Postado 24 junho 2011

Resenha: Fazendo Meu Filme 3 - O Roteiro Inesperado de Fani

Por Regiane Cristina S.






Título: Fazendo Meu Filme 3 - O Roteiro Inesperado de Fani
Autor: Paula Pimenta
Nº de páginas: 419
Ano Edição: 2010
Editora: Gutenberg







“Hoje eu sei que os filmes não são melhores ou piores, apenas diferentes da vida real. Aqui não tem script. As cenas não são filmadas. E, se erramos uma fala, não tem como dizer "Corta!", e grava de novo." 

Pessoal hoje eu trago para vocês a resenha do terceiro livro da série Fazendo Meu Filme, intitulado como O Roteiro Inesperado de Fani.  Lembrando que poderá ter spoilers do livro anterior: Fani na Terra da Rainha (confira a resenha AQUI), mas vou fazer de tudo para que isso não ocorra. Caso alguém fique com receio, peço que passe logo para minha opinião final.

Se no livro anterior eu já tinha me emocionado de diversas maneiras, na continuação da série, o meu coração faltou saltar pela boca. Vivenciei cada momento ao lado de Fani. Os bons e os ruins, os felizes e os tristes, enfim, mergulhei de cabeça nessa maravilhosa história.

Passado um ano, Fani finalmente regressa da terra da rainha, mais madura, segura e cheia de expectativas em relação ao vestibular e o tão esperado romance que ela tanto sonhou em viver. Ela só não imaginava que as cobranças começariam cedo. Parece que tanto seus amigos e familiares se reuniram em um complô. Antes fosse por suas novas responsabilidades, mas o problema, era a disputa por sua atenção, já que ela passou tanto tempo fora.

Após a readaptação em Belo Horizonte, Fani começa a viver um verdadeiro conto de fadas. Nada poderia ser mais perfeito. As emoções, as alegrias, etc, tudo seguia como ela sempre imaginou, ou até melhor. Infelizmente como é de praxe, o destino sempre nos surpreende, e com ela não foi diferente. Em meio a tantas confusões e decepções, Fani prova que a menina insegura e imatura ficou para trás. Mesmo em momentos de sofrimento e tristeza, ela encara as situações de frente. Sem receio e sem medo, ela toma uma decisão muito importante, ou a mais importante de toda a sua existência, e assim, a sua história, o filme da sua vida continua a ser escrito.

Algumas vezes, é difícil um autor conseguir manter o mesmo nível dos livros de uma série, mas felizmente Paula Pimenta o fez, ou melhor, ela se superou a cada um deles.  Eu amei o primeiro, eu vibrei com o segundo e eu fiquei fascinada e viciada no terceiro, e não vejo a hora de poder ler o quarto - que ainda nem foi lançado. Ela escreve com maestria e uma sensibilidade sem igual, capaz de fazer qualquer leitor se identificar com um de seus personagens e/ou situações.

Confesso que é demasiadamente complicado falar de um livro que acabo gostando muito, pois parece que as palavras nunca são suficientes ou que elas soam sempre iguais. Ainda estou anestesiada com a avalanche de emoções que a leitura me proporcionou, e como as obras anteriores da série, eu me vi em boa parte da história. 

Queria muito que FMF fosse escrito na época da minha adolescência, porém se tivesse sido assim, nesse momento eu não estaria curtindo tantas lembranças saudosistas.  Tenho a consciência que são coisas que jamais voltarão, mas que toda vez que eu recordar, me farão sorrir e me emocionar. Reviver cada cena do filme da minha vida é como rejuvenescer alguns anos.  

Agradeço a Paula Pimenta por me proporcionar uma história mágica e agradável, que não só despertou vários tipos de sentimentos, mas que também acabou conquistando meu coração, além de criar personagens tão completos ao ponto de se tornarem inesquecíveis. A única coisa que me arrependo, é de não ter lido mais lentamente, pois agora vou morrer de tanta ansiedade pelo quarto e último livro da série rs.

Recomendo a todas as idades, meninas e meninos, tias e tios, pais e mães, avós e avôs, enfim, a todo mundo!

35 comentários:

  1. Adorei a frase de início, que acredito que seja uma frase retirada do livro.
    Não quis ler toda a resenha, li um pouco do começo e no final sua opinião, pois ainda pretendo a série.
    Quando olhamos a capa achamos que é um livro super infantil, mas depois de ler um pouco das três resenhas que fizeste dos livros eu fui mudando totalmente de opinião a começar pela primeira resenha.
    O livro me encantou de maneira que é daquelas leituras leves, tranquilas, que flui super bem e nos fazem sentir várias emoções, sentimentos, e é muito bom ler um livro assim! ^^
    Gostei ainda mais da série pois estou querendo levar minha irmã pequena pra o mundo da leitura, nem que seja pegar algum gosto, e acredito que esse livro seja o melhor para ela "começar", pois ela leu Formaturas Infernais e não gostou muito, não tenho dúvidas de que esse ela e eu vamos gostar. rsrs
    Tomara que apareça algum dia no submarino um kit dos três! ^^ Ficaria super feliz!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Oiee Rê!
    Ai adorei também a frase inicial, até copiei aqui!
    Concordo com a Camila, espero que o submarino faça algum dia promoção dos 3
    Já que eu não tenho essa sorte grandiosa de ganhar 3 livros em blog HAHA

    bjs e bom final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. é inacreditavel como uma resenha, faz a gente querer tanto ler um livro. Eu amei. E estou louca, anciosa, quase morrendo para ler os tres livros da Paula. De verdade

    ResponderExcluir
  4. Ah Rê, já te linkei lá nos parceiros ;)

    ResponderExcluir
  5. 1ª vez q comento sobre o 3 da serie fazendo meu filme.. e acho tao otimo esses livros pq retrata realmente eu como pessoa... e não desclassifica ngm por nada... se vc se emocionou eu tbem vou me emocionar pq filmes sempre identificam-nos por se tratar de algo q nos mostra o que somos... obg pela resenha e pelo spoiler do livro anterior q fez vontade de ler td de novo.. kk

    rs
    rafa

    LEITURAS VIVAS

    ResponderExcluir
  6. Aii rê, eu não vou ler a resenha para não estragar minha leitura hahaha, quando eu ganhar a sua promo, e tiver os meus livros completados, aí eu venho comentar e dar minha opinião!

    Beeijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Rê!
    Eu estou doida para ler este terceiro livro, os dois primeiros são muito bons! Já viraram favoritos *-*
    Amei a sua resenha
    beijoos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  8. AH Rê
    achei a ressenha super bacana.. nem teve spoilers (acredito) vc so comentou o que deve estar na contra capa e explicou como foi a leitura.. ficou otima e eu pude ver que vou amar a serie.. adoro ler coisas sobre a adolescencia e poder relembrar essa epoca tão legal!!

    bjoss
    Hey Evellyn

    ResponderExcluir
  9. Acontece tanta coisa legal nesse livro, e o personagem que eu mais gosto na série retorna <3 e causa uma confusão né? haha mas se n fosse por ele FMF n existiria, é haha
    bjs,
    tudo por um livro - http://issotudoporumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ahh, acho que li a resenha dos três aqui no Ler & Almejar. Realmente parecem muito bons! Fiquei com vontade de ler a série, eu não sabia que haveria um quarto volume.

    (:

    ResponderExcluir
  11. Não vejo a hora de adquirir essa coleção. Só leio ótimas resenhas sobre os três livros. Parecem ter uma história ótima e gostosa de ler ;)
    Ótima resenha!

    bjs
    www.booksemporium.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ai, que linda resenha!

    Eu quero muito conhecer a série para sentir o mesmo que você. Tenho saudades da minha adolescência...

    Quando o próx. livro será lançado? Tem alguma previsão?

    Bjss
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  13. Esse livro eu realmente acho que ira merecer ir para os favoritos do skoob!!

    ResponderExcluir
  14. Eu querooo!sorte pra todas e pra mim!

    ResponderExcluir
  15. Te entendo perfeitamente, muitas vezes eu vejo episódios, filmes e livros e realmente fico perdida para fazer as minhas resenhas justamente por não saber como expressar tudo que estou sentindo de tanto que gosto, rs.

    Não li nenhum livro ainda dessa serie, mas vi todas as resenhas e acho que o livro pode ser mesmo mto bom! =D

    Beijokas

    Mari - @oblogdamari

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente não li nenhum livro desta série. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  17. Já li os outros dois e to superansiosa para ler esse. Tenho que ler na escola e a procura por esse livro é beem grande... Espero que seja perfeito como os outros.

    ResponderExcluir
  18. fofo demais *-*
    adorei A RESENHA, e quero o livro ;//

    ResponderExcluir
  19. Oi Rê!
    Sou louca pelos livros da Paula! Como já disse várias vezes ... uhuhh :} E a cada vez que leio uma resenha fico mais encantada com essa série! *-*
    Espero poder ler em breve! :D
    Beijinhos.
    Amanda
    Lendo&Comentando

    ResponderExcluir
  20. Nossa, como estou explodindo de vontade de ler essa série!
    Até pouco tempo nem sabia que existia. Depois descobri, mas não sabia que era uma série. E agora que eu sei a história e que foi tão elogiada, já era!
    Já sou nostálgica normalmente, acho que vou ficar insuportável quando for ler esses livros.
    Beijos

    (atravesdaspaginas.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  21. Preciso ler a série inteira! Despertou meu interesse já na primeira resenha. Com certeza será um daqueles livros que você não deixa na estante acumulando pó, você lê e re-lê várias vezes.

    ResponderExcluir
  22. Já li o primeiro capítulo do terceiro e parece ser muito emocionante!
    Não vejo a hora de poder iniciar a leitura!!!

    ResponderExcluir
  23. Ohh, que capa linda! Esperando ansiosamente poder ler!

    ResponderExcluir
  24. Ja vi que vou ficar viciada nessa serie. Parece que qualquer pessoa pode se identificar com a Fani, nem que seja um pouco. Suas resenhas continuam incriveis. Fiquei com mais vontade de ler ainda por elas.

    ResponderExcluir
  25. Já vi que vou ficar viciada nesses livros +1 Apaixonei.

    ResponderExcluir
  26. Você já deve estar super apegada a Fani, acompanhando toda sua vida^^ E anciosa pelo quarto - e último - livro. Acho que esse é daqueles que a gente lê num fôlego só :D Pensei que a série FMF trata-se de alguém que fazia , literalmente, um filme, mas agora estou entendendo que o filme é a própria vida dela. O que acho que deve ser mais legal são as citações de filmes que aparecem! Eu quero ler!

    ResponderExcluir
  27. Bem,ainda não li...mas só pela capa eu já tenho o meu favorito (A LOUCA) rsrsrsr....a capa é lindinha demais....louca p/ ler!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. a capa eh mt linda!! #supermegahultravontadedeler!!!

    ResponderExcluir
  29. Essas sua resenhas me deixam com mais vontade ainda de ler os livros da Paula Pimenta! E isso porque eu nem li a resenha inteira, com medo de possíveis spoilers dos primeiros livros.

    Preciso ganhá-los ou comprá-los o mais rápido possível!
    Obrigada por mais uma dica quente!

    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  30. Preciso ganhá-lo ou comprá-lo ,estou louca para ler a série.

    funhousesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Quero muito esse livro *-*
    Amei isso: "E, se erramos uma fala, não tem como dizer 'Corta!', e grava de novo."

    ResponderExcluir
  32. Com certeza a Paula é incrível, depois que eu termino de ler um dos livros dela é como se eu fosse a própria Fani, e isto é maravilhoso. A Resenha ficou perfeita Re...

    ResponderExcluir
  33. Ahhhh...0 3º livro!!!!!!!
    Essa série da Paula é muito boa e tah rendendo hen!!!!!
    O livro eh lindo lindo!!!!!!!!

    bjus

    ResponderExcluir