Postado 27 maio 2011

Resenha: Fazendo Meu Filme 1 - A Estreia de Fani

Por Regiane Cristina S.






Título: Fazendo Meu Filme 1 - A Estreia de Fani
Autor: Paula Pimenta
Nº de páginas: 331
Ano Edição: 2009
Editora: Gutenberg








"Uma vez me perguntaram qual era o filme da minha vida. Fiquei um tempão pensando nisso, mas, em vez de responder, entreguei para a pessoa a minha lista de DVDs. Eu não tenho um filme preferido, cada um deles tem uma cena especial, um momento que faz com que eu deseje ser a protagonista, que anseie para que minha vida seja tão emocionante e colorida como a delas."


Sabe aquele livro que conseguimos identificar situações que ocorrem ou ocorreram em nossas vidas? Pois é, aconteceu isso comigo ao ler Fazendo Meu Filme. Foi como se a época da minha adolescência estive passando diante dos meus olhos. Inseguranças, medos, paixão platônica pelo professor, a descoberta do amor, entre outras coisas mais, típicas da idade.

Fani é uma garota apaixonada por cinema, cheia de sonhos, inteligente, que valoriza muito a amizade e seus familiares. Levava uma vida bastante normal, até que surgiu a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país para terminar seu ensino médio por lá. A partir desse fato, ela encontra-se em um dilema: Continuar em sua rotina, ao lado dos seus amigos e seus parentes, ou embarcar em uma aventura ao desconhecido.

O intercâmbio torna-se um dos assuntos principais entre ela e seus amigos – Leo, Gabi e Natália - por trocas de bilhetinhos durante a aula e conversas através do MSN. Apesar de preocupada, Fani tenta não ficar focada apenas nessa possível viagem, pois enquanto não chega a hora de tomar sua decisão, ela aproveita o tempo para estar com os amigos, ir ao cinema, organizar programas em sua casa, etc. Mas ao decorrer da história, ela sofre decepções, é pressionada pela mãe, descobre o amor, e mais um turbilhão de outras coisas. Sua vida parece um filme, com direito a trilha sonora e tudo mais, que  nos envolve do começo ao fim. 

A primeira vista, parece ser apenas uma história simples, mas aí que está o engano, pois ele livro é maravilhoso em todos os sentidos.  A narração em primeira pessoa faz com o leitor tenha uma melhor aproximação com a protagonista, dando uma visão ampla de tudo que acontece ao redor.  A escrita da autora é gostosa, divertida e emocionante, o que me fez suspirar, vibrar e torcer pelos personagens.

Foi impossível não me identificar com esse livro, pois lembrou muita coisa da minha adolescência, além disso, como Fani, eu também sou apaixonada por filmes. E para quem não sabe, no prólogo existe uma lista dos Dvds que a personagem possui, e em todo início de capítulo, tem um trecho de um desses filmes que são condizentes com a história. O mais surpreendente é que muitos deles eu simplesmente adoro e também coleciono. Achei tão legal essa lista, que no final de semana, logo que terminei de ler o livro, eu não resisti e também cataloguei meus filmes, e disponibilizei a listinha no Twitpic.

Fani é muito ansiosa, dramática, mas ao mesmo tempo, doce, sincera e sensível, o que faz dela uma personagem cativante e completa. Tem uma dosagem certa, entre defeitos e qualidades como qualquer ser humano.  Os personagens secundários também são bem desenvolvidos. Senti raiva de alguns, amores por outros e me diverti com os demais, entre eles, o Alberto, irmão da Fani. Ele é uma figura, eu ri muitas vezes com o jeito descontraído dele.  Já a mãe dela, eu tive vontade de enforcá-la, assim como a Vanessa, uma colega de sala do colégio.

Há um bom tempo que eu queria ler a obra da Paula Pimenta, e me arrependo por não ter feito isso antes. Uma história que me conquistou completamente, que me fez sentir-se nostálgica. Percebe-se de longe a dedicação e o amor depositado nesse livro pela autora. Achei perfeito, resumindo, eu amei! Cinco estrelinhas.

A capa e a contracapa é um show à parte,  maravilhosa, considero uma das mais lindas.  A diagramação não fica atrás, na verdade é impecável.  A editora Gutenberg caprichou e com certeza merece os parabéns.

Recomendadíssimo!  

59 comentários:

  1. Oi Rê!
    Eu também, faz tempo que quero ler esse livro, mas até hoje não comprei...
    Sua resenha me deixou com mais vontade de ler. ^^
    Adorei sua lista de dvds, você tem bastante hein! Eu só tenho uns 15... Estou tentando colecionar os desenhos da Disney que eu adoro, mas a minha coleção ainda é pequena.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ah Rê!
    eu to mega curiosa para ler FMF!!
    Amei sua resenha, acho que vou me identificar mt com a Fani e lembrar da minha adolescência...
    Fiquei curiosa pra saber sobre a mãe de fani e essa Vanessa que vc odiou!

    bjs
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  3. Estou louca para ler... nossa resenha me deixou mais curiosa ainda!!!
    Beijocas Rê!


    Bruna in Wonderland

    ResponderExcluir
  4. Sempre via esse livro sendo comentado pela blogosfera, mas nunca senti vontade de lê-lo... Até agora. Adorei essa idéia de relacionar os capítulos com cenas de filmes! :)
    Beeeijos

    Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. acho q sou um dos únicos q ainda nao leu FMF D:
    resenha ótima!
    é mt legal ver uma brasileira tão talentosa!

    Ainda bem que a minha mãe gosta de ler auto ajuda, ainda bem! iusahiushai

    Bruno Medeiros,
    Garoto dos Livros.

    ResponderExcluir
  6. FMF é um livro simples porém muito bem escrito. Paula Pimenta soube criar a história de Fani de forma que os jovens e adolescentes se identificassem ou adultos voltassem aos velhos tempos...
    Eu já li o primeiro da série e desejo ler os livros restantes!
    P.s: Você escreveu uma resenha gostosa de se ler! Parabéns, Regiane!

    Abração.
    Jonathan Henrique

    ResponderExcluir
  7. Esse livro já estava na minha lista de compras a um tempo mas eu sempre ficava enrrolando para compra-lo, apesar de todos recomendarem.

    Vc foi apenas mais uma pessoa que o faz!

    Garota quantos filmes vc tem na sua lista em?! rs*

    bjs..

    amei a sua resenha!
    Jaque
    Mapetitepoupée

    ResponderExcluir
  8. Preciso começar com um desabafo: não vou ler mais nenhuma resenha desse livro. Justificativa: quanto mais eu leio, mais eu quero e agora não da pra comprar, kkkkkkkkkk.

    A capa é linda, todo mundo elogia e só digo uma coisa eu preciso ler urgente.

    Xero.

    ResponderExcluir
  9. Sou louca por esses livros Rê! Todas as resenhas que já li sobre ele todo mundo falou super, super, super bem! :D

    Não vejo a hora de ter os meus e ler!!!! :( haha, espero que isso não demore!

    Quantos filmes você teeeeeeem! *..* babei na sua listinha!

    Beijos Rê!
    Amanda.
    Lendo&Comentando

    ResponderExcluir
  10. Ai AMEI sua resenha!
    Acho que a Fani é minha irmã gêmea HAHAHA
    Eu estou doida para ler esse livro, não vejo a hora!!
    Adoro livros assim que nos faz imaginar, relembrar coisas das nossas vidas...muito bom!

    bjs e bom final de semana
    Nana
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. Olá, Rê!
    Adorei a sua resenha, também já li esse e o segundo livro e estou louca para ler o terceiro da série!!
    Também me diverti bastante com Fani e seus amigos, todos descobrindo as delícias de viver na adolescência. Achei o estilo de escrita da Paula bem parecido com o da Meg Cabot, tanto que eu já vi pessoas fazerem comparações entre as duas rs.
    Bom findi.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  12. Oi Rê!!
    Eu super amei sua resenha!! Eu li até o segundo da série, e olha vale a pena! Cada vez fica melhor rs... Voltei a minha adolescência com esta leitura!!
    Quero muito ler o terceiro livro!!
    beijocas enormes
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  13. Confesso que antes de ler a sua resenha não estava tão com interesse neste livro!
    Vc mudou minha opinião!
    Ótima resenha!
    Beijos,
    Tebh
    http://osresenhados.blogspot.com
    www.marrymelody.com.br

    ResponderExcluir
  14. Rêê, vou te falar que tenho muita vontade de ler esse livro, mas sempre tenho medo dele ser muito infantil. Desses que você gostaria mais se tivesse lido aos 15 anos, sabe ?

    Mas sua resenha foi tão empolgada que nem estou mais com tantas dúvidas hahaha

    beijos :)

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito da resenha !! Estou como você, há tempos quero ler !! Só escuto comentários positivos, mais ainda não li !!
    Mas não tenha dúvidas que essa sua resenha me deixou bem animada para o ler o mais breve possivel !!!
    Vou comprar logo os 3 de vez !!
    Valeu pela dica e pela EXCELENTE resenha !!
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Ah, adoro aquelas histórias que tem tudo a ver com a gente.
    Muito boa a resenha.

    ResponderExcluir
  17. Haha, olhei sua lista de 100 preferidos no Twitpic e temos vários em comum :) O livro parece ser uma gracinha mesmo, me lembra muito a escrita da Meg Cabot, algo parecido.
    Ps.: Não tô conseguindo te seguir ali do lado, o Google tá de cu doce e não abre a caixa de seguidores em nenhum blog ¬¬

    ResponderExcluir
  18. Esse livro parece ser bem bom de se ler, e por ter várias momentos nos quais o leitor se identifica é bom demais.
    Também como a Fani, eu ADORO filmes.
    Embora a capa pareça que o livro seja super infantil eu gostei do conteúdo do livro, e acho que não vou me decepcionar.
    =D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. A coleção é linda!
    Tô louca pelo 4º livro =D
    Adorei flor!!!

    ResponderExcluir
  20. Essa série é recomendadíssima em toda blogosfera literária, mas sempre fiquei um pé atrás com as resenhas que li, parecia muito 'Thalita Rebouças' sabe (Amo a Thalita, mas não gosto muito do estilo literário dela, entende). Mas você se superou nessa resenha Rê, fiquei na vontade de ler mesmo esse livro. Responde o e-mail que te mandei tá (:

    ;* http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Ain, adoro quando o livro me faz lembrar de tempos passados, seja ruim ou seja bom, eu gosto! UAHAU esse pelo que parece te lembrou coisas boas (: Eu tava confusa, não sabia se queria ler esse livro ou não, mas depois dessa sua resenha eu não tenho escolha Rê! PRECISO LER!
    Sério, ficou tudo de bom (: E eu vi sua listinha de DVD's, que tudo. Eu tenho tantos, não consigo me organizar e fazer uma lista, ain ain UASHAUHSAUS adoro filmes também, tudo de bom.
    Agora fico aguardando as resenhas dos outros dois livros, ok?

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  22. Caramba, que lindo *-* adoro cinema tbm, e vou ler sim esse livro <3 me identifiquei =*
    .
    www.marilovers.co.cc

    ResponderExcluir
  23. Não vejo a hora de ler essa série!

    Parabéns pela resenha!

    Tem uma promoção muito bacana la no blog, você pode ganhar até 4 dvd's do seus livros favoritos! Confere lá! http://migre.me/4Fy4H

    Beijão, Kamila!

    http://vicio-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Regiane,
    Sua resenha foi completíssima!
    Tenho criado uma vontade muito grande de ler FMF ultimamente, com alguns sorteios e uns comentários positivos a respeito da série. Sua resenha definitivamente me convenceu.
    Gostei de tudo que foi ressaltado e também fiquei com vontade de fazer a minha listinha de filmes e trechos, rs.

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  25. Estou doida para ler os livros desta coleção *-* Tenho certeza absoluta que vou amar!!!!!
    Sua resenha ficou maravilhosa amiga! Quem derá que todos os blogs se preocupa-sem com resenhas completas e que realmente façam agente ter vontade de ler o livro.

    Beijinhos,

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  26. Estou doida para ler. Pior que o tenho desde o Natal, ainda não li e agora vou emprestá-lo. Nem dá pra ler antes pq tenho uma pilha de livros de parceiros para ler =/

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho esse livro na minha estante, e estou doida para ler, com certeza agora nas férias o farei!! Eu tb sou apaixonada por filmes e tb coleciono!! Tenho certeza que irei amar esse livro! Eu amei a sua listinha de filmes!!! Vou copiar sua ideia em breve! rsrs

    Vc tem Filmow? (Aquela rede social estilo Skoob, mas para filmes)

    Bjus!
    Andréa.

    ResponderExcluir
  28. Ainda não li esse livro, mas sou loooouca por ele. Soube que até mencionam McFLY em um capítulo #viciada Adorei sua resenha, a história é simples, mas do tipo que conquista, né? pretendo ler em breve :D

    xx thanny in wonderland

    ResponderExcluir
  29. Amoooooooo essa série.
    O jeito da Paula escrever conquista a gente.
    Sem falar dos quites de livros que são lindos!

    ·´)>Miss Parker<(`·
    ¨~°ºð Leituras & Fofuras ðº°~¨

    ResponderExcluir
  30. Como eu quero ler essa série! Pena que tá sempre com preço alto. =/

    =**
    it Cultura

    ResponderExcluir
  31. Olha é fantastico como esse livro é perfeito. Sinceramente estou louca para ler. Acho que a Fani se parece comigo. Amo filmes, seila é como um hobby assim como livros.
    Achei super fofo

    ResponderExcluir
  32. fiz a mesma pergunta pra mim e realmente nao sei dizer qual seria o filme da minha vida.. se eu relamente eu tenho alguma história.. boa pra contar... mas as vezes comparo situações de livros com as quais eu vivo... pra mim me sinto otimo em relação aos personagens pq me identifico sempre.. obg

    rafa

    LEITURAS VIVAS

    ResponderExcluir
  33. Então, a cada resenha que leio parece que minha vontade de ler os livros da série aumenta. Fani parece ter um pouco que cada menina, e gosto quando me identifico com personagens! (:

    ResponderExcluir
  34. Pelo titulo eu realmente não esperava tudo isso!
    Agora estou necessitada dessa leitura. hsuahsuahu'

    ResponderExcluir
  35. Adorei!!!! aliás o blog todo é uma graça!!! beijocas!

    ResponderExcluir
  36. Eu tenho muita vontade de ler esse livro. Há tantos comentários positivos sobre ele na blogosfera.
    Parabéns pela resenha. B-jus

    ResponderExcluir
  37. Li e recomendo demais!Um dos melhores livros que já li e olha que leio bastante! Ele é simplesmente perfeito, e o melhor, é de uma escritora brasileira! É raro encontrar um livro tão bom desse estilo de escritores brasileiros. Eu acho até que poderia virar filme!

    ResponderExcluir
  38. EU QUERO ESSE LIVRO, EU PRECISO DESSE LIVRO.. ELE É LINDO DEMAISSSSSSSSSSS, EU QUERO, QUERO, QUEERO! uhauishauihsa :D

    ResponderExcluir
  39. Eu já li o primeiro... e confesso que adorei, e fiquei muito surpresa com o desenrolar da história, pois não gostei muito do começo, mas depois, conforme fui lendo (gamei!!!), amei de paixão... estou muito ansiosa para saber o vai acontecer com a Fani no segundo!!!!!

    ResponderExcluir
  40. Nossa, tem bastante tempo que quero ler. Mas ainda não li. Se não conseguir antes, vai entrar para a minha lista da Bienal desse ano (que já está bem grande).
    Só na resenha a história já me conquistou. Porque, afinal, quem de nós nunca passou por coisas assim?
    E sua lista de DVDs é muito boa! Temos uns 25 em comum na nossa lista.
    Beijos

    (atravesdaspaginas.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  41. Ai, tenho muita vontade de ler esse livro, ainda mais depois que li a sua resenha!!!

    ResponderExcluir
  42. Sou fissurada por livros, tenho muitos livros, mas apesar disso é bem difícil eu me interessar mesmo por algum livro, tem que ser realmente bom e eu me interessei bastante por esse. Adoro livros com sequencia, parece a que a emoção é maior, quando você termina o primeiro fica aquela sensação se ansiedade esperando pelo próximo. Quero muito ler esse, parece ser bem, como posso dizer, "discontraido" sabe? Ou melhor, não parece ser cansativo, gosto de livros assim.

    ResponderExcluir
  43. Depois que li a resenha fiquei mais ansiosa pra ler!! O livro de certa forma, levanta uma questão interessante: "Qual seria o filme da sua vida?"
    Além disso, a história parece ser muito boa e divertida!!

    ResponderExcluir
  44. Caramba! Já era apaixonada por esse livro, agora que li a resenha eu simplismente PRECISO dele pra ler, simples. Me identifiquei com a Fani porque também amo cinema, espero um dia estudar sobre *-*

    ResponderExcluir
  45. To louca pra ler, tenho toda certeza de que vou me identificar com Fani.. Vou começar a listar meus filmes também kk

    ResponderExcluir
  46. Nossa, eu adorei mesmo a sua resenha. Esta perfeita e acho que é uma das mais legais que li sobre esse livro. Desde que soube dele fiquei com muita vontade de ler!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  47. Adorei sua resenha, mudou minha opinião sobre o livro e com certeza eu quero ler ele.

    ResponderExcluir
  48. A capa desse livro é linda, e deve ser mais linda ao vivo com todo esse rosa haha *-* Adorei quando a personagem diz que em cada filme tem uma cena que ela queria viver ou uma personagem que ela queria parecer... nunca tinha pensado nisso (: Ah, e a parte do intercâmbio me identifiquei já que vou tentar passar em um no final desse ano.
    Parabéns pela resenha...

    ResponderExcluir
  49. Todas as pessoas q conheço e leram o livro,só falam coisas positivas...já tinha vontade de ler,imagine agora depois dessa resenha!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  50. Minha prima tem esse livro e ela fala mtmt bem! tenho mt vontade de ler, soh n pego enprestado com ela pq eu quero ter a minhas serie e quando eu for comprar ja compro de uma vez pq ela soh tem o 1* ai vo ficar esperando a boa vontade do meu pai.... e ai n da... hahhahahha
    adorei a resenha.. *-*

    ResponderExcluir
  51. Querendo ou não, a minha primeira impressão de um livro sempre vem da capa. E o que dizer sobre esta? Simplesmente linda! Só aí já fiquei louca pra ler!
    Além disso, a história parece incrível, inclusive para mim, uma pessoa que adora filmes.
    A escritora, Paula Pimenta, tem recebido muitos elogios a respeito do livro, o que aumenta ainda mais minha vontade de tê-lo logo em mãos!

    Sua resenha ficou incrível!
    Quero relembrar também meus tempos de adolescente (que ainda não acabaram rs)

    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  52. Adoreii a resenha ,estou louca para ler este livro ,pretendo comprá-lo.


    funhousesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  53. Ah, eu quero esse livro *-*
    Já estava morrendo de vontade de ler esse livro, depois dessa resenha então, a vontade só aumentou.

    ResponderExcluir
  54. Eu li esse livro, e acho que o fato de eu ter me emocionado tanto foi por ser uma autora brasileira numa historia narrada no Brasil. Como sou adolescente o livro caiu como uma luva. A resenha mostra tudo o que eu li e concordo.

    ResponderExcluir
  55. Rê!
    Não tem como não gostar desse livro.
    Quando vi que se baseava em alguns filmes, que a protagonista era louca por ele, quis logo o meu.
    E adorei a narrativa muito bem feita da Paula Pimenta.

    Ahhh e como não amar o Leo né... *suspiros* Adoro cada pedacinho dele, e como ele é louco pela Fani.

    Tô louca que a Bienal chegue logo para ter meus livros autografados pela autora.

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  56. Sou totalmente viciada neste livro, foi um dos melhores que eu já li. Paula Pimenta supera muitos escritores americanos.

    ResponderExcluir
  57. Eu já li esse livro! É muito legal!!

    ResponderExcluir
  58. Muito fofo esse livro!!!!!!
    Sempre vejo resenhas que falam muito bem dele!!!!
    Agora fiquei com uma baita vontade de ler sabe..kkkk

    bjus

    ResponderExcluir