Postado 24 janeiro 2012

Resenha: Assassin´s Creed - Renascença

Por Regiane Cristina S.






Título: Assassin´s Creed - Renascença
Autor: Oliver Bowden
Nº de páginas: 378
Ano Edição: 2011
Editora: Galera Record







Vou buscar vingança sobre todos aqueles que traíram minha família. Eu sou Ezio Auditore de Florença. Sou um Assassino...

Hoje eu trago a resenha de Assassin´s Creed: Renascença - o livro que foi baseado na série de jogos.  Confesso que foi o que me chamou a atenção, já que sou fascinada por games. Mas antes de concluir minha opinião, vou fazer um apanhado geral da história. 

Ezio Auditore busca vingança daqueles que governam as cidades-estado italianas, pois  traíram sua família – o que gerou muito sofrimento e  muitas lágrimas. Para conseguir atingir seu objetivo, ele recebe um treinamento árduo e acaba tornando-se parte da Ordem dos Assassinos

Felizmente o jovem não estará só nessa jornada, pois ele contará com o apoio de grandes mentores, como Leonardo da Vinci e Nicolau Maquiavel, mas ele tem plena consciência que sua sobrevivência dependerá apenas e exclusivamente de suas habilidades.

Mas Ezio aprende rápido, e logo ele consegue diversos aliados que o veneram e enxergam nele a esperança em nome da liberdade e justiça, enquanto os inimigos que oprimem o povo da Itália, o temem mais do que qualquer outro. A partir disso, inicia-se uma história de poder, conspiração e sede de vingança. 

Eu nunca tinha lido um livro que fosse baseado em jogos, antes. Achei o resultado de Assassin´s Creed: Renascença, maravilhoso. Além de ter adorado a história, eu só sosseguei quando eu terminei a leitura, pois me prendeu totalmente, já que tem ação do começo ao fim. Outra coisa interessante, é que o livro possui narração em terceira pessoa, o que deu um aspecto bem amplo de tudo que estava acontecendo. E o melhor,  é que apesar de se tratar de uma ficção, a obra é totalmente mesclada com fatos históricos - algo que sou totalmente apaixonada.

A única coisa que me desagradou um pouco, foi pela mudança repentina dos anos - em questão de algumas páginas. Eu descobri que o mesmo ocorre no jogo, mas eu acho que no livro, o autor poderia ter mudado, ter complementado essas passagens de anos. 

Em relação aos personagens, eu gostei demais de Ezio, mesmo que ao decorrer da história - e conforme o seu amadurecimento - ele foi se tornando duro e frio. Mas eu vibrava a cada vitória obtida em cima dos seus inimigos. Leonardo da Vinci me cativou completamente. A sua amizade com Ezio, é um tanto peculiar, mas sua lealdade é admirável. Sem contar sua inteligência e criatividade que são totalmente fascinantes. A forma como ele conseguia desvendar os mistérios dos codexs encontrados pelo assassino também me deixou perplexa. Caterina Sforza é outra que ganhou minha atenção. Com seu jeito impulsivo e sem pudor algum na hora de soltar as palavras, me renderam muitas risadas. Os demais personagens, inclusive os vilões também são bem cativantes e muito bem construídos.

Fiquei bem surpresa com a quantidade de pessoas que criticaram a obra. Talvez se eu tivesse conhecido o jogo antes, também não teria me afeiçoado tanto ao livro, como aconteceu. Mas o fato é: Achei a história tão envolvente que me fez correr imediatamente atrás do jogo e comprá-lo. Ainda não comecei a jogar, mas tenho certeza que vou adorar, pois gosto demais do gênero.

Em geral eu gostei muito da proposta de Assassin´s Creed: Renascença. Fiquei feliz que terá continuação - já que o final me deixou com diversos pontos de interrogações. Para quem aprecia livros que são ambientados na época medieval - como eu - será um prato cheio. Recomendo!
 
Nota final: 

20 comentários:

  1. Adorei essa ideia de livros baseados em jogos, estou torcendo para a moda pegar e sair um livro de Devil May Cry (Dante *-*).
    Agora, voltando a falar de Assassin's Creed, estou ansiosíssima para começar a leitura. Já achava a história do jogo fascinante, quando fiquei sabendo do livro fiquei super feliz e ansiosa. E sua resenha me deixou mais curiosa ainda. :)
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Super estou ansiosa, desejando esse livro, sério, toda hora que eu vou em uma livraria comprar ELE me deparo com outro e e outro e acabo não comprando, pior agora que estou sem dinheiro, mas tudo bem, sempre posso apelar para a minha doce mãe que me dá livros =D

    A-M-E-I a resenha!

    O livro super tem tudo que eu amo, e eu já li um livro baseado em jogos, li os 2 primeiros livros da série Resident Evil e AMO!

    Tô lendo o livro Julieta que é um livro muito muito bom com "fatos" históricos que mistura presente e passado de uma forma linda, bem amarrada e só tenho elogios.

    E como você disse que tem ação do começo ao fim entrou definitivamente na minha lista de Must-read!

    Amei!

    beijo beijo

    Babi Ever

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha. Eu não sou muito fã desse tipo de gênero, mas ao ler a sua resenha, me despertou uma vontade imensa de querer lê-lo. Muito bom mesmo, viu? Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Rê!!
    Eu sempre tive curiosidade em relação a esse livro, por ser baseado em games, mas nunca li nenhuma resenha dele!
    Agora com a sua, que ficou ótima, fiquei bem curiosa!! Faz o meu estilo hehehe.
    Entrou na listinha ;)

    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  5. Um livro bastante interessante com uma capa bem bonita lançado pela Galera: praticamente perfeito né? Só que tem algo nele que me faz perder um pouco de interesse Mas mesmo assim gostei da resenha, foi a primeira que eu li e aprovo! Ficou super completa, eu achei.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rê!

    Confesso que não tenho muita curiosidade em relação a esse livro. A Jéssica quem vai ler e resenhar ele pro blog. Como eu não conheço o game que ele foi inspirado eu nem me sinto tentada a ler... O que está começando a me deixar curiosa é o fato de ter fatos históricos mesclado na história, como você disse. Eu tb adoro isso! Vamos ver, talvez eu dê uma chance pra ele mais pra frente.

    Beijos, Rê.
    Amanda || Lendo & Comentando
    ^_^

    ResponderExcluir
  7. Muito bom esse livro
    Eu só li ele porque meu namorado compro pra ele
    Esse era um livro que eu olhava e não conseguia gostar
    Mas quando li vi que é muito bom
    Era puro preconceito da minha parte
    Quem não leu ainda lê que é bem legal

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler o livro, parece ser bem legal, a trama parece ser interessante.

    http://sempre-lendo.blogspot.com/

    Abraços
    Juan

    ResponderExcluir
  9. Oi, esse livro não me parecia tão bom por ter sido baseado em um jogo, mas gostei da história.
    O livro parece ser legal!

    André Luiz
    www.viajandonoslivros.com

    ResponderExcluir
  10. Já tinha visto esse livro, mas não sabia que era baseado em um jogo.

    Achei a história bem interessante, sua resenha me deixou com bastante vontade de ler ainda mais depois de saber que é mesclado com fatos históricos, adoro quando tem algo assim nos livros.

    ResponderExcluir
  11. Regiane,gostei mto da sua resenha.
    Já li resenhas falando bem e outras nem tanto.
    Há tempos estou adiando a compra desse livro,quem sabe após a sua resenha eu não crio coragem e compro de uma vez.
    Ah,tbm fiquei interessada no jogo,deve ser mais maravilhoso ainda!


    Bjs Nati

    ResponderExcluir
  12. Gosto de games apesar de não conhecer Assassins Creed a fundo e achei a ideia de escrever um livro em cima de um algo bastante inusitado.
    Uma amiga deu uma opinião positiva sobre o livro recentemente e por isso não me surpreendi ao ver a sua. No entanto, só soube sobre o que se tratava o livro agora, lendo a sua resenha. Como você, acho muito legal a mistura de ficção a fatos reais, me permito viajar nestas histórias, quando é bem escrito chega a ser inevitável se perguntar o que é real ou não,onde começa um e termina o outro.
    A história parece preencher muitos dos critérios que me atraem a um livro. Pronto, mais um livro pra adicionar a minha lista de desejos. rs

    ResponderExcluir
  13. Oi Re, li mais comentarios positivos do que negativos, muita gente gostou bastante do livro. Pensei em comprar, meu namorado disse que o jogo eh bom demais, entao o livro nao deve ficar atras. Fiquei bem curiosa pra poder conferir a historia.

    Beijos, Caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  14. Simplesmente fantástico...estou nos últimos capítulos...e quando paro de ler me dá até agonia.

    A leitura é dinâmica...não cansa quase nunca...e a quantidade de diálogos faz o enredo fluir muito bem.

    É marvilhoso conhecer um Leonardo da Vinci espirituoso...adoro quando ele fala sobre coisas que ainda não são conhecidas...como os fogos de artifícios que o doge Marco trouxe da índia...rs.

    A mulheres Sforza também são um caso a parte...fui com a cara de Caterina desde o primeiro encontro, onde Ezio se ensopou todo para resgatá-la...rs.

    Enfim...estou muito curiosa para ler a continuação e espero que mantenha o mesmo ritmo.

    Vanessa Paiva

    ResponderExcluir
  15. Nossa Rê, eu não sabia que o livro tinha esse lado histórico tão forte. Agora quero ler rs...
    Eu sempre achei que o jogo tinha sido baseado no livro e não o contrário.

    Adorei a resenha amiga *-*

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  16. Eu não conheço o jogo, mas deve ser muito bom esse livro.
    Parabéns pela resenha!
    Bju


    saocoisasdesiguais.blogspot.com
    @desiguaisblog

    ResponderExcluir
  17. Já tinha visto filmes baseados em games(acho que é comum, néh), mas livros em games nunca. Parece interessante, eu utlimamente ando gostando de gêneros desse tipo.

    Vlw pela resenha!

    Bjus

    ResponderExcluir
  18. Essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro, e as duas o elogiaram, então imagino que deve ser bom, ainda mais sendo baseado no jogo Assassin's Creed. Eu não jogo, mas sempre vejo meu irmão, que é viciado, jogando.
    Ótima resenha.

    bjs.
    Ah, e sem falar que a capa é linda, não é?

    ResponderExcluir
  19. Apesar de eu não gostar de livros que se passem em cenários medievais tenho vontade de ler esse por ser baseado no jogo e por ter bastante ação, sua resenha só aumentou minha curiosidade, e fiquei mais contente em saber que os personagens são bem construídos, espero ler logo esse livro!

    ResponderExcluir
  20. Eu já tinha ouvido falar desse livro, gostei da dica!

    ResponderExcluir