Postado 27 janeiro 2012

Resenha: Footloose

Por Regiane Cristina S.





Título: Footloose
Autor: Rudy Josephs
Nº de páginas: 240
Ano Edição: 2011
Editora: Galera Record










- Meu nome é Ren McCormack - anunciou ele, com a voz clara, mas trêmula. - E quero fazer uma moção, em nome da maior parte da turma de veteranos da Bomont High School, para que...a lei contra dança em público dentro dos limites de Bomont seja abolida.

Devido a um acontecimento inesperado na vida de Ren McCormack, a única opção que lhe resta é deixar Boston - sua terra natal - para ir morar com seu tio em uma cidade pequena do interior, chamada Bomont. E se já não bastasse, ao chegar lá, ele constata que todo tipo de diversão é proibido por causa de um desastre que ocorreu no passado. Além do toque de recolher, os jovens não podem fazer festas. Ouvir rock nem pensar. Sair para dançar, pior ainda.

Inconformado com essas medidas rígidas impostas pela autoridade local, ele decide que tentará mudar esse pensamento ultrapassado, com o objetivo de conquistar a liberdade e a diversão para todos, novamente. Mas Ren não pensa apenas nisso, ele também tenta chamar a atenção de Ariel, a filha do reverendo Shaw, que por ser bela e atraente, deixa-o totalmente balançado.

Será que o jovem conseguirá trazer novamente a alegria para Bomont? Conseguirá que os adultos revejam suas decisões?

Eu confesso que nunca assisti a primeira versão de Footloose, mas por ser bem conhecido e aparentemente interessante, eu tive vontade de ler o livro. Infelizmente não superou minhas expectativas. Apesar de possuir uma leitura gostosa e rápida, achei a história fraca. Tive a sensação que faltou algo, como emoção. Talvez se não fosse uma adaptação de um filme, o autor teria dado mais profundidade a ela.

Em relação aos personagens, nenhum ganhou minha total atenção. Gostei de Ren, mas não a ponto de me afeiçoar completamente. Ele é um jovem com um bom coração, esforçado - dono de uma história comovente - que mesmo diante de tristezas e perdas, ele segue em frente, com otimismo. Já Ariel é totalmente fútil, chata e a típica rebelde que me dá nos nervos.  Os demais personagens praticamente passaram batidos.

Mesmo eu não ter gostado do livro o quanto eu queria, ele tem suas qualidades. Acredito que a principal é a mensagem que a história passa, como: superação, persistência, que sempre devemos lutar pelo acreditamos, etc. Em geral, Footloose tem seu mérito, mas prefiro apostar que o filme é mais interessante, e como sou curiosa, vou assisti-lo.

Se você gosta de histórias leves e sem rodeios, ama música e dança, recomendo Footloose.

Confira o trailer do remake de 2011, AQUI.

     Nota final:




42 comentários:

  1. Não sei se é um livro que leria "urgente"... Apesar da capa linda, a história em si não me atrai...
    Também vou apostar no filme :P
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Bem, acho que um filme seria legal nesse assunto!
    Achei interessante a história, talvez eu leia! bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu não conheço o filme e também não é uma leitura que faça meu estilo, pelo menos não aparentemente.
    Bju

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rê!!
    Estou super curiosa para conferir esta adaptação literária do Mega clássico dos anos 80! Espero ter a oportunidade de ler também e com a sua análise positiva certamente eu vou adorar a leitura!!
    Adorei a sua resenha!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não vi nenhuma das versões dos filmes. a capa desse livro chama a atenção e a sinopse nos deixa com vontade de conhecer mais sobre essa história.

    Pena que você não gostou tanto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adoro a capa desse livro, e posso dizer que quero comprar ele, mas não assim tão desesperadamente haha'
    Eu também não vi a primeira versão do filme e confesso que estou louca para ver,haha'
    Adorei a sua resenha ^.^
    Beijos

    Ana Magiero
    Garota Sonhadora Em Livros

    ResponderExcluir
  7. Acho que é o tipo de livro que gosto de ler, um história leve e sem rodeios, com música e dança, tudo isto posso encontrar em Footloose.

    ResponderExcluir
  8. Uma bela resenha que já me fez ficar ansiosa pelo livro, bem elaborada e explicativa, espero ser convidada para as próximas. Boa sorte para seu blog e obrigada. Bjos!!

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei esse livro Rê, foi uma leitura bem sessão da tarde, mas no momento que eu li foi bem bacana.
    Concordo que a Ariel é uma patricinha super fútil, mas do Ren eu gostei bastante <3 Mas o que vale mesmo é a mensagem bonita que o livro passa.
    Quero muito assistir ao filme, o primeiro de 1900 e bolinhas é bem legal!

    Beijocas ;)
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  10. Eu adooro filmes que tem danças, mas nunca tinha assistido Footloose. Legal descobri que tem o livro também. Parece uma leitura bem agradável, mas realmente pela sinopse ñ dá para esperar muito..

    Um bju =*

    ResponderExcluir
  11. Confesso que tenho mais interesse no filme do que no livro (uma vez na vida). Quero assistir a versão antiga e a atual, se possível.
    Li algumas resenhas legais, e o livro parece ser bem agradável. Se eu tiver a oportunidade, certamente irei lê-lo.

    Beijos.

    @BrunaDonini

    ResponderExcluir
  12. Eu li o livro e , mesmo, conhecendo a historia e tudo por causa do primeiro filme, eu achei que faltou algo na leitura. Não conseguiu me prender totalmente e eu achei que algumas partes ficaram maçantes demais.
    Os personagens são tipicos, nao tem nenhum que eu goste mais. Talvez, das priminhas dele..rsrs

    Agora é esperar pelo filme. Pelo trailer, acho que será bom.

    bjinhuxxx
    Eu li e Divulgo

    ResponderExcluir
  13. Oi Rê!
    Também não assisti ao filme, mas eu tenho vontade!
    Uma pena que o livro não tenha superado suas expectativas, ainda assim tenho curiosidade de ler!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Pelo que tenho percebi nas resenhas que leio, o livro não é ruim, mas não é, nem de longe, "O livro", e entendo o que você quis dizer sobre não ter se afeiçoado a nenhum personagem. Na verdade, fiquei muito mais empolgada com filme, que parece ser bem melhor. Acho que não dá muito certo esse negócio de ir das telas para as páginas, e apesar de o caminho inverso, e mais natural, não agradar a todos, eu prefiro as adaptações dos livros para o cinema e não o contrário, vejo a como um complemento, como se pudéssemos compartilhar o que criamos em nossa imaginação com os demais ^^

    ...Mas eu leria o livro, acho que a mensagem vale a pena :)

    Até mais!

    Beijo!

    @leitora1
    www.aoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Bom, eu assisti ao filme e gostei bastante, mas não me interessei pelo livro, pq achei que o tchan do filme é o que há de intransponível pro papel: a dança.

    ResponderExcluir
  16. Já me recomendaram esse livro, mas nunca tive realmente interesse, depois dessa resenha, com certeza vou procurar ler. Tudo que tem dança me agrada muito. (:

    ResponderExcluir
  17. Acho que esse tipo de história fica melhor em um filme do que em um livro. Eu não vi a versão antiga do filme, nem a nova, mas pelos outros que eu já vi do tipo... Dirty Dancing e Embalos de Sábado à Noite, por exemplo, não consigo imaginá-los em um livro. Precisam muito das imagens e das músicas para serem mais interessantes. E geralmente as personagens são meio rasas...

    ResponderExcluir
  18. Eu vi a primeira versão e adorei,to um pouco curiosa com essa versão,mas claro que o interesse maior é no livro,ainda mais agora que li sua resenha!!!

    fico louca de vontade de ler,dá vontade de ir no shopping correndo comprar e ler tudo!!! #aloka

    parabéns pelo blog e pela resenha!!!

    bjsss

    www.apaixonadasporlivros.com.br

    ResponderExcluir
  19. Quando eu assisti ao filme, era pequena, mas adorei. Que pena a historia não ser tão profunda, mas de qualquer forma gostaria de ler e ter. Principalmente porque amei a capa.Bjkss

    ResponderExcluir
  20. Eu não sei... Eu já vi ele, peguei na mão... E, decidi não comprar. Não sei porque, talvez seja porquê não é um gênero que me agrade muito, acho que foi justamento pelo que você falou Rê no fim da resenha. Eu não gosto de histórias leves, sabe aquelas que tu termina o livro e já pensa: Qual eu leio depois desse?! /o/ , eu prefiro aqueles que me faz pensar: Uau, não vou conseguir começar outro livro por pelo menos uns 3 dias, para absorver tudo o que ele me trouxe ... Acho que é mais ou menos isso. Mas quem sabe, um dia eu dê uma chance... Porque não?! /o/

    ResponderExcluir
  21. Para ser bem sincera também não lembro de ter visto Footloose, ainda que seja um filme amplamente conhecido. Se vi, não lembro de nada, nem mesmo da história.
    Acho mesmo que o fato de ser um roteiro que virou livro possa ter atrapalhado, principalmente ao que se refere a essas questões sem aprofundamento.
    Ainda assim, seria um livro que eu leria, muito por ser uma leitura leve.

    ResponderExcluir
  22. Muita gente fala deste livro e eu fiquei com vontade de ler, apesar desta falta de emoção. Creio, porém, que é sempre bom pegar algo leve e curto para distrair. Não vi nenhum dos filmes, nem toquei no livro e não tinha idéia desta história - sem cultura. Quem sabe eu goste? Vou procurar para ler. Beijos, rê <3

    Rachel Lima
    http://corujando.org

    ResponderExcluir
  23. Eu sou apaixonada por filmes de dança, assisti Footloose (a versão original) faz uns anos e até hj é um dos meus filmes favoritos.

    Já o livro eu recebi várias indicações positivas.

    Pena que ,como você disse, o livro é fraquinho, mas eu já esperava isso, sei lá...

    Ah assista o filme \o/

    beijo beijo

    ResponderExcluir
  24. Eu também nunca assisti a primeira versão do filme e estava curioso para ler o livro diante dos comentarios bons sobre ele, mas agora sua resenha só confirmou o que eu já tinha lido em outro blog, o livro deve mesmo ser fraco e os personagens também, acho que vou ficar só no filme!

    ResponderExcluir
  25. Eu assisti a primeira versão com Kevin Bacon no papel do Ren e amei! Enquanto estou escrevendo vejo o filme na minha mente e a trilha sonora vale apena ouvir a música que leva o nome do filme gente! Não dá para ficar parado! Obrigada por me fazer lembrar este filme que eu me apaixonei!
    Um beijão!
    Amanda Ramos

    ResponderExcluir
  26. Não tenho votnade de ler esse livro.
    Eu vi a versão original e adoro, nem tenho vontade de ver esse remake. A garota da capa do livro parece uma periguete num baile funk.
    Melhor ler algo mais interesante.

    ----Leituras & Fofuras----
    www.leiturasefofuras.com.br

    ResponderExcluir
  27. Ei Rê!
    Eu não vi nenhum dos filmes, na verdade, hahaha. Você é a segunda pessoa que fala que este livro foi bem mais ou menos a ponto de ganhar três estrelinhas e isto está me preocupando. Talvez eu leia para descobrir o que eu acho. Não sei se vejo o filme, hm. Você também é a segunda a falar que os personagens são fraquinhos, ó céus. Anyway, só <3
    Beijones,

    Rachel Lima
    http://corujando.org

    ResponderExcluir
  28. Olha o livro não tem uma tema que me deixe tanto curiosa, nem vi a versão original do filme.
    Mas fiquei curiosa pra assistir o remake, adoro filmes.E se por ventura o livro cair na minhas mãos vou ter prazer em ler.

    @Agda01

    ResponderExcluir
  29. Não tenho vontade imediata de ler o livro e nunca assisti a primeira versão do filme. Fiquei sabendo que estão fazendo um remake do primeiro filme e deve ter sido dai que saiu a ideia para o livro ;s Acredito que no livro o que chama mais a atenção é sua mensagem, como você mesma disse, e acho que o filme que vai mostrar mais dessa parte da diversão que todos buscam.
    Beijos.

    Caroline Oliveira
    feitoporduas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. A moça da capa me lembra a Vicki (acho que é assim que se escreve sei lá hehe) de TVD *_* Bem chamativa. Pode até ser que eu tenha assistido a este filme, mas, não lembro direito hehehe

    "que todo tipo de diversão é proibido por causa de um desastre que ocorreu no passado" Não adianta proibir esse tipo de coisa, os jovens sempre dão um jeito de quebrar as regras hehehe

    "Já Ariel é totalmente fútil, chata e a típica rebelde que me dá nos nervos." Aiaiaia isso também me dá nos nervos hehehe por isso não gostei de muitoss livros que muita gente amou :P

    Espero ter a oportunidade de ler o mesmo, quanto ao filme eu vou querer assistir hehehe

    Adorei a resenha sincera.

    Beijinhus
    Babih Hilla
    @Blog_RG
    http://revolucionandogeral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Então, tb não superou as minhas expectativas. Mas eu já tinha visto (aliás, amo!) a versão original, então acho que fui com muita sede ao pote. A Ariel do filme, apesar de tb ser chata, nem chega aos pés da insuportável Ariel que colocaram nessas páginas. Tinha vontade de puxá-la pelos cabelos e meter a porrada nela rsrs

    E não consegui me apegar em Ren, pq depois de ter um Kevin Bacon sexy no papel, esse projeto de gente da capa perdeu feio =D

    Como um todo, é um livro legal, mas nada que supere o filme.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  32. Faz um tempinho que namoro esse livro, mas algo sempre me impede de comprar, sei lá, acho que não me interessaria muito, embora ainda pretendo dar uma chance a ele.

    http://isa-bella.com

    ResponderExcluir
  33. Não sei se quero ler o livro , mas quero muito ver o filme . Sua resenha está ótima , parabéns !!

    ResponderExcluir
  34. Oi flor,
    Depois de um bom tempo vim te visitar e que com o final de ano ali estava uma correria total vou tentar vir te ver com mais frequencia..então eu assisti a primeira versão de footlose minha mãe era fanatica por essa historia, totalmente fanatica..hauhua sobre o livro tenho curiosidade de ler para ver como sera e a nova versão também..rsrs
    Bjkss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  35. ohhhhhhhh nunca tinha visto esse livro, mas parece ser bem o tipo de livro que eu gosto!!! Adorei a resenha!!

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  36. kara estou alienada, anos 80 e eu não assisti... mas musica... tudo a ver comigo. mesmo sabendo que você não gostou muito, vou dar uma chance e ver o que acho.

    ResponderExcluir
  37. Gostei da resenha, mas esse livro simplesmente não me agrada,já vi criticas positivas sobre ele, só que não faz meu estilo.
    Bjin*

    http://deardiary-sucker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  38. Rê,

    você falou realmente tudo o que eu senti quando eu estava lendo o livro: nenhum dos personagens me cativou tanto, faltou alguma emoção em alguma parte - ou em pelo menos boa parte delas -. Quando eu fui chegando ao final do livro, foi que eu vendo a minha frustração aumentar por está acabando daquele jeito. .-.

    Mas agora eu vi o trailler do filme e OMG! Parece ser muito boa e eu tbm nao assisti a primeira versãp :(

    Beijokas! :*

    Raphaela
    Equalize da Leitura
    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir
  39. Assisti a primeira versão de Footloose e confesso que gostei bastante.Para ler acho que a história já está meio batida,pois sempre existirá como fundo a superação, persistência, lutar pelo que se acredita.enfim,não me interessei em ler o livro.
    Fabianne

    ResponderExcluir
  40. Admito que não me interessei nem pelo livro e muito menos pelo filme!Esse tipo de história já é muito comum e não consigo ter empatia por nenhum personagem.

    Marianna Santos

    ResponderExcluir
  41. Já assisti o filme, é legal, adoro filme com dança, adoro ver pessoas dançando. Mas também achei que faltava alguma coisa, algo que desse mais emoção, a história entre ariel e ren pecou por não ter mais reviravoltas, ou então mais paixão... Achei um típico filme de adolescente, tal qual high school musical, mas menos idiota.

    ResponderExcluir
  42. Não vi a versão nova do filme, mas adorei o post! Agora a música tá na cabeça hihihihI!
    Abraços!

    ResponderExcluir