Postado 18 julho 2011

Resenha: Heresia

Por Regiane Cristina S.




  
 
Título: Heresia
Autor: S. J. Parris  
Nº de páginas: 360
Ano Edição: 2011
Editora: Arqueiro








Eu fico tão chateada quando espero tanto de um livro e no final ele não consegue superar minhas expectativas. Eu tinha quase certeza que ficaria deslumbrada com Heresia, já que é baseado em fatos reais da vida de Giordano Bruno, e também por ele possuir uma temática atrativa, mas infelizmente não foi assim. Bom, antes de dar minha opinião final, vou fazer um breve apanhado da história. 

O ano é de 1583, e a Inglaterra sofre um caos, devida as conspirações contra a rainha Elisabeth, que é protestante.  Há uma boa parte dos súditos descontentes. Eles desejam vê-la fora do trono, para que o país possa ter a religião católica de volta ao poder. Enquanto isso, o monge Giordano Bruno, foge de seu país natal – Itália – por ter sido acusado de heresia devido a suas ideias e crenças um tanto avançadas. E ao chegar em Londres, ele é convocado por um membro de espionagem da realeza, para se infiltrar em Oxford com o intuito em descobrir as pessoas que estão por trás dos planos para derrubar a rainha. 

O objetivo de Bruno acaba sendo desviado quando ocorre um assassinato de um dos membros mais importantes de Oxford. A maioria não dá muita importância ao caso, alegando que foi um acidente, mas ao contrário, Bruno se preocupa e se dispõe em tentar descobrir os mistérios desse crime. Só que para piorar as coisas, outro homem é encontrado morto, e o monge acaba se vendo num labirinto sem volta, envolvido até o pescoço com esses acontecimentos, e a partir daí ele entra numa busca incansável atrás de pistas.  

Com isso, Bruno acaba descobrindo coisas que ele jamais imaginou que existissem e que essas tais descobertas pudessem ser capazes de ameaçar a estabilidade daquele país. E ele ainda se dá conta de que algumas pessoas podem ser muito diferentes do que elas realmente aparentam - mostrando uma face, e tendo outra. Bruno conseguirá desvendar todos os mistérios por trás dessa rede de intrigas e traições? Sairá ileso dessa emboscada? 

O livro é minuciosamente detalhado. De longe, percebe-se o quanto à autora se dedicou para buscar fontes históricas e evidências do comportamento das pessoas daquela época. Eu confesso que tenho uma paixão por histórias ricas em detalhes, mas em Heresia, achei um tanto exagerado, o que tornou em muitos pontos, a leitura extremamente cansativa.  Até a página 100 nada de interessante acontece, o que deixa a história bem enfadonha, pois apesar do suspense ser bem colocado, ele demora a surgir. Eu acho que a S. J. Parris poderia ter resumido esse começo em umas 20 páginas. 

Outra coisa que me incomodou foi o protagonista. É engraçado, pois sempre admirei a figura de Giordano Bruno, a sua coragem e ousadia, a luta pela suas convicções e tudo que teve que enfrentar naquela época. Apesar de boa parte da história de Heresia ser baseada em fatos reais de sua vida, a personalidade dele aplicada nesse livro, não me agradou em nada.

Bom, conforme o suspense foi sendo agregado, a história foi se tornando bem interessante e intrigante. E por esse motivo em determinados momentos eu acabei esquecendo um pouco das descrições cansativas e mergulhando totalmente nos mistérios contidos no livro. 

Os personagens em geral, foram bem construídos, mas a que mais me cativou foi a filha do diretor, Sophia Underhill. Uma garota determinada, com uma personalidade forte e muito inteligente. Só acho que ela merecia ser mais explorada, pois realmente é bem interessante. 

O final não foi "Nossa que sensacional!", mas também não achei ruim. Me deixou um tanto curiosa pela continuação. Espero sinceramente que o segundo livro - intitulado como Profecia - seja melhor que esse. Vou torcer para que a autora tenha amadurecido, e ao invés de ficar se preocupando muito com as descrições, foque mais na ação e no suspense. Se for assim, tem tudo para ser uma ótima série. 

A revisão e a diagramação do livro ficou ótima. Sem sombra de dúvida, a editora Arqueiro fez um excelente trabalho, portanto, só tenho que parabenizá-la.

     Nota final:

18 comentários:

  1. Achei a história bem interessante, faz um tempo que estou com vontade de ler esse livro. Mas tenho muitos na frente. Mas espero lê-lo ainda esse ano. (:
    Ótima resenha! ^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Rê... hmmm só tinha lido outra resenha, e ela foi positiva.

    Não sei nada desse tal de Bruno (lesada) mas a história me chamava atenção, só que depois dessa sua resenha vou deixar baixo por enquanto haha!

    Beeijos

    ResponderExcluir
  3. Faz um bom tempo que quero ler esse livro, a história parece bem interessante. Mas já tenho outros livros na frente e depois de ler sua resenha... Vou deixar mais para frente. ASUHSAU :)
    Beeijos

    Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. OIE!Amei a resenha,foi exatamente o que eu disse,o livro é minuciosamente detalhado e tem alguns detalhes que poderiam passar sem tanta visão,mas a autora exagerou o que tornou tudo muito cansativo,eu não gosto de livros com muitos detalhes,este foi um exagero,mas fora isso a historia é muito boa, e conseguiu me prender,e a Sophia é minha favorita,todo o mistério que a certa,por isso gostei bastante de Heresia.

    Beijos

    Babi Ever

    ResponderExcluir
  5. Que pena!
    O livro tem tudo pra ser ótimo, pelo que você falou na sinopse, uma pena que tenha sido cansativo em algumas partes e não tenha surpreendido como promete.
    De qualquer forma, fiquei bastante curiosa pra ler!
    Gostei bastante da sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Realmente esse livro é um pouco lento, logo no começo desisti de ler ele rápido e fui apenas seguindo o ritmo da história e, por isso, acabou superando minhas expectativas (eu não esperava nada do livro, então é meio fácil superar neh? hauahaua)

    Não gostei muito da Sophia e nem do Bruno, achei ela um tanto manipuladora e ele meio presunçoso. Mas quero ler a continuação, a construção da história é bem interessante e me deixou curiosa =D

    teh mais

    ResponderExcluir
  7. Gostei desse livro, a sinopse e a capa de deixaram intrigados. Gostei da sua resenha, detalhada e sincera, o fato de a autora ser demasiado descritiva e demorar a engatar a estória é um ponto negativo, mas me parece um mistério interessante.


    http://sempre-lendo.blogspot.com/

    Abraços
    Juan

    ResponderExcluir
  8. Oi Rê!

    Que pena que não gostou muito do livro. Pelo nome e pela sinopse eu também esperava um livro mais emocionante, que pena flor. Detalhes são, sem dúvida importantes em livro, mas tudo que é demais é sobra ne, e acaba prejudicando e deixando a leitura cansativa. /:
    Que bom que o final foi satisfatório! Eu não sabia que o livro tinha continuação! Tomara que seja melhor então né?

    Beijinhos Rê.
    Amanda
    Lendo&Comentando

    ResponderExcluir
  9. Oi Regiane!
    Parabéns pela parceria com a Intrínseca.
    Se bem quem ganha somos nos,leitores,que nos favorecemos quando o blog e a editora fazem sorteios de livros maravilhosos.HAHAHA!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Regi,
    confesso que estava bem curioso para ler esse livro e a sua resenha foi a primeira que li sobre ele.

    Agora jah não tô mais tão curioso assim... acho q posso deixar ele lá pro fim do ano, sem problemas...

    Eu gosto de suas resenhas pq dá pra perceber claramente que você escreve exatamente oq pensa, e não pensa em "agradar" as editoras parceiras, como alguns blogueiros que vemos por aí...

    Continue assim, q eu continuo sendo teu fã, ok?

    Beijão!
    Bruno Thomaz
    http://vidadeleitor.com

    ResponderExcluir
  11. Rê, gostei da sua resenha, bem sincera. Acho que minha curiosidade aumentou com ela, haha. Mal posso esperar para dar minha opinião. Eu fiquei encantada com o personagem, ele parece ser bem legal, apesar de tudo. E a capa é mara. Não sabia que teria um segundo livro, *-* Vou ler, anyway, vou lembrar da sua opinião para tirar a minha. Ótima resenha, as usual. Beijos,

    Rachel Lima
    http://etcoetra.blog.br

    ResponderExcluir
  12. Que lindo!Giordano Acho o máximo a história de vida de Giordano Bruno. Mesmo você achando que o livro não conseguiu superar suas expectativas, acredito que seja muito bom lê-lo.
    e você vai fazer sorteio dele ... eu quero!
    bju

    ResponderExcluir
  13. Não sei não
    Estou meio em dúvida com o livro
    acho que não fez meus olhos brilharem, nem o coração disparar
    Acho que irei Lê-lo.
    #quepena.

    http://ascronicasdezazuleigo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Rê, só em olhar a capa (é, eu ainda sou daquelas que as vezes julga o livro pela capa, é quase impossível não perceber cada detalhe e querer descobrir mais sobre livro, apenas por ela), eu não gostei. Pelo menos não parece o tipo de livro que eu leria, e teria gosto de ler, passaria longe. =x
    E lendo sua resenha, não me enganei com o livro, não me chamou a atenção em nenhum sentido.
    Bela resenha! Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Rê é realmente muito ruim quando esperamos demais por um livro e acabamos nos decepcionando. Geralmente quando isso acontece eu nem me arrisco a ler a continuação da serie. Pode até ser que melhore, mas eu não pago pra ler, rsrsrsrs.

    Bjs.
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  16. Oiee!
    HAHA larguei Rê...não sei quando pego novamente.!
    Demorou MUITO pra chegar na página 100...Lago dos Sonhos é descritivo mas a história te prende. Heresia não é ruim, mas a descrição é cansativa.
    Gostei da resenha, bem sincera...um dia faço a minha haha

    bjs e um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  17. É chato quando o início não nos prende muito..
    É tão legal quando vemos que a autora ou autor fez uma pesquisa para aprofundar na história, ou nos envolver com outros fatos relacionados ao livro.Eu gosto de mistérios, sempre há expectativa maior..Não sabia que ia ter continuação..

    Beijos ^^

    ResponderExcluir
  18. O livro parece interessante, mas como falaram que eh um pouco cansativo, tenho muito livro na listona pra encaixar ele agora...hehehe

    bjus

    ResponderExcluir