Postado 14 abril 2011

Resenha: Fallen

Por Regiane Cristina S.






Título: Fallen                               
Autor: Lauren Kate
Nº de páginas: 406
Ano Edição: 2010
Editora: Galera Record









A resenha de hoje é de um livro que se tornou polêmico na blogosfera. Amado por muitos e odiado por outros. Bom, mas antes de dar minha opinião geral - como de costume - vou falar um pouco do enredo, e em seguida concluir o que achei.

Uma dica super importante: Ao começar a leitura, pule o prólogo e vá direto para o primeiro capítulo, pois ele revela muita coisa, algo que achei uma falha da autora. Leia apenas ao terminar o livro. Fiz isso, seguindo o conselho da Juh do Livros & Bolinhos e deu super certo.

Luce Price (Lucinda) desde criança é atormentada e perseguida por sombras misteriosas, que ninguém além dela, as enxergam. Por conta disso, ela sempre foi submetida a tratamentos psicológicos e remédios fortes. Com o tempo, Luce foi percebendo que não poderia contar com ninguém para dividir suas aflições - nem mesmo seus pais - por isso ela começou a fingir que não via mais as tais sombras, mas o que a garota não poderia imaginar, era que o pior estava por vim, quando foi acusada de ter causado a morte do namorado que sequer ela recordava de como tudo havia acontecido. Seus pais desesperados, e com a ideia de "proteger" a filha, acaba mandando-a para o reformatório Sword & Cross. Um lugar, digamos inóspito, onde o uso de celulares é totalmente proibido, e  onde existem câmeras de seguranças por todos os lados.

Logo no primeiro dia de aula, Luce conhece Ariane, uma garota totalmente desencanada com as regras da escola - a qual acaba tornando-se uma de suas amigas. E por incrível que pareça, no mesmo dia, Luce também conhece Cam, um rapaz agradável e gentil que se mostra afim dela desde o primeiro instante. Apesar dela ficar balançada com a situação, nada é comparado quando ela conhece Daniel Grigori, o típico cara com pinta de badboy, mas que ao mesmo tempo é irresistível e lindo.

Apesar de Daniel ignorar Luce, e até fazê-la se sentir ridícula em algumas situações, ela não desiste de tentar se aproximar dele. Algo que se transforma em obsessão. Ela ainda conta com a ajuda de Pen – uma outra estudante que se torna sua amiga, ou melhor, sua amiga inseparável.  É nesse momento que ela começa a investigar a vida misteriosa de Daniel, mas o que ele esconde? Porque tanto foge de Luce, mas ao mesmo tempo parece estar sempre por perto? E apesar de aparentar que o segredo que ele guarda seja o óbvio (por causa do nome do livro, Fallen o que dá a entender que trata-se de anjos), tem muito mais mistérios do que o leitor possa imaginar, e muitas coisas que Luce jamais sonhou que pudesse acontecer. Mesmo arriscando sua vida, ela irá até o fim.

Sinceramente eu me surpreendi com Fallen, pois superou minhas expectativas. Não considero ruim como a maioria, mas também não acho: “Nossa, que livro maravilhoso”, mas confesso que achei uma obra muito boa e criativa, pois prendeu bastante a  minha atenção,  além disso o enredo é repleto de mistério, algo que eu adoro. Também gostei muito da escrita da Lauren. As narrações são bem detalhadas, o que faz com que a imaginação flua sem qualquer dificuldade. O ponto negativo de Fallen, é que a história é meio enrolada, e acho que autora poderia ter resumido muita coisa em menos páginas.

Quantos aos personagens, a protagonista me irritou em diversos momentos, pela insistência em ficar próxima de Daniel, mesmo ele a tratando mal. É quase impossível não querer bater em Luce, além disso, eu ficava aflita por ela não dar uma chance a Cam, que sempre estava disposto a ouvi-la. 

Uma das personagens que se destacou e que gostei muito, foi Pen. Diverti-me muito com ela, pois estava sempre disposta a se aventurar com Luce, mesmo que isso fosse contra as regras com que ela estava acostumada a respeitar, só para ajudar a amiga a descobrir os segredos de Daniel.

Eu não amei Fallen, mas gostei o suficiente de querer continuar a ler a série. Não estou empolgada e ansiosa para correr e pegar Tormenta imediatamente, mas logo que eu tiver uma oportunidade, vou ler, até porque sou uma pessoa muito curiosa, e quero descobrir o que irá acontecer no próximo livro.

Não poderia deixar de comentar sobre a capa. É bonita, não tem nem o que discutir, mas sinceramente não tem muito a ver com a história, ou melhor, com a protagonista. A personalidade e o estilo de Lucie não condiz com a modelo da capa, mas enfim, acho que foi uma grande jogada de marketing, pois é bem atrativa, e isso com certeza despertou e desperta muito interesse nos leitores.

Recomendo a todos aqueles que gostam de romance  seguido de muito mistério!

53 comentários:

  1. Sempre fiquei desconfiada da série, justamente pelas infinitas opiniões negativas nos blogs literarios. Mas percebi que uma das grandes reclamações era sobre o ritma da narrativa, considerado lento. Acredito que esse incomodo aconteça quando suas leituras ficam apenas baseadas nos YA que estão sendo publicados ultimamente, onde a narrativa e o proprio enredo são acelarados. E quando digo ultimamente, recorro nãos ao ultimo ano de lançamentos editoriais, mas sim aos ultimos 15 anos.
    Acabei por comprar o livro, mas também não criei grds expectativas, o que pode ser bom...mas o grande impulso que me fez compra-lo, devo admitir, foi o preço, R$9,90 rsrsrsrs...está na pilha infinita que esta se formando de livros em espera, mas tenho outras coisas p/ ler na fernte, como o tijolo biblico de A guerra dos Tronos, Luar em Odessa, a serie millenium entre mtos outrosrsrs além dos que estão por chegar q irão furar fila como Cidade das Cinzas(ja li em ingles,mas vou reler em portugues),City of fallen angels, Mini Shopaholic etc...Fallen ficará no aguardo de uma vaguinha.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Regiane! Já li Fallen e amei e estou ansiosa para ler Tormenta. Beijos!

    http://newsnessa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu julgo muitos livros pela capa e realmente essa linda! Mas poxa, não ter nada a ver com o livro me assustou. ;x
    E o enredo que você citou parece ser muito legal! Já estava com vontade de ler, agora fiquei ainda mais. (:
    Ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Já até peguei este livro na mão para ler, mas desisti e larguei de volta na estante, de tanta gente que falava mal... Mas acho que assim que terminar o que estou lendo no momento vou dar uma chance para Fallen!

    ResponderExcluir
  5. Rê, eu não li a resenha, só o começo onde você explica que é melhor pular o prólogo. Não li porque esse é o livro que vou começar exatamente agora hehehe e não quis pegar nada, apesar de que suas resenhas são sempre livre de spoiler, mas enfim.
    Semana que vem sai resenha de Fallen, ai volto aqui para comparar nossas opiniõese comentar devidamente =)
    beijocas

    ResponderExcluir
  6. Obriga pela dica para pular o prólogo...esse livro é um dos próximos que eu vou ler. Esse é um tipo de livro que vc tem que ler para descobrir se ama ou odeia, rs

    Artesanatos, Livros e Outras Coisas
    http://natalyartesanato.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei muito desse livro, não entrou para os preferidos, mas é bom.
    Também não achei a capa a ver com a história. Quem é essa na capa?

    Bjs - Maah
    Nerd Leitora

    ResponderExcluir
  8. Regi!

    Tenho esse livro na minha estante a praticamente um ano. Tem momentos que quero ler, outros que não. Como as opiniões são diferentes, preciso tirar minhas próprias conclusões. Não devo ler logo, mas acho que ainda esse ano.

    Beijão!
    @nine_stecanella
    http://janinestecanella.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Pô, também gostei de Fallen. Não amei, mas a história é bem legal.
    Luce é simplesmente uma idiota. Não gostei dela. A capa é realmente linda e concordo com você que não tem quase nada a ver com a história.
    Poxa! Se eu soubesse que pulando o prólogo era melhor eu teria feito isso. Realmente ele já conta algumas coisas da história.

    BJss*
    gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Rê!!
    Eu também gostei bastante de Fallen. Não é o melhor livro que já li, mas gostei bastante e a história me prendeu.
    Eu também não gostei do Daniel, achei nada a ver a Luce ficar correndo atrás dele com ele tratando ela mal.
    Ainda não li Tormenta, mas quero ler!

    Sobre os livros da Marian Keyes, eu também acho muito caros. Mas já lançaram Melancia e Férias em formato BestBolso, eu comprei assim e paguei uns R$15,00 cada. Pena que tem aqueles errinhos, como eu comentei na resenha...

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Não é o tipo de livro que me chama a atenção, mesmo porque não sou lá muito fã de romances, claro a exceções, mas Fallen não é o caso.
    A resenha ficou bem legal.

    http://sempre-lendo.blogspot.com/

    Abraços
    Juan

    ResponderExcluir
  12. Pelo jeito vc gostou, mas nem tanto assim a ponto de favoritá-lo neh rsrs.
    Tbm já li várias resenhas negativas de Fallen e por isso nunca tive vontade de lê-lo.
    Mas vi que vc tá lendo Cilada e estou morreeeendo de vontade de ler! Dizem que é ótimo, preciso dele rs.
    Fico aguardando sua resenha hein.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Tudo bem? Esse é o meu primeiro comentário por aqui!

    É sim, algumas resenhas que eu li sobre o livro Fallen, em alguns blogs, discordam, dizendo que o livro não é muito bom. Mais como vc mesma citou, tem leitores que amam, e outros que odeiam. Ainda não tive a oportunidade de ler nem Fallen e nem Tormenta! Mais estou muito anciosa, para ver como uma leitora a opnião sobre o livro!

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  14. ainda não li, mas já vi muita gente falar sobre! Vai entrar na minha lista!

    ah, e a resenha tá ótima!

    ResponderExcluir
  15. eu simplesmente adoro Fallen, como vc msm disse é uma estória q prende o leitor,pois é mto bem contada. Tbm já li Tormenta, e amei,achei até melhor q Fallen, mto mais empolgante! *-*

    ResponderExcluir
  16. Eu fiquei com vontade ler, sua resenha está ótima ^^ se for como você descreve acredito que deve ser um bom livro, a capa de fato é bem legal, realmente desperta a curiosidade do leitor. Eu gostaria mmuuuito de ler e poder dar minha opinião (por isso estou participando da promoção :D) sinceramente, se for como na resenha eu gostei o/ ♥

    ResponderExcluir
  17. Eu amo a capa de Fallen e foi ela que me fez comprar o livro, porque com tanta crítica negativa, achei que não valia a pena correr o risco. O livro tá na estante e pretendo ler em breve, mas acho que vou gostar também e tenho que lembrar de pular o prólogo HAUHAUHAUAHUAH

    xx thanny in wonderland

    ResponderExcluir
  18. Estou simplesmente obcecada por esse livro, vocês não têm ideia.

    A sinopse perfeita, a capa perfeita, o enredo perfeito.

    E eu também vou pular o prólogo. =} É a primeira ver que vejo essa dica e fiquei feliz por vê-la.

    Abracinho!

    @stehpradella

    http://o-diario-literario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Alguns dizem que o livro eh bom, outros ruim, mas msm assim com resenha quero ler ne :d

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li ... mas estou super animada para ler.
    Ainda não li nenhum livro sobre anjos e todos os blogs indicam Fallen ... vou comprar logo logo !!!
    Talvez compre ele e Tormenta juntos .. no submarino tem um preço bem legal !!!
    Ótima resenha !! Me animou !!
    E só vou ler o prólogo depois !!

    beijo

    ResponderExcluir
  21. Eu gostei MUITO de fallen, muita gente odiou e eu não entendo.
    não é um livro de ação, ele é mais um livro de mistério, com um clima sombrio.

    ResponderExcluir
  22. Nossa Rê,
    Sua resenha disse exatemanete o que eu pensei quando li Fallen.
    Também me surpreendi com o livro, porque ouvi tanta crítica ruim que li não esperando muita coisa, mas achei a história intrigante, e bem misteriosa, que adoro.
    Se o nome do livro fosse diferente de Fallen, nem dava pra perceber que era sobre anjos, pelo menos até o final.
    A capa é linda, mas realmente não tem nada a ver com a história.
    Gostei bastante da escrita da Lauren Kate, prende bastante a atenção mesmo.
    Odiei a Luce em vários momentos pela obsessão com o Daniel, gostei bem mais do Cam também.
    Além de adorar a Ariane e a Pen.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Nossa a resenha me deixou com mais vontade ainda de ler Fallen! Me parece um livro bem legal...
    Espero ganhar a promoção e poder lê-lo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  24. O resumo da história me agradou muito, achei interessante e fiquei com vontade de ler ele!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Estou muito ansiosa pra lê-lo!
    Apesar de parecer o livro do tipo "ame ou odeie", tem a minha cara uahuaha

    ResponderExcluir
  26. Estou muito interessada de verdade. Parabéns, pois não são todos que conseguem descrever um história de forma a hipnotizar o leitor e você consegue, o que é muito bom! No mundo é muito importante que a internet também sirva de ponte para ligar jovens ao mundo literário, parabéns novamente por contribuir para formar cidadãos melhores! Agora eu preciso confessar de novo: quero muito esse livro!!!

    ResponderExcluir
  27. Eu amo essa capa, amo a sinopse! Quero muito lê-lo, pois parece que é o tipo de livro que você lê de uma vez só! :D
    bjs

    ResponderExcluir
  28. gostei, quero ler! já estou participando da promoçao! :D

    ResponderExcluir
  29. Estava super curiosa pra ler esse livro, mas confesso que dei uma desanimada ao ler sua resenha. De qualquer forma, vou ler pra tirar minhas próprias conclusões, afinal, adoro histórias de romance e mistério...rs
    Detalhe: a capa é muito linda assim como a de Tormenta!!!
    Bjs, @JennyPuerta

    ResponderExcluir
  30. Sim, eu gosto de romance com muito mistério... Preciso dele :) e valeu pela dica de não ler o prólogo.

    ResponderExcluir
  31. Muitissímo curiosa com esse livro, afinal, todos falam muito bem dele.

    Nathália de A. S.

    @nathalia_asc

    ResponderExcluir
  32. Estou muito curiosa! Uma amiga leu e amou, já uma outra não gostou muito, mas mesmo assim, estou louca para ler! Aliás, concordo com o seu comentário sobre a capa :) Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  33. Adorei a resenha, parabéns.
    Já comprei Fallen e Tormenta mas não sei quando poderei ler. Gostei muito das capas da série, espero gostar dos livros também.
    Bjkas!!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  34. Eu amei o livro! A resenha cria um clima de mistério no ar...fiquei com uma vontade louca de ler!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  35. Concordo com você na maioria dos pontos que citou em sua bela resenha. O livro é confuso, e deixa perguntas demais no ar que deveriam ter sido resolvidas no primeiro livro, coisas básicas como o porquê da maldição de Daniel e Luce, o que eles fizeram para ficar nessa situação, e o epílogo - totalmente confuso, nada a ver. Luce é uma daquelas protagonistas sem sal, e é realmente revoltante sua obsessão por Daniel quando ele não queria nada com ela, a graça do livro por conta dos personagens fica mesmo com Pen e só U.U

    ;* http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. nossa mt lindo quero ler... adoro esses tipos de livros de aventura

    ResponderExcluir
  37. que resenha maravilhosa, me deixou muito animada para ler esse livro. com certeza vai para a minha enorme lista de vou ler (:

    ResponderExcluir
  38. Já li Fallen. Li não, para ser sincera, eu devoreeeei Fallen. Leitura agradável, fácil... Um gênero que gosto bastante... Fiquei super curiosa com o final e estou morrendo de vontade de ler Tormenta *-*
    Não gostei muito do Daniel, a princípio. Cam me chamava muito mais a atenção... E a Luce me irritava muito também, pelo fato de ficar atrás do cara que tratava ela mal, fala sério, cadê amor próprio, cadê? hehehe ^^

    Caroline Mayer {Devaneios da Carol}

    ResponderExcluir
  39. Pode ser que algumas pessoas não tenham gostado por causa do livro ser, como vc disse "meio enrolado", no meu caso acaba desanimando minha leitura. Mas Fallen parecer ser interessante por causa dos mistérios envoltos nele.
    Esta capa é maravilhosa, vai ver eles querem mostrar o sofrimento que Luce passava no começo do livro.
    Bjs ~~ ;*

    ResponderExcluir
  40. Ja vi em tantos lugares esse livro que estou louca para poder te-lo!

    ResponderExcluir
  41. Em todo lugar que vou, sempre vejo esse livro, e fico lá babando por ele...rs
    A capa é linda, e a história, me chama a atenção, gosto de livros em que há um certo mistério.Gostei mesmo! ;D

    ResponderExcluir
  42. ah! eu já li pela internet,mas preciso ler de novo. A capa é maravilhosa, fiquei sabendo que é uma brasileira!

    ResponderExcluir
  43. Quero muito ler esse livro, parece ser muito legal,a estória é bem interessante.

    Beijoo

    ResponderExcluir
  44. Fiquei com vontade de ler. Mas é realmente estranho uma pessoa querer ficar próxima de uma pessoa que só a maltrata.

    ResponderExcluir
  45. Ah essa Luce é muito gostosa,linda,bonita,cherosa que nem você

    ResponderExcluir
  46. Eu li e é simplesmente maravilhosoooo, confesso que gostei mais Sussuro, mas ainda assim amei Fallen.

    ResponderExcluir
  47. Oi, adorei a resenha, eu li Fallen e Tormenta, Luce me irrita profundamente, me colocando no lugar dela sei que é punk descobrir tudo o que ela descobriu de uma vez e a falta de informações sobre sua propria vida é frustrante realmente, mas ela é bem sem atitude e sem auto estima, caracteristica que me irrita nessas personagens como Luce e Bella Swan. Adoro o Cam assim como adoro o Jacob. Cam desperta em Luce um lado forte dela, mais confiante e divertido, Daniel desperta nela o lado emo, rs, me irrita! Mas eu adoro a forma como Lauren entrelaça as tramas e torna tudo tão intrigante. Devorei os dois livros na mesma semana.

    Já a capa do livro gostaria de esclarecer, vejo que muitas pessoas comentam que a capa não tem nada a ver com a história e a personagem, mas na verdade tem sim! Vou tentar esclarecer sem revelar muito da história, a capa tem a ver com a Luce num tempo diferente, que se refere a foto que ela encontra no livro de Grigori, nas paginas 328/329, ela até descrevre o vestido e as luvas. Quando eu li essa parte até dei uma olhada na capa para conferir. O que confunde um pouco é o cenário da capa, mas pela posição dela com as mãos cobrindo o rosto e o proprio cenario...deduzi que é o momento que ela se vai, sabe?! rsrs.
    Quanto ao cabelo, meu cabelo é liso, mas quando cortei ele chanel fazia umas ondas, meio que enrolava fazendo uns cachos indefinidos, depois que cresce e pega peso ele fica liso.
    A capa é praticamente uma história subentendida, não é mesmo? rsrs.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  48. Eu já li Fallen e Tormenta e agora quero ler o Paixão. É o seguinte, quando comecei Fallen, achei ele meio óbvio porque logo no começo eu já desconfiava sobre o que eram as sombras, Daniel, etc. Também fiquei com muita vontade de bater em Luce por ela não dar chance ao Cam - que, na minha opinião, é muito mais atraente que Daniel. Confesso que gosto mesmo dos vilões, mas Daniel escondeu muitas coisas de Luce, principalmente no segundo livro, então continuo torcendo para ela ficar com Cam. Quanto à capa, achei linda. E a capa de Tormenta supera a de Fallen! Foi um dos atrativos que me fizeram comprar esses livros. Gostei da leitura em si e recomendo os livros!

    ResponderExcluir
  49. Li antes de chegar no Brasil, sei que é feio, mas baixei um e-book traduzido pelo próprio povo do blog. Me encantei tanto, viciei tanto, assim que chegou no Brasil comprei. Depois com Tormenta e Paixão, assim que comprei, devorei em 1 dia.

    ResponderExcluir
  50. Esse livro é perfeito demais, não vejo a hora de ler o resto da série *o*

    ResponderExcluir
  51. Adorei a resenha. Muito obrigado pela dica do prólogo. Estou esperando os três primeiros volumes chegarem (fiz uma compra no submarino com os três por menos de vinte reais), super ansioso e tenho certeza que eu leria o prólogo inocentemente. Adoro essa capa!

    ResponderExcluir
  52. Amo muito esse livro. Um dos meus favoritos.

    ResponderExcluir