Postado 09 maio 2011

Novidades: Lançamentos da Editora Pensamento-Cultrix #02

Por Regiane Cristina S.

Olá pessoal!

Hoje eu apresento alguns dos novos lançamentos da editora Pensamento-Cultrix. Vamos conferir???
Grandes Ideias para uma Vida Feliz
Abade Notker Wolf
Editora Pensamento, 2011
 
Grandes ideias para uma vida feliz – Sugestões inspiradoras para a vida aqui na Terra, lançamento da Editora Pensamento, é uma coletânea de textos de autoria do abade Notker Wolf, primaz da Ordem dos Beneditinos de Roma. Os artigos foram extraídos do arquivo eletrônico “ideias”, que o abade primaz vem alimentando com as inspirações que ocorrem no seu cotidiano: quando viaja, no meio da multidão ou em momentos de silêncio. Pelo teor e forma, os textos foram publicados em uma coluna assinada numa revista feminina europeia e retratam a sua crença de que a fé cristã é uma força que se renova sempre na vida cotidiana.

 É uma obra inspiradora, na qual o abade expõe suas ideias sobre as grandes questões da vida e os pequenos acontecimentos do dia a dia, ora da perspectiva de um observador viajado, ora da perspectiva do ser humano a quem muitos confiam suas preocupações. O estilo franco e direto leva o leitor ao encontro do sagrado, do sublime e descortina um mundo de uma perspectiva diferente, com os olhos de uma criança de coração puro, como disse Jesus. O autor revela que não teve a pretensão de esgotar a ideia, mas sim, de estimular as pessoas a discordar, criticar, refletir e incitá-las a enfrentar o nosso mundo limitado com seus problemas humanos, sempre que possível, com um sorriso.

“O que é mais importante: o celular ou o ser humano?”, “A cruz que se carrega quando seu nome é Madonna”, “Sobre homens que não querem stress”, “É preciso coragem para amar o próximo”, “Perguntas incômodas para cristãos e maometanos” são apenas alguns dos títulos das colunas publicadas nas mais de 170 páginas do livro que é sucesso de vendas na Europa.
 
 
Encare o Espelho
Vivian Diller e Jill Muir-Sukenick
Editora Cultrix, 2011
 
Em maio, mês do celebrado Dia das Mães, chega ao Brasil, pela Editora Cultrix, um grande sucesso de público e crítica nos Estados Unidos -  Encare o Espelho - O Que as Mulheres Realmente Sentem Quando Sua Aparência Começa a Mudar.  A obra é assinada por duas renomadas ex-modelos que se tornaram especialistas em psicologia: Vivian Diller, Doutora pela Faculdade de Medicina Albert Einstein, da Universidade Yeshiva e pós-doutora em psicanálise, na Universidade de Nova York, Vivian foi bailarina profissional -  fez parte da Companhia de Balé de Cincinnati -  além de ter atuado como modelo, representada pela Wilhelmina Models.

Jill Muir-Sukenick é psicoterapeuta, com especialização em psicanálise. Foi modelo da agência Ford e atuou na televisão e no cinema. Ambas ganharam dinheiro por meio da beleza, mas se depararam com o tempo.  Agora oferecem um estudo, passo a passo, orientando leitoras a encontrarem auto-estima e juventude na sua idade, independente de qual seja.

O livro de 216 páginas é dividido em dez capítulos. A introdução fica por conta do intenso e curioso processo de transição das passarelas para a psicologia, concretizado pelas autoras. Mais à frente, a leitora se depara com as primeiras orientações sobre aceitação: rugas, olheiras, dentes amarelados, ondas de calor, penugem escura sobre o lábio superior, diminuição da libido, entre outras inúmeras consequências naturais do avanço da idade são abordados com leveza e seriedade equivalentes. Para cada uma delas, as autoras descrevem pequenas histórias protagonizadas por mulheres de várias idades e círculos sociais, fechando os capítulos com consistentes análises.

O que se vê são conflitos que extrapolam a aparência, como mulheres que põem em risco seu casamento, sua vida profissional, sua relação com o mundo e consigo mesma por estarem envelhecendo. Na orelha da obra, um breve parágrafo dá o tom do dilema a ser trabalhado: Intelectualmente, as mulheres compreendem o processo de envelhecimento. Entretanto, a primeira ruga ou cabelo branco as faz entrar em parafuso emocional. Por que isso ocorre? Até que ponto a preocupação com a aparência é positiva e quando ela passa a ser um problema?

A Segunda Declaração
Wang Xiaoping
Editora Cultrix, 2011

Em A Segunda Declaração, Xiaoping faz um mergulho profundo em pensamentos de Platão, Sócrates, Confúcio, Darwin -  entre tantos outros – e desenvolve percepções e impressões próprias sobre a vida e a sociedade  no planeta, construindo um novo pensamento para o século XXI. A humanidade que plantamos em comparação a que esperamos é o mote em questão.

Nessa linha de raciocínio, a obra abrange os mais variados campos da atividade humana como alta tecnologia, medicina, antropologia, estética, literatura, economia, política e ciência do Oriente e do Ocidente. A autora separa um bom número de páginas para dissertar sobre as pesquisas envolvendo tronco, terapia genética, culminando na possibilidade real, segunda ela, de vida eterna. células

A teoria central – embasada na cultura Dacheng (a qual a autora defende como a ideia a ser globalizada) evidentemente, ganha corpo por questionamentos específicos, o que não deve ser entendido como menores. Estes, por sua vez, nascem sob a sombra de comparativos simples, mas absolutamente pertinentes: o crescente acesso às informações, mas não à cultura; o domínio da tecnologia sem objetivos coletivos claros; o conhecimento sem aplicação por falta de ideais; a luta entre irmãos e a aliança entre inimigos, para citar alguns pontos.

Ainda no início do livro, a autora lista e disserta sobre os pilares básicos do conceito proposto: Cultura centrada no ser humano, Cultura amante da vida, Cultura Ecológica, Cultura Pacífica e cooperativa, Cultura do bem comum e Cultura de Grande Sucesso. 

Wang Xiaoping vai muito além dos trabalhos seminais dos mais importantes futurólogos ocidentais; Alvin tolfer (A Terceira Onda) e John Nasibitt (Megatêndencias), dialoga com ambos e os supera, como ela mesma afirma de forma bombástica nestas duas citações:
“Este livro não contém apenas explicações e previsões, mas também projetos e planos”,
“Eu não quero ser o Toffler da China. Quero superá-lo!”.

Quer conhecer outros lançamentos da editora Pensamento? Acesse o site AQUI e confira mais!

14 comentários:

  1. Olá, RÊ!!
    Adrei as novidades dos lançamentos da Pensamento-Cultriz, principalmente o livro da Agir que foi baseado no filme e que estou louca para ler!!
    Vou aguardar ansiosa pelas resenha aqui no blog.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  2. Rê quantas novidades maravilhosas *-* Pena que estou sem verba para comprar livros nos proximos meses rs...

    Saudades de você amiga, mas ultimamente tá osso =(

    bjus

    ResponderExcluir
  3. Nossa, fiquei vidrada pelo livro, encare o espelho!!! Parece ser legal demais!
    Excelente semana pra vc!
    Beijao!

    ResponderExcluir
  4. Belos lançamentos, apesar de os dois primeiros não fazerem muito meu tipo.
    =D
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Vários lançamentos da editora! Não conhecia esses...
    A capa que mais gostei foi a do livro Grandes Ideias para uma Vida Feliz.
    Beijinhos
    Tarsila

    ResponderExcluir
  6. Lançamentos diferentes... mas poxa é tanto lançamento que nem da tempo "$" de pensar... o.o
    hhahahaa
    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Os livros não fazem muito meu estilo! Mas o 'Encare o espelho' parece ser interessante!

    :*

    ResponderExcluir
  8. Esses lançamentos são bem interessantes Rê!
    O Encare o espelho parece ser bem legal!
    beijocas
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  9. Quantos lançamentos legais!
    Muito interessada em "Encare o Espelho"!
    Bjus,
    Náh

    ResponderExcluir
  10. O Encare o espelho é uma boa pedida =D
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Rê!
    Não curto auto-ajuda, então nenhum desses lançamentos me atraiu...
    Sobre as caixas, são brindes para sortear no evento de Campinas: camisetas, bolsas, livros e marcadores.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Pelo visto não foi só eu que ficou interessada em 'Encare o Espelho' - apesar de estar bem longe dessas transformações da idade, você já leu os três livros do post?
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Não são livros que me chama a atenção, o mais interessante me parece ser A Segunda Declaração.

    http://sempre-lendo.blogspot.com/

    Abraços
    Juan

    ResponderExcluir
  14. Não gosto muito de livros de auto-ajuda, mas parecem ser bons para dar de presente, por exemplo: 'Grandes Ideias para uma VIDA FELIZ' eu daria para minha mãe, depois de pedir um dinheiro para comprar um livro, rs. Já o 'Encare o Espelho!' eu daria para minha avó, ela ia adorar (?)
    O último eu daria para a minha professora de Filosofia, ela ia gostar e lembrar disso na hora de corrigir minha prova /mentesperigosas

    ;* http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir