Postado 16 março 2012

Cinema #05: A Invenção de Hugo Cabret

Por Regiane Cristina S.

Olá pessoal!

Bem vindos a mais uma sessão Cinema. Hoje vou falar de um filme que eu assisti na noite dessa segunda-feira (12 de março). Evitei ao máximo ler sobre a história, até mesmo a sinopse, e foi ótimo, pois me surpreendeu bastante e adorei o resultado.

A Invenção de Hugo Cabret (nome original: Hugo) é uma adaptação cinematográfica baseada no livro de Brian Selznick, dirigida por Martin Scorsese. O filme teve 11 indicações ao Oscar, entre eles, Melhor Filme e Melhor diretor. Não ganhou nenhum dos 2, mas levou 5 estatuetas para casa de melhor: Fotografia, Direção de Arte, Edição de Som, Mixagem de Som e Efeitos Visuais. A premiação do Globo de Ouro para melhor direção, foi para Scorsese.


Direção: 
Martin Scorsese
Gênero: Aventura / Drama
Duração: 127 min.
Distribuidora: Paramount Pictures
Lançamento: 2012
 
Sinopse: Paris, anos 30. Hugo Cabret (Asa Butterfield) é um órfão que vive escondido nas paredes da estação de trem. Ele guarda consigo um robô quebrado, deixado por seu pai (Jude Law). Um dia, ao fugir do inspetor (Sacha Baron Cohen), ele conhece Isabelle (Chloe Moretz), uma jovem com quem faz amizade. Logo Hugo descobre que ela tem uma chave com o fecho em forma de coração, exatamente do mesmo tamanho da fechadura existente no robô. O robô volta então a funcionar, levando a dupla a tentar resolver um mistério mágico.

Minha Opinião: A Invenção de Hugo Cabret é um filme extremamente lindo em todos os sentidos. Não enche apenas os olhos por sua beleza, mas também enche o coração, pela maravilhosa homenagem prestada na história. É tão emocionante e tocante, que não conseguir segurar as lágrimas. Possui uma sensibilidade sem igual. 

A fotografia e os efeitos visuais são alguns dos pontos positivos. Não é a toa que levou as estatuetas direcionadas a essas categorias. O cenário possui uma atmosfera retrô, salpicada com alguns elementos steampunk. Foi impossível não me render aos detalhes tão ricos e bem trabalhados. Eu considero um dos melhores filmes em 3D. Tudo parecia tocável. Desde a neve até os personagens. E em nenhum momento cansou a minha vista. Achei perfeito. Por isso, para quem não gosta de 3D, precisa avaliar os seus conceitos, quando se trata de A Invenção de Hugo Cabret.

Infelizmente eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas pelo que andei lendo por aí, muitas pessoas tem elogiado a
adaptação. Chegando a considerar uma das melhores. Espero ter a mesma impressão. De qualquer forma, eu já me apaixonei pelo filme.

A trilha sonora é um show à parte. Simplesmente mágica e que se encaixa perfeitamente com o filme.
Howard Shore fez um trabalho excelente. Destaque para a música The Thief, que é mais que uma poesia aos ouvidos. E eu que sou apaixonada por trilhas, não tive outra reação, a não ser de deslumbre.

Em relação aos atores, eu tenho que confessar que
Sacha Baron Cohen, é totalmente adequado para papéis de personagens malas rs. Como por exemplo: Signor Adolfo Pirelli do filme Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet. Apesar dele ser uma figura cômica, reconheço que ele é um ótimo ator. Asa Butterfield, ao interpretar o órfão Hugo Cabret, prova que talento não tem idade. Ele teve um ótimo desempenho, assim como em O Menino do Pijama ListradoChloe Moretz também não ficou para trás, ela fez uma dupla e tanto com seu companheiro de aventuras, no papel de Isabelle. Identifiquei-me e afeiçoei-me muito a ela, por conta da sua paixão por livros. Ben Kingsley (do filme A Ilha do Medo) me comoveu interpretando o Sr. Georges - dono de uma loja de brinquedos. Com certeza é um dos personagens mais carismáticos da história.

Em geral eu tenho que dizer que A Invenção de Hugo Cabret é como uma caixinha de surpresas, pois possui um desfecho incrível. Martin Scorsese superou minhas expectativas e desenvolveu um trabalho com uma maestria impecável. É um filme indispensável a qualquer amante do cinema. É mágico, misterioso e repleto de sentimentos marcantes. Recomendo!


 
Trailer:

21 comentários:

  1. Quero MUITO ver esse filme! Além de lindo, dizem que passa uma ótima mensagem! Scorcesse arrasa sempre ne?

    Beijos

    Gleice
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  2. Eu achei lindo visualmente só que o enredo deixa muito a desejar.

    ResponderExcluir
  3. Fui ver Hugo Cabret semana passada.. O filme é perfeito, em todos os sentidos, trilha sonora, atores, cenário, como você falou. Esse clima de tristeza que eu notei desdo começo do filme, por ele ser órfão, foi aumentando cada vez mais ao decorrer do filme, quando vai mostrando o passado dele.. No final minha mãe soluçava do meu lado! haha..
    O livro é lindo também.. Ele é quase totalmente contado por imagens, imagens muito lindas! Eu comprei em inglês, que é mais lindo ainda! hsauuas.. Ainda não comecei a ler porque não gosto de ler dois livros ao mesmo tempo!! Mais logo que eu terminar Eragon, vou começar a ler Hugo Cabret! haha..
    MUITO lindo o filme, recomendo a todos!! História muito linda!!

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti esse filme, inclusive tem a minha critica dele no meu blog. Eu realmente amei ele, mesmo tendo uma vontade daquelas de dormir, porém eu realmente gostei dele, a parte de dormir era porque estava frio e tinha uma poltrona bem aconchegante do melhor cinema de são paulo, sem contar que o filme era em 3d e eu fico com um pouco de dor de cabeça. Mas emfim, minha nota é pelo menos uns 10 :P

    Regiane, eu indiquei o Ler e Almejar no meu blog no post meme"Onze Coisas"

    Beijinhos,
    Kimy Gabrielli.
    http://blogkimygabrielli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Caramba, ainda não vi esse filme ! foi super premiado e ainda não vi. Deve ser muito mágico.

    ResponderExcluir
  6. Eu estou louca para ver este filme desde que saiu a premiação do Oscar, depois de tudo o que você disse, minha vontade aumentou!!!
    Bjin*

    ResponderExcluir
  7. Esse é um filme que tem o visual perfeito, que te deixa com muita expectativa, que é bom até a metade, mas do final perde o rumo da história e não tem um final fantástico pelo qual a gente espera desde o começo. Foi o que senti vendo esse filme. Um filme maravilhoso, mas que deixou um pouco a desejar na história... Vale a pena ver pelo visual dele, mas não espere lagrimas ao ver esse filme u.u (claro, isso é minha mera opinião de zé ninguém e cada um tira sua conclusão vendo o filme.)

    ResponderExcluir
  8. O filme me surpreendeu bastante, perfeito e bem feito. Só não gostei muito do final.


    bjos,
    http://www.just-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Rê,

    eu inventei de assistir todos os filmes indicados para o Oscar ano passado, mas como nao acertei nenhuma das categorias, desisti e nao fiz isso ano, tanto que eu nem sabia quais eram os filmes indicados e coisa e tal. Mas todos comentaram muito de Hugo e pelo trailler (esse eu assisti) parece ser um filme artisticamente muito bem feito. Até meu professor de Fundamentos da Linguagem Audiovisual recomendou!

    Beijokas! :*

    Raphaela
    Equalize da Leitura { http://equalizedaleitura.blogspot.com.br }
    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir
  10. *-*
    Eu já vi ótimas críticas sobre o filme, mas ainda estou em dúvida se assisto no cinema ou espero sair na locadora (ou pra baixar, caham)! Eu ainda não li este livro também mas parece ser uma delícia de leitura!
    Também adoro trilha sonora de filmes, um dos itens que presto muita atenção quando assisto um.
    *-*
    Você assistiu em 3D? Acho que o efeito realça mais o impacto da história mas comigo ainda não funciona, saio com as vistas doendo... =(

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Estou muito a fim de assistir ao filme. Mesmo antes de ser ganhador do Oscar eu já sabia do mérito da adaptação cinematográfica do Scorsese.
    Gostei do seu ponto de vista a respeito do 3D. Também acho que em 3D é bem mais interessante.

    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Oie flor!

    Eu vi o livro que ispirou o filme ontem na Nobel. A capa é bem bonita e o livro possui várias fotos o que deve ter facilitada o processo de adaptação para o filme.

    O filme parece ser bem legal mesmo ^^ só falta arrumar tempo para ir no cinema ( tá dificil)

    Ótimo post flor =D

    bjus e uma ótima semana!

    ;***

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  13. Quero ver ele *-*.O livros apesar de ter bastante ilustrações - que eu particularmente não gosto muito- eu adorei!Espero que o filme seja igualmente bom - ou melhor - .

    ResponderExcluir
  14. Eu li o livro!!! Achei muito perfeito, mas ainda não assisti ao filme.

    O livro é lindo, tudo é tão bem trabalhado, e na versão cinematográfica tenho certeza que ficou lindo.

    Adoro filmes em 3D, parece que você está na cena *-*

    A Invenção de Hugo Cabret é lindo, o Hugo consertando o autônomo me fez chorar, muito mais no final com a mensagem. Lindo!

    beijo beijo

    ResponderExcluir
  15. Aiii quero muito ver esse filme, só escuto falarem muito bem dele, parece ser lindo *.*

    Assim que tiver uma oportunidade vou ver.

    Ah! e seu blog é muito lindo, primeira vez que passo por aqui e já estou seguindo, gostaria que desse uma passadinha no meu.
    Bjs
    Amanda
    http://leituraentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Esse filme deve ser muito lindo, pra sair do cinema encantada, quanto com o enredo, quanto com a produção *-*

    ResponderExcluir
  17. Oi!

    Eu estou louca para assistir esse filme, já o li o livro, que também e tão fofo e lindo, tanto quanto as ilustrações quanto a própria história. O filme também parece ser tão bonito quando o livro, por ter ganhado tanto oscar, deve ser um filme realmente muito bom.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Olá Rê,

    Adorei a sua opinião sobre o filme, apesar de não ter assistido sua opinião comprova que as minhas expectativas sobre ele vão ser superadas!
    Eu queria muuuuito assistir ao filme quando vi pela primeira vez o trailer e também depois de ouvir os burburinhos sobre ele ser um excelente filme em 3D.
    Fiquei mais animada ainda (se é que é possível ficar mais...) quando ele ganhou varias estatuetas no Oscar.
    Estou louca para ver o filme e me encantar com os efeitos especiais, com a história e também com a trilha sonara (pois eu amo trilha sonoras).

    BejoBejo ;*

    ResponderExcluir
  19. Quero MUITO ver, mas até hoje não consegui :/

    ResponderExcluir
  20. Não curti o final do filme.
    Foi tudo tão bem para no fim se arrastar e se tornar meio enfadonho.
    Mas claro que isso não tira toda a beleza e magia do resto do filme.

    Bjus

    Nâna

    ResponderExcluir
  21. O Scorsese é muito mestre. Não é todo filme que consegue misturar essa magia de verdade e essa sensibilidade que tu falou. Tô com muita vontade de ver, pena que não assisti em 3D. :~

    ResponderExcluir