Postado 02 agosto 2011

Resenha: Glimmerglass - O Encontro de Dois Mundos

Por Regiane Cristina S.






Título: Glimmerglass
Autor: Jenna Black
Nº de páginas: 296
Ano Edição: 2011
Editora: Universo dos Livros









Dana Hathaway é uma garota de 16 anos, que cansada de bancar a adulta e ter que ser responsável pela sua mãe – uma alcoólatra – resolve fugir de casa para encontrar o seu pai, que vive em Avalon: o único lugar que permite que o mundo real e o mágico possam se cruzar.  

Mas ao tomar essa decisão, Dana não tinha ideia que seus verdadeiros problemas estariam apenas começando. Desde sua chegada a Avalon, nada dá certo. Ao contrário, ocorre um problema atrás do outro. Isso tudo por ela ser uma faeriewalker - um talento raro que permite Dana viajar entre os dois mundos. Ela é capaz de transportar magia ao mundo real e tecnologia a cidade Faerie.

E se já não fosse muito lidar com essa sua nova realidade, a garota é envolvida em um jogo político do mundo mágico, além da sua vida correr grandes perigos. Ninguém parece se importar com seus sentimentos e seus desejos. Todos, incluindo amigos e familiares querem algo dela. Até mesmo Ethan, o garoto por quem ela se encantou. Dana não sabe em quem acreditar. Existiria alguém em que ela pudesse confiar totalmente? Conseguirá sair dessa confusão e voltar a ter uma vida "normal"?

É tão frustrante criar expectativas em relação a um livro, e ele não superá-las. Infelizmente foi assim com Glimmerglass  - O Encontro de Dois Mundos. Eu imaginava que a história fosse empolgante do começo ao fim, com um ritmo extasiante, que me tirasse o fôlego, mas eu estava enganada. Até o capítulo 9 nada de surpreendente acontece. É bem parado e até chato. O que me motivava era a esperança de que as coisas melhorarem, mas também não aconteceu. Quando a história dava a entender que fosse ficar intrigante, novamente ela voltava a ser morna.

Ao descobrir que Glimmerglass envolvia fadas, eu fiquei super animada para ler.  Ainda mais sabendo que a autora trouxe esses seres em uma versão mais condizente com a mitologia celta - onde eles são capazes de serem diabólicos e de praticarem o mal.  Jenna Black usou elementos excelentes e interessantíssimos em seu livro, porém ela não soube aplicar muito bem na história. Eu acho que a narração deveria ser em terceira pessoa - e não em primeira - pois a história não foca apenas em Avalon, mas também em Faerie, além do mundo real. Ela não conseguiu passar uma visão ampla através de Dana.

Outro detalhe que me incomodou foi em relação a magia, pois ela raramente acontece. Fica mais em teorias e citações. Achei isso bem brochante, pois tudo leva a acreditar que o livro teria muito disso, mas não é assim. E quando ocorre uma magia aqui e outra ali, a descrição não é satisfatória. Tudo acontece muito rápido, não dá nem tempo de absorver. A verdade é que Glimmerglass explora muito mais o conflito político do mundo das fadas do que qualquer outra coisa.

Algo que achei bem interessante é que em Faerie existem duas cortes, as quais os feéricos são divididos em Seelie e Unseelie. A autora foi muito inteligente em fazer uma associação das cortes do seu livro com a história da Guerra das Duas Rosas: que nasceu de uma longa disputa entre duas dinastias – os Lancaster, que detinham a coroa real e um brasão com uma rosa vermelha; e os York, aspirantes ao poder, que traziam consigo uma rosa branca – pelo trono inglês. Algo que me deixou um pouco curiosa para ler a continuação da série.

Quanto aos personagens, eles também não me agradaram muito. Finn, foi o que mais gostei. Ele é engraçado, prestativo e bem trabalhado. Já Ethan e sua irmã Kimber, não ganharam minha simpatia. Tampouco Seamus e Grace. Dana em diversos momentos me irritou. Sei que ela teve que amadurecer rapidamente, mas seu jeito "senhoramuitoesperta" me incomodou rs. Fora que a autora não explicou em nenhum momento de onde que vinha o dinheiro para pagar as contas, o carro e o cartão de crédito de Dana, enquanto ela vivia com a mãe - que não parava em emprego algum. Estou tentando entender isso até agora, pois fiquei no vácuo. Pode parecer detalhes sem importância para muitos leitores, mas para mim, não.

Em geral classifico o livro como bom, pelos elementos que a autora utilizou e a ideia de dois mundos se cruzando. São pontos bem positivos. Espero que Jenna explore mais a magia na continuação da série. Isso com certeza irá elevar o grau de entusiasmo por todos aqueles que lerem.

A capa do livro é maravilhosa, de encher os olhos. Os detalhes dos brilhos dão um toque especial. Adorei o fato da editora Universo dos Livros manter a arte original. Apesar de a diagramação ser simples, eu não encontrei nenhum erro ortográfico e/ou de digitação. Só tenho que parabenizá-los.

     Nota final:

39 comentários:

  1. Ahh, puxa eu também estava criando muitas expectativas em relação a esse livro, ele tem tudo pra ser ótimo, mas pelo que você falou, parece que tem muito blá, blá, blá. Mas mesmo assim eu ainda desejo lê-lo. Pra ter um opinião própria. (:
    A capa é realmente perfeita! Me encanto só de olha-la. *-*

    Bjuu'

    ResponderExcluir
  2. Oi Regiane ^^

    Qndo comecei a ler a resenha pensei: Nossa, eu PRECISO desse livro, mas aí percebi que talvez ele seja apenas mais um, né?
    Apesar que cada um tem uma opiniao, e agora terei que ler para formar a minha! heehehe

    Ah... a capa é MUITO LINDAAAA!!

    Adorei a resenha!

    Beeijos
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  3. Já vi algumas resenhas negativas sobre o livro que, como você, esperavam mais da história.
    Eu não sabia desse paralelo com a Guerra das Duas Rosas, achei o máximo!
    A capa é realmente linda e, apesar dos pesares, ainda pretendo ler o livro! Vou com expectativas reduzidas, quem sabe assim não me decepciono!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Posso julgar um livro pela capa? Então este livro deve ser perfeito, eu estou apaixonada pela capa dele, é simplismente linda. Pela sua resenha acho que o livro não vai ser tudo aquilo que eu espero, estou muito ansiosa para ler.

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro, a capa é linda e gostei bastante da sinopse.

    Li uma resenha falando que o ínicio do livro é ruim, mas vale a pena continuar, depois da sua resenha falando que não superou suas expectativas me desanimei um pouco, mesmo assim ainda quero ler, só que não é prioridade.

    ResponderExcluir
  6. Oi Rê!
    Ganhei este livro em uma promoção esses dias (estou com sorte rs...) só estou esperando chegar.
    A capa é linda, e espero gostar bastante apesar dos detalhes que você ressaltou. Porque eu com certeza vou ficar esperando mais magia hehehe.
    Sua resenha ficou ótima, como sempre ;)

    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  7. Regiane,
    Esse livro está encantando todos pela capa magnífica dele e, pela história na sinopse que, ao que parecia, pelo menos, tinha tudo para ser diferente.
    Sua resenha não é a primeira que leio que resalta alguns pontos como as personagens "insossas" e a temática que poderia ter sido melhor explorada. Ainda pretendo lê-lo, mas sem muitas expectativas.

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  8. Realmente a capa é de encher os olhos!! Eu adoro histórias com fadas e quero mto ler Glimmerglass, mas antes vou ler O rei do ferro primeiro, que está na pilha olhando pra mim! :DD
    Ótima resenha.

    Beijinho :*

    ResponderExcluir
  9. Oi flor! eu li seu e-mail e não precisa ficar chateada nao: vcs têm TODO o direito de não gostar ou não se apaixonar por um livro!
    MESMO!
    Sua resenha tem argumentos e tá tudo certo! Mesmo! :)
    Espero q goste do próximo q escolher!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Estou muito curiosa em relação a esse livro, só não sei dizer se é por causa da capa ou pelas fadas! hahaha Ainda não li nada sobre fadas, então não sei o que esperar...
    É muito ruim quando um decepciona, né? Por isso eu sempre tento não criar expectativa, mas às vezes é difícil... rs

    As outras capas dessa série também são lindas, espero que a autora tenha melhorado esses pontos negativos que você citou.

    beeijo ;*

    ResponderExcluir
  11. A princípio devo confessar que como muitas estou APAIXONADA pela capa, ainda não li, pois to muito receosa quanto a história, que pensava ser muito boa principalmente por retomar a lenda de Avalon (reino das fadas na literatura medieval) e tal, mas vendo pela resenha assim como você devo me decepcionar muito...
    Ainda na estante, e quando eu não tiver mais nenhuma expectativa irei ler, quem sabe assim eu me surpreenda?!?!

    Jujuba
    http://diariodeleitoracompulsiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. A capa é linda, mas já algumas resenhas que falaram que o livro perde a ação.
    Risos ^^
    Será?
    Estou em dúvidas!
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Rê quer dizer que a capa não é condizente ao livro? Quase comprei porque os brilhinhos são uma coisa super fofa mas com essa tua resenha dei uma "brochada" tbm para ler.
    Talvez eu até lei, um dia, e a sua resenha não é a única que critica negativamente o livro e ela só veio a confirmar que é melhor eu deixar essa leitura beeeeeem pra depois.

    ResponderExcluir
  14. vixeee, e eu achando que jukgar pela capa era uma boa! hahaha pq essa capa é linda demais :D otima resenha, valeu mesmo

    ResponderExcluir
  15. Tirando a capa, confesso que não me animei a ler o livro não.
    Desde o inicio do resumo, ele já parecer ser uma historia superficial e sem muita coisa nova! Até lembra uma sinopse de fic! =P
    Gostei de como desenhou a resenha e de como foi sincera (como sempre nos pontos positivos e negativos)

    Beijocas e parabéns pela resenha! ;)

    Tebhata
    www.marrymelody.com.br

    ResponderExcluir
  16. Adorei a capa, hein! é linda mesmo!
    Fiquei curiosa com essa história de mundo das fadas que está mais fora do que dentro da magia. Qual deve ser a graça? bom, mesmo assim me interessei! se eu considerar todos os livros que você posta aqui, minha lista do skoob acaba com os limites de livros desejados por pessoa! nunca mais deixe de postar, Regiane!

    Beijocas,
    Carol Silva

    ResponderExcluir
  17. Gostei do livro, lendo sua resenha parece que ele é bom mesmo.
    Mas com sua crítica ficamos com o pé atrás
    mas de qualquer forma temos de ler para comprovar
    ^^
    você escreve muito bem
    Beijos

    http://ascronicasdezazuleigo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. A capa é linda demais, tenho vontade de ler esse livro só pela capa, a sinopse meio que nao me agradou mt

    ResponderExcluir
  19. Nossa, assim como você eu também esperava bem mais desse livro, embora ainda não tenha lido ainda, mas já li duas resenhas contando com a sua, que por sinal eu ADORO suas resenhas, você fala de todo o livro, de toda a estória e expõe sua opinião em todos os sentidos e momentos do livro, o que nos faz pensar se realmente vale a pena ou não lê-lo.
    Só pela capa do livro já enchemos nossos olhos, pois é linda demais! *-* Pena a estória não ser tãão boa quanto esperava.
    Achei que ia ter mais um meio termo de dois mundos, e não se perdesse tanto em Avalon, embora esse mundo pelo que você falou parece ser até interessante.
    Enfim, esse que estava em primeiros nas compras e para ler, agora já estão mais para trás. hehehe
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  20. Nossa! Você foi bem especifica e direta na resenha, o que não deixou cansativo de ler.
    Eu gosto muito sobre historias que envolvem magia, porém, percebo que desta não posso esperar muito, né?
    Congratz. Mesmo o livro não lhe satisfazendo por completo, você deixou um "Q" de curiosidade para quem não leu.
    Beijos
    Aninha
    www.euleitora.com.br

    ResponderExcluir
  21. É é realmente ruim ter muitas expectativas,às vezes a sinopse tem muita influencia,você pega um livro e fica super ansioso pela sinopse que mostra o livro de uma maneira indescritível e quando vai ver corre o risco de se arrepender rsrs'.

    que pena que eça não usou muito a magia,geralmente são as partes mais interessantes pois queremos aprender mais sobre o novo mundo apresentado.E pior ainda é nas poucas não ter uma narrativa muito boa e com muitos detalhes,que ruim que não gostou,eu na verdade não li,e nem sei se lerei :X Mas essa resenha poderá abrir os olhos de muitas pessoas sobre as expectativas.

    Gostei da sinceridade, parabéns e até mais (como eu tinha te dito,eu já lembro do blog antes do novo layout,mas se comentei foram pouquíssimas vezes,tentarei manter frequência aqui ok?)

    Beijão Rê, obrigado pela atenção e amizade!
    Bruno Herbert.'
    www.vivendolivros.com.br

    ResponderExcluir
  22. Realmente a capa é lindíssima *-*
    Tenho vontade de ler esse livro, e sua resenha me animou e me desanimou... USAHUSAH. Acho que gostaria e desgostaria exatamente do que você disse.
    Não gosto de narrativas "mornas" e eu também tinha uma ideia de que tinha muita magia no livro, mas essa parte de cortes e mundo político das fadas (que eu ainda não sabia que havia no livro) me deixou bastante interessada.
    Adorei sua resenha, me deu a noção do livro que eu queria. :)
    Beeeijos

    Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Rê, hmmmm você é a primeira a destacar alguns pontos importantes hein!
    Como assim pouca magia acontece, eu ficaria brochada tb... depois de ver esses pontos, não estou mais naquela agonia para ler não, vou deixar para quando o tempo ficar mais vago.

    Mas no mais o livro ainda continua sendo interessante, e adorei sua resenha!

    Beeeijooos

    ResponderExcluir
  24. Olá, Rê!!!
    Adorei a sua sinceridade no ponto de vista e concordo que para um livro com esta temátiva a autora deveria ter abordado melhor a questão da magia e demais elementos do universo das fadas. Sinceramente, a sua resenha me desanimou um pouco pois tinha boas perspectivas a respeito. rs
    Se o livro não agradou tanto assim, você fez certo em apontar os aspectos negativos dele também.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  25. Oi linda!!! Poxa =/ eu tb tinha tantas expectativas em relação a esse livro e agora desanimei ...
    Esses dias eu quase comprei ele, mas lembrei das minhas contas e desisti rs...

    Tudo que fala de Avalon me desperta curiosidade, e esse livro meu chamou a atenção logo de cara tanto pelo tema como pela capa.

    Mas agora não vou me apressar tanto em compra-lo rs...

    Adorei a resenha amiga, sinceridade sempre ^^

    bjinhos!

    anereis

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  26. Oi Regiane,
    Pois é, confesso que tb me decepcionei muito com esse livro mas vou acreditar que os próximos são melhores.
    E olha que, como vc mesma disse na resenha, ele tem vários elementos para ter uma história ótima.
    O jeito é esperar q a série melhore mais para frente.
    A capa, até agora, foi a única coisa que me encantou.
    Bjs,
    Carol
    Blog Vida de Leitor

    ResponderExcluir
  27. É, vc avisou né...
    ' Achei isso bem brochante, pois tudo leva a acreditar que o livro teria muito disso, mas não é assim.' #euri
    Sabe R~e, mesmo com todo o burburinho em torno desse livro, nunca fiquei mt empolgada a le-lo... e agora lendo resenhas assim, de gente q não o achou tudo isso, so me faz querer deixa-lo la pro fim!
    Mas é uma serie, e quem sabe os proximos nao sao mais interessantes! Acho q o fato de ler continuação ja deve significar q algo melhor virá! rs

    E eu tb ja notei q sou a unica q não acha essa capa tão linda.. Acho meio estranha e ate o brilho não achei mt interessante! haha Devo estar chata ¬¬'

    bjss

    ResponderExcluir
  28. Ótima resenha!
    Eu estava criando expectativas sobre o livro, achei que seria um livro totalmente incrível, mas com essas falhas, a autora ignorando pontos tão importantes ,vou repensar minhas futuras compras.

    E sobre ficar só em teoria eu já me assustei, achei que seria só magica e todo um encantamento...

    A capa é bonita, mas concordo com a Evellyn, não acho ela tudo aquilo que a galera pintou, já vi capas muito melhores...

    E como você disse que é uma serie, eu só vou comprar quando lançar os outros livros, exatamente como estou fazendo com Strange Angels...

    Em suma, amei a resenha!

    Beijos

    Babi Ever

    ResponderExcluir
  29. Eu quis ler Gimmglerglass antes mesmo da Universo lançar por aqui, primeiro por causa da capa, e depois quando ele foi publicado aqui aumentou a minha vontade, mas daí as resenhas foram vindo e aquela impressão que eu tinha foi se desfazendo. Uma pena que o livro não esteja atingindo a expectativa dos leitores, assim como a sua, Rê.
    Mas vamos ver se no próximo ele melhora. Eu ainda quero ler!

    =**

    ResponderExcluir
  30. Oi Re,
    Então comecei lendo sua resenha e me entusiasmando tipo AMOOO AVALON e toda aquela magia em volta ("as brumas de avalon") e ao falar nisso já me interessei mas pelo que você disse não rola muita magia...vixiii...me desanimei. Achei o enredo interessante mesmo assim talvez de uma chance para o livro e essa capa realmente é linda demaissss, enfim vou ver se ganho de presente talvez (esse mês é meu niver). Ahhh novidades sabe o tal submarino me ligaram ontem, a mulher gaguejou tanto no telefone que ficou dificil de entender ai no final eles não tem outro livro igual e me ofereceu um "vale compras" pensa na minha animação de pensar em usar. Enfim última vez ne.
    Bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  31. Estou com muita vontade de ler esse livro! E estou com altas expectativas... espero que não me decepcione, e apesar de parecer que isso vai acontecer não vou me desanimar!
    Muito boa a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Acho essa capa maravilhosa e confesso que só por causa dela queria ler o livro, mas sua resenha foi um banho de água fria. Só vou comprar esse livro quando estiver em promoção, porque se me decepcionar não irei ficar chateada rs

    xx thanny in wonderland

    ResponderExcluir
  33. Eu quero muito ler esse livro!" Nunca li nada sobre o tema fadas e acho que seria um bom começo. A capa é maravilhosa e os brilhos são perfeitos. :) Espero poder ler em breve.
    Adorei a resenha, Reh! :)
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Muito bom estou louca para ler.....

    ResponderExcluir
  35. amei esse livo tbm! Segue o meu blog: www.seeutivessefeito.blgspot.com

    ResponderExcluir
  36. Ai! Estou louca para ler esse livro! haha E comprei por causa da capa... Acho que a sua resenha foi a primeira que foi mais critica com relação a história e personagens... Vou ler para ver o que acho...Espero pelo mens gostar da leitura!

    bjus

    ResponderExcluir
  37. Glimmerglass!!!!!
    A história me chamou muita atenção!!!
    To louca pra ler ele!!!!!!

    bjus

    ResponderExcluir
  38. Já vi algumas pessoas falarem que não foi tudo o que imaginou..a capa é simplesmente linda! Parece que a autora pesquisou e utilizou de histórias para o livro , porém não incorporou detalhes em relação a magia..uma pena.

    Fadas+mitologia Celta+garota que leva magia ao mundo real e tecnologia para um lugar sem mesma, tem elementos para uma ótima estória..pelo menos tem..

    Bjs ^^

    ResponderExcluir
  39. eu comporei esse livro ta pra chegar , mas só depois q eu comprei q eu to vendo as resenhas
    tudo com 3 estrenhas só =/

    bjos

    ResponderExcluir