Postado 01 agosto 2011

Cinema #02: Amor e Inocência

Por Regiane Cristina S.

 
Olá pessoal!

Eu praticamente abandonei essa coluna, mas como eu amo filmes - assim como livros - não acho justo, portanto vou tentar postar ao menos de 15 em 15 dias.

Hoje vou falar de um filme que eu adorei. Fazia muito tempo que eu queria assisti-lo, mas eu sempre acabava perdendo-o pela TV a cabo, por isso resolvi comprá-lo nas Americanas, que por acaso, estava com aquele preço especial que tanto adoramos rs. 

Amor e Inocência (nome original: Becoming Jane) é uma ficção baseada na biografia da famosa escritora Jane Austen - que aliás, é uma das minhas autoras preferidas. O filmeconta a história de Jane, antes dela se tornar famosa, onde ela é interpretada pela maravilhosa Anne Hathaway. O seu par romântico - Tom Lefroy -, é nada mais e nada menos, vivido por James McAvoy. O elenco conta ainda com uma turma de peso: Maggie Smith, James Cromwell e Julie Walters.
 
Direção: Julian Jarrold
Gênero: Romance
Duração: 120 min.
Distribuidora: Focus Filmes    

Sinopse: “Afeição é desejável. Dinheiro é absolutamente indispensável”

Na sociedade inglesa de 1795, apenas o dinheiro fazia funcionar a sociedade classicista da época e amar era considerado tolice. O Senhor e a Sra. Austen querem o melhor para sua filha caçula e planejam casá-la com o rico sobrinho de uma nobre senhora da região, mas a jovem Jane (Anne Hathaway), abençoada com um espírito independente, enxerga muito além de riquezas e posição social, além de orgulho e preconceito. Ela quer se casar por amor.

E é neste momento que Jane conhece o irlandês Tom Lefroy (James McAvoy), um estudante de direito em visita ao campo. Ele é bonito, inteligente e... pobre. Seus caminhos se cruzam várias vezes. Eles duelam verbalmente na floresta, dançam no baile da assembléia, ela o derrota no jogo de cricket e ele lhe dá Tom Jones para ler. Estão se apaixonando.

Sem a aprovação dos familiares, a única solução seria fugir, o que acarretaria em vergonha para a família dela e miséria para a dele. Será que o jovem casal está pronto para tomar uma decisão que tanto ofenderia a razão e a sensibilidade da época?
 
Minha Opinião: Amor e Inocência é um romance leve e puro, mas bem emocionante. É lindo e ao mesmo tempo engraçado de ver como Jane e Tom vão se apaixonando. Os diálogos são ricos. Os figurinos e cenários - gravados na Irlanda - são de encher os olhos. É um filme que encanta em todos os sentidos.

E quem pensa que o filme é só focado no casal, está enganado, pois ele também explora o preconceito, mostrando o quanto Jane teve que lutar para se tornar uma autora reconhecida - já que isso era totalmente contra os costumes da época.

Arrisco a dizer, que o nome em português, tenha sido escolhido dessa forma - Amor e Inocência - para combinar com Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade.  O nome original era perfeito, não havia necessidade de ser modificado.

Apesar de grande parte do filme ser fictício, é maravilhoso ter uma noção de como a vida de Jane Austen teria sido um pouco antes dela começar a carreira como autora. Eu me deliciei com cada detalhe, com cada acontecimento. Me emocionei e suspirei com essa bela história. Eu amei Amor e Inocência.

Recomendo!
Confira o trailer do filme, AQUI.

28 comentários:

  1. Esse elenco é perfeito!
    Amei o filme também e também acho que o título seja para combinar com os sucessos da Jane!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente amo a Anne.
    Não assisti esse filme (pois não sabia dele)
    agora vou correr e assistir.
    Valeu pela dica.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhhhh, Eu amo esse filme! Sério, um dos meus favoritos, acho tudo perfeito! *-*
    Amo Jane Austen, e a história do filme é perfeita!
    (Não sei quantas vezes é possível usar a palavra: Perfeito(a)) HAHA'
    Mas... sem palavras. U.U
    Sem contar que amor ver o James atuando. <3
    Lembro que assim que terminei de assistir esse filme, sai correndo pra pesquisar quem foi Thomas Lefroy.
    Agora deu vontade de assistir de novo. *-*

    Bjuu'

    ResponderExcluir
  4. Também comprei esse filme na Americanas. Eu amo! Acho muito legal a forma com que eles misturaram elementos de suas obras com sua biografia como quando ela ouve o Tom falando mal da leitura dela, me lembrou Orgulho e Preconceito quando o Sr Darcy diz que Elizabeth não é bonita o suficiente para ele e ela acaba ouvindo. Também tem algumas partes que me lembram Abadia de Northanguer e Persuasão, enfim acho que tem um pouco de cada um de seus livros, é por isso que o filme é tão lindo.
    Amei o post.
    Beijos
    Garota Eclética

    ResponderExcluir
  5. Ah é impossível não se emocionar com esse filme, comprei depois que li sobre ele na minha coletânea 501 grandes escritores a Jane está... Tive a sorte de achá-lo nas Lojas Americanas estava tão barato que acabei comprando e não me arrependi, só lembro de chorar soluçando no final... =( (AH rê fiz um Post no meu blog com a #promo assim não me sinto tão impotente rsrsrs) http://escritasobreatela.blogspot.com/2011/08/promo.html O link ai para você conferir... =)

    ResponderExcluir
  6. Oi Rê!
    Nunca li nenhum livro da Jane, mas ela é muito conceituada que preciso conferir isso logo. Adorei o post, não conhecia esse filme e achei bem bacana. Quando puder irei olhá-lo. Sem contar que eu adoro a Anne Hathaway, ela é um doçura só *-*

    Beijos, Kamila.

    http://vicio-de-leitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Adoro este filme, é super lindo!
    Tenho o dvd e assisto sempre que preciso de um momento 'emoção'... rsrs.
    Bjkas,

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  8. Oi Re, tudo bom?

    Adorei a resenha do filme, nunca assisti, mas já anotei aqui pra assistir neste final de semana mesmo!

    Eu sou super fã da Anne Hathaway, então acho que vou amar, né?

    Beeijos
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  9. Que foooofo!
    Quero assistir!

    Beijinhos.
    Gabi - Meninas e seus Livros...
    http://livrosemeninas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Só passando pra responder ao seu comentário ^^
    Que bom que você não se desistimulou com o livro e espero também que você não se decepcione!
    Fiquei curiosa pra ler os outros livros dele, eu gostei bastante da história de Quando ela se foi, só acho que ele poderia ter desenvolvido melhor... De qualquer forma, lancei hoje a promoção dele, se quiser, passa lá pra participar ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ver esse filme, sempre quis ler algo da Jane Austen e finalmente estou tendo a oportunida de ler Razão e Preconceito, apesar de achar a leitura um pouco cansativa, o que eu tinha medo de acontecer, estou gostando e em breve vou ler Orgulho e Preconceito.

    Sobre o filme eu sempre gostei de romances de época e gosto muito dos filmes da Anne Hathaway, então já tem tudo para me chamar a atenção, prentendo ver em breve.

    ResponderExcluir
  12. Oi Rê, nossa fiquei curiosa com esse filme, e fiquei pensando se não esstava confundindo com Orgulho e Preconceito pelas duas imagens aí que você pôs!
    Vou procurar assistir!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Rê, não acredito que eu que adoro filmes de romance ainda não assisti esse? =O
    Mas assim como os livros, os filmes são tantos que não tem como sempre ter assistido todos, se bem que é mais fácil de assisti-los do que ler livros. Enfim, o livro parece maravilhoso!
    Eu adoro filmes com a Anne Hathaway, ela deixa qualquer filme melhor! hehehe
    E por falar nela, estou ansiosíssima para assistir "Um Dia", que também será com ela!
    Mas enfim, eu realmente não conhecia esse filme, e vou ter que baixá-lo imediatamente! =x
    Ele me lembrou pelas imagens, roupas, penteados, Orgulho e Preconceito, um filme maravilhoso! ^^
    Essa semana mesmo terei que assistir esse!
    Valeu pela dica!
    Resenha muitooo boa!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  14. OI Rê só li um livro de Jane Austen e adorei. Já ouvi falar sobre esse filme mas só quero assistir quando tiver lido o livro.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Oi Rê!
    Acredita que ainda não vi esse filme o.O
    Adoro o gênero, não sei como deixei passar!
    Esta anotado, com certeza assistirei em breve.

    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  16. Amo esse filme demais... Muito mesmo. Tenho em casa e assisto sempre que quero ver um filme levinho e de época *-*
    Beeeijos

    Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Na hora que você comentou comigo, não conciliei em nenhum momento que era algo relacionado a Jane.
    Além do lugar, amo livros, filmes e séries de época. A forma de falar e o figurino eram tão lindos!!
    As imagens me lembraram muito a ultima versão do filme Orgulho e Preconceito (que amo!)
    Vou procurar e ver se encontro um precinho especial também, porque fiquei com vontade. rs
    Beijos flor.
    Aninha
    @blogeuleitora

    ResponderExcluir
  18. Ah Rê!
    eu tenho CETEZA que eles usaram o nome assim só pra combinar com os filmes derivados de livros da Jane!! rs Aqui o povo que escolhe nome de filme tem umas ideias doidas... Não posso esquecer de High School Band que nada tem a ver com HSM e so ganhou esse nome por aqui por conta da Vanessa... o ruim é que as vezes o publico não entende e deixa de ver!

    Mas acho que não é o caso com esse, ja que eu amo os dois filmes q vc citou! nunca vi esse mas se vc diz que faz o estilo, acho que vou gostar sim!!

    bjss

    ResponderExcluir
  19. Que lindo.
    Filme de época quando bem feitos são maravilhosos, conhecer uma outra época, o comportamento, o estilo de vida, os ideais (ou a falta deles dependendo do ponto de vista), é muito bom. Acho que uma das melhores formas de se aprender história é através de filmes, como entender melhor determinada época ou acontecimento do que assistindo ele, só lendo, mas como nem todos leem principalmente livros antigos. Um filme é o que há de melhor nesse caso.
    Além do mais um assim, com um romance tão lindo.

    ResponderExcluir
  20. Oi Rê!

    Até hoje eu não li nenhum livro da Jane Austen nem filmes baseados nos livros, acredita? :(
    Fico bem curiosa porque muita gente tem a Jane como uma das autoras preferidas e falam maravilhas de suas obras!
    Fiquei ainda mais curiosa depois de ler o seu comentário sobre este filme. Vamos ver se eu dou uma atualizada e vejo os filmes e leio os livros ne? uhuh \o/ Tô precisando mesmo fazer isso! hehe

    Beijão
    Amanda
    Lendo&Comentando
    ;)

    ResponderExcluir
  21. Sempre quis ver este filme, mas ainda não tive oportunidade..A Jane parece uma personagem ótima, não parece que ela segue a risca as normas da sociedade, parece. Ainda não li nenhum livro da Jane Austen, mas sempre quis ler.Espero ver logo este filme..

    ^^

    ResponderExcluir
  22. Eu não vi esse filme, mas adoraria conhecer a vida da Jane Austen. Acho a Jane uma pessoa muito importante para o espaço das mulheres na literatura. Tive o prazer de ir em um Clube do Livro especial Jane Austen, pelas minhas amigas, e adorei! Jane merece todo o respeito.
    Adorei seu post!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Esse filme é lindo, de certa forma me fez querer ler outros livros de Jane Austen. E vamos combinar que James McAvoy sempre encanta nos filmes.

    ResponderExcluir
  24. Muito obrigada pela recomendação. Eu não conhecia esse filme. Simplismente amei o trailer!
    E agora me animei a ler Jane Austen, pois nunca li nenhum livro dela. Vou assistir!

    ResponderExcluir
  25. Olá! Também amei o filme! É muito lindo, vale a pena assistir! Li apenas um livro de Jane Austen,Razão e sensibilidade,e estou louca por orgulho e preconceito, só assisti ao filme e me apaixonei por tudo! Sempre que posso assistir algo relacionado não perco a oportunidade, mesmo meu inglês sendo muuuuuito básico (na verdade isso é um eufemismo para não dizer péssimo/quase inútil) eu assisti até a minisséries da BBC sem legenda, que são excelentes por sinal! Amo! ♥

    PS.: James McAvoy sempre encanta nos filmes +1

    ResponderExcluir
  26. Todo mundo fala desse livro e filme...deve ser maravilhoso msm!!!!
    Baixando filme pra assistir!!!!!!

    bjus

    ResponderExcluir
  27. todos os filmes da Anne Hathaway são otimos
    ainda ñ assisti esse mas vou procura-lo

    *-*

    bjos

    ResponderExcluir
  28. Eu já assisti esse filme, é maravilhoso ! Um dos meus favoritos...

    ResponderExcluir