Postado 04 março 2012

Resenha: O Céu Está Em Todo Lugar

Por Regiane Cristina S.





Título: O Céu Está em Todo Lugar
Autor: Jandy Nelson
Nº de páginas: 424 
Ano Edição: 2011
Editora: Novo Conceito









“ Minha irmã vai morrer todos os dias, pelo resto da minha vida. A dor dura para sempre. Não desaparece nunca; torna-se parte de nós, a cada passo, a cada suspiro. Nunca vai parar de doer, Bailey, porque nunca vou deixar de gostar muito de você. É assim que é. A dor e o amor caminham juntos, um não existe sem o outro. Tudo o que posso fazer é adorá-la e amar o mundo, imitar seus passos ao viver com ousadia e força e alegria.

Hoje eu trago a resenha de um livro singelo, tocante e ao mesmo tempo, repleto de humor, que me agradou completamente. Antes de dar uma opinião mais precisa - como de costume - farei um apanhado geral da história.

Lennie Walker, aos seus dezessete anos, levava uma vida calma e feliz, acompanhada por sua paixão pela música e pelos seus inseparáveis livros de romance. A garota nutria uma admiração sem igual pela irmã mais velha - Bailey. Tudo seguia perfeitamente bem, até o dia que a tragédia resolveu bater a porta da família Walker. Por uma fatalidade do destino, a querida Bailey, veio a falecer.

“ Às 16h48 de uma sexta-feira de abril, minha irmã estava ensaiando para o papel de Julieta, e menos de um minuto depois, estava morta.

A partir desse triste episódio, a única forma que Lennie encontra para tentar amenizar e driblar um pouco a dor pela perda da irmã, é seguindo em frente, mas só ela sabe o quanto é difícil e complicado lidar com a situação, pois Bailey significava e significa tudo para ela.

Felizmente, Lennie não é uma garota que desiste fácil das coisas. Ao lembrar-se do quanto a irmã amava viver, ela é motivada a continuar, e é nesse momento que dois garotos surgem em seu caminho. Um deles parece entender exatamente o que ela está sentindo, e o outro consegue deixar seu coração um pouco mais alegre e leve. Diante de um turbilhão de emoções e sentimentos confusos, ela terá que encontrar o equilíbrio em meio a tudo que está vivendo.

Primeiramente eu devo elogiar o capricho que a Novo Conceito teve com a diagramação desse livro. Além de encher os olhos, todos os detalhes são impecáveis. Adorei a fonte na cor azul, e fiquei deslumbrada com as diversas ilustrações e imagens contidas - com vários poemas e recadinhos da protagonista - entre um capítulo e outro.

A narração do livro é em primeira pessoa, mas em nenhum momento, deixou a desejar.  Aos olhos de Lennie, tive uma visão ampla de tudo que acontecia ao redor. A história é conduzida de uma forma totalmente poética. Apesar da escrita da autora ser simples, ela é bem agradável e gostosa. A leitura fluiu tão rapidamente, que terminei em pouquíssimas horas.

Alguns personagens são bem curiosos, principalmente quando se trata do Tio Big e da Vovó.  Eles são carismáticos, mas ao mesmo tempo, são bem peculiares.  Não gostei muito de Toby, achei-o meio apagado e até mesmo bobão. Joe é uma graça em todos os sentidos. É impossível não se render a ele. A sua sensibilidade aos sentimentos alheios, faz dele um personagem muito especial. Lennie é uma protagonista bem completa. Ela está longe de ser perfeita - algo que adorei - e dessa forma, a autora deu um ar real a personagem. Outra coisa que gostei muito na Len, foi que mesmo diante da situação triste que se encontrava, ela conseguia ter um senso de humor incrível. Ri horrores com as suas atrapalhadas.  Sem contar a quantidade exagerada de vezes que ela leu O Morro dos Ventos Uivantes, que sem dúvidas, achei hilariante.

“ Sarah e Joe também me encaram. Sarah com uma expressão de preocupação e Joe com um sorriso do tamanho de um continente. Será que ele olha assim para todo mundo? Será que ele é maluco? Seja lá o que ele for, é contagioso. Antes que eu me dê conta, estou imitando seu sorriso do tamanho dos Estados Unidos, unindo-os ao Havaí e Porto Rico. Devo estar parecendo a "enlutada alegre".

O Céu Está em Todo Lugar traz à tona muitos sentimentos. Raiva, decepção, compaixão, compreensão, tristeza, alegria, etc. Enfim, é incontável tudo aquilo que se pode sentir ao ler essa obra. Jandy Nelson criou um romance que retrata perfeitamente a dor diante da perda, a descoberta do amor e a luta pela felicidade. É um livro que deve ser apreciado por todos aqueles que adoram uma história sensível e poética. Recomendo!


Nota final: 

20 comentários:

  1. Oi, Rê!

    Ainda não tive oportunidade de ler esse livro, mas a Jéssica lá do blog leu e adorou! Que bom que você também gostou do livro. Pelo visto a autora soube bem como trabalhar com esses sentimentos, né? A diagramação dele é impecável mesmo! *-* Tomara que eu possa lê-lo em breve!

    Beijos,
    Amanda.
    ^_^

    ResponderExcluir
  2. Eu estava relutando para ler este livro, mas depois dessa resenha tenho que me render a história, preciso ler!

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Ainda não li o livro, mas pela resenha fiquei super interessida em ler o livro, porque nos ultimos tempo tenho me interessado mais por livros que tenham alguma especie de mensagem. Gostei muito da resenha e pretendo lê-lo o mais breve possível. abraços.

    ResponderExcluir
  4. Eu amo esse livro com todo o meu coração. Essa história é linda, maravilhosa demais!!!

    Eu chorei, sorri, me irritei, e compreendi as ações de cada um dos personagens, viver o luto pode nos deixar sem chão e loucos de verdade. Amo amo amo amo essa autora por criar um livro tão completo e amei sua resenha Rê.

    beijo beijo

    ResponderExcluir
  5. Eu amei esse livro... é lindo d+ ...tudo que eu poderia dizer sobre o livro a Babi Ever ja disse... o livro é maravilhoso.

    sua resenha é ótima

    bjosss

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho esse livro *-* é tão lindo! Amei essa história e recomendo demais! Só o final final mesmo é que achei um pouquinho fraco, sei lá, esperava algo mais. Não, esquece isso, o final foi perfeito! Ahh, o livro é perfeito mesmo! Até as folhas são perfeitas! A capa é perfeita, os personagens, os desenhos e fotos que ele tem dos escritos da Lennie, tudo maravilhoso! Muito bom gente, vocês tem que ler, quem não leu tem que ler! *-*

    ResponderExcluir
  7. Olá, Rê!!
    Adorei a sua resenha!!
    Ainda não li esse livro, acredita? Tenho visto mesmo ótimos comentários a respeito, que só tem feito a minha curiosidade aumentar.
    Espero conseguir ler antes do filme ser lançado, parece que logo farão uma adaptação que contará com a participação de Selena Gomez se não me engano rs.
    Espero gostar da história tanto quanto você!
    Bjos.


    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  8. Uma das melhores resenhas que li até agora, sério. Eu estou encantada com esse livro, quero muito ler...
    beijão

    @K_Alencar
    http://achoquecresci.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu quero tanto, tanto esse livro que o dia que puder lê-lo acho que vou devorá-lo de uma só vez!
    Ótima resenha, você escreve muito bem.

    Beijinhos, Bia.

    ResponderExcluir
  10. Tenho esse livro, mas ainda não li, emprestei ele para um amigo, ainda não recebi, mas com a sua resenha minha vontade só aumenta, li alguns comentários negativos sobre o livro, mas prefiro tirar minha própria conclusão.
    De uma coisa eu sei, vou me emocionar com a história da Leenie.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oiii, mto bem feita sua resenha! Esse livro me surpreendeu no melhor sentido, se tornou um dos meus preferidos! Ameei a história e os personagens :)
    Bjossssssss

    ResponderExcluir
  12. Rê!!!!!!

    Faz um tempinho que li "O Céu Está Em Todo Lugar" e quando terminei de ler tive uma vontade imensa de voltar e reler, isso é bem raro. Esse é o tipo de livro que nos faz parar e pensar, mas de maneira tão sutil, com uma narrativa tão fluida, que a reflexão aparece sem que se quer percebamos, quer dizer, foi assim que aconteceu comigo. A Lenn é um charme e o fato de ela cometer erros durante a estória da esse ar de realidade que você mencionou. Na verdade todas as personagens que compõem a obra são fantásticos, a meu ver.
    Mesmo lendo apenas esse livro da Jandy me tornei fã de carteirinha dela e se as outras obras forem inovadoras, mas manterem esse toque sutil da narrativa de "O Céu Está Em Todo Lugar" vai continuar como favorita!

    Beijinhos
    Jessie
    http://lendoecomentando.blogspot.com

    P.S.: Eu amei a resenha!

    ResponderExcluir
  13. Oi Rê, olha a sumida aparecendo por aqui!!
    >_<


    É uma das minhas próximas leituras este livro, já tem tempo que esta aqui mas sempre vou deixando para depois.

    Ele gera bastante opiniões, uns adoraram e outros neeem tanto. Quero ver o que vou achar!!

    Adorei a resenha! Beijooocas

    ResponderExcluir
  14. O céu está em todo lugar não seria um livro que me atrairia a princípio, mas os elogios ao livro já me convenceram de que devo dar uma chance a ele em algum momento.
    Gosto de ler histórias que apesar de terem momentos de tristeza e drama, tenham também uma mensagem de esperança.

    ResponderExcluir
  15. Não li ainda =/
    A capa é linda e a história parece ser linda também, a perda é um dos momentos mais difíceis da vida de uma pessoa e o livro parece deixar isso bem claro.
    Não sei se conseguiria ler com uma fonte azul, sei lá, parece ser algo bem incomodo, já que sou acostumada com o preto HHAUHAUHAU
    Adorei sua resenha (=
    Beeijos, Alyne (=

    ResponderExcluir
  16. Capa linda!! A história parece ser legal! Gosto de histórias com humor!! Já esta na minha lista de livros que vou ler! hahaha
    Beijso

    ResponderExcluir
  17. Adorei esse livro. Pensei que iria gostar mais, estava com expectativas super altas, mas o livro não me decepcionou. Como eu disse, adorei ele.
    Realmente, o trabalho que NC fez está maravilhoso. Esse com certeza vai ser o livro com a diagramação mais bonita que eu já vi - por enquanto, vai que lá pra frente vem outro.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  18. Olá Rê,

    Primeiramente gostaria de parabenizar a sua resenha, ela ficou ótima, não deixou a desejar!
    E depois gostaria de agradecer... Isso porque eu ja li varias resenhas positivas, com todos elogiando o livro e ainda alguns escolheram esse livro como sendo o sue favorito, mas mesmo lendo a resenha deles, não conseguia entender o motivo de ser um livro tão bom.
    Por esse fato nunca me interessei pelo livro, mas agora depois que li sua resenha, consigo entender o motivo de ser um livro tão lindo e favorito de vários e ainda sua resenha conseguiu mudar a minha opinião, com certeza irei ler "O Céu esta em todo o Lugar", que aparenta ser uma estória que te pega pelo o coração. Um livro repleto de emoção!
    Ótima resenha!

    BejoBejo ;*

    ResponderExcluir
  19. Confesso que não sou muito fã de romances, mas como me foi dado esse livro e achei completamente diferente e divertido a forma como foi escrito resolvi dar uma chance para essa historia e fiquei completamente apaixonada. Sem falar do Kit do livro que é tão fofo qnto o proprio e sua historia nos faz ter todo tipo deferente de sentimento. Esse livro para mim foi aquele tipo de leitura que vc não sabe se le aos poucos para não acabar, ou le logo para saber o final. Amei e Recomendo

    ResponderExcluir
  20. Eu amo esse livro, realmente, ele é sensivel e poético. Achei muto legal as ilustrações, torna o livro muito mais interessante. E amo o jeito da Lennie.
    Bateu vontade de reler rsrs...

    ResponderExcluir