Postado 10 junho 2011

Resenha: 127 Horas

Por Regiane Cristina S.







Título: 127 Horas                               
Autor: Aron Ralston 
Nº de páginas: 400
Ano Edição: 2011
Editora: Seoman







"Não há força na Terra mais poderosa do que a vontade de viver" 

Hoje eu trago a resenha de um livro que amei demais. Trata-se de 127 Horas da editora Seoman. Foi totalmente incrível acompanhar a coragem e a determinação de Aron Ralston. A sua vontade de viver foi além do que  um dia imaginou ser capaz.

O que seria um passeio pelo cânion Blue John para um alpinista experiente que estava acostumado com complexas escaladas nos altos picos do Colorado no auge do seu inverno? Não seria nada complicado, né? Pelo contrário, seria uma forma de relaxar e descansar um pouco das aventuras perigosas.

Tudo ia perfeitamente bem para Aron naquela tarde quente de sábado. Depois de já ter percorrido um longo caminho, ele acabou encontrando duas garotas simpáticas, as quais foram suas companheiras por um determinado tempo em seu trajeto pelo cânion. Logo que elas partiram, Aron continuou seu passeio.  Ele estava bem distante de onde havia deixado seu carro e bicicleta, e no momento que passava por uma profunda e estreita fenda do cânion, algo totalmente inesperado acontece: Uma rocha de quase meia tonelada cai sobre sua mão direita e pulso, deixando-o preso naquele lugar deserto.
                    
Aron estava diante de uma situação extremamente complicada e assustadora. Além de não ter avisado ninguém para onde ia, ele contava com pouca comida e água, não tinha sequer uma jaqueta para enfrentar as noites geladas. A preocupação começou a invadir seus pensamentos, pois se não conseguisse se soltar, ele poderia morrer, tanto por desidratação, quanto por afogamento em uma possível inundação, já que ele estava bem abaixo do nível do solo, mas precisamente a 30 metros.

Os dias iam se passando, e já quase sem esperança de ser encontrado ou de escapar daquela situação, Aron começa a usar sua câmera de vídeo, gravando mensagens de despedida para seus familiares e amigos, agradecendo todos os dias cheios de aventuras que ele pôde desfrutar ao decorrer de sua vida, com a ideia de que mais cedo ou mais tarde, aquela gravação fosse encontrada por alguém. Felizmente, na manhã da quinta-feira, Aron sentiu em seu coração uma chance de salvar a sua vida. É a partir desse momento, que ele resolve  desafiar seus medos e aflições, através de um ato corajoso em nome da sua sobrevivência. 

Eu nem sei o que falar sobre esse livro, pois me comoveu demais. Difícil de expressar tudo aquilo que eu senti. Eu me envolvi completamente com a história, como se eu estivesse enfrentando todos os momentos difíceis e desesperadores ao lado de Aron.  As horas passando, os dias, e ele quase sem recursos para sobreviver. Foi angustiante e ao mesmo tempo emocionante acompanhar todas as suas dificuldades e suas superações. Em alguns momentos da leitura, eu comecei a pensar alto: “Vai Aron, não desista”, Fique firme, logo você terá uma solução e conseguirá sair dessa.”

Apesar dele estar em uma das piores situações que um ser humano poderia se encontrar, ele mantém o bom humor para não perder a cabeça. Além disso, ao decorrer do seu relato, o leitor é levado às lembranças de sua infância, e claro, até as suas grandes façanhas, onde começou a se aventurar pelo mundo do alpinismo.  Em alguns momentos eu me sentia muito triste e aflita, em outros eu me acabava em risos, tudo dependendo do estado de espírito de Aron.

A narração em primeira pessoa é ótima, bem detalhada, e apesar de ter muita coisa técnica relacionada a equipamentos de alpinismo, etc, não me senti perdida. Consegui visualizar todos os lugares e cenários com muita precisão.

Eu me afeiçoei muito a Aron, e o admirei mais ainda. A sua força de vontade, a sua luta e a sua determinação me fizeram pensar e refletir muito. É uma grande lição de vida que vou levar para sempre comigo.  Um livro maravilhoso que me fez chorar, sorrir, vibrar e valorizar mais ainda meus familiares e amigos. Indico sem medo a todos  aqueles que apreciam uma marcante e extraordinária história real.

Agradeço muito a editora Seoman por me proporcionar uma excelente leitura com 127 Horas.

Eu não vi o filme no cinema, pois eu queria muito ler o livro antes. Para minha alegria, já está em pré-venda. Estou louca para comprá-lo. Vejam o trailer, AQUI.

36 comentários:

  1. Nossa deve ser uma situação desesperadora, deve ser uma leitura agonizante, as pessoas fazem coisas surpreendentes para sobreviver.

    A estória parece ser super legal, o trailer do filme é muito interessante e me parece que passa uma ideia bem legal do como é o livro.
    A resenha está ótima.
    Gostei e pretendo ler o livro, o problema é achar um lugar na interminável listas. rs

    http://sempre-lendo.blogspot.com/

    Abraços
    Juan

    ResponderExcluir
  2. Eu vi um trailer do filme e fiquei louca pra ver, amo James Franco! *-*

    Assim que soube que tinha um livro, decidi que ia ler primeiro e depois ver o filme.

    Sua resenha me deixou ainda mais desesperada pelo livro!

    @nann_da

    ResponderExcluir
  3. Nossa, o livro parece ser muito bom! Que situação difícil, hein? Não queria estar na pele dele... tem que ter muita coragem...

    ResponderExcluir
  4. Aaaim Regi. Confesso pra você que eu nao gostei do filme e por isso nem me interessei pelo livro. Todos falam bem do filme e talz, mas pra mim é monotno, chato, com cara de documentario u_u

    Beijokas:*

    Raphaela
    Equalize da Leitura
    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir
  5. Eu sabia que conhecia a capa do livro, é claro, já tem filme.
    Pela capa já dá para perceber que o livro para de ação.
    Adorei sua resenha, ficou muito boa mesmo!
    A sorte dele ser alpinista, de saber conviver mais ou menos no perigo, e assim ter força o suficiente para passar por tudo que ele passou.
    Lendo sua resenha é como se eu tivesse sentindo a mesma coisa que você sentiu lendo o livro, sabe? Deve ser muito tenso ler o livro, deve mexer demais com o leitor, como você mesma disse, trazer à tona vários sentimentos, várias emoções como se você estivesse fazendo parte também do livro, e esses livros que nos envolvem tão bem, são ótimos, embora depois da leitura você sente como se tivesse perdido algo. rsrs Que aquilo fazia parte de ti.
    Eu sempre prefiro ler o livro antes de assistir o filme, até porque é mais fácil se decepcionar com o filme, que querendo ou não assistimos até o fim, e o livro fica difícil desistir.
    Vou ter que cuidar esse livro quando estiver em promoção nos sites, e não assistir o filme antes! =D
    Ahh realmente adorei a resenha e fiquei curiosa para ler o livro! ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Fiz um comentário enorme e o google não enviou, mas enfim JASHAUSHAU Adorei sua resenha, muito boa. É bacana quando dá pra sentir o que o personagem está sentindo no livro. Parece ser bem legal. Vou assistir o filme, espero gostar tanto quanto você gostou do livro <3

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  7. Eu vi o filme já tem um tempinho e confesso que eu esperava mto mais, me falaram tanta coisa em relação ao filme, que quando vi foi apenas ok.

    Não li o livro, mas tenho vontade de ler, pois tenho a impressão que muitos detalhes não foram colocados no filme, que tb teve alguns momentos confusos pra mim =\

    Depois que vc ver o filme, posta alguma coisa sobre ele tb =D

    Beijokas

    Mari - @oblogdamari

    ResponderExcluir
  8. Nossa, é muito desespero! Eu imagino a angústia de quem ler! Ainda não li este livro, acho até que não vou ler, me contentarei com sua resenha. Sabe, sou dada a subir e descer montanhas, e se eu ler este livro posso me apavorar.
    Linda resenha, bju

    ResponderExcluir
  9. Nuss, parece muito bom! Só de ler a resenha a gente já sente o clima do livro. Eu adoro narrações em primeira pessoa. (:
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não tinha visto nenhuma resenha do livro, meu namorado assistiu o filme e comentou que era bom, mas não me empolguei muito.
    Imaginei uma coisa monótona sabe? Um filme inteiro mostrando um cara preso em uma rocha, mas lendo sua opinião me pareceu bem diferente.
    Mas fico tão aflita com situações assim que não sei se quero ou não ler. rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Nossa, parece ótimo mesmo! Desde o iníco a história me pareceu interessante, mas sua resenha me convenceu de que o livro é ótimo! Adoro histórias reais e amo narrações em primeira pessoa, omg. Quero muito, o trailer é amazing. *-*

    Rachel Lima
    http://etcoetra.blog.br

    ResponderExcluir
  12. Não assisti ao filme, mas fico pensando se não é cansativo ficar lendo um livro de um cara que fica preso durante um tempão. Mesmo as gravações, as mensagens que el gravou e os pensamentos dele sobre o que estava vivendo, não me empolgaram.

    Talvez esteja enganada e se ler depois goste de verdade, mas por enquanto não me empolgou não.

    Xero.

    ResponderExcluir
  13. A história desse livro é ótima! Deve ser muito comovente mesmo :) Vai entrar pra minha lista de livros para ler ;)

    bjs
    www.booksemporium.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. O livro é bom, isso porque com uma resenha dessas, como alguém pode dizer o contrário?
    Só me pergunto uma coisa: Por que será que é só nos momentos de dificuldade que passamos a repensar em nossas atitudes?
    Rê, show de resenha!

    Abraços.
    Jonathan Henrique

    ResponderExcluir
  15. Adorei a sua resenha! Fiquei morrendo de vontade de ler o livro. Vou confessar que eu nem o conhecia antes (e nem tinha ouvido falar do filme), mas a estória dele parece ser daquelas que prendem a gente e nos deixam aflitos e tudo mais. Enfim, o filme deve ser tão bom quanto, o enredo me pareceu bem de filme, sabe? Vai para a lista de leitura já! ^^ Beijos,

    @minha_estante - Minha Estante

    ResponderExcluir
  16. Uauu!!
    sabe esse livro parece mesmo intenso! Adorei sua resenha Rê, e foi legal saber q vc gostou mesmo tendo as partes tecnicas e tal..
    Mas ainda ssim não sei se eu leria por ser o tipo de livro mt auto biografico... Imagino que o drama deve ser forte e não sei se gostaria!

    bjss
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  17. Nossa com certeza deve ser emocionante, imagino que agonia deve ser para o leitor no decorrer da leitura sem saber o que vai acontecer!

    @Jennifer13d

    ResponderExcluir
  18. Acho que é a primeira resenha dele que eu leio, e adorei, Rê! Tava meio em dúvida se ele era msm bom...
    Eu quero muito ler o livro antes de ver o filme.

    =*
    It Cultura

    ResponderExcluir
  19. Olá, Rê!!
    Adorei a sua resenha!!
    Também fiquei muito interessada em acompanhar a história após conferir a sinopse do livro, mas após ler a sua resenha a minha vontade só aumentou!!
    Quero conferir de perto os desafios enfrentados pelo personagem no período em que ficou preso no deserto e como ele superou as dificuldades.
    Já entrou para minha enorme lista de desejados.
    Bom findi.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  20. Adorei essa quote no começo da resenha, simplesmente adorei *o*. Já tinha lido sobre o livro e o filme (não gostei da escolha do protagonista né, mas enfim), e achei muito legal transformarem essa lição de vida num best-seller literário, a história é realmente inspiradora, assim como sua sincera resenha Rê, parabéns ;D

    ;* http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi Rê!

    Já tinha visto esse livro mas ainda não tinha lido nada sobre ele. Parece ser bem legal mesmo! Só a frase que você escolheu pra colocar no início da resenha já causa um super impacto!!! Fiquei bem curiosa pra ler o livro! Espero ter a oportunidade um dia!! ;)
    O filme deve ser muito bom também! Assisti o trailer e gostei bastante! :D

    Beijos.
    Amanda.
    Lendo&Comentando

    ResponderExcluir
  22. Aiai... mais um livro p/ minha listinha! To ferrada!
    Ótima resenha querida! Com essa ação toda é ótimo p/ aqueles dias que vc precisa se envolver!

    Beijos

    Tebh
    www.marrymelody.com.br
    osresenhados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Que resenha perfeita! Eu já vi o filme e achei emocionante sim, mas pensei que o livro não fosse bom, não sei. Agora estou com vontade de ler e me emocionar também, porque a história é uma verdadeira lição de vida!

    xx thanny in wonderland

    ResponderExcluir
  24. Oi Reee... nossa eu adorei a sua resenha, fiquei com vontade de ler o livro, ja havia assistido o trailer e tambem adorei!

    Beeeijoos

    ResponderExcluir
  25. Ai gente!
    Que história emocionante.
    Acho que lendo o livro vou chorar horrores.
    Mas a resenha ficou ótima flor, vc captou a sensação do personagem!

    ResponderExcluir
  26. Parece ser bem interessante mesmo a história. É a primeira resenha que leio e pelo visto é do tipo de livro que você se identifica e vive cada emoção que o personagem está sentindo.

    Parabéns pela resenha Rê!

    beijinhos


    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  27. Não vi o filme, mas ainda quero vê-lo. Quanto ao livro, parece ser mesmo muito bom! A narrativa deve ser de uma veracidade incrível, o que me deixou bastante tentada a adicioná-lo a minha fila de leitura.

    Ah, sobre seu comment no meu blog, no post da biografia da Frida Kahlo, vc mencionou que leu o livro Eu Sou Alice. Putz, eu sou louca para ler esse livro há um tempão! Eu sempre dava aquela folheadinha básica quando o via nas livrarias por aí.

    Bj!
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Rê!
    Linda resenha!
    Desculpa a ausência...Ando muito ocupada,mas prometo que estarei comentando sempre que possível!
    Bom,eu gosto de biografias,mas esta iria me fazer chorar horrores,cortar a mão fora,beber xixi,passar fome...Acho realmente forte.
    Não assisti o filme,mas eu o baixei,não tive coragem pra ver até agora...
    Parabéns pela resenha minha flor!^.^

    ResponderExcluir
  29. Oie Rê, tudo bem?
    Adorei sua resenha, e nossa eu ainda não li...mas assisti o filme: ri, fiquei nervosa, com nojo, chorei, ansiosa...senti um monte de coisa de uma vez só e fiquei sem unha HAHAHA

    A cena da alucinação com a chuva me enganou direitinho!

    bjs e boa quinta!
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  30. Nossa que livro legal adorei a capa... Rê sua resenha está linda como sempre... mas essa aventura que 127 horas em que o personagem passa é muito sofrivel... mas gostei sim bjs

    rafa
    LEITURAS VIVAS

    ResponderExcluir
  31. Oi Rê, ainda não li este livro, mas vi o filme. E confesso que fiquei tão agoniada com a situação dele que eu só tinha vontade de chorar. James Franco interpretou lindamente.
    Ainda quero ler o livro para saber os detalhes que o filme não mostrou.
    Adorei a sua resenha, cheia de emoção!
    beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  32. Muito bom! Vou ganhar esse livro no Domingo. Não posso esperar para começar a ler e a viajar por essa impactante história. Parabéns pelo Blog! :-D

    ResponderExcluir
  33. Vi o filme e não li o livro...rsrs.
    Gostaria de sugerir que pudesse ser feito um estudo por meio do chat ou msn, com estes livros sugeridos.

    ResponderExcluir
  34. Vi o filme e não li o livro...rsrs.
    Gostaria de sugerir que pudesse ser feito um estudo por meio do chat ou msn, com estes livros sugeridos.

    ResponderExcluir
  35. Nunca tinha ouvido falar desse livro, agora to querendo ler!

    ResponderExcluir
  36. Nossa! Não sabia que tinha o livro! Esse filme dá uma mega aflição! =0

    ResponderExcluir