Postado 14 julho 2011

Resenha: Um Amor Para Recordar

Por Regiane Cristina S.






Título: Um Amor Para Recordar  
Autor: Nicholas Sparks
Nº de páginas: 184
Ano Edição: 2011
Editora: Novo Conceito








“O Amor é paciente, é benigno; o Amor não é invejoso, não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo tolera, tudo crê, tudo espera e tudo suporta.”
(1 Coríntios 13:4-7)

Landon, um rapaz de família tradicional que tinha somente um objetivo para o próximo ano: Entrar para a Universidade, mas enquanto esse dia não chegasse, ele aproveitaria o máximo da sua liberdade, na pequena cidade de Beaufort, ao lado de seus amigos.

Jamie, é uma garota que contradiz qualquer típica adolescente. Filha do pastor da cidade, vive para cima e para baixo com sua inseparável bíblia, além disso, a sua preocupação em ajudar o próximo é demasiadamente incrível, de causar admiração em qualquer pessoa que convive ao seu redor.

É até um tanto assustador como o destino é capaz de surpreender sempre, principalmente quando ele consegue unir duas pessoas completamente diferentes. Sem afinidade qualquer, Jamie e Landon se aproximam após o baile de formatura. Mesmo com diferenças gritantes, eles acabam se apaixonando, e juntos descobrindo a alegria e também a dor, e acima de tudo, a transformação do verdadeiro amor. Uma história comovente e emocionante, e com certeza, Um Amor para Recordar

Sem sombra de dúvida, esse é mais um ótimo trabalho do Nicholas Sparks. Não considero um dos melhores. Talvez porque eu estivesse esperando algo mais profundo, que me fizesse acabar em lágrimas assim como em Diário de Uma Paixão, Querido John e A Última Música. Não que Um Amor para Recordar não seja emocionante, pelo contrário, mas acho que a tensão é tão forte nos outros livros, que esse acabou sendo uma história mais leve e singela comparada a eles.

Como de costume Sparks conseguiu prender minha atenção totalmente. A narração é muito agradável e detalhada, o que torna possível imaginar cada cenário e cada situação sem quaisquer complicações. O livro é narrado em primeira pessoa, por Landon. Apesar de preferir em terceira pessoa, o resultado aqui é satisfatório, pois dá uma visão ampla da história, sem deixar o leitor no vácuo.

O final é um tanto previsível, mas não me incomodou, já que se trata de um romance, e não de um suspense.  Eu admiro demais a capacidade do Nicholas Sparks em escrever livros que beiram bastante a realidade. Em que uma ou outra história, seja totalmente possível de vivenciarmos uma situação ou de lembrarmos de alguém que já tenha passado por algo semelhante.  


Um Amor para Recordar é um livro totalmente recomendável a todos, pois não  traz somente um lindo romance, mas também traz uma grande lição de vida.

          Nota final: 

40 comentários:

  1. OI Re !!!
    gente esse livro eu to querendo a muito tempo ^^ deve ser fantastico eu já vi o filme e me emocionei com a historia. Adorei mesmo.
    bjos!!!
    @pablo_arcary
    http://corujaobooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li, mas tenho muita vontade há anos!
    Gosto muito do filme e já vi muitas pessoas falarem que, dessa vez, o filme foi melhor.
    Acho que deve ser pelo que você disse, sobre ser mais singelo do que os outros livros, além de que o filme é lindo!
    Espero poder ler logo!
    A resenha tá ótima!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha Rê! *-*
    Acho que já faz um mês que li, gostei muito. Quando li praticamente esqueci do filme, porque é bem diferente. Eu nem esperava (porque ainda estava estudando) mas li bem rápido. É uma leitura muito agradável, e eu amo quando a história é narrada na primeira pessoa!

    ResponderExcluir
  4. Oi Rê como sempre suas resenhas super lindas! *_*
    Adorei as borboletinhas como nota! \o/

    Eu só li esse livro do Sparks, mas quero ler outros dele!!
    Eu chorei nesse, mas não tanto como choro assistindo o filme! haha

    Beeeijos

    ResponderExcluir
  5. bom, nao é bem o meu estilo de livro, mas acho que darei uma chance ^^

    --
    Gabriel M. Souza
    Meu Último Post: Harry Potter, uma História http://bit.ly/pvoJHf

    ResponderExcluir
  6. Li esse livro recentemente. Eu adorei! Mas talvez a impressão em mim tenha sido mais forte porque foi meu primeiro Nicholas Sparks, então não tenho base para comparação. Achei a história linda, bem inocente. E completamente apaixonante. Chorei até me acabar! rs
    Beijos

    (atravesdaspaginas.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  7. O filme arrancou lágrimas dos meus olhos, e eu não posso nem lembrar da história que eu tenho vontade de chorar, SUHAUSHA. Estou doida com o livro, parece tão lindo! <3 O meu favorito, até então, é diários de uma paixão. A ''realidade'' que o Nicholas expõe é um choque, porque nem sempre a história toma aqueles rumos para tudo dar certo no final, mas eu adoro, haha. Beijos, Rê, ótima resenha <3

    Rachel Lima - EtCoetra

    ResponderExcluir
  8. Muito bom! Já li alguns livros do Sparks: Querido John. A Última Música, O MIlagre e Diário de uma Paixão(o que menos gostei...). O meu preferido foi O Milagre. Sparks escreveu esse livro muito bem e não tem aquele romance perturbador como nos outros. É mais mistério.
    Quero ler esse livro também, mas o primeiro da lista é 127 HORAS. Parabéns pelo Blog.
    OBS: Quero ganhar o livro do A Garota do Espelho de Prata!

    ResponderExcluir
  9. Nicholas Sparks tem uma fórmula para fazer livros, algo do tipo: chorar² + doenças fatais x (relacionamentos conturbados + amores arrebatadores) = best-seller.

    E por mais q sempre seja isso ou algo parecido, eu sempre caio e acabo lendo, siuahsiua.

    ResponderExcluir
  10. Oi Rê, querida! Faz tempo que li esse livro, ele ainda nem tinha esse nome, era chamado de "Um ano inesquecível" e foi minha estréia do Sparks. Nem preciso dizer que fiquei fã fiel do autor neh!!!! A estória desse livro, apesar de um pouco triste é super encantadora!!!!! Como sempre, adorei sua resenha, ficou d+!

    Bjinhos!

    Swan
    @swannx
    Bem pra Mente

    ResponderExcluir
  11. Oie Rê! =)
    Então, terminei de ler esse livro essa semana, confesso que esperava bem mais do livro, não de qualidade, que fosse melhor escrito ou coisa do gênero, gostei bastante do livro, só achei que - como você disse - iria chorar bastante lendo o livro, acredito que por ser uma estória que eu já conhecia não teve tanto impacto também. Esse foi meu primeiro livro que li do Nicholas Sparks, espero ler outra outra dele. ^^
    E a estória é linda demais.
    Adorei sua resenha, adoro suas resenhas! *-*
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. Depois que leio um livro de Nicholas Sparks
    sempre digo que não vou ler mais nada dele pois sempre quero um final de historia diferente; mas eu não resisto, ele é surpeendente e mesmo os finais de seus livros não serem um totalmente "feliz para sempre" eu gosto da mensagem de sobre amor e lealdade que ele em seus livros.

    ResponderExcluir
  13. Oi Rê!

    Faz um tempinho que a Novo Conceito lançou esse livro né?! E eu não li até hoje! :( O filme eu já vi faz tempo, e acho PERFEITO! Amo, amo, amo! ♥ Eu só li um livro do Nicholas até hoje — Querido John — e AMEI! Quero demais ler mais livros dele. Não sabia que o livro era narrado pelo Landon *-* nhain.
    Tomara que eu possa lê-lo em breve! \o/

    Beijos!
    Amanda
    Lendo&Comentando

    ResponderExcluir
  14. Eu chorei demais com o filme, me emocionei muito, o livro deve ser mais lindo ainda.

    ResponderExcluir
  15. Oi Rê!!
    Eu amei este livro, o filme é o meu favorito. Mas o livro não deixou nada a desejar apesar de ser um tanto diferente.
    Eu chorei muuito rs...
    Adorei a sua resenha :)
    beijocas
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  16. Rê resenha linda quase chorei aqui de tanta emoção não dá pra nao emocionar... essa história q o Nicholas criou eu acho que é o romance mais fofo e lindo de toda a literatura inglesa depois de Romeu e Julieta aquele dramaaao

    bjs

    ResponderExcluir
  17. O filme já é lindo, o livro deve ser melhor ainda.
    Ótima resenha.
    B-jus

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito do livro, pois é uma leitura super agradável, é leve, tem romance, é triste, mas ainda sim bonito. O fim foi previsível, pois já tinha visto o filme.Esse foi o primeiro livro do N.Sparks que li..pois é, vergonha rsrs.Agora pretendo ver os outros.

    Beijos ^^

    ResponderExcluir
  19. Olá, Rê!!
    Adorei a sua resenha!
    Também já resenhei hoje esse livro, mas esperava um romance mais arrebatador entre os personagens. Sparks deu muita ênfase aos aspectos religiosos e acabei achando muitos clichês.
    No mais, é um livro leve que emociona de alguma forma rs. Gostei dele mesmo assim!
    Bom findi.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  20. Linda resenha.
    Eu ainda não li o livro, só assisti o filme, e achei tão lindo. A forma como duas pessoas tão diferentes descobrem o amor. Acho uma história linda e comovente. Um amor triste e ao mesmo tempo tão belo.
    Vou ler o livro, afinal os filmes não consegue passar tudo que estava no livro, acho que vale a pena. Depois vou ler outros livros do Nicholas Sparks. Ele é muito bom :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Nunca li sequer um livro do Nicholas, acho que vou começar com esse. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  22. Ola, sua resenha esta ótima, amo esta história mais que todas que ja vi, não li o livro ainda, mas logo vou ler.

    ResponderExcluir
  23. Assisti o filme há anos atrás, ainda estava no Ensino Médio (acredite, faz tempo, hehe) e lembro que 8 em cada 10 meninas da turma choraram loucamente... Não fiz parte desse time, mas de qualquer maneira eu gostei muito do filme, creio que o livro seja melhor (como na absoluta maioria dos casos). Espero ter oportunidade de ler logo :)

    Caroline Mayer {Devaneios da Carol}

    ResponderExcluir
  24. Oi Re,
    Acabou o semestre...uhuu..colocando as visitas em dia vim te ver. Sabe sinto a mesma coisa que você pelos livros do Nicolas parecem que eles são algo que você já viu ou conhece alguém que já vivenciou como você mesma disse. Por isso adorei Querido John (pasme infelizmente o unico que li dele) e estou louca para ler os outros. Adorei o modo dele escrever e esse parece ser outro daqueles livros que te prendem do início ao fim. Ah se puder e quiser passa lá no blog tá rolando uma promoção super legal de marcadores e de alguns livros. Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  25. Muito bom este a resenha,
    Nunca li nenhum livro do autor, não sei se é falta de oportunidade ou de interesse.
    Espero ler ele em um futuro próximo!
    Beijos
    http://ascronicasdezazuleigo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Ainda não vi o filme mas quero muito ver mas quero ler primeiro o livro...

    ResponderExcluir
  27. O filme é perfeito.. já chorei muitas vezes tbm. ><
    'rs

    ResponderExcluir
  28. n gosto de livros com finais tristes.... nem sei pq leio!!
    Mas quero mt ler esse livro!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Mais um livro de Sparks = mais um livro para se emocionar
    Já vi o filme e achei muito, muito lindo
    O livro deve ser mais ainda

    Adorei a resenha e também a classificação com borboletinhas! Podia fazer isso sempre. Ficou muito legal!

    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  31. Mais um ótimo livro do Sparks , espero poder lê-lo logo.

    funhousesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Adorei a resenha, ainda não li o livro só assisti o filme que por sinal eu amei.

    Vejo tantas opiniões diferentes sobre esse livro que tenho um pouco de medo de me decepcionar.

    ResponderExcluir
  33. Eu amei o livro, mas acho que ele tbm não me surpreendeu tanto por já ter assistido o filme inúmeras vezes e ser o meu favorito. Achei que eu choraria muito como no filme, mas também não chorei, apenas os meus olhos se encheram de lágrimas! A história realmente é incrível e deixa uma grande lição de vida. Lindíssimo para quem gosta de romance!
    Beijos, Rê.

    ResponderExcluir
  34. adorei a resenha, estou doida pra le-lo.

    ResponderExcluir
  35. Que lindo!!
    Eu li este livro a muito tempo em inglês e nossa estou louca pra ler de novo. Adorei sua resenha
    Beijooos

    ResponderExcluir
  36. O filme jah eh todo lindo neh...chorei todas as 2485679 que assisti ele..kkk
    Tenho o livro mais ainda naum tive a oportunidade de ler ele!!!!

    bjus

    ResponderExcluir
  37. Goosto muuito do filme já assisti vaarias vezes e em todas elas eu choro, o livro tbm deve ser bom! pretendo ler!

    ResponderExcluir
  38. Aiiii essa história é muuuito triste! =( adorei a resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
  39. Já faz algum tempo que assisti o filme, agora estou lendo o livro e com certeza estou me apaixonando cada vez mais a cada pagina lida, Tiu Nick realmente sabe o que faz....

    ResponderExcluir