Postado 09 outubro 2011

Resenha: Antes Que Eu Vá

Por Regiane Cristina S.






Título: Antes Que Eu Vá
Autor: Lauren Oliver
Nº de páginas: 360
Ano Edição: 2011
Editora: Intrínseca









Os olhos de todo mundo parecem brilhantes, como olhos de bonecas, por causa do álcool, e talvez outras coisas. É um pouco repulsivo, para falar a verdade. Apesar de estudar com todas essas pessoas há séculos, todas parecem diferentes, estranhas, e quando sorriem para mim só vejo dentes por todos os lados, como piranhas se preparando para comer. Sinto como se uma cortina tivesse caído e eu estivesse enxergando as pessoas como elas realmente são: diferentes, cruéis e irreconhecíveis. ”

Acho que eu nunca odiei e amei tanto um livro ao mesmo tempo, quanto esse. Parece loucura, mas foi o que senti. Do começo até um pouco mais da metade da história, senti repúdio, nojo, tive vontade de atirar o livro longe, mas depois eu fui gostando, me apaixonando e amando. Ainda estou perplexa pela capacidade da autora me fazer odiar demasiadamente sua obra, e depois me fazer ficar fascinada

Samantha Kingston pode se dizer que é uma garota considerada invejável, já que tem o namorado mais disputado e três amigas aparentemente fantásticas, além disso, desfruta de todos os privilégios do seu colégio – Thomas Jefferson - desde o melhor local do refeitório até a melhor vaga do estacionamento.

A sexta-feira de 12 de fevereiro era para ser apenas mais um dia da vida “perfeita” de Sam, mas infelizmente, acaba sendo a última. Ao sair de uma festa, ela sofre um acidente e morre. Para sua “sorte”, nem tudo está perdido, pois ela é contemplada por uma segunda chance. Na verdade, sete “segundas chances”.

A partir disso, Sam começa a reviver aquele dia por várias vezes, tentando desvendar o mistério por trás de sua morte. E através dessa busca incessante, ela descobre o real sentido e valor da vida.  

Talvez você possa se dar ao luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. Talvez para você haja mil amanhãs, ou três mil, ou dez, tanto tempo que você pode se banhar nele, girar, deixar correr como moedas entre os seus dedos. Tanto tempo que você pode desperdiçar. Mas para alguns de nós só existe hoje. E a verdade é que nunca se sabe. ”

O que você faria em seu lugar? E se você tivesse que viver verdadeiramente tudo que deseja em apenas um dia? O que enfrentaria para salvar a própria vida?

Eu estou extasiante, pasma e muito emocionada com a história criada por Lauren Oliver. Como eu disse de início, eu odiei e amei o livro. Eu pensava que não iria aguentar ir até o fim. Antes de chegar ao capítulo 5 - página 205 - eu estava a ponto de desistir da leitura, mas não por achar o livro arrastado ou monótono, nada disso, mas devido a tanta podridão, futilidade e crueldade acerca de alguns personagens. 
 
Ainda bem que eu não fiz isso, pois teria me arrependido amargamente, pois aqui temos um livro maravilhoso, com uma história comovente, tocante, incrivelmente linda, que ao mesmo tempo, é bem triste. Me arrancou lágrimas e me fez soluçar. Me fez vibrar e torcer por Sam. Eu me apaixonei por essa obra.
 
Antes Que Eu Vá, ganhou totalmente minha atenção. É uma história que prende muito, mas que não dá para ser absorvida de uma só vez - mas aos poucos - pois os acontecimentos ocorridos não são fáceis de aceitá-los. Bom, na verdade depende. Para mim que sempre fui uma boa filha e uma adolescente tachada como bobona e careta, foi complicado. Eu fiquei muito chocada com as atitudes de certos personagens, principalmente de Lindsay. Como eu a detestei e a detesto. Ela é repugnante, ou melhor uma vaca. Sério, eu não estou exagerando. Tive vontade de entrar no livro e espancá-la de tão medíocre que ela é.

Sam também me deixou revoltada, mas conforme ela foi revivendo o dia 12 em suas "sete chances extras", ela foi se tornando uma pessoa melhor ao tentar corrigir seus erros. Ela teve atitudes dignas, o que me fez admirá-la demais.

Outros personagens que simplesmente me conquistaram foram o fofo do Kent e a solitária Juliet Sykes. Eles tem histórias incríveis, foram muito bem construídos. Na verdade, todos os personagens de Lauren são impecáveis. É totalmente notório a dedicação e o cuidado que ela teve ao desenvolvê-los. 

A narração em primeira pessoa não me desagradou em momento algum, pois é muito bem trabalhada. Não existe falhas ou pontas soltas. A escrita da autora também é excelente, com uma desenvoltura sem igual. Não há dúvidas, com toda certeza vou querer ler outras obras dela.

Esse livro possui uma lição muito válida para todos, independente da idade. Mostra o quanto a vida é mais do que parece ser, vai além de festas, diversões e prazeres momentâneos. A felicidade e o desfrutar dos dias que se seguem, estão acima de tudo, nas pessoas que amamos, nas boas ações, e na sensibilidade de  saber valorizar as pequenas coisas desse mundo. Viver todo dia intensamente, como se fosse o último, pois uma coisa é certa: A morte chegará para todos nós. Poderá ser hoje, amanhã ou daqui há alguns anos. Quando tiver que ser, não haverá como escapar. 

Se recomendo? É óbvio. Se por acaso, você sentir mal com certas atitudes dos personagens, não desista, vá até o fim, pois valerá muito a pena, pois é uma história marcante que te fará refletir muito sobre sua vida e suas atitudes.

Nota final: 



46 comentários:

  1. Gostei da resenha! Faz tempo que eu estou querendo ler esse livro.
    Bjos, Carol.

    ResponderExcluir
  2. Lauren Oliver é ótima, li Delirium e me apaixonei, ainda não li antes que eu vá/before i fall, mas com certeza irei ler! ótima resenha!

    ResponderExcluir
  3. Uau! Que resenha apaixonada!
    Um livro me conquista quando consegue despertar em mim sentimentos como os que despertou em você.
    Acho que só algo muito bem escrito pra ser capaz de transmitir emoções pelas palavras e por mais que existam muitos livros bons por ai, não são todos que conseguem essa façanha.
    Fiquei ainda mais curiosa pra ler o livro e a lição que ele transmite com certeza é válida e verdadeira!
    Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. resenha muito legal. Concordo com a Aione, o livro conquista, quando consegue passar inúmeras emoções. Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  5. Li esse livro faz alguns dias e amei, vi no twitter que você estava odiando o livro e estava quase desistindo dele.
    Eu não cheguei a odiar ele, mas sim a personagem e na minha opinião se as atitudes da Sam no ínicio do livro fossem diferentes não teriam sido a mesma coisa.
    Eu adorei a forma como aconteceu a transição da Sam no decorrer da história ela foi mudando aos poucos não foi algo que aconteceu de uma hora para outra.
    Eu também gostei muito do Kent e da Juliet, a Linsay nem depois de tudo que aconteceu eu consegui gostar dela, achei ela muito pior que a Sam.

    ResponderExcluir
  6. Tenho lido coisas muito boas a respeito desse livro, desse jeito não tem como não ficar curiosa. Embora ele não esteja na minha fila de leitura no momento, espero lê-lo mais adiante.
    Mas, uma coisa bizarra, é que normalmente eu gosto quando os livros possuem personagens repugnantes, isso me deixa intrigada, não sei explicar!

    Bj
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Rê! :)

    Eu também adorei o livro e recomendo MUITO. Realmente a Sam cresceu e amadureceu muito durante a estória. O segundo quote que você colocou eu tb coloquei na minha resenha, lindo né? Aliás, várias frases me marcaram durante a leitura. Sim, como bem disse a Juliet a Lindsay é uma vaca, hehehe. O Kent é muito apaixonante, aquela calma... aquela compreensão... Tãao dificeis de encontrar em alguém hoje em dia, ainda mais em um adolescente. Amei, amei o livro. Que bom que gostou também. Com certeza livro super recomendado! ;)

    Beijos e não suma. :|
    Amanda - Lendo&Comentando
    :)

    ResponderExcluir
  8. Oi ..

    Faz tempo que eu estou querendo ler esse livro, mais até hoje não o peguei para ver se é realmente bom. Mas com toda certeza, realmente deve ser uma obra maravilhosa, já que só recebe críticas positivas :)

    Não vejo a hora de eu poder "devorá-lo"!

    Ótima resenha.

    João Victor
    http://www.amigodolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler esse livro...Otima resenha ")

    ResponderExcluir
  10. Jura R~e??
    por que será?? eu gostei do livro desde o principio.. Gosto de coisas assim, adolescentes com uma garota que se acha o máximo e tem tudo e é meio bitch - total clichê... mas eu sempre gosto de coisas assim. Não que eu concorde, mas gosto de ler e saber o que essa pessoa vai aprender com a vida e o que irá acontecer!
    A Lindz é a bitch more' mas tem outra das amigas que eu acho mais legalzinha (menos pior) a Sam é uma coitada por ser tão influenciavel - isso sim é chato!
    Amei o Kent!! Ele é uma personalidade! E a Juliet eu não gostei... podem dizer qualquer coisa, ela é bem construída e tal mas não tenho dó de gente que opta pelo que ela fez, não importa o que tenha acontecido! ACho só egoismo ou fraqueza!

    Sua resenha tá linda.. uma das que mais gostei!! O final então! Parabéns!!

    bjs
    hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  11. Esse livro parece ser a coisa mais linda e emocionante do mundo, e um aprendizado.
    Estou hiper desejando esse livro =D
    A capa é linda !

    Amei a resenha *-*
    bjo*

    ResponderExcluir
  12. Eu acompanhei sua "briga" com o livro pelo twitter. Viu só? Eu disse que valeria a pena ;)
    Eu também me senti assim no começo, tive uma vontade enorme de largar o livro, de atirá-lo na parede #pecado
    Mas foi muito bom acreditar na autora, persistir na estória e me encantar por esse livro( e por Kent McFuller ♥)
    Eu comecei a amar o livro a partir do final do 4º capítulo, ai a estória me pegou de jeito e eu até esqueci que um dia pensei em abandoná-lo!
    A Lauren foi realmente impecável na construção dos personagens!
    Pra mim valeu muito a pena ter lido. Quer reler algum dia...
    Eu quero um Kent McFuller pra mim <3!

    Ótima resenha!


    Beijinhos @nann_da

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha, a capa desse livro é muito fofa.
    Haha' eu quero ler... xD

    Beijinhos, Gabi.

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus do céu!Resenha maravilhosa Rê, Antes que Eu Vá é um dos livros que mais quero ler, e a sua resenha me deixou ao mesmo tempo com um pé atras e na frente, quero ler DEMAIS.
    Sobre a podridão eu ODEIO esse tipo de personagem, essa nmaldade, e eu também sou assim, já fui taxada de bobona (e coisas piores), por fazer a coisa certa.

    Aproveitar as pequenas coisas da vida? Ótima lição de vida!

    Beijos Rê

    Babi Ever

    ResponderExcluir
  15. Oi Rê!
    Nossa, adorei sua resenha! *-*
    É a primeira resenha que leio que houve amor é ódio pelo livro. haha'
    Eu tô louca pra ler esse livro desde o lançamento. *-*
    Cada resenha que leio essa vontade aumenta, acho que eu nunca tive tanta vontade de ler um livro, como estou tendo para ler este.
    Adorei os quotes. *-*

    Bjuu' (:

    ResponderExcluir
  16. Olá, Rê!!!
    Adorei a sua resenha!!
    Eu também gostei do livro e só no comecinho que achei que fosse ficar chato essa coisa de repetir as ações do dia em que a Sam morreu, mas pelo menos cada vez ela tentava consertar as coisas de forma diferente rs.
    A Sam realmente é fútil e sem graça, mas até me simpatizei por ele no decorrer da história rs.
    Espero gostar também de Delirium que será publicado no ano que vem. A autora tem um estilo de escrita que me agradou muito.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  17. Eu preciso ler esse livro!
    Já li tantas resenhas boas sobre ele. Que a cada que eu leio, fico com mais vontade.

    Beijos,
    Mandi
    Book and Cupcake

    ResponderExcluir
  18. Todo mundo tem falado desse livro, minha amiga comprou e disse que chorou com ele... Logo, eu to MORRENDO de curiosidade para lê-lo!
    Espero que isso aconteça LOGO!
    Parabéns pela resenha!
    Um beijo,
    Luara.

    ResponderExcluir
  19. Rê, olha, eu acho a capa de Antes que que vá uma das bonitas que existe!!! A temática, para mim, é sensacional, pois além de nos proporcionar uma boa leitura, nos dá uma lição de vida, creio eu.
    Um livro que nos desperte vários sentimentos deve ter sido bem escrito!
    Vi alguén dizer certa vez que a autora é MUITO inteligente, e parece mesmo! Outra coisa: a Lauren me lembra a Thalita Rebouças! =P
    Sua resenha é ótima, Rê!!!

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito da resenha.Via pelo twitter o quanto vc estava revoltada com a Sam.Mas,apesar de tudo,esse livro é apaixonante.Um dos momentos mais legais é quando ela decide enfrentar sua amiga prepotente,o livro passa muitas mensagens.Nem tudo é o que parece ser,no início parece que é mais um livro adolescente,com meninas fúteis.Mas,sem dúvida,não a como não se apaixonar por ele.
    Muito bom!

    ResponderExcluir
  21. Muito boa a sua resenha! Fiquei interessada no livro. Também já senti vontade de entrar no livro e espancar alguns personagens...

    ResponderExcluir
  22. Eu estou louca por esse livro, já soube muita coisa boa sobre ele e a sinopse me chama muita atenção.
    Amei sua resenha, ela só me fez o querer ler ainda mais.

    ResponderExcluir
  23. Oi Rê,
    Bem como há tempos eu estou querendo esse livro, ja li varias resenhas, sinopses e book trailers. Mas até o momento sua resenha supero todas que eu li Rê, com certeza foi a melhor.
    Você detalhou todos os pontos positivos e negativos do livro e mesmo tendo esses pontos negativos não desisti desse livro, ainda quero muito ler.
    A história parece ser maravilhosa, com personagens maravilhosos e os típicos destetáveis, aborda um tema super interessante e ainda traz uma lição pra gente !
    Li os trechos do livro que tem na resenha e eu gostei bastante, aparenta ser uma leitura muito prazerosa. Eu gosto de narrações em primeira pessoa, apesar de não ter lido muitas, mas eu gosto bastante!
    Sobre a capa, eu acho essa capa muito linda, é uma das minhas favoritas !
    Adorei a resenha !
    BEEJO ;*

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito da resenha! Faz um tempo que estou querendo ler esse livro *-*

    ResponderExcluir
  25. Adorei a resenha, ficou maravilhosa. acho linda a capa desse livro, estou louca para ler.
    Ainda não pude comprar devido a minha enorme lista de livros q eu já compro das séries, tristinho. acho q se eu pudesse comprava todos os livros q lançassem. kkkkkkkk'
    Beijos,
    Gabi.
    @_gabygomes
    @sosobrelivros

    ResponderExcluir
  26. Eu disse para você não largar o livro! E sabia que assim como eu iria amar e odiar... O livro com certeza está entre os meus favoritos!! Eu amei tudo, e quando cheguei ao final simplesmente fiquei sem ação! Depois comecei a chorar. Amei sua resenha \o

    @Juliana_Barnes
    http://escritasobreatela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Pois é. Eu já vi um monte de resenhas positivas e algumas negativas, e digamos que a sua "desempatou" meu medo de comprar o livro e não gostar HIOASOISHAJ. A idéia, pelo menos, é fantástica - a lição que passa, ainda mais. Vou até o fim, mesmo se a Sam (como em algumas outras resenhas que eu li) me irritar insuportavelmente. Obrigada, amei isso daqui! Sua resenha foi perfeita *-*

    Um beeijo,
    Nina!

    ResponderExcluir
  28. Adorei sua resenha...muito sincera. Continuo doida de vontade de ler este livro, apesar que qdo o livro não é legal no começo eu geralmente enrolo dias pra ir lendo, este livro me chamou a atenção primeiro pela capa que eu acho linda, não sei se ela tem algo haver com o conteúdo da estória né. Mas estou muito ansiosa pra ler.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  29. ADOREI a resenha ! quero mto mesmo leer este livro , conheci o site a pouco tempo , mas ja to IN LOVE poor ele .

    ResponderExcluir
  30. Oi Re,
    Decidi vir te ver hoje depois de um tempo desculpe viu mas e que a correria ta imensa com o final do semestre do ano e da faculdade rsrs...mas sobre o livro adorei sua resenha e estou ansiosa para ler este livro certo que ele e um dos proximos que eu quero comprar acho essae enredo fascinante e deve ser emocionante também e pode deixar que não vou desisitr ate o final não parece valer muito a pena.
    Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativahttp://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Amei a resenha, eu quero muito ler o livo, acho a capa muito linda.
    Fiquei curiosa, porque um livro que te faz odialo e amar ao mesmo tempo deve ser muito bom :)
    beijos.

    ResponderExcluir
  32. Fui para o evento desse livro que teve aqui em Recife!! E adorei a história do livro! Ainda não o li, mas sua resenha só fez aumentar minha curiosidade sobre ele... Já li algumas outras resenhas também, e espero poder lê-lo logo!

    Beijos
    Ann .:. anngominho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Não li toda a resenha por medo de spoilers, afinal ainda não li o livro... :/
    Mas esta capa eh DIVINA e quero MUITO ler, com tantos comentários bons não era pra menos...

    :*

    ResponderExcluir
  35. Esse livro é tãoo lindo! Estou louca por ele! *-*

    ResponderExcluir
  36. Gostei muito da resenha,parabéns.Acessem meu blog http://booksyouandi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  37. Ah, tô louca pra ler esse livro. Gostei muito da resenha, tá de parabéns.
    Também gostei bastante dos quotes!
    Enfim, amei!

    ResponderExcluir
  38. Primeira vez que vi o livro foi na feira do livro aqui da minha cidade. Olhei, revirei, achei caro e trouxe só o folder com o primeiro capítulo. Confesso que a primeira ideia que tive do livro foi que seria bem cliche, estilo menina-mimada-sofre-acidente-e-revê-seus-conceitos. Mas depois de ler aquele primeiro capítulo senti uma vontade de continuar! Pareceu realmente interessante, somente por aquelas páginas, e sua resenha me empolgou ainda mais =D

    ResponderExcluir
  39. Gostei muuito da resenha :0
    Faz tempo que quero ler esse livro!

    ResponderExcluir
  40. Parece ser maravilhoso o livro! A realidade esta entre nós e ler livros que nos mostrem isso às vezes nos faz bem. Nos faz ter a ficha caida...
    Não vejo a hora de ler o livro! Parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  41. Ah eu já experimentei esse sentimento de amor e ódio hehehe, muito estranho...
    Confesso que não leio as resenhas todas porque gosto de te ro máximo de surpresa nos livors, mas até onde fui, já deu vontade de ler. 7 chances? Quero só ler isso :)

    ResponderExcluir
  42. Parece ser muito legal, todos falam tão bem desse livro :D

    ResponderExcluir
  43. Tanta gente fala bem desse livro, que estou louca pra poder ler. A resenha me deixou muito mais louca! Preciso desse livro *-*

    ResponderExcluir
  44. Confesso que ja vi esse livro em várias livrarias e nunca me enterresei, mas agora uma amiga minha comprou e disse q é muito bom e como nós sempre temos os gostos parecidos resolvi ler a resenha. baaa fiquei curiosa!:p

    ResponderExcluir
  45. Quero muito ler esse livro! Minha amiga ja leu e falou q é otimo!
    Fica insistindo pra eu ler, rs...
    amei a resenha!
    fico cada vez mais curiosa, kk
    beijos.

    ResponderExcluir