Tucker - acaba entrando na história, e fazendo Clara, deixar de lado os seus verdadeiros propósitos.  

Aos poucos a garota vai descobrindo os perigos que a cercam. Está totalmente consciente que se não souber tomar as decisões corretas, poderá prejudicar seriamente o seu destino, além daqueles que estão ao seu redor. 

Como eu disse anteriormente, eu me surpreendi muito com esse livro. Cynthia Hand soube desenvolver uma mitologia inovadora e criativa em cima dos seres sobrenaturais: anjos. Um certo detalhe me incomodou um pouco, pois achei meio forçado, mas não ouso dizer exatamente do que se trata, para não dar spoiler. Tirando isso, eu gostei de tudo.

O livro possui narração em primeira pessoa - obviamente - conduzida pela protagonista. É bem desenvolvida, portanto dá uma visão precisa de tudo que acontece ao redor, sem deixar o leitor no vácuo. A escrita da autora é muito envolvente. A cada página e a cada capítulo que eu lia, me deixava com mais vontade de descobrir o desfecho da história. Sobrenatural é uma obra que prende do começo ao fim. 

No meio a tantos livros de YA que seguem a mesma fórmula batida: triângulo amoroso, e que sempre acaba me irritando, aqui o resultado foi diferente. Eu sinceramente gostei muito do triângulo apresentado, pois ficou bem natural. Algo que devido as circunstâncias, poderia acontecer com qualquer um. 

Os personagens me agradaram totalmente. Clara é uma protagonista carismática, e mesmo sendo ela a desempenhar o papel de narradora, em momento algum me causou raiva ou senti vontade de socá-la - como acontece na maioria das vezes - pelo contrário, me afeiçoei a ela a cada página. Christian parece ser a perfeição em pessoa. Eu o achei super fofo, com atitudes dignas de um gentleman. Foi praticamente impossível resistir a ele. 

Tucker não me causou boas impressões logo de início, mas conforme fui conhecendo-o, ele foi me conquistando. E no fim das contas, ele se tornou o meu personagem preferido. Ele acabou me surpreendendo bastante. Quando menos eu esperava, lá estava ele, com algo novo, para alegrar os dias da nossa protagonista. Outros personagens que  não ficaram para trás, foram as amigas de ClaraÂngela e Wend, além do seu irmão caçula Jeffrey. Todos, sem exceção são bem colocados na história, além de muito bem construídos. Mais um ponto para Cynthia Hand.

Quando me deparei com os últimos capítulos, eu fui surpreendida completamente com a reviravolta que ocorreu. Se anteriormente eu já tinha me afeiçoada tanto a essa obra, depois disso, a autora conseguiu conquistar não só a minha admiração, mas também o meu respeito. Sobrenatural é um livro que recomendo totalmente, tudo é muito bem trabalhado. E apesar de não ter deixado pontas soltas, a continuação, intitulada como Hallowed, promete muito mais ação e novos mistérios a ser desvendados. Ficarei aguardando ansiosamente. Vale a pena conferir!

Nota final:              




25 comentários:

  1. Que bom que não deixou pontas soltas :D Adoro quando isso acontece, não gosto de ficar sem saber a continuação.

    Beijo,
    Lariane - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  2. Nossa Re, vc me deixou super curiosa. Já tinha vontade de ler este livro, só pelo nome e pela capa, mas agora fiquei morta de vontade de lê-lo.
    Parabéns pela resenha, está ótima!!!!!

    Bjoks
    Suellen
    Bem pra Mente

    ResponderExcluir
  3. Eu também gostei desse livro, tanto que já comprei Hallowed e estou ansiosa para começar a leitura.
    É muito diferente do que já foi escrito até agora sobre anjos, pelo menos dos que eu conheço. Gostei particularmente do fato de a família ter conhecimento de tudo e serem bem unidos.
    Eu gostei do Tucker logo de cara e depois de ver a forma como ele agia em relação a ela já acreditava no que iria acontecer, aliás torcia por isso. Não fui muito com a cara do Christian no início, achei ele muito passivo.
    E o que foi aquele final @_@,não consigo nem imaginar o que vai acontecer no próximo.
    Parabéns pela resenha, ficou perfeita.
    Bjs.

    www.vidadeleitor.com

    ResponderExcluir
  4. Achei extremamente interessante! ^^
    Mais um para a minha lista! kk
    Adorei a resenha!

    Beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Rê, que maldade! Isso é jeito de maltratar uma pessoa? rsrsrs

    Estou morrendo pra ler esse livro, aí vem você com essa resenha e BOOOM!!! acaba com as minhas forças!

    Preciso comprar esse livro, eu tava ansiosa desde que li umas resenhas falando mega bem dele em blogs da gringa.

    Sabe de uma coisa? Eu não gosto muito de histórias de anjos, mas boas histórias de anjos me deixam SUPER animada, ainda mais uma onde a protagonista não é irritante, posso contar o número de vezes que desejei secretamente a morte de algumas protagonistas, mas que bom que dessa vez não será assim, acredito que irei me afeiçoar à Clara.

    Eu amo triângulos amorosos, acho que um bom triângulo tem que ser complexo tipo Damon-Elena-Stefan onde você não sabe com quem a protagonista deve ficar, pois as duas opções são válidas E interessantes.

    Eu queria comprar esse livro em português, mas INFELIZMENTE os livros da iD sãos os "zóios" da cara =(

    Resenha DIVA, amei amei!

    Parabéns!

    beijo beijo

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha. Eu leria esse livro apenas pela capa que é magnífica. Depois da sua resenha tenho certeza que vou gostar bastante da estória.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Rê!
    Não sabia que esse livro era tão bom assim!
    Eu também cansei de triângulos, mas como você disse que esse é mais natural, acabou me convencendo... Agora quero ler o livro!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. AAAAHHHHHHHHH \O/ AQUELE LIVRO LINDOOOOO!!! AHHHH *-* gente, o que eu quero ler essa belezinha vocês não tem ideia!!! Achei esse livro maravilhoso quando li a sinopse e quando bati a cara nessa capa? ME APAIXONEI!!!! Louca pra ler esse livro. LOUCA MESMO! (ok, todos perceberam que eu quero ler...¬¬ parei) Amei a resenha!!! Muito boa.

    ResponderExcluir
  9. Amei sua resenha, mas não lerei o livro. Eu estava curiosa e tal, mas eu gosto de livros YA que são sérios e pesados xD Esse soou para mim como um Fallen 2, sabe? :) Mas adorei a resenha!

    http://travelingamongworlds.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Regiane!
    Então, só o fato da sua resenha ser super positiva, já me deu vontade de ler o livro. Uma pena que o livro faça parte de uma série. :/ Não tenho dinheiro pra entrar em outra série.
    Mas a capa é linda demais. *-* E o tema sobrenatural... acho que é sempre bem gostoso. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. Já ouvi elogios a este livro e desde então ele se encontra na minha lista de desejos, espero que ele saia de lá em breve.
    Fiquei bastante curiosa sobre a forma que a autora trabalhou este triângulo amoroso, ainda mais neste momento onde grande parte das protagonistas acaba se jogando neles (triângulos amorosos).
    Outra coisa que você mencionou que despertou meu interesse foi essa mudança drástica de opinião sobre um personagem (Tucker), me deixou doida para ler e saber o porque. rs
    Sobrenatural acaba de ganhar pontos em prioridade dentro da minha lista de desejos.

    ResponderExcluir
  12. Rê, você não deveria fazer isso comigo! eu já estava encantada com essa capa linda, agora com a sua resenha não sei se vou resistir por muito tempo, vou ficar com merrecas no cofre de tanto comprar livros assim, tão irresistíveis. Eu quero.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. "Sobrenatural" possui dois elementos que eu gosto: narrado em primeira pessoa e reviravolta na história. Isso é bom porque não torna óbvio a trama e ainda surpreende o leitor.
    Gostei do seu ponto de vista assim como gostei de toda a resenha.

    Abraço

    ResponderExcluir
  14. Oie flor!

    Realmente parece ser um livro bem interessante, e pelo o que você falou no twitter ele não é tão enrolado como Fallen e isso já é um ponto pra lá de positivo rs...

    Livros que não são óbvios? Senhor ainda existe autor que consegue manter segredo sobre a trama depois do 5° capitulo kkkkk

    Acho essa capa muito bonita!

    Amei a resenha, vou anotar a dica aqui ^^

    bjus
    ;****

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  15. Gostei do livro.. Parece ser bem legal! A capa é muito bonita tbm!! Ultimamente tem estão sendo lançado muitos livros de anjos né.. Nunca li nenhuma história de anjos!! Estou curioso!! haha.. Gosto de livros que deixam uma ponta para o próximo.. da um gosto de "O que vai acontecer?" E ai bate aquela curiosidade!! HSAUAHS.. Já vou adicionar na minha lista dos livros que vou ler! haha..
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Sou doida pra ler esse livro!!! Achei essa capa tão linda *0*

    ResponderExcluir
  17. Ai Meu Deus! Esse livro deve ser demais. Adoro livros que tenham anjos, e com esse não seria diferente. Preciso ler esse livro!!

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  18. Ain Meu deus que capa linda!
    Será que um dia eu conseguirei escrever uma resenha tão boa assim?Ainn que inveja de você kkkkk
    Amei demais,para mim essa história seria mais uma de vampiros,errei e me surpreendi!Acho que vou procurar comprar esse livro \o/
    beijokas!
    fomesedeevontadedeler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Ahhhhhh eu quero ):
    Rê, acredita que, apesar do livro ser bem famoso, eu nunca tinha lido nada a respeito? Pois é... aconteceu a mesma coisas com Qual Seu Número?...

    Nunca tinha lido nada a respeito e nunca me interessei... até agora! Adoro as capas da iD (:

    E menine, parabéns pela resenha, me deixou MESMO com vontade de ler. Mesmo você dando 4 (é que essa nota normalmente não me atrai kk).

    Beijocas,
    Marcella Jordanna - Letras de Chá.

    ResponderExcluir
  20. Rê!!!

    Esse livro está na minha lista de desejados faz um tempinho, mas eu fico com o pé atrás com relação ao catálogo da iD porque até hoje, dos livros que li, apenas um foi quatro estrelas, os outros eu sempre ficava meio em dúvida se dava duas ou três...
    Também tem mais uma coisa que me afasta desse livro, ele é sobre anjos, não que eu não goste, muito pelo contrário, mas é que estou com umas oito séries de anjo! Então tenho corrido um bocado desses seres na literatura...
    Enfim, a sua resenha me deixou bastante curiosa e acho que vou acabar revendo essa minha decisão de deixar mais uma série de anjo entrar na minha estante!

    Beijinhos para você Rê!!
    Jessie
    http://lendoecomentando.com

    ResponderExcluir
  21. Olá Rê,

    "Triangulo amoroso, anjos... Acho que não..." Essa foi a minha opinião ao ler algumas resenhas e também a sinopse do livro.

    Tenho que ser bem sincera, estou cansada de livros de anjos e de triângulos amorosos. Eu amo anjos e amo triângulos amorosos, mas não tem aquele ditado: "Tudo que é demais enjoa". Pois é bem assim que eu me sinto em relação a estórias desse gênero, por isso fui forçada a deixar "Sobrenatural" de lado.

    Enquanto lia sua resenha só me passava na cabeça: "Mais uma história de anjo, e mais um triangulo amoroso", mas no decorrer da sua resenha fui percebendo que "Sobrenatural", mesmo apresentando essas características tão comuns hoje em dia, ainda consegue ser diferente.

    O que mais me surpreendeu foi o desfecho da resenha: "...eu já tinha me afeiçoada tanto a essa obra, depois disso, a autora conseguiu conquistar não só a minha admiração, mas também o meu respeito." Foi ai que eu cheguei a conclusão uma obra, que mesmo com bicaracterísticas semelhantes aos demais livros sobre anjo consegue passar da admiração para respeito, com certeza é um livro que merece ser lido!
    Excelente resenha!

    BejoBejo ;*

    ResponderExcluir
  22. Só o nome já atiça né ^^
    E se vc diz que conseguiu te prender do início ao fim e ainda lamentar que acabou então eu acredito que seja bom.
    O "chato" é que vc conseguiu fazer uma resenha inteira e enorme contando qse nada da estória e me deixou aqui toda curiosa pra saber o pq ele é diferente.

    Bjus

    Nâna

    ResponderExcluir
  23. me dizem que esse livro é ótimo to louca para ler ele.

    ResponderExcluir
  24. Olá, Regiane! Também li esse livro e me surpreendi bastante. Ansiosa para ler a continuação!

    ResponderExcluir
  25. Muito interessante...o título me lembrou "Supernatural" hehehe.
    Beijos

    ResponderExcluir