Postado 09 maio 2011

Resenha: Cilada

Por Regiane Cristina S.






 Título: Cilada    
Autor: Harlan Coben
Nº de páginas: 272
Ano Edição: 2010
Editora: Sextante








"Será um ser humano capaz de fugir de suas próprias mentiras?"

Eu nunca havia lido nenhum livro de Harlan Coben até agora. Confesso que me arrependo por isso. Cilada traz uma história envolvente, cheia de mistério, que prende do começo ao fim. 

Como de costume vou falar um pouco da história e depois irei expor minha opinião geral do livro.

Temos aqui a história de Dan Mercer. Um homem que teve uma infância um tanto difícil, pois não teve familiares para apoiá-lo, mas mesmo assim, ele conseguiu se formar em uma excelente universidade e trabalhar como assistente social em um centro comunitário.

Dan levava uma vida bastante tranquila, até que infelizmente um episódio inesperado acontece. Ele é acusado de praticar pedofilia ao ser flagrado pela repórter Wendy Tynes ao se encontrar com uma garota de 13 anos.  Por falta de provas, ele acaba sendo inocentando, mesmo assim, era óbvio que sua vida nunca mais seria a mesma. O assistente social começa a ser ameaçado, e o pior, ele acaba sendo executado friamente por um dos pais que possivelmente teve o filho molestado, e Wendy - a jornalista - é a única testemunha desse crime, a qual  de alguma forma, sente-se meio culpada.

Ao mesmo tempo, a família McWaid está vivendo um dos seus piores pesadelos, pois a filha mais velha Haley - uma adolescente - desapareceu há três meses, e para o total desespero de seus pais, não há nenhuma pista que possa levar a uma resposta para o seu sumiço. Eles custam a acreditar que a garota tenha fugido de casa, pois ela aparentemente não necessitava disso. Sua família tenta manter as esperanças, mesmo temendo o pior.

Wendy Tynes acaba se sentindo na obrigação de investigar o caso de Dan Mercer, pois depois de sua morte, ela já não tem muita certeza se ele era realmente um pedófilo. E conforme ela tenta encontrar respostas, mais dúvidas aparecem, fazendo ela se sentir totalmente envolvida com a história, um caminho sem volta, que ela não irá sossegar enquanto não atingir seu objetivo - esclarecer todas suas dúvidas.

Será que Wendy Tynes conseguirá descobrir uma nova e possível verdade? Será que os McWaid terão notícias de sua filha desaparecida? Teria o caso de Dan Mercer, uma possível ligação com o desaparecimento de Haley?

Cilada é uma história instigante, cheia de mistérios, que me fez querer ler sem interromper a leitura, pos ela flui deliciosamente. E claro, se fosse possível, assim eu faria. Fiquei fascinada! Me senti estupefata de como a história seguiu. Leva o leitor a desconfiar de tudo e todos, plantando dúvidas e incertezas, tendo um desfecho totalmente surpreendente e incrível.

A narração do autor é excelente e bem detalhada. O enredo também é bastante coeso. Os personagens também não ficam atrás, pois são bem trabalhados. Percebe-se claramente o quanto Harlan Coben dedicou-se a essa obra, a qual permito julgá-la como perfeita.

Para aqueles que adoram livros com investigação policial, repletos de mistérios e com um final de cair o queixo, eu super recomendo!!!

Também não poderia deixar de comentar sobre a capa desse livro, que além de linda, é muito atrativa. Bem melhor que a original. Parabéns a Sextante pelo capricho e bom gosto.

55 comentários:

  1. Acredita que eu vi esse livro hoje na Americas?
    Fiquei chocada!
    Primeiro que já li várias resenhas e estou louca pra ler e segundo que estavam comprando demais dele!
    Amei =D
    Amei a resenha flor, só me deixou mais aflita pra ler!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olha, já vi muito esse livro nos blogs, em wishlists na maioria das vezes, muita gente o deseja então, sinta-se uma felizarda por poder lê-lo, rs. Mas eu nunca me interessei por buscar mais pela história, e me arrependo isso. Gostei bastante do enredo, sou muito fã de suspense/mistério na ficção e nunca li um suspense policial, porém sempre tive muita vontade e esse parece um ótimo começo para um novo gênero literário. Nem li o livro e já estou com pena do Dan coitado, e com raiva da susposta protagonista, essa Wendy aí :@
    Ótima resenha, parabéns \o

    ;* http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Regiane,sempre venho por aqui, desculpe por não comentar.Mas é porque nem sempre tenho afinidade com os livros que você costuma resenha. Porém, isto não quer dizer nada, pois adoro vir aqui e acho seu blog super simpático.
    Mas sabe que eu também fiz resenha esta semana sobre "Cilada"? o incrível é que cada um tem seu próprio jeito de olhar e de sentir, que acabar sempre sendo tudo diferente. Adorei sua seu olhar e sua resenha. e parece que Harlan Coben ganhou mais duas leitores! E vamos aos outros, pois parece que também são muito bons.
    Boa Leitura, beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi querida, adorei a resenha q, como sempre, foi mto bem escrita!
    Terminei de ler esse livro anteontem, ainda ñ tinha lido nada do autor e por isso ñ sabia o q esperar, mas AMEI Cilada! É simplesmente fascinante a forma como o mistério é constuído numa cadeia de segredos 'cabeludos' q parece aumentar a cada página!
    Bjinhos querida!
    @BempraMente (http://bempramente.blogspot.com/)
    @swannx
    Swan *-*

    ResponderExcluir
  5. Oi Rê!!!
    Aii eu adoro essa coisa toda de policial, e quando vi esse livrinho la na americanas eu fiquei coçando a mão, mas meu namorado me chamou para a real hahaha
    E agora você fez eu ficar com vontade de novo!!
    =XXX
    Adorei a resenha, muito boa!

    Beeijoss

    ResponderExcluir
  6. Bom... acabei de descobrir que ja vi muitas vezes o livro e não dei o vale correto e agora to com vontade de ler :S seria o primeiro livro de investigação policia que leriam que me lembro não li nenhum ainda +) aguardo sorteio ^^

    ResponderExcluir
  7. Já estava morrendo de vontade
    de ler esse livro com a sua resenha
    fiquei com mais vontade ainda!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Uau, nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro e vou confessar que a sua me surpreeendeu. Fiquei morrendo de vontade de ler. A capa é boa, não é liiinda de morrer, ams é bonita. Enfim, o enredo me pareceu bem interessante e polêmico. Leria com certeza, ainda mais com todo esse mistério que, vamos confessar, a gente adora. beijos,

    @minha_estante - Minha Estante

    ResponderExcluir
  9. Arrasou na resenha Rê! Ficou muito claro o quanto vc amou o livro.
    Também não li nada de Harlan Coben, mas ja decidi que vai ser o próximo livro da editora que vou ler!
    beijocas
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  10. Este livro parece ser maravilhoso !!
    Quero muitoler .

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha.
    O livro parece muito bom. Vez em quando nada melhor do que um livro policial.
    E que capa bem linda. *-*
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Que capa mais linda! Cheia de estilo!

    Me cheira um pouco a Sidney Sheldon, amooo! Orra, amei a história, bela resenha, vai pra minha já volumosa lista de leitura.

    Muito Suecesso!

    Babih
    http://babihgois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Pra falar a verdade nunca fui muito fã de livros policiais, mas sabe que fiquei curiosa? kkk
    E como sou daquelas que acham que um livro só é realmente bom se tiver uma bela capa, posso dizer que essa me conquistou! Adorei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Vi esse livro na Siciliano, mas tava caaaaaaaaro. E tô na vontade em ler este livro. Adoooro mistérios *-*
    .
    www.marilovers.co.cc

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li nenhum livro do autor, mas este particularmente sempre me chama atenção. Ainda sábado estive com ele em mãos na livraria e fiquei bem tentada a comprar, mas desisti.
    Depois de ler a resenha acho que devia ter trazido ele pra casa... rsrs. Gostei do estilo, parece super envolvente e misterioso. Vou tentar ler assim que possível.
    Bjkas!

    Monique Martins

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia esse livro e nossa amei sua resenha e essa capa *-*
    Vou pesquisar sobre ele!

    Te mandei uma mensagem para começarmos um parceria de blog, confere depois!

    Beijos, Kamila.

    http://vicio-de-leitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Esse também é o primeiro livro que leio o Harlan,e não me arrependo, o autor soube escrever um excelente suspense policial. No começo achei o livro normal, mas depois da página 100 a coisa fica mais complexa, chega aquele momento de expectativa e achei que o autor tinha dado aquela informal cedo demais, mas é a partir dai que trama se torna mais envolvente, e ai sim é impossível parar de ler.

    O final do livro é super imprevisível, não desconfiei em nenhum momento. O autor soube entremear mistério e suspense na obra.

    Com certeza pretendo ler mais livros do Harlan.

    Gostei da resenha.

    http://sempre-lendo.blogspot.com/

    Abraços
    Juan

    ResponderExcluir
  18. Como sempre,ótima resenha Rê.Muito bem estruturada.
    Sou apaixonada por Romance Policial,Triller,adoro esse clima noir dos livros de investigação.
    Já está em minha lista de desejados,vou adicionar no Skoob.

    Parabéns pela resenha minha flor,o "Ler&Almejar" está na minha lista de blogs favoritos.

    Obs. ADOREI seus coments em meu blog,acho incrível tê-la como parceira!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Acho essa capa muito linda! Assim... não sou muito de ler livros policiais, mas só vejo resenhas positivas sobre esse livro. E se a leitura flui naturalmente, acho que devo dar uma chance (e provavelmente também irei me arrepender por não ter lido nada do Harlan antes).

    xx thanny in wonderland

    ResponderExcluir
  20. esse é um dos lvros que estou LOUCA pra ler.
    só lendo a resenha eu já fico tipo: :OOOO OMG
    adorei :33

    :*

    ResponderExcluir
  21. Ainda não havia parado para ler sobre esse livro! Talvez seja pelo fato de ter investigação policial, não sou muito fã desse gênero! Agora que li certinho sobre a história confesso que fiquei interessada!

    :*

    ResponderExcluir
  22. Ainda não li nenhum livro do Cohen mas estou queria muito =( Já puvi muito sobre ele e li várias resenhas dos livros mas ainda não tive oportunidade. Esse livro parece ser muito bom, adoro um suspense =)

    @Tibiux

    ResponderExcluir
  23. Eu simplesmente sou encantada com a capa desse livro, é LINDA demais!! *-*

    Qnto a sua resenha, todas as que li até agora falar suuuper bem dele, e vc pelo jeito tbm adorou, né. hehehe
    Tb nunca li nada do Harlan, mas diante de tantos elogios preciso ler logo, né?! hehehe

    Beeijocas
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  24. Oi Rê!
    Nunca li nada do Harlan Coben, mas meu namorido tem alguns livros dele, ele gosta bastante.
    Depois da sua resenha, vou ter que pegar os livros dele pra ler, pois adoro livros de suspense.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Confesso que também nunca li nada desse autor, mas sua resenha me deixou bem animada :)

    ótimo dia!!

    ResponderExcluir
  26. O livro parece bom, a resenha é otima... Mas tenho um certo receio de ficar um pouco abalada com ele.

    Maaas, ainda quero ler sim, bjs

    ResponderExcluir
  27. Nunca li nada desse autor também, mas Cilada parece ser um livro realmente envolvente. Cria pontos de dúvida, instiga a leitura e aguça o leitor dessa trama envolvente...esse vai pra minha estante do skoob como desejado.

    ResponderExcluir
  28. Tbm nunca li nenhum liuvro desse autor... e apesar de não ser o meu gênero preferido, parece ser um livro bastante interessante! :D
    Vou ver se dou uma chance a ele.

    Beijocas :**

    ResponderExcluir
  29. A capa do livro nunca me cativou, mas o resto parece bom.A vida do inocentado deve ter sido um horror mesmo estando livre!

    ResponderExcluir
  30. Bem sou mãe de uma menina de 12 anos e sempre que os livros ou filmes falam do desaparecimento ou morte de garotas, fico meio sem saber assisto..leio.. mas acabo sempre me martirizando e lendo ou assistindo e chorando muito, me odiando e tentando não viajar na maionese...Conclusão vou ter de ler depois desta resenha...

    ResponderExcluir
  31. Assim como você todom mundo tpa recomentadando o livro!!! De modo que fiquei bastante curiosa.
    Amo livros com investigação, cheios de mistério e que nos surpreendem no final! *--* Então esse livro é para mim! =D
    Beijos
    Tarsila

    ResponderExcluir
  32. Simmm! A capa é perfect!
    Quero ler, quero ler, quero leeer!

    ResponderExcluir
  33. ADOREI a resenha! Sou uma apaixonada por suspense, adoro ficar tentando descobrir quem matou quem, hehe! E fico radiante quando o mistério se resolve e eu estava certa :D
    Mais um pra minha kilométrica wishlist ^^

    Caroline Mayer {Devaneios da Carol}
    @EvilCarol

    ResponderExcluir
  34. Desde que li a primeira vez a frase "Será um ser humano capaz de fugir de suas próprias mentiras?" fiquei morrendo de vontade de ler esse livro...
    A capa também me ganhou...
    Bom saber que a narrativa flui legal e que o livro é tão bom quanto parece!!!!
    =)

    ResponderExcluir
  35. Ainda não li nenhum livro do Harlan Coben... Tenho o Não Conte a Ninguém, parece ser incrível *-*
    Li o primeiro capítulo em um livreto e fiquei super curiosa e o comprei. Ainda não tive oportunidade de lê-lo, mas está na fila! :D
    Se gostar dele, com certeza irei atrás do Cilada também... Sua resenha me deixou curiosa. :)
    Beeeeijos

    Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Reh, acho que esta é a melhor resenha que já li deste livro!
    Já tinha muita vontade de compra-lo (uma vez cheguei a ir ao caixa com ele em mãos)
    agora é definitivo, comprarei!
    Parabéns pela resenha, flor!
    Beijocas

    Tebh
    osresenhados.blogspot.com
    www.marrymelody.com

    ResponderExcluir
  37. Bem interessante, fiquei com vontade de ler ;)

    ResponderExcluir
  38. A capa é realmente perfeita. Li apenas um livro do Harlan, mas me apaixonei completamente pela forma que ele retrata toda a história e nos faz desconfiar de todo mundo e nos surpreender completamente no final.

    Xero.

    ResponderExcluir
  39. Vi ontem esse livro na Saraiva, me interessei, mas acabei esquecendo de procurar sobre o que se tratava depois. Eu simplesmente adooorei o enredo, adoro essas histórias que fazem a gente ler sem querer parar até descobrir o final do livro. Com certeza vou lê-lo mais pra frente. Beijos.

    ResponderExcluir
  40. Confesso que julguei o livro pela capa, e quando o havia visto pela primeira vez não me interessei muito por ele, mais depois de ler algumas resenhas, percebi que estava totalmente enganada!
    Ele me lembra um pouco o livro da Agatha Cristie - "o caso dos dez negrinhos", e geralmente esse tipo de livro tem uns finais bem surpreendentes ;)
    Bjs~~ ;*

    ResponderExcluir
  41. Eu achei a capa do livro muito boa, mas não me atraiu tanto. Mas o resumo é bom e todo mundo vem falando tão bem deste livro! Adoro investigação policial, vou querer ler, *o*
    beijos! :*

    ResponderExcluir
  42. Resenha muito boa, e a capa da livro é linda..
    e a história bem interessante!

    ResponderExcluir
  43. Bah, resenha ótima. Fiquei curiosa, quero ler :)

    ResponderExcluir
  44. Resenha boa, me deixou interessada no livro.
    E a capa é simples, mas achei tão fofa! =D
    E tenho visto vários comentários bons sobre o livro!

    ResponderExcluir
  45. Também nunca li nenhum livro de Harlan Coben até agora. Mas parece bom.
    Amei a capa.

    ResponderExcluir
  46. me sinto como Dan... uma historia pra mim um pouco difusa e complexa.... esse tema me chama a atenção pra pensar sobre minha vida e ressalta a realidade o que todo mmundo tem em comum... vlw pela resenha do lindo livro

    ResponderExcluir
  47. Eu adoro a narrativa do Harlan Coben e todos os livros que eu conheço dele possuem essa temática policial. Desaparecido Para Sempre é muito bom!
    Também gostei dessa capa, ficou muito bonita.

    ResponderExcluir
  48. Oi!

    Pois é, também não li nada desse autor! Outro dia uma livraria on-line "me sugeriu" esse livro, fui olhar a sinopse e gamei! Agora, todos os livros dele estão na minha lista, mas ainda não tive divi$as...
    Amei a resenha, só fiquei com mais vontade de ler.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  49. nunca li nada desse autor
    mas parece ser bem instigante

    ResponderExcluir
  50. Eu adoro esse autor, ele escreve divinamente bem. Adoro livros nesse estilo, cheio de suspense e surpresas, tomara que ganhe aqui, assim poderei me deliciar nessa leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  51. Li somente um livro do Harlan que foi o Não Conte a Ninguém que tb segue essa linha e achei tuudo, e com sua resenha, confirmei que essa cara se garante!

    ResponderExcluir
  52. Pedófilo ou não pedófilo? Eis a questão... gostei, quero ler esse livro!

    ResponderExcluir
  53. Não tinha ouvido flar desse livro, mas qdo li a resenha fikei mto ansiosa pra leeer! eu quero eu quero

    ResponderExcluir
  54. A Sociedade já discutiu esse livro também em um de seus encontros. Muito bom! Ótima resenha ;)
    Abraços!

    ResponderExcluir