Postado 08 março 2012

Resenha: A Resposta

Por Regiane Cristina S.






Título: A Resposta
Autor: Kathryn Stockett
Nº de páginas: 574
Ano Edição: 2012
Editora: Bertrand Brasil








“ A verdade. A sensação é fresca, como água correndo sobre meu corpo grudento de suor. Resfriando um coração que a vida inteira me queimou por dentro. Verdade, digo para mim mesma outra vez, só para sentir aquilo de novo.

Esse foi o primeiro livro que solicitei de parceria com a editora Bertrand Brasil. Não poderia ter escolhido melhor, pois me surpreendeu e me emocionou totalmente. É uma obra e tanto, que deve ser apreciada sem pressa alguma. Cada acontecimento, cada detalhe, foi capaz  de dar um nó enorme em minha garganta, a ponto de me fazer refletir intensamente sobre o preconceito e a maldade, mas também sobre a bondade e amizade.

Skeeter acabou de se formar na faculdade e não vê a hora de ter uma chance de tornar-se uma escritora. Logo que retorna a casa dos pais, consegue um emprego como colunista no jornal regional. Diante de atitudes - que ela considera injustas - da maioria das pessoas que a cercam, a jovem tem uma ótima ideia, porém muito perigosa: Escrever um livro, onde as empregadas domésticas negras pudessem descrever seus relacionamentos com suas patroas brancas. Isso tudo na década de 60, em Jackson - Mississipi.

Apesar do risco e do medo visivelmente destacado nas feições de Aibeleen, ela permite-se ajudar Skeeter em seu livro. Felizmente para a alegria da jovem  e futura escritora, Minny - que dificilmente engole sapo - também aceita declarar tudo que já vivenciou em seus empregos. A partir disso, inicia-se uma história emocionante, cheia de feridas, que marca o leitor do começo ao fim. 


Quando eu terminei de ler essa obra, resolvi escrever a resenha imediatamente, mas não deu certo. Antes de qualquer coisa, foi essencial digerir lentamente tudo que havia se passado na história, controlar minhas lágrimas e sentimentos, para transmitir minhas palavras da melhor maneira possível, por tudo aquilo que senti ao decorrer da leitura.

A Resposta é um livro que ouso dizer que é impecável, perfeito, onde a emoção escorre por entre suas páginas. Tocou meu coração em todos os sentidos. A autora mesclou fatos e ficção com toda maestria. Foi impossível não me render a essa obra - até o presente momento, considero a melhor, e também a minha preferida desse ano.

Uma das coisas mais interessante que temos aqui, é a narração. Apesar de ser em primeira pessoa, é intercalada entre Aibeleen, Minny e Skeeter. Eu achei ótimo, pois dá uma visão totalmente precisa de tudo que ocorre, além de explorar pontos de vistas diferentes, mas que ao mesmo tempo, se casam perfeitamente bem.  Sem contar que Kathryn Stockett conseguiu proporcionar uma sensação de realismo, sem igual. Em determinadas cenas, eu tive a impressão de estar diante delas,  como se estivesse fazendo parte da história, vivenciando tudo, sentido o cheiro das coisas, sentido o sol quente e o calor insuportável de Jackson - Mississipi, inundando meu corpo. Minny é uma cozinheira de mão cheia, e quando ocorria às descrições de seus pratos, era como seu eu pudesse sentir o sabor. A autora possui uma escrita totalmente rica em detalhes, e o melhor de tudo, em nenhum momento soou cansativa. 
 

Fazia muito tempo que eu não me afeiçoava tanto assim a personagens. Esses aqui são um show à parte. Senti-me demasiadamente apaixonada pela maioria deles. Aibeleen é uma mulher que criou 17 crianças brancas, que na medida do possível, sempre se esforçou em passar um pouco da sua bondade aos corações delas. Ela é dona de uma vida extremamente triste, com um passado repleto de dor. É tão comovente vê-la tendo forças para lutar dia após dia, mesmo diante de tantas injustiças e sofrimentos. Amei-a cada segundo, assim como suas atitudes.    

Skeeter, a mulher que foi capaz de arriscar tudo em nome do seu grande objetivo: lutar contra a barreira que separa os brancos dos negros em Jackson. Impossível não admirar essa garota, pois sua coragem e determinação ultrapassam qualquer limite. Já Minny tem a façanha de sempre ser mandada embora de seus empregos, por não conseguir segurar a língua. Tem uma personalidade forte, é arisca, dá uma de durona, mas no fundo tem uma alma tão generosa quanto de Aibeleen e de Skeeter. De longe, ela é a minha personagem preferida. Apesar dos tempos difíceis, ela consegue ser engraçada. Como eu ri nos capítulos que eram narrados por Minny. Teve muitos trechos que adorei, mas esse é um dos melhores.
 
No final de junho, uma onda de calor de mais de trinta e sete graus se instala e não vai embora. É como uma garrafa de água quente derramada em cima do bairro dos negros, deixando ele dez graus mais quente que o resto de Jackson. Faz tanto calor que o galo do seu Dunn chega perto da minha porta e se empoleira, todo ruivo, bem na frente do ventilador da cozinha. Chego e encontro ele olhando para mim, como quem diz: "Não saio daqui de jeito nenhum, minha senhora." Ele prefere apanhar de vassoura a ter que voltar lá pra fora..

Os personagens secundários são tão bons quanto as três queridas protagonistas. Fiquei fascinada pela Mae Mobley – a criança que Aibeleen cuida no atual emprego. Apesar de tão pequena, ela é muito inteligente, doce e carinhosa. Bem diferente da mãe, a Sra. Leefolt, que só sabe se preocupar com suas amigas, suas reuniões e clubes que participa. Hilly Holbrook é simplesmente detestável, racista até o último fim do cabelo. Por mais repugnante que ela possa ser, ela é tão real, que fica difícil não contemplar sua participação na história. Também temos Celia, que é desprezada pelas demais mulheres de Jackson e faz de tudo para ganhar a atenção delas. Ela é meio esquisita e cheia de mistérios, mas tem o seu encanto, que acabou me conquistando.  

A Resposta é um livro que pode ser considerado volumoso por muitos -por conta das suas 574 páginas - mas a leitura é tão envolvente, que não dá para perceber o tempo passando. A cada capítulo que eu lia, eu me sentia mais sedenta pela história. Além disso, as inúmeras sensações que são transmitidas, só me fizeram admirar muito mais o trabalho incrível de Kathryn Stockett. É uma obra triste, porém fascinante, que enche os olhos. As palavras nunca serão suficientes para descrever o quão valiosa ela é.

Três mulheres, três vidas, três histórias que se cruzam e fazem desse livro inesquecível. Uma obra que recomendo a toda e qualquer pessoa, independente de raça, cor ou religião.

Nota final:                                   
             



36 comentários:

  1. Louco para ler esse livro... Sem dúvida vou me emocionar demais!

    ResponderExcluir
  2. Louca para ler esse livro. Uma beleza de história (vi o filme) e me emocionei muito

    lervereimaginar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já li outras resenhas sobre este livro, e todas dizem o mesmo, impossível não se emocionar. Estou com muita vontade de ler, afinal me identifico muito com este tema que é mais que apenas história para mim, é a minha realidade. Parabéns pela resenha.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  4. Resenha maravilhosa Rê.

    Acho que esta é a melhor resenha que você já escreveu dá pra sentir como você ficou envolvida pela história.
    Tão lindo você falando dos personagens, acho que vou me afeiçoar bastante à Minny.

    Eu estou muito ansiosa pra ler esse livro, sei que vou chorar muito, sou totalmente contra preconceito, qualquer que seja, é triste ver como as pessoas separam negros e brancos como se fossem animais, acho ridículo. Você já percebeu que nos nossos amados romances não existe um mocinho negro sendo romantizado pela protagonista? Pois é, isso é preconceito, é triste demais.

    Tudo bem que na antigamente o preconceito era maior, mas é visível como ele está aqui, fincado no ser humano.

    A Resposta é o tipo do livro que abrange isso, certeza que será a leitura do ano pra mim.

    Você não poderia ter se expressado melhor.

    Amei!

    beijo beijo

    ResponderExcluir
  5. Assisti o filme (que se chama "Histórias Cruzadas") e achei muuuuito bom. Mas, como boa bookaholic que sou, tenho certeza que irei gostar mais do livro.

    Tefinha - http://aminhadimensao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oiiie Rê! Eu vim correndo comentar, quero demais ler este livro e ver o filme desde que vi o trailer! Amo essa temática, é um livro que nos faz pensar sobre tudo, quero comprar e amei a resenha! Loucaaaa para ler e a resenha só atiçou mais. Beijão

    ResponderExcluir
  7. De primeira eu não estava com vontade de ler, mas depois dessa resenha eu fiquei curiosa, principalmente quando você cita sobre como a autora escreve, sobre a história ser rica em detalhes já que eu gosto de histórias que possuem uma descrição de tudo que o certa e de tudo que acontece. Eu colocarei esse livro na minha lista de leitura, alem do mais não é bom ficar escondida somente por trás de um mundo de ficção, um pouco de realismo pode ser bom também.

    ResponderExcluir
  8. Ah,como quero lê-lo,ele tem ótimas críticas,e vi o trailer do filme parece maravilhoso.
    Beijinhos.
    @cutecherries1

    ResponderExcluir
  9. Oi, Rê!

    Esse é um dos próximos livros que vou ler e fiquei muito feliz em saber que você gostou dele! Essa a primeira resenha que leio. Confesso que li só os parágrafos com a sua opinião porque não quero saber muito sobre a história [sei que não tem spoiler, rsrs.] Mas é que quero me deliciar com cada página sem saber muito sobre o que encontrar nelas. Tomara que a história me cative tanto quanto cativou você. :]

    Beijos,
    Amanda || Lendo & Comentando
    ^_^

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é aquele que tem um filme...como é o nome?.....Histórias cruzadas? Acho que é isso...é desse livro né? Pelo menos parece demais. Eu quero ler esse livro desde que soube do lançamento. Parece tão bom!

    ResponderExcluir
  11. Sua resenha me deixou muito curiosa a respeito do livro. N]ao cotgumo ler coisas desse tipo, porém, você me convenceu. Espero lê-lo logo ^^

    Beijos,
    World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  12. Oie,

    Ah já li uma resenha desse livro e confesso que estou louca pra ler esse livro, mas como ele é pouco grande preciso terminar outros que estão na frente.
    Amei sua resenha parabéns ^^

    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic

    ResponderExcluir
  13. Ahhh que resenha mais linda e tentadora, todas que li até agora me deixam cada vez mais afim de ler o livro!

    Adorei o estilo de narrativa. I NEED.

    Beeijoss

    ResponderExcluir
  14. Olá, Rê!!
    Espero ter a oportunidade de conferir esse livro grandioso o mais rápido possível, pois os comentários a respeito são tão positivos que a minha curiosidade só aumentou.
    O livro é bem grosso mesmo, mas pelo visto o leitor nem sente o tempo passar e a leitura dele deve ser bem rápida e prazerosa, né?
    A história sobre o difícil e conflituoso convívio entre os negros e brancos na América da década de 60 rende uma história densa e emocionante. Me fez lembrar o filme Mississipi em Chamas, aborda a mesma temática e se ainda não tiver assistido, vale a pena conferir.
    Adorei a sua resenha!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  15. Oi Re, estou louca para ler este livro desde o seu lançamento, mas fiquei aguardando as resenhas dele aqui para poder comprar. Sua resenha está muito boa e só me deixou com mais vontade de ler. Bju

    ResponderExcluir
  16. Eu não sabia NADA sobre esse livro, só que ele virou filme com a Emma Stone e estava no Oscar! Mas gostei da sua resenha e me pareceu meso interessante embora eu não costume ler livros assim! Mas gosto porque é diferente e costuma surpreender com algo novo!
    Gostei do que vc comentou sobre a narrativa (adoro ver diferentes povs) e fiquei curiosa. Mas confesso que esse lado dramático (ainda mais drama que não é focado em romance amoroso) não me faz ter tanta ansiedade para ler!

    beijos
    Eve!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Rê!
    Realmente, as pessoas falam que o livro é enorme, mas o que conta é o que ele traz. Se a história é boa, nem percebemos!

    Estou querendo muito este livro e, como já tinha dito, sei que vou me emocionar muito com a leitura.

    Ai, como eu adoro quando somos inseridas na narrativa!
    Eu sou daquelas que sentem aperto no coração, borboletas na barriga... Cheiro nunca senti, mas quem sabe com uma cozinheira tão boa assim, né? hahahaha

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  18. Eu estava totalmente louca pra assistir ao filme, mas aí descobri o livro e resolvi que terei que ler antes de assistir!
    Faz tempo que não te vejo escrever uma resenha assim tão compridinha e tão mais cheinha (mas tenho andado um tanto ausente, então...)
    A história parece ser fantástica! Há temas que super me chamam atenção, e preconceito é um deles (acho que é um dos motivos que me levou a fazer Serviço Social).

    Rê, resenha super linda (como sempre). Me deixou ainda mais curiosa com a história (como sempre2).
    ;*

    http://www.batalhaliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Não conheço a história, ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas pelo que pude ver pela bela resenha que você escreveu é um livro muito bom. Fora que a sua descrição dos personagens me deixou bastante curiosa sobre eles, para conhecê-los e pelo que você disse acredito que fosse me apaixonar por Minny também.
    Entendo que apesar de ser uma história triste, afinal o tema abordado é preconceito, que não tem como ser feliz de jeito nenhum, e ainda assim ser uma história marcante. Geralmente essas histórias nos levam a refletir, a nos colocarmos no lugar de tantas pessoas que ainda hoje passam por esse problema.
    Já tinha visto que o livro era bem elogiado, mas a princípio não me chamou a atenção por estar fora do gênero que gosto de ler, no entanto após a sua resenha isso mudou, estou muito interessada em conhecer melhor a história contada em A resposta.

    ResponderExcluir
  20. O filme é muito dramático. E foi a partir de então que fiquei com vontade de ler o livro que originou a adaptação cinematográfica. Como você falou que é uma leitura de encher os olhos mesmo sendo o livro volumoso, eu criei uma grande expectativa pelo livro. Por isso espero que eu ganhe para lê-lo.

    "Eu quero ganhar o livro A Resposta aqui no Ler e Almejar!"

    ResponderExcluir
  21. Geralmente não gosto de livros com finais tristes, mas quando li sua resenha, fiquei com curiosidade nesse livro. Me parece ser algo diferente, uma história diferente.Nada de romances ou coisas sombrias, parece ser melhor que isso.
    A capa é linda e morri de ri com esse quote do galo AHAUHUAHUH
    Adorei sua resenha (=

    ResponderExcluir
  22. Oie linda!!

    Eu vi este livro na Saraiva.
    Eu cheguei a ver uma matéria falando sobre o tema dela em um site desses que tem matéria de auto-ajuda sabe. As vezes por causa do meu serviço eu uso esses sites como referencias para postar frases motivacionais no face rs...

    A história realmente para ser muito boa. Livros com finais tristes e mais reais normalmente não agradam muito as pessoas, mas é a realidade da vida né ...

    Ótima resenha flor!

    bjus


    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  23. Oiii

    Já vi esse livro na livraria e realmente ele é bem grande, mas eu adoro livros grandes, e minha mãe assistiu o filme que é baseado no livro e disse que é muito lindo, emocionante demais, e desde que ela comentou cmg sobre o filme, fiquei mto interessada em ler o livro, gostei demais da sua resenha, eu li A Vida Secreta das Abelhas, vc já leu esse? Conta tbm sobre preconceito contra os negros e tbm é um livro triste, livros que contam a realidade, geralmente são bem tristes ainda mais qdo envolvem preconceito...eu quero mto ler esse livro e sua resenha me fez ficar com mais vontade ainda...
    BjOs!!!

    ResponderExcluir
  24. Nossa, adorei sua resenha, está tão cheia de admiração que me fez querer ler também esse livro!
    Bjin*

    ResponderExcluir
  25. Oi Rê,

    Eu estou aguardando a oportunidade aparecer para poder ler o livro. Muito se falou no filme né. E confesso que por conta disso minha vontade de ler só aumentou.

    Eu fui acompanhando você pelo twitter enquanto vc lia e sabia que assim que a resenha saisse, ela seria positiva.

    A historia do livro me fascina muito. Acho tão triste o modo como a pessoas viviam antes. Preconceito e racismo existem desde sempre e vão ser assim pra sempre, mas o modo como algumas pessoas superam e enfrentam isso é o que cativa. Li sua resenha e a história me deu essa impressão.
    Tentar mudar as coisas nunca é fácil, e sendo feito na década de 60 é muito mais complicado.

    Vou participar da promoção.
    Parabéns pela resenha, Rê.
    Adorei =)

    bjinhuxxx

    ResponderExcluir
  26. Nossa.. Com essa capa o livro já fica demais né! Muito bonita!! A história parece ser legal e que faz emocionar!!
    Eu já queria ler esse livro, e agora que eu vi que você achou legal e deu a maior nota, quero MUITO ler! haha.. Parece ser muito bom!!
    Beijso

    ResponderExcluir
  27. Rê querida, que resenha maravilhosa!
    Confesso que eu não me interessava quase nada por esse livro, mas agora já esta devidamente anotado na minha lista de super desejados. O fato da narrativa ser diferente me chamou ainda mais a atenção.
    Ainda não vi o filme, mas quero ler o livro primeiro.

    Adoro você ;)
    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  28. Já tinha vontade de ler pelo que li do livro em outras resenhas, mas vinha adiando por causa das muitas páginas (ando meio sem tempo), mas agora sua resenha me convenceu, vou ver se leio antes de ver o filme

    ResponderExcluir
  29. Muito boa a sua resenha parabéns!
    Eu ja vi várias e a cada vez que vejo me dá mais vontade ainda de ler,não vi o filme ainda, mas quero ler o livro antes.. Ja vi esse livro numa livraria e ele é realmente grande e eu adoooro assim haha kk

    ResponderExcluir
  30. Olá Rê,

    Sua resenha me fez sentir aquele sentimento de: arrependimento.Pois é, eu me arrependi completamente de não ter procurado nada sobre o livro.

    Eu geralmente não tenho o costume de julgar um livro pela a capa, mas por algum motivo eu julguei o livro "A Resposta" pela capa, e olha que ela nem é feia... Apenas não me interessei! Por consequência, acabei por não ler nenhuma resenha, nem sinopse, nem comentário, absolutamente nada relacionada ao livro.

    Essa é a primeira resenha que leio do livro, e não podia ter lido resenha melhor, com certeza uma resenha super positiva que te da vontade de ler o livro citado nesse exato momento, foi assim que eu me senti ao ler a resenha.

    Mas me diga... Como não sentir vontade de ler um livro como esse depois de um resenha tão detalhada e um estória tão peculiar?

    Eu nem sei exatamente o que dizer, apenas estou ansiosa para poder ler esse livro, que aparenta ser um livro completamente marcante!

    BejoBejo ;*

    ResponderExcluir
  31. Bom, a resenha mostra que o livro é ótimo, e eu estou louca para ler esse livro, não somente pela resenha, mas a capa e o titulo são bem a minha cara. Eu AMO livros desse tipo >.<

    ResponderExcluir
  32. Já li muitos livros, mas a maioria não teve esse quê de realidade que esse parece ter. Gosto de me sentir envolvida por cada palavra que leio e "A Resposta" provavelmente vai me deixar assim.
    O assunto que o livro trata é uma coisa que me pertuba muito e conseguir ver o preconceito pelos olhos de quem o sofre vai ser um bela de uma experiência!
    Se antes eu tinha uma pouca vontade de ler, depois de ler a resenha e ver como você sentiu, posso ter certeza que esse livro vai ser um dos meus preferidos!

    ResponderExcluir
  33. Uau, parece ser realmente emocionante esse livro. Deu para notar quão bom é o livro, pelo jeito que descreveu a obra. Bom, de capa, não nota-se assim um livro tão emocionante, triste, como vc mesma disse. Após ler essa resenha, não há como não querer lê-lo *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Antes de ler a resenha já tinha uma noção da história pois vi uma parte do filme. Não, eu não terminei de ver, mas só pelo pouco que vi, me interessei muito. Quero muito lê-lo, com certeza vai me emocionar mais do que o filme faria.

    Bela resenha. :)

    ResponderExcluir
  35. Oi Regiane ^^
    Nossa que resenha MARAVILHOSA que você fez desse livro.
    Eu já tinha lido alguma coisa sobre ele por alto, mas nunca parei pra prestar atenção e perceber quão grandiosa é essa obra.
    Também nunca li nenhum livro que fala sobre preconceito.
    A história pareçe ser bem envolvendo, e assim como você citou, eu gosto de livros onde são narrados diferentes pontos de vista.
    Apesar da capa do livro ter alguma relação com a história, mas ela tem um quê de uma história mis descontraída, mas pude ver pela resenha que é uma história bem profunda.

    Ronaldo - Livro sobre Livro

    ResponderExcluir
  36. Simplesmente AMEI esse livro! E o filme eu gostei também, mas o livro é lindo! Super indico! Adorei a resenha ;)
    Abraços!

    ResponderExcluir