Postado 18 junho 2011

Resenha: O Recruta

Por Regiane Cristina S.






Título: O Recruta - Cherub  
Autor: Robert Muchamore
Nº de páginas: 296
Ano Edição: 2011
Editora: Fundamento








Esse livro superou minhas expectativas, pois quando eu soube que o protagonista tinha apenas 12 anos, imaginei que seria uma história boba e infantil, mas felizmente eu me enganei, e a história me agradou muito.  

CHERUB é uma agência de espionagem, onde seus agentes têm entre 10 e 17 anos. Chocante, não? Mas a ideia é ótima, pois eles podem se infiltrar no mundo dos adultos, sem levantar suspeitas, além disso, oficialmente é como esses agentes simplesmente não existissem. 

James Choke é um adolescente com uma vida meio tumultuada. Apesar de tentar ficar longe de confusões, ele tem a capacidade de atraí-las, e em uma dessas, ele acaba se envolvendo em uma briga com uma colega, a qual resulta em expulsão do colégio que estuda, mas o pior ainda estava por vim, pois nesse mesmo dia, sua mãe veio a falecer. Não tendo nenhum outro responsável para cuidar dele, James é mandado para uma instituição de órfãos, onde encontra garotos com históricos bem graves e com tendências criminosas.

Sem qualquer expectativa, James é totalmente surpreendido quando surge o convite para ele se tornar um agente da CHERUB. Deslumbrado com essa oportunidade, ele aceita sem pensar duas vezes. A partir daí, ele é levado ao seu limite ao testar tanto seu psicológico, como seu físico em um árduo treinamento. 

Após atingir os objetivos e se tornar formalmente um agente, James é designado para uma missão onde ele deve se infiltrar em uma comunidade suspeita em abrigar possíveis terroristas. Será que ele estará preparado para lidar com situações tão arriscadas e obter o sucesso esperado nessa tal missão? Conseguirá resistir a qualquer pressão que poderá surgir no meio do caminho? 

O livro é narrado em terceira pessoa, o que acho ótimo, pois sempre dá uma visão mais ampla de tudo que acontece na história. A escrita é prática e agradável, prendendo totalmente a atenção. 

Eu achei o enredo bem criativo. Essa coisa de espionagens e missões é totalmente inovadora em meios a tantos livros juvenis de sobrenatural nos dias atuais. É sempre bom e interessante encontramos autores que exploram outras temáticas, além daquelas que estão em foco.  Outro ponto positivo, é que a monotonia passa bem longe desse livro, pois possui muita ação e aventura. Os personagens são carismáticos e engraçados, principalmente James e Kerry – eles formam uma dupla e tanto. 

Apesar de ser uma série, esse primeiro livro termina sem deixar pontas, e como a história é empolgante, me deixou com bastante vontade de ler a continuação. O que desanima um pouco é saber que no total são 12 livros, mas se o autor conseguir manter o mesmo nível e ser tão bom quanto esse, eu não terei o que reclamar.

Recomendo!

23 comentários:

  1. Lendo o livro lembrei um pouco do filme Pequenos Espiões e hoje em dia não sei se seria o estilo de leitura que me agrada no momento, mas gostei muito da sua review =D

    Beijokas

    Mari - @oblogdamari

    ResponderExcluir
  2. Oie =)
    O livro realmente parece interessante, tem uma estória diferente, assim os leitores curiosos para saber o que acontece durante o livro.
    Mas vou confessar que estou um pouco cansada de séries, e ando preferindo livros "avulsos" para ler.
    Gostei da sua resenha, e o livro parece ser bem bom! ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rê tudo bem! Dou um aviso que meu livro chegou, é muito lindo, obrigado pelas palavras. Amei!

    Quanto a resenha, já havia lido uma, mas a sua achei demais, muito boa mesmo, me deu mais vontade de ler por saber que esse menino vive mais aventura que eu, talvez.

    LEITURAS VIVAS

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha visto esse livro em algum lugar, mas nunca tinha lido uma resenha. Eu nem imaginava que o protagonista tinha apenas 12 anos, foi uma surpresa!:O Mas parece um bom livro, e realmente saiu dos temas atuais. Eu já tô cansada de vampiros, haha'. Ótima resenha! :D

    ResponderExcluir
  5. ele não está na minha lista de 'vou ler' mas parece ter uma leitura agradavel, mais pra frente quem sabe =)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Essa é mais uma resenha que leio elogiando o livro, essa coisa de espionagem me chamou a atenção, a trama parece ser interessante, o fato de saber que o livro possui "muita ação e aventura" é um fator estimulante, ele já está na lista de "vou ler".

    O fato de ser uma série com 12 livros é algo um tanto complexo, será que o autor conseguirá manter a qualidade em todos os livros, estou tentado a descobrir. ;)

    http://sempre-lendo.blogspot.com/

    Abraços
    Juan

    ResponderExcluir
  7. Nunca li uma resenha negativa, O recruta é um livro que eu irei ler!
    Espiões e adolescentes são assuntos que dão muuitos livros! haha

    Muito bom saber que tu recomenda!

    Bruno Medeiros
    Garoto dos Livros.

    ResponderExcluir
  8. Estou lendo ótimas resenhas sobre este livro mesmo Rê. E sendo uma recomendação sua, o livro deve ser realmente bom ^^

    Minha meta de leitura anda um pouco atrassada, mas vou anotar este para ler quando tiver mais tempo livre.

    bjus

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  9. Olá, Rê!
    Achei bem interessante a história e ler a sua resenha só fez aumentar mais a minha vontade! Já vou adicioná-lo a minha imensa lista de desejados.
    Adorei a sua resenha!!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  10. Oi Regiane, pois ele é mais um de doze! Bem, vamos ler ainda muita resenha deles por aqui. Mas parece que é um bom livro, sua resenha ficou ótima e os outros que virão deve seguir o mesmo estilo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Tenho muita vontade de ler este livro, ele tem sido muito bem recomendado em resenhas e blogs que visito. Ótima resenha, bjão!

    Ilmara
    www.vidadeleitor.com

    ResponderExcluir
  12. Ai que super!
    Espionagem é um tema ainda não amplamente abordado!
    Gostei da resenha =D

    ResponderExcluir
  13. Oi Rê!
    Não conhecia esse livro e amei sua resenha, deu vontade de lê-lo!

    Beijos, Kamila.

    http://vicio-de-leitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Desanimo mesmo 12 livros hahahaha >___<
    Ainda assim, é o tipo de livro que eu leria só se caisse na minha mão :P

    Mas ótima resenha Rê como sempre!!
    Beeijoss

    ResponderExcluir
  15. Nossa amo ler , vivo lendo e quero morre lendo adoroooo livros , marcadores alias amo !!!

    ResponderExcluir
  16. Já tinha lido boas criticas sobre o livro, mas não sabia que O Recruta tinha continuação! Mas 12 livros eu acho muito, acho que cansa um pouco mesmo quando se lê com intervalos grandes, na maioria das vezes a história perde a essência sabe?
    Pelo menos é a minha opinião.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o livro. Mas pela resenha realmente me pareceu interessante. Concordo contigo, é um livro com uma temática que distoa do que tem sido publicado ultimamente (cheios de fantasias e seres sobrenaturais). Outra coisa que me chamou a atenção é o livro terminar sem deixar pontas. Eu sei que para as coleções, às vezes isso é comum e necessário..mas com a demora na tradução de algumas coleções no Brasil, qdo o livro 2 chega, a gente nem lembra como foi o final do livro 1.

    Bjus,
    @annielus

    ResponderExcluir
  18. Suuuuper recomendado né? Gostei do teu post :D

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Gente diferente de tudo que eu já li, e isso é um ponto positivo. Pela capa não seria um daqueles livros que eu compraria de imediato, mas o enrendo super me prenderia.
    bjs,
    tudo por um livro - issotudoporumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Já ouvir falar desse livro, mas nem fazia idéia sobre o que era, parce ser muito bom, fiquei com bastante vontade de ler.

    Também fiquei desanimada quando você disse que tinha 12 livros pois tenho muita preguiça de ler uma série com vários livros.

    ResponderExcluir
  22. ótima resenha, eu também tive a mesma impressão quando li a sinopse, mas agora fiquei curioso pra ler esse!
    Adoro histórias sobre espionagem *-*
    rsrs

    ResponderExcluir
  23. haha A gente pensa logo que é bobinho quando o personagem é novo, mas é muito bom qnd nos surpreendemos msm. Assim, não é meu tipo favorito de leitura, ainda mais que os livros da Fundamento são salgadinhos. Mas é um livro que se tivesse a oportunidade leria, pela sua resenha.

    Bjs
    It Cultura

    ResponderExcluir