Postado 14 setembro 2011

Resenha: Diários de Stefan - Origens

Por Regiane Cristina S.

 





Título: Diários de Stefan - Origens
Autor: L. J. Smith, Kevin Williamson e Julie Plec
Nº de páginas: 192
Ano Edição: 2011
Editora: Galera Record








"Mas quando a vi, sua figura magra, os lábios vermelhos, os olhos que eram ao mesmo tempo hesitantes, tristes e eletrizantes... Foi como se eu finalmente fosse eu mesmo, apenas Stefan Salvatore."

A resenha de hoje trata-se de Origens, o primeiro livro da trilogia intitulada como Diários de Stefan. Para que não sabe, a obra é baseada no seriado de TV, portanto, estejam cientes que não há Fell’s Church - como nos livros de L. J. Smith mas sim, Mystic Falls.

A história se passa em 1864, antes dos irmãos Salvatore se tornarem vampiros. A narração é em primeira pessoa - e obviamente pelo nome da série - ela é conduzida pelos olhos de Stefan

Stefan se prepara para cuidar das propriedade da família, já que ele é considerado o braço direito de seu pai. Tudo ia perfeitamente bem, até ele receber a notícia de que teria um casamento arranjado, com Rosalyn Cartwright - uma moça com bons modos, pertencente a uma família com grande poder aquisitivo. Stefan não conseguia imaginar um futuro feliz com essa união, porém não estava nada disposto em contrariar a vontade de seu pai, Giuseppe.

Por outro lado, Damon, o irmão mais velho, que acaba de voltar para casa, é totalmente o oposto de Stefan.  Por mais conflitos que possa causar por querer seguir sua vida da forma que lhe convém, a amizade entre os dois irmãos é admirável, porém isso acaba mudando, quando uma bela jovem chega a residência do Sr. Salvatore em busca de um lugar para ficar,  depois da morte de seus pais - provocada por um incêndio. 

Katherine causa um tumulto na vida dos irmãos Salvatore, pois eles disputam sua atenção.  Por mais linda, educada, inteligente e encantadora com seus vestidos de seda, a jovem guarda um grande e obscuro segredo, que será capaz de mudar suas vidas para sempre. 

Achei a capa desse livro maravilhosa. Simples, porém muito bonita e de bom gosto. Adorei a fonte do título, em azul metálico e alto relevo. Os arabescos em tons de cinza ao fundo combinaram perfeitamente.  Apesar da diagramação não ter nada demais,  eu adorei o uso da letra capitular arcaica no início de cada capítulo. Deu todo um charme especial. A editora Galera Record caprichou.

O livro é bem curto, porém eu achei a dosagem perfeita, o que fez a leitura fluir rapidamente,  dispensando toda e qualquer monotonia. Quando eu me dei conta, eu já havia terminado de lê-lo.

Apesar de não gostar muito do Stefan, a narração em primeira pessoa - pelo seu ponto de vista - não me desagradou. Além disso, até mesmo quem nunca assistiu o seriado, não ficará perdido, pois o livro é um ótimo complemento do seriado de TV. Ele detalha muito bem seus flashbacks. Há algumas mudanças, na verdade algumas complementações dos acontecimentos, o que me deixou bem satisfeita.

Origens superou minhas expectativas. Eu esperava que em algum determinado momento, a história soaria bem chata e arrastada, mas não. Ainda bem que eu me enganei. Como fã do seriado de TV (e também dos livros), ficarei aguardando ansiosamente pela continuação dessa trilogia. Recomendo!

Nota final: 



36 comentários:

  1. Oie!
    Eu só li os dois primeiros livros de Diários do Vampiro e assisti aos primeiros episódios da série. Nenhum dos dois prendeu minha atenção, mas como não tive a oportunidade de prosseguir na leitura e assistindo a série, não posso opinar se gosto ou não. Acho que vi muito pouco para opinar!
    De qualquer forma, é ótimo quando nos surpreendemos com a história e se mesmo sem gostar muito do Stefan você gostou do livro, ele deve ser, no mínimo, interessante!
    Concordo com você sobre a capa ser linda e simples! Aliás, eu adorei sua análise da diagramação!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rê!
    Eu nunca li a série, e também não assisto. haha' Conheço a série meio que 'por cima', sei de algumas coisas e só. Mas fiquei com vontade de ler esse. Parece ser bem legal! A capa é linda! *-*

    Bjuu' (:

    ResponderExcluir
  3. Oi fooofa!
    Não li a série e não quero ler não, haha!
    É que eu sou meio chata e não gosto de livros de vampiros, quem falam de "sobrenatural" sabe?
    Mais parabéns pela resenha!
    Um beijo.

    http://livrosemeninas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Hm..
    não sou nada empolgada a ler já que não vejo nem na Tv nem acompaho os livros (li o 1º mas não tive ânsia de continuar)
    De too modo parece bom para quem é fã.. E eu não sou la a 1ª fã do Stefan.. e gosto mais do Damon e odeio essa Kath, eles eram amigos e ela estragou tudo, né?
    Mas já é um livro que não foi escrito pela idealizadora né.. acho isso tão estranho! :/

    bjs
    hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  5. Os livros Diário do Vampiro parei de ler no quarto e sempre falo que vou continuar e nunca termino. Por não ter gostado muito dos livros quando fiquei sabendo dessa nova série não me animei muito ainda mais sendo o Stefan o personagem principal se ainda fosse o Damom eu pensava no caso.

    Adorei a resenha você me convenceu a ler o livro, apesar de amar a série não estava muito a fim de ler o livro não.

    Sabia que o livro contava a história do passado dos irmãos Salvatore mas nem fazia idéia que era baseada na série o que me deixou mais curiosa.

    ResponderExcluir
  6. OOi Rê... aí eu não tenho muita curiosidade dessa série aí não... e nem da tv... =X

    sei lá, não sou muito dos vampiros haha só true blood :P

    Beeijoss

    ResponderExcluir
  7. Eu assisto o seriado, mas nunca li nenhum dos livros... e por eu ter ido direto a série, não quis estragar o encanto dela lendo o livro e ficando nervosa por terem mudado tudo hehe...
    MAs até que esse esta viável né? rs Já eu sou apaixonada pelo Stefan, mesmo ele tendo carinha de cachorro com bundinha na frente haha
    Vou colocar na lista. rs
    Bjs

    Aninha
    @blogeuleitora

    ResponderExcluir
  8. Ain, eu gostei muito desse livro. Eu não gosto do Stefan, então seria suspeito eu falar que a narrativa dele não me agradou tanto, mas tudo bem UASHAUSHAUSHAUS Que bom que você gostou, Rê. Fico feliz. Nossa, acho que faz tempinho que eu não comento aqui, né? '-' Sou uma péssima amiga e parceira, vou comentar mais, prometo *.*

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  9. Sou apaixonada pela serie e pelos livros (e pelo Damon)e quando soube do lançamento dos diarios quase surtei rsrs.Ja estava morrendo de vontade de ler e agora isso so aumentou (como sempre).
    Beijos e amo as resenhas daqui, embora elas so façam aumentar minha lista de livros para comprar rsrs.

    ResponderExcluir
  10. eu já li o primeiro livro da serie e tenho que ser sincera e dizer que não me animou muito algumas amigas me disseram que a serie é bem melhor mas ainda não deu tempo pra mim assistir.
    quando tiver mais desocupada vou procurar esse livro pra dá uma lida

    ResponderExcluir
  11. Eu amo o seriado de paixão mesmo, aguardando loucamente a estreia da 3° temporada. Tenho que confessar que jurei para mim mesmo que não iria comprar os livros da serie...mas eu falhei, li o primeiro livro da série e ai desando tudo, acabei viciando...E não seria diferente com "Diários de Stefan- Origens", logicamente irei ler. E será ótimo para o entendimento de todos aqueles flashbacks da série, e sem contar que, quem não tem curiosidade de saber em detalhes como tudo começo? Bom eu tenho...Apesar de preferir que fosse ao contrario, que o Damon narrasse a historia (não gosto muito do Stefan), mas mesmo assim acho que não irá deixar de ser interessante...
    Bom a capa eu sou um tanto suspeita em falar, é uma das que eu mais gosto, acho que é pelo fato dela ser simples, como a própria Rê disse, mas mesmo simples ela consegue ser harmônica e bela. E sem contar que amo arabescos...Vai entender né? Mas eu gosto.
    Parabéns pela resenha Rê.
    BEJO ;*

    ResponderExcluir
  12. Ahhhh... eu quero tanto esse livro!!
    Sou fã dá série (TV), acho bem melhor que os livros, por isso tenho boas expectativas em relação a esse livro, já que é baseado na série de TV, né?!!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos
    Mandinha
    /minhasconfissoesfemininas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Só a capa já enche os olhos. É muito caprichosinha e lindinha, dá vontade de ter na estante. TVD é coisinha linda do pai, haha, pena que às vezes o Stefan é meio broxante. Maaaasss, se você diz que ele não tá broxante aqui, né, o negócio então é esperar eu terminar de devorar minhas últimas compras e ir atrás dele.
    Será que vai demorar a sair continuação? Eu gosto de comprar trilogia/coleção junta, que aí eu não fico morrendo quando termino o livro, q.

    ResponderExcluir
  14. Oie...este livro esta na minha lista de desejados e a cada resenha que leio mais vontade tenho de ler. Você comentou que ele é curto? Pensei que era grande, mas ta valendo igual. hehe. Bjuss

    ResponderExcluir
  15. Oie Rê ^^

    Eu preciso cria vergonha na cara e ler essa série rs...

    Acho que vou pegar essas super promoções e comprar todos os livros de uma vez.

    Parabéns pela resenha amiga!

    bjus

    ResponderExcluir
  16. Uau! mal posso esperar pra ler esse livro!
    Estou que nem a Ana, aqui em cima. Minha lista de livros precisa diminuir! rs

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  17. Rêêê!!!

    Então, eu estou louca por essa trilogia, ela parece ótima e é baseada no seriado (que aliás volta hoje \o/) no qual eu sou pra lá de viciada, vi todas as outras duas temporadas assim que os episódeos siam...
    Enfim, sua resenha só me fez querer ler ainda mais esse livro, porque por mais que hajam feedback's o livro vai nos dar inúmeros detalhes que o livro vai nos contar!!
    Enfim, a resenha está muuuuuuuuuuuito boa mesmo e agora eu vou ter que me apropriar dessa série o mais rápido possível para a minha coleção!! kkkkkkkk

    Beijinho
    Jessie
    http://lendoecomentando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho o livro da primeira série aqui, mas não gostei muito! >.< Esse livro é mais parecido com a série, né? xD

    ResponderExcluir
  19. Oi Rê!
    Eu li os 3 primeiros livros da série Diários do Vampiro, e gostei, mas acho que a série de tv é mais legal.
    Fiquei interessada nesse livro por contar a história dos Salvatore :)
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  20. Acho que ando meio atrasada, nunca li os livros e tampouco assisti a série, acho meio estranho esse livro ser baseado na série de tv que foi baseada na série de livros. É meio confuso né, um livro que vira série e que depois vira livro de novo O.o
    Mas começo a me interessar, acho que vou começar pela série e depois quem sabe chegue até os livros.

    bjks
    Sam

    ResponderExcluir
  21. Sou fã da série, assisto na TV e já li os livros.
    Quando vi esse livro na Record, lá na Bienal, fiquei encantada com a capa, assim como você também ficou. O relevo dá todo um charme a mais, e você fica querendo ler na hora!
    E um livro que mostre o passado, como eles eram antes de serem vampiros, que lindo isso. :)
    Adorei a resenha, já ta lista de compras!
    Um beijo,
    @luuara

    ResponderExcluir
  22. Não li nada relacionado á vampiros ainda,mas essa resenha está perfeita!Deu até curiosidade!Quem sabe até o fim do ano eu não os incluo na minha listinha,ou quem sabe eu ganho essa promoção,hein!!
    Participando e indicando sempre um blog de qualidade!
    Bjs!!!
    http://www.cacholaliteraria.blogpot.com

    ResponderExcluir
  23. Rêeeeeee, porque vc nao gosta do Stefan?! Só por causa do charme incontrolavel do DAMON? (ai ai suapiro) Fiquei louca por esse livro! bjs

    ResponderExcluir
  24. Eu também não gosto muito do Stefan, sou Team Damon, gosto dele (amo ele hehehe Damon ROCKS)!!!

    Gostei da historia e também tive essa sensação de que não é cansativo, mesmo que eu já tenha visto muito disso na série,eu gostei, foi uma otima leitura!^^

    beijo beijo

    ResponderExcluir
  25. AAAAAAAAAAAAAAAAAAWWWWWWWWWWWWN eu amo o stefan e tals, e nem gosto do damon '-'

    http://escondendoador.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. O Rê, adorei!
    Eu adoro o Stefan também, apesar de preferir o Damon!
    E acho super bacana pois é baseada na série de TVm que é minha favorita!

    beijos
    Thata e os Livros ~

    ResponderExcluir
  27. Meu Deus! Eu amo a série Diários do Vampiro. Então com certeza tenho que ter/ler esse livro.
    Só que é ainda melhor, porque é baseada na série de TV, que eu gosto mais.
    Vai ser bem legal saber mais da vida deles.

    Beijos,
    Mandi ;*

    ResponderExcluir
  28. Não gostei muito dos livros da série (na verdade só li o 1º)..achei com uma linguagem muito infantil, mas amo a série, amo Damon..tah parei!..kkk
    Gostei de saber que esse livro é baseado na série que é muitoooo mais interessante que os livros...
    No começo gostava mais do Stefan, só que o Damon, ai ai...mais ainda acho o Stefan fofinho!!!!!!

    bjus

    ResponderExcluir
  29. Eu amo a série, mas nunca li nenhum dos livros, mas achei interessante a resenha. gosto do Damon, mas o Stefan tb n perde.
    bjs

    ResponderExcluir
  30. Não posso negar, não apaixonada pelo Stefan, ao contrário de quem prefere o Damon, então quando fiquei sabendo do Diários de Stefan, enlouqueci! É um dos ítens da minha whishlist de aniversário, então quero muito *-* Parabéns pela resenha, eu adorei!

    Sucesso, beijos - http://bloghoradaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Rê eu amo diários do Vampiro. Prefiro a série do que o livro (apesar que só li o primeiro ainda). Eu também não gosto muito do stefan, mas fazer o que né !?! Concordo com você, essa capa é perfeita, e confesso que eu sou apaixonado pela katherine. Adorei a resenha.
    Bjos!!!
    Corujão Books

    ResponderExcluir
  32. Eu simplesmente amo Vampire Diaries (a série de TV), é ótima e os personagens então, sempre quero assistir mais um capítulo. Adorei a resenha, confeso que quando vi sobre o livro não quis tanto ler assim, porque apesar de gostar um pouco dos outros livros da série (só li até o quarto), eles não me prenderam tanto a atenção, mas quando fiquei sabendo que esse era baseado na série de TV, fiquei super empolgada. Ahh, que pena que você não gosta muito do Stefan, eu acho ele um fofo, mas nada se compara ao Damon né? É dificil achar alguém que prefira o Stefan kkkkkk'

    Lu Alves,
    Stolen Nights

    ResponderExcluir
  33. Ahhhh, não sei se eu iria gostar... Gosto mais do Damon.... =S

    ResponderExcluir
  34. da serie do diarios de vampiro, só ta faltando eu ler o almas sombrias, eu gosto muito, tem uma leitura bem facil e cativante.

    vamos ver se esse livro consegue manter a qualidade da saga

    ResponderExcluir
  35. Nunca li essa série, muito menos vi o seriado, tenho receio. Essas histórias de vampiros estão cada vez mais... diferentes, fugindo do padrão. Estou acostumada com a Anne Rice e a loucura do Lestat. Mas lendo sua resenha até que fiquei curiosa. ^^

    ResponderExcluir
  36. L. J. Smith tem se tornado meu escritor favorito depois de Stephen King =x tá pareando com Joe Hill fácil =x auhsauhshausuha comprei um livro dele esses dias... *_*
    louca pra ler esse que resenhou. ficou bem bom.
    beijos
    boa semana.

    ResponderExcluir