Postado 18 maio 2011

Resenha: Destino

Por Regiane Cristina S.

 




Título: Destino - Matched
Autor: Ally Condie
Nº de páginas: 240
Ano Edição: 2011
Editora: Suma de Letras








"No futuro, a Sociedade escolhe: Onde você mora, o que você come, onde você trabalha, como você se diverte, com quem você casa e quando você morre"


Um dos livros mais esperado para esse ano por muitos leitores. Não é de  se admirar, já que Destino traz uma história interessante, envolvente e bem diferente da maioria dos lançamentos recentes.

Imagine uma Sociedade que garante a todos seus cidadãos que eles terão vidas estáveis, tranqüilas e saudáveis, empregos seguros e até mesmo os companheiros certos para formarem uma família através de um sistema?  Um tanto metódico, né? Mas Cassia não se importa em obedecer tais regras para garantir um bom futuro, pois ela confia nas escolhas da Sociedade.

Cassia acaba de completar 17 anos, e finalmente terá seu grande momento: O Banquete do Par. Um evento onde ela e outros cidadãos da mesma idade terão os nomes de seus companheiros anunciados. Para a alegria de Cassia, o par que surge para ela é um rosto bastante conhecido, seu melhor amigo Xander, com infinitas qualidades. Tudo ia perfeitamente bem e como previsto pela Sociedade, porém ocorre um erro no sistema, a tela se apaga e quando volta, revela um novo rosto por poucos segundos.

A partir desse ocorrido, Cassia fica totalmente abalada e perdida em relação à Sociedade, tendo dúvidas do que ela vivenciou até aquele momento, e por esse motivo, ela sente uma vontade inédita de escolher. Será ela capaz de optar em ir contra as regras ao invés de se manter segura pela vida estabelecida pela Sociedade?

Desde que vi e li sobre esse livro eu fiquei muito ansiosa e curiosa para lê-lo. A temática é simplesmente forte e muito interessante. Foi praticamente impossível não me sentir atraída por essa obra.

A narração segue em primeira pessoa, por Cassia. É através dela que é detalhada como a Sociedade funciona – onde eles mandam e os demais obedecem - revelando como tudo é encarado normalmente, e por esse motivo, em muitos momentos eu me senti aflita,  incomodada com a situação, com vontade de gritar: Está tudo errado! Cassia, porque você e os cidadãos não questionam nunca, só obedecem? Bom, mas isso durou pouco, pois após o erro do Sistema de Pares, conforme ela foi duvidando, e querendo descobrir coisas além do que lhe foi determinado a vida toda, eu comecei a torcer para vê-la ir mais e mais adiante, me sentindo totalmente envolvida com a história.

A escrita da autora é ótima, flui naturalmente e prende totalmente a atenção. A narração não peca em nenhum momento em detalhes, o que tornou possível imaginar muito bem cada cenário e acontecimento. Em muitos momentos o clima torna-se bastante tenso, mas ao mesmo tempo eleva a empolgação pela leitura, o que me fez devorar esse livro em poucos dias.

Nenhum personagem me irritou, pelo contrário, não tenho o que reclamar. Fiquei emocionada e admirada, ao ver alguns deles, tentando driblar as regras pelo amor ao seus familiares.

Não sei exatamente como expressar o que senti ao ler Destino. Foi uma mistura de emoções e outros ingredientes mais que me conquistaram. Ally Condie me surpreendeu, superou minhas expectativas com sua obra. Estou muito ansiosa para ler a continuação dessa maravilhosa série. Se recomendo??? É claro!!!

E ao contrário de muitos, eu adorei essa capa, além disso, ela tem tudo a ver com o enredo. 

60 comentários:

  1. Este livro me lembrou muito um filme que vi a alguns bons anos atras,GATTACA-- segue a sinopse: Num futuro no qual os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios, as pessoas concebidas biologicamente são consideradas 'inválidas' e por ai vai, gostei muito do filme na época , então ja estou registrando DESTINO nas minhas próximas aquisições. Bjos!!

    ResponderExcluir
  2. Desde que lançaram este livro, estou louca para lê-lo. Parece ótimo.
    Me chamou mais a atenção, por ser uma história bem diferente.
    Gostei da resenha, só me deixou mais curiosa. (:
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Já vi mta 'propaganda' desse livro, mas nem tinha me interessado mto. Mas sua boa resenha despertou minha curiosidade!
    Bjinhos!

    @BempraMente
    @swannx
    Swan *-*

    ResponderExcluir
  4. Faz tempo que eu leio sobre o livro e pelo que em parece deve ser muito interessante! Adori a Resenha ;)

    @AngelKiller_

    ResponderExcluir
  5. Oi nena!!
    Estou super interessada pra ler Destino. Mas vou confessar que, com tanto marketing, booktrailers parece que eu já sei sobre o livro, como se eu já tivesse lido!!
    o.O
    Mas fico aliviada em saber que a narrativa é boa e o livro no geral é bom.. porque depois desse bafafá todo, era o mínimo que podia nos dar, né?
    ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Desde que lançaram este livro, estou louca para lê-lo. Parece ótimo.
    Me chamou mais a atenção, por ser uma história bem diferente.
    Gostei da resenha, só me deixou mais curiosa. (:
    AMEI AMEI AMEI
    *O*

    Beijos.

    @AngelKiller_

    ResponderExcluir
  7. Oi Rê, adorei a sua resenha, mas ainda não é o tipo de livro que tipo eu compraria para ler... uhauhauah

    Beeeeijoss

    ResponderExcluir
  8. Ahhh
    que bom que vc gostou Rê... Eu to mega curiosa por esse livro e espero que eu goste tanto qnt vc!
    A parte dos detalhes tenho que ver como está! rs
    Enfim, a historia e mesmo interessante!

    otima resenha!
    bjs
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  9. Eu to louca para ler esse livro, até porque ele tem uma certa familiaridade com um livro que estava escrevendo pelo que li por ai! rsrsrs
    Ótima resenha como sempre querida!

    Beijocas
    Tebh
    osresenhados.blogspot.com
    www.marrymelody.com.br

    ResponderExcluir
  10. Achei a idéia desse livro muito interessante... Já li várias resenhas negativas (e positivas também), mas mesmo assim tenho vontade de lê-lo. Adorei sua resenha, instigou mais ainda a minha curiosidade.
    Beeijos

    Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu também sempre amei essa capa Rê!! Bem linda !
    Básica, mas pra mim o pouco é sempre muito.
    E todo mundo que leu fala que a capa é de acordo com o texto.
    Já vi a capa do segundo e já da pra tirar algumas conclusões!
    Quanto ao livro, ainda não li; mas estou muito interessada nele, as resenhas são bem positivas e a postura de Cassia deve ser muito legal... o questionamento de tudo é o primeiro passo para uma mudança !!
    Estou muito curiosa! Assim que sobrar grana ... compro o meu !!
    beijos
    Vi que você está lendo 127horas, desde o Oscar fiquei louca pra ler. Espero sua resenha !!

    ResponderExcluir
  12. também acho a capa linda, ela presa ali naquele globo como tal sociedade. rsrs
    Eu também estou em uma enorme expectativa para ler este livro. Todas as resenhas que tenho lido com relação a ele tem sido positivas.
    Quero saber mais deste tal sistemas de pares.
    rsrs
    beijo grande.

    ResponderExcluir
  13. Olá Regiane, Destino está bombando na blogosfera, né? e parece que é mesmo bom, pois para todo mundo é só elogios. Ainda não li mas vou chegar lá. Ótima resenha, bju

    ResponderExcluir
  14. Oi Rê!

    Não me canso de falar o quanto essa capa é LINDA! Simples e perfeita! ;)

    Tenho muito interesse nesse livro, já li algumas resenhas dele, e a cada nova resenha que leio minha vontade aumenta, e a certeza de que é um bom livro também! :D

    Não vejo a hora de poder ler! ;)

    Beijos.
    Amanda.

    ResponderExcluir
  15. Diferente de todos os livros lançados ultimamente, despertou minha atenção e curiosidade desde que o vi pela primeira vez.
    Mais um livro da lista que quero ler. =D
    Bela resenha.

    ResponderExcluir
  16. Oi Re,
    Estou louca para ler esse livro o tema me chamou bastante atenção mas tenho ouvido algumas críticas bem pesadas por ai o que me desanimou falando sério, mas como sou teimosa vou querer ler de qualquer jeito..hihihi...e agora vendo você falar bem fiquei mais confiante. Assim que conseguir comprarei e lerei ele com certeza. PS: Achei essa capa bem legal também.
    Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  17. Quero muito ler esse livro. Está na minha lista de compras há um tempão mas nunca dá certo comprar :x mas vou conseguir :)
    Queria fazer parceria com seu blog. Tentei preencher o formulário de contato mas não deu certo. Vou colocar seu banner no meu blog :)
    aguardo um retorno.
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Quero muito ler esse livro! Também adorei a capa dele!

    Estou seguindo o seu blog. ;)

    Beijos.

    Nataly Nunes
    www.critiquinha.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Rê.
    Destino é o Top Desejado em minha lista...
    A história me lembra "Feios"onde a sociedade dita a vivência da população...
    Mas 'feios' é uma metáfora para o superficialismo...
    Gosto muito do tema,bem futuristico,mudando a forma com a qual enxergamos as coisas...Agora que você indica quero muito ler.
    A Suma fez e está fazendo uma das maiores propagandas literárias dos últimos tempos,não vi tanto investimeto em marketing desde A Garota da Capa Vermelha que por acaso está sendo ainda muito bem divulgado.
    Enfim,gostei bastante da resenha.

    Beijo flor*

    ResponderExcluir
  20. Lá no blog, é o livro com a nota de avaliação mais baixa, dei 2,5 de 5. Achei extremamente monótono, nada de interessante acontecia para te prender ao livro, fazer com que o devorasse, foi bem chato e decepcionante, sem falar nos personagens mornos e sem graça. A capa realmente é triunfal e a sinopse vende muito bem, mas não estou nem um pouco a fim de ler a continuação, 'Crossed'. Gostei da sua resenha, por mais que eu não tenha gostado do livro, você soube expressar muito bem o que curtiu nele, parabéns!

    ;* http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. olá Re,
    eu não gostei muito do livro não, achei mediano, não gosto de histórias futurísticas. =/

    beijos, ^^

    ResponderExcluir
  22. Eu não consigo me sentir atraída por esse livro!! Todos falam muito bem dele! E sua resenha está ótima (deu até uma curiosidade rs). Não sei se é implicância, mas me faz lembrar de "Feios"...
    Bem, quanto a capa, eu sou uma das que não gostou rsrs

    Bjus! Um ótimo dia! =D

    ResponderExcluir
  23. Sua resenha foi fantástica!Eu já havia lido o primeiro capítulo em outro blog, simplesmente amei! A narração cheia de detalhes de Cassia nos leva ao mundo da Sociedade. Eu adoraria ler o livro! Espero que tenh logo a promoção para tentar ganhr! Uma grande abraço! Amanda Ramos

    ResponderExcluir
  24. Oi Rê!!
    Eu também gostei bastante de Destino, espero que publiquem logo a continuação, pois quero ler!
    Adoro essas histórias de sociedades que controlam tudo :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Olá, Rê!
    Estou louca para ler este livro e mal posso esperar para tê-lo na minha estante. Também vou resenhá-lo em breve no blog através de parceria e espero ter ótimas impressões a respeito rs.
    Espero também curtir bastante a história, vi ótimos comentários a respeito do livro na blogosfera.
    Adorei sua resenha!!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  26. Primeira resenha positiva que eu leio desse livro KJLKSDJASK
    Eu acho a capa linda e o tema da trama me interessa muito, porém só via gente falando mal do livro, dai nunca resolvi comprar e agora uma resenha positiva \o/ê vou tentar ler o mais breve possível ^^

    Beijos, Kamila.

    http://vicio-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Quero muito ler esse livro. E lendo a resenha só aumentou a minha curiosidade. \o/

    ResponderExcluir
  28. todo mundo que lê ama !!!!!
    Adorei flor =D

    ResponderExcluir
  29. É parece ser mais interessante do que eu achava, mas não sei, acho que não lerei.
    A resenha ficou bem interessante, gostei.

    http://sempre-lendo.blogspot.com/

    Abraços
    Juan

    ResponderExcluir
  30. Eu adoro essa capa, quero muito esse livro, mas ainda não tive como comprar... mas espero comprar em breve, já li várias resenhas e todo mundo falando muito bem desse livro. Quero muito ler ele!!

    Bjus
    Gisele
    http://dicasdelivrosefilmes.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Incrível. Eu estou louca para ler esse livro, mas não acho para comprá-lo. Mas asim que terminar de ler o meu atual, eu irei procurar Destino ! *-*

    ResponderExcluir
  32. "E ao contrário de muitos, eu adorei essa capa, além disso, ela tem tudo a ver com o enredo." Como assim, você viu umas pessoas que não gostaram da capa? Nossa, eu fiquei tentada a ler o livro justamente pela capa! ahuahuauhauhuah É simples mas muito bem feita, né?
    Então, acho que a Cassia é um pouco passiva demais :/ Mas você diz que ela vai evoluindo né? Espero que sim U_U Mas eu entendo... é uma pessoa que não conhece a verdade sobre a sociedade, ela simplesmente nasceu nela... podemos até corelacionar com o que vemos hoje né? maninipulação pelas mídias e etc...
    gostei da resenha Rê :) Espero lê-lo o mais breve possível!
    beijos beijos :*******

    ResponderExcluir
  33. Achei a história diferente e interessante, estou super curiosa pra ler esse livro!
    Já tinha visto um comentário meio negativo sobre ele, mas como você gostou e recomendou, aguçou minha vontade em lê-lo!
    Beijos!
    www.minha-vida-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. um livro que me fascina da cabeça aos pés... como assim decidir o futuro da sociedade esse livro vai me ajudar mt se eu tiver a opotunidade de ler... mas vamos lá.. tentando aq bjs RÊ

    ResponderExcluir
  35. Parece ser bem interessante esse livro. a capa também chama muito minha atenção.

    O quero muito!

    http://vivendoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. Esse livro parece ser muito bom e a capa é bem criativa!

    ResponderExcluir
  37. Destino me deixou muito curiosa. Investiram pesado na divulgação, e eu gostei muito do que vi. Essas paradas que remetem à Matrix me chamam muito a atenção, hehe ^^

    Vamos ver se dou sorte no sorteio e levo esse exemplar pra casa, pra conferir :)

    Caroline Mayer {Devaneios da Carol}

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Já havia visto esse livro há um certo tempo, em alguns outros blogs.
    Quando vi a capa me empolguei, achei linda e bem bolada. Ao menos antes de meus olhos lerem o título: Destino.
    Bem, o título me decepcionou e fez com que minha vontade em ler o livro se reduzisse drasticamente, e eu nem lia as resenhas que encontrava dele nos blogs, por ter certeza de que não era um assunto que me interessaria. A ideia de destino me sufoca; particularmente, não acredito em um, e costumo considerá-lo apenas uma desculpa idiota para fugir de tomar decisões.

    Mas aqui, quando vi que a resenha era da Rê, decidi ler, por ter adorado, recentemente, a que ela fez d'A Garota do Espelho de Prata (http://migre.me/5aJjT). Logo no início, ao ler que "Cassia não se importa em obedecer tais regras para garantir um bom futuro, pois ela confia nas escolhas da Sociedade." imaginei que eu odiaria a personalidade da protagonista, e que por isso provavelmente acabaria não gostando tanto da leitura. Mas então, encontro a revelação de que, enfim "ela sente uma vontade inédita de escolher". E a partir daí, a resenha me encanta com o brilho oculto do livro, mostrando-me que ele tem uma linha bem diferente da que eu esperava, e permitindo-me descobrir fortemente empolgada ao concluir a leitura da resenha.

    Portanto, estou participando da promoção e torcendo para ganhá-lo e entendê-lo melhor, ao lado de Cassia.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  40. Quando comecei a ler este livro, ainda não tinha sido traduzido. Apesar de ter me apaixonado com ele, abandonei essa leitura maravilhosa, não vejo a hora de voltar. Bela resenha (:
    Beijos

    ResponderExcluir
  41. Eu amei a resenha =)
    Eu ainda não li o 1º livro mas não vejo a hora de lançar o segundo

    ResponderExcluir
  42. Eu amei este livro, eu peguei emprestado de uma amiga e amei, e o final então me deixou querendo muito mais, espero que lancem logo, beijos.

    ResponderExcluir
  43. Parabéns pela resenha! Já li bastante sobre o livro, mas gostei especialmente de sua resenha, pois assim coo você, mesmo não tendo lido ainda, acho muito forte a crítica que o livro trás a tona, a reflexão embutida. Faz tempo que quero ler este livro *-*
    Também gostei da capa! Acho muito interessante (a meu ver, parece que a personagem está aflita dentro dessa "bolha", que a limita ao mesmo tempo que suga algo dela, ela parece impotente... algo assim).
    Realmente gostaria de ler e formar uma opinião sólida sobre o livro.

    ResponderExcluir
  44. O livro parece ser bom.Ouvi falar, mas ainda nao tinha lido resenha sobre ele.Parece ser diferente dos enredos que ja li.Interessante.

    ResponderExcluir
  45. esse livro parece fantástico, a sinopse e sua resenha me deixou muuuuito curiosa!

    ResponderExcluir
  46. Ahhh adorei a resenha! Parece que você se emociona quando le o livro!

    Eu estou muito curiosa sobre esse livro, parece realmente bom!!

    ResponderExcluir
  47. Amei a resenha, com certeza vou ler esse livro! Adoro a capa =*

    ResponderExcluir
  48. Fiquei muito interessada em ler o livro! Sua resenha é muito boa! O livro parece muito bom!

    ResponderExcluir
  49. Já estou acostumada a ver esse livro por aí, mas só agora tive a chance de ler a sinopse. Adorei a frase que você colocou lá no início e aí fiquei com muita vontade de ler! Já que é narrado pela própria Cássia deve ser emocionante quando ela se rebela e começa a pensar por sí mesma e aí fico pensando quem mais vai com ela nessa aventura (:. Ah, como assim tem gente que não gostou da capa? Achei tão linda e tudo a ver com ela estar presa nessa sociedade.
    Ótima resenha!
    =*

    ResponderExcluir
  50. Ainda não li, mas está na lista. ^^
    adorei a capa do livro *--*
    Ótima resenha²..

    Beijos.

    ResponderExcluir
  51. Assim como vocÊ,fiquei muito curiosa para ler..devido a temática!!!A capa p/ mim um pouco confusa...mas pelo q vc resenhou...acho q tenha alguma ligação...só esperar p/ ler!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  52. Estou louca para ler esse livrooo!! Sua resenha sobre ele ficou ótima!! A capa é fofa!!!

    Beijos
    Ann .:. anngominho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  53. Carambaaa!! Tô muito louca pra ler esse livro mas não o encontro DE JEITO NENHUM!! Deve ser coisa da Sociedade rsrs. Resenha show!

    ResponderExcluir
  54. Esse livro nunca tinha me interessado, sempre achei que a história não ia me agradar, mas confesso que depois de ler essa resenha, fiquei com vontade de lê-lo. Parabéns pelo blog. =)

    ResponderExcluir
  55. Sua resenha me fez querer esse livro desesperadamente!! Também amei a capa, é linda e ele será minha próxima compra, com certeza!

    ResponderExcluir
  56. Olá, estou encantada com seu blog. Ele é muito fofo *_* e suas resenhas são ótimas, quero ser com vc quando crescer. rs
    Estou começando meu blog agora, mais tenho que aprender muito ainda.xD
    bjinhos!!!!

    ResponderExcluir
  57. Adorei a resenha. Sou doida pra ler esse livro, só que infelizmente ainda não surgiu a oportunidade.
    Bjin*

    http://deardiary-sucker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  58. EU AMEEEEI esse livro! Não vejo a hora de ler o dois! ^-^

    ResponderExcluir
  59. O Clube do Livro daqui de Ribeirão fez um duelo literário entre Divergente e Destino ^-^ muitos gostaram mais de Divergente porque Destino é mais focado no romance. Foi muito legal o debate ;)ótima resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
  60. Ainda não li esse livro, mas um dia vou ler!!

    ResponderExcluir