Postado 10 fevereiro 2012

Resenha: Os Diários de Carrie

Por Regiane Cristina S.


 



Título: Os Diários de Carrie                              
Autor: Candace Bushnell
Nº de páginas: 400
Ano Edição: 2010
Editora: Galera Record








Os dois viram o olhar na minha direção e, então, relutantemente ao que parece, eles desgrudam suas bocas. Por um momento, tudo está parado, como se estivéssemos congelados num globo de vidro. E então eu me sinto assentindo. Sim, diz uma voz na minha cabeça. Você sabia que isso ia acontecer. Sabia que isso era inevitável.

Confesso que quando eu ganhei esse livro de uma amiga, eu entortei o nariz e achei que não ia me agradar, pois eu nunca fui chegada ao seriado de TV Sex And The City. Como eu estava enganada! Diverti-me demais com as atrapalhadas de Carrie. Também me comovi com suas decepções e vibrei com suas conquistas.   

A história desse livro descreve o último ano do ensino médio de Carrie - antes dela deixar de ser apenas uma garota simples do interior. Ela e seus melhores amigos - Lali, Maggie, Mouse e Walt – seguem suas vidas tentando aproveitar o máximo a companhia um do outro, antes de encerrarem o colégio e terem que planejar o futuro acadêmico, trabalho, etc.

Tudo seguia normalmente, até que Sebastian Kydd entra em cena. A notícia de que o irresistível e intrigante bad boy está de volta, se espalha rapidamente, e logo chega aos ouvidos de Carrie, e com isso, ela se sente balançada. 

Quando a nossa protagonista imagina que viveria um grande amor, como dos filmes e dos livros de romance, ela é apunhalada pelas costas por um de seus amigos. A decepção surge instantaneamente. Ela acaba caindo na real, e começa a questionar tudo a sua volta. Mas ela não se deixa abalar totalmente, pois a partir disso, Carrie resolve que é hora de correr atrás dos seus verdadeiros sonhos. 

A história não é inovadora, mas é divertida e envolvente. A escrita da autora é tão atrativa, que fica impossível desgrudar os olhos das páginas. Li em um final de semana – e saibam que não é um livro pequeno.  A narrativa é em primeira pessoa, mas em nenhum momento deixou a desejar. Não me senti no vácuo, pelo contrário. Deu para ter uma visão muito satisfatória de tudo que estava acontecendo ao redor.

Quanto aos personagens, eu ri horrores, e me afeiçoei a todos eles. Inclusive a vaca da Dona LaDona – a garota mais popular do colégio. Sim, ela me irritou muito, mas por ter uma personalidade tão forte, fica impossível não gostar dela. Mouse, essa amiga de Carrie é uma figura. Além de inteligente, é muito esperta. Ela pega as coisas no ar. Também tem um senso de humor fantástico. É uma das minhas personagens preferidas. Lali é mimada demais para meu gosto, mas ela tem seu mérito. Maggie parece que saiu de uma novela mexicana, de tão dramática que é. Tão exagerada que me fez rir muito e me lembrou que tenho amigas assim. Walt é muito fofo, e se preocupada muito com Carrie. Já Sebastian foi uns dos que menos gostei. Ele tem seu charme, mas faltou algo para me conquistar totalmente.

Gostei do fato do livro ter bastante interação com os personagens secundários, principalmente com a família de Carrie e de seus amigos. Isso deu um ar real dos acontecimentos. Tudo se encaixa perfeitamente. Fico triste quando o autor foca mais nos protagonistas e não desenvolve bem os outros personagens. Felizmente aqui todos são bem construídos e trabalhados. 

A capa me agradou demais. Ela chama a atenção à primeira vista, principalmente quando se trata de leitores do sexo feminino. Mas antes de ler, eu não sabia que ela tinha todo um significado por trás, na verdade uma história. Depois que descobri isso – ao decorrer da leitura – eu não conseguia parar de ficar olhando, imaginando a situação. Adorei, não poderia ser mais perfeita. 

Candace ganhou meu respeito e claro, mais uma fã. É uma história simples? Que retrata o cotidiano de adolescentes? Sim, mas a diferença está na forma incrível e agradável que a autora escreveu essa obra. Estou muito ansiosa para ler a continuação. Recomendo!

Nota final: 



22 comentários:

  1. Olá!! Nunca assisti a série e nem vi os filmes mas os livros sempre me chamaram a atenção e acredito que em grande parte pelas lindas capas. Não tinha lido nenhuma resenha desse livro, mas depois de ler a sua fiquei certa de que quero conhecer a história :D

    Beijos,

    Paula

    http://tribooks.blogspot.com

    @Tri_Books

    ResponderExcluir
  2. Oi Rê!
    Poxa, agora sim fui surpreendida!
    Eu adoro a série, mas quando li Sex And The City, não gostei, então nunca tive vontade de ler esse livro.
    Mas seus comentários foram tão positivos que acho que eu daria uma chance a ele! Sem contar que a capa é mesmo linda e fiquei curiosa pra ver qual o significado dela na história.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Assim que vi o título do livro no twitter logo associei a "Carrie a estranha" imagina se já não vim cheia de medo do que eu ia ler. rs Foi um alívio do caramba perceber que não tinha ligação alguma com a outra Carrie. rs
    Para ser bem sincera eu acho que nunca assisti um capítulo inteiro do seriado Sex and the city e teria certo preconceito com um livro associado, apesar de não saber muito do seriado.
    Tenho incluido muitas leituras leves e divertidas na minha lista e acho que este se enquadraria perfeitamente, daria uma chance com certeza ainda mais com uma capa dessas! rs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rê!

    Que bom que o livro te surpreendeu positivamente! é ótimo quando isso acontece, né? ;) Confesso que não tinha muito interesse nesse livro, mas depois da sua resenha estou começando a repensar isso, hehe. Eu gosto de narrativas em primeira pessoa. Então, isso é um ponto positivo pra mim. Também gosto bastante quando os personagens secundários não são apagados. Fiquei curiosa pra entender o significado da capa! :P

    Beijos, Rê!
    Amanda || Lendo & Comentando

    ResponderExcluir
  5. Costumava assistir a série de vez em quando, mas nunca vi os filmes, mas confesso que de vez em quando é legal ler um livro apenas pra dar umas gargalhadas.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Como eu tinha te falado, o livro já está na minha lista há um bom tempo, mas venho sempre o passando pra trás!
    Não sou fã de Sex And The City (série), mas gostei do filme (só do primeiro, pois achei o segundo fraquinho). Um dos motivos que me fez querer ler o livro foi ter gostado do filme e o que me faz passá-lo pra trás é não gostar da série.
    Ah, sei lá, acho que associei a 'coisa fútil'.
    Sua resenha deixou bem claro, pra mim, que o livro é bastante divertido (me peguei sorrindo enquanto a lia).
    Os personagens parecem bem cativantes. Menina, tu gostou de todos, hein?!
    Gosto da capa, mas não é uma das minhas favoritas. Ainda não sei qual história tem por trás dela, mas pretendo descobrir.
    Acho que já posso dispensar aquele velho 'Amei sua resenha', pois elas são sempre muito bem feitas e acho que já te cansei de falar isso. ;)
    O livro ermanecerá na minha lista e eu espero poder conferir em breve, pois agora, aaos meu olhos, ele parece bem mais interessante!
    ;*

    ResponderExcluir
  7. Também ganhei esse livro de uma amiga, mas ainda não tive muito interesse pra ler. Sua resenha meio que me motivou, não gosto muito de livros nesses estilo, mas se autora escreveu de uma forma gostosa de ler e ainda faz rir, vou dar uma chance.

    Beijos,
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Rê!
    Eu também não era chegada no seriado, até que assisti os filmes, que achei super engraçados!
    O livro também parece ser divertido. Agora estou curiosa para saber a história por trás da capa que você falou!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Uau Rê
    sua resenha me deu esperança.. Jura que a autora escreveu super bem? Poxa, nem deve ser a mesma de Sex and the City o livro... Nem consegui terminar o livro pq a narrativa era terrível!
    Mas como fã irremediável da série e de Carrie Bradshaw (ela é meu exemplo de escritora cosmopolita!) acho que ia amar conhecer as aventuras dela no ultimo ano do ensino médio (aaaaamo)
    Cara amei esse amigos..Mouse (só o nome já é 10) e sua resenha ta tão fantástica que to querendo ler agora!! É MESMO TÃO DIFÍCIL VER DESENVOLVIMENTO dos secundários!!
    Arrasou!

    bjs
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  10. Oi Rê
    eu comprei esse livro, confesso porque a capa me chamou atenção.
    Eu assistia Sex And The City, e minha personagem favorita era a Carrie. Não vejo a hora de ler esse livro, ainda mais sabendo que ela se apaixona por um bad boy (adoro)
    Bjos

    Jack do @Mybooklit

    ResponderExcluir
  11. Olá, Rê!!
    Eu espero ter a oportunidade de acompanhar a história nos livros, pois adoro Sex and the city! Parece que o livro narra a época em que a Carrie era uma adolescente, né? Acho interessante poder acompanhar o amadurecimento da personagem e mal posso esperar para adquirir esse livro.
    Adorei a sua resenha!!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  12. Os Diários de Carrie!!!! *-* louca pra ler esse livro a tempos!!! É TÃÃÃÃO LEGAL!Pelo menos foi o que me disseram. Ain *-*

    ResponderExcluir
  13. 400 páginas? Caramba.
    Eu assisti os filmes de Sex and the City, e gostei, não assisti a série. Tenho vontade de ler esse livro. Não aquela vontade ENORME, mas parece ser legal.
    Adoro a capa, esse dourado... Adoro.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  14. Nunca tinha ouvido falar desse livro, parece ser bom !!!

    ResponderExcluir
  15. Putz, 400 páginas em um final de semana? Deve ter uma boa narrativa mesmo. Ando precisando de um livro assim...

    http://milkshakespeareandcompany.blogspot.com
    @maira_wn

    ResponderExcluir
  16. hahaha a Maggie deve ser engraçada, mas adorei a resenha. Já tinha visto o livro nas estantes no skoob, mas nunca tinha parado para ler nada sobre ele :) adorei!!

    ResponderExcluir
  17. Esse é um livro que eu compraria pela capa, já que a história não me deu vontade de ler. Confesso que da primeira vez que vi esse livro achei que seria a nova edição de Carrie A Estranha do King.....esse sim é um livro que vale super a pena ler. XD

    Abraços,
    http://www.vidadeleitor.com/

    ResponderExcluir
  18. adorei a capa.. Nunca tinha ouvido falar desse livro.. mais agora eu me interessei nele!!

    ResponderExcluir
  19. Ah, eu amo essa capa!
    Quero muito lê-lo!

    Beijinhos, Bia.
    velha-estante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Eu simplesmente AMO a série! Ainda não li os livros, mas os filmes e a série são demais! Adorei a resenha ;)

    Abração!

    ResponderExcluir
  21. Deve ser otimo esse livro, pretendo comprar nas ferias !

    www.klara-forever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Deve ser otimo esse livro, já que a serie é maravilhosa !

    www.klara-forever.blogspot.com

    ResponderExcluir