Postado 14 dezembro 2010

Resenha: Jogos Vorazes

Por Regiane Cristina S.

 



Título: Jogos Vorazes                        
Autor: Suzanne Collins
Nº de páginas: 397
Ano Edição: 2010
Editora: Rocco









Depois de tantas críticas positivas eu  finalmente consegui ler esse livro fantástico. Me arrependo apenas de não ter lido antes. Vou começar com um breve resumo da história e concluir com minha opinião.

Após a destruição da América do Norte, nasce uma nova nação chamada Panem, formada por 12 distritos pobres e comandada pela rica e poderosa capital -  a qual é responsável pela criação dos Jogos Vorazes.

Existia também, o 13º distrito, porém ele foi destruído, por ter se rebelado contra a capital. E para lembrar aos outros 12 distritos que ninguém poderia contra eles, a capital inventou os Jogos Vorazes, onde anualmente um menino e uma menina de cada distrito - entre 12 e 18 anos - são selecionados através de um sorteio, e forçados a participar do evento que é televisionado, onde os “tributos”, devem lutar até a morte em uma arena ao ar livre, e termina somente, quando sobra apenas um competidor.

A história é narrada em primeira pessoa, pela protagonista Katniss Everdeen, uma jovem de 16 anos que é muito madura e determinada para sua idade. Com uma  vida dura e regada de tristezas, ela teve que aprender a enfrentar seus medos  e dificuldades sozinha. Katniss não tem tempo para chorar ou lamentar. É uma  garota de fibra e batalhadora, que tenta de todas as formas proteger sua irmã caçula Prim.

Infelizmente por ironia do destino, a pequena Prim, com apenas 12 anos acaba sendo escolhida para enfrentar 23 adversários na arena dos Jogos Vorazes. Sem pensar muito, desesperada, Katniss vê como única opção, se oferecer no lugar de sua irmã, como tributo desse grande massacre criado pela capital.  Ela é aceita como substituta. A sorte está lançada. A partir daí, Katniss terá que enfrentar um dos maiores desafios de sua vida.  

Com tantos livros que andam seguindo a mesma fórmula - com seres sobrenaturais -  a autora Suzanne Collins criou algo totalmente diferente, posso até dizer que  trata-se de uma história original. Em seu livro não existem vampiros, nem anjos e muito menos zumbis, mas pessoas, jovens que são capazes de enfrentar os piores perigos oferecidos pela própria humanidade em busca de sobrevivência.

A narração é maravilhosa, rica e cheia de detalhes, portanto, a falta de diálogos não me incomodou nenhum pouco.  Além disso, eu também já sou acostumada a livros que possuem a maior parte em narrações do que em diálogos.  Quando uma história é bem escrita, nada disso faz diferença - pelo menos para mim. O importante ao meu ver,  é o enredo ser capaz de causar impacto e emoção do começo ao fim ao leitor, e felizmente temos isso em  Jogos Vorazes.  

Também não poderia deixar de comentar sobre os personagens, que são tão cativantes quanto a história. Além de Katniss e Prim, outros que me conquistaram por completo foram: Rue, Peeta e Cinna. A autora caprichou na personalidade de cada um. Foi totalmente  impossível não me render a trama.

Eu não conseguia desgrudar do livro, mesmo quando eu estava capotando de sono, pois o contexto é bem envolvente. Uma mistura de emoção e ação que me deixou sem fôlego. Não me resta dúvidas que esse é um dos melhores livros que eu  já li nesse ano.  Não vejo a hora de ler a continuação. Gostei tanto que quero o box da série em inglês. Super recomendadíssimo!!! Quem ainda não leu, leia!!!

74 comentários:

  1. Livro espetacular, já terminei a trilogia *--*
    Que os jogos vorazes comecem.
    Minha Resenha: http://bit.ly/gKXOvC

    Guilherme Cepeda do Burn Book: http://bit.ly/i1NO5a

    ResponderExcluir
  2. Que legal Re! Eu comecei a ler o e-book desse livro, mas não me prendeu a atenção. Mas, pelo jeito, depois ele fica muito bom!
    Vou recebê-lo através do grupo Livro Viajante do Skoob. Que bom saber que a leitura vale a pena!
    Para dizer a verdade, até agora vi todo mundo falando bem de Jogos Vorazes.
    Parabéns pela resenha, muito boa!!
    Bjss!

    ResponderExcluir
  3. Aahh imaginei mesmo que você fosse elogiar o livro!! Poxa, TODOS os leitores que leram Jogos Vorazes deram notas maravilhosas para o livro!
    :x
    Só eu que não li, mimimi... preciso lê-lo ANTES do ano acabar e ver se realmente é o melhor livro de 2010!!
    Gostei muito da sua resenha Reh, como sempre!!!
    *-*

    Beijos!
    xoxo

    ResponderExcluir
  4. Esse é um dos livros mais comentados do momento e o que me chama mais atenção, como você disse, é fato de não ter nada de sobrenatural. Com o natal chegando vai ser uma ótimo presente, vamos ver se convenço meu pai a comprar até lá...

    ResponderExcluir
  5. Oi Flor!!
    Não li sua resenha porque estou escrevendo a minha agora, e não queria ficar com nada na cabeça para não te plagiar sem querer rs... Assim que eu terminei eu volto ok?
    Mas posso dizer sem sombra de duvidas que esse foi o melhor livro de 2010 na minha opinião até agora!! Amei demais, e estou surtando pela continuação!!
    beijocas enormes
    Livros e blablabla

    ResponderExcluir
  6. Muito maneiro, a sinopse está sensacional. Adorei o enredo, definitivamente está na minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha. Meu namorado começou a ler e não gostou e acabou me influenciando, mas acho que agora vou finalmente comprar o livro e ler!

    http://myevery-thing.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Realmente os comentários sobre este livro são sempre positivos, ele deve ser realmente bom. A resenha ficou ótima, so aumentou minha curiosidade e assim que possível vou ler. Mas a ideia da autora de algo novo realmente é bem diferente.....

    http://sempre-lendo.blogspot.com/

    Abraços

    Juan

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é o meu sonho de consumo...

    ResponderExcluir
  10. ai Rê, estou louca para ler este livro e a cada resenha que leio piro mais ainda. Parabéns pela resenha, tenho certeza que também irei amar Jogos Vorazes *-*

    Beijos,
    Thanny in Wonderland
    http://whosthanny.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Pra falar a verdade a história não me deixou muito animada para ler, mas todo mundo fala tão bem desse livro que eu fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  12. Resenha maravilhosa Rê! Sempre tive uma espécie de bloqueio com esse livro. Não sei se por causa do nome, na capa ou dos dois. Nada no livro me apeteceu quando eu o vi pela primeira vez, mas a sua resenha me deixou muito curiosa para ler, o livro parece ser realmente bom! Ainda porque eu levo muito em consideração as resenhas dos blogs que eu acompanho antes de comprar um livro. Anyway, parabéns, Rê!

    Beijos!
    Gi,
    http://ispirazione.org/journal

    ResponderExcluir
  13. OI Rê, mais um comentário super-positivo sobre esse livro, tenho mesmo que começar a ler o mais rápido possível.

    A história só pela sinopse não parece tão interessante, mas pelos vários comentários acredito estar errada em relação a isso.

    Bjs.

    http://mundo-de-papel1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Eu também quero o box das série em inglês!!!!!!!
    Fazia muito tempo que uma história não me prendia tanto como essa fez.
    Só me decepcionei com o Peeta.Falavam maravilhas dele, e eu achei ele um Quinzinho e só.Talvez nos próximos 2 livros melhore...

    Bye

    ResponderExcluir
  15. Reeê!
    Pulei tua resenha, só li umas frases, porque JV está na minha lista de leitura e está quase chegando a vez dele. Perdoa? :(

    Estou lendo o mesmo livro que você e AMANDO! Quero ver tua resenha ;)

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  16. Re, Parabéns pela resenha.
    A sua ficou ótima ( e vc dizendo que a minha estava melhor) rsrsrs
    Você explicou mais a história e os motivos de ser um livro tão cruel.
    Podemos nos sentir honrados por ter lido este maravilhoso livro.
    Espero que a Rocco não demore para lançar o segundo e o terceiro tb.
    Amo a Katniss.

    Grande Beijo
    Rafael
    Livros entre Amigos

    ResponderExcluir
  17. Oi querida,

    outro dia tava lendo uma resenha deste livro (juro que me esqueci aonde) e adorei!
    Só não sabia deste detalhe dele ser em 1ª pessoa!
    Gosto de narrativas assim! :D Só que o protagonista precisa cativar, é o caso?

    Ótima resenha, me deu mais vontade de ler o livro!

    Beijocas

    Tebhata
    www.marrymelody.com.br

    ResponderExcluir
  18. Já saiu todos em inglês? *-* Será que demora muito pra lançar os outros aqui no Brasil!?

    Cara, to ouvindo só críticas boas sobre esse livro e fiquei sedenta para comprá-lo. Quase o fiz quando fui na Livraria Cultura em São Paulo, mas estava muito caro >< Vou esperar o preço abaixar um pouquinho para eu comprar (enquanto isso leio outros livros ehuehue) e/ou vou comprar com aquela super promoção da Siciliano :D
    Imagino o quaão bom deve ser esse livro! o/ Obrigada pela resenha!
    o/

    ResponderExcluir
  19. TODO mundo fala que esse livro é TÃO BOM! Preciso comprar logo e ler, ansiosaaaa! :~ Adorei a resenha, flor!

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Estou muuuuito a fim de ler esse livro!
    Desse final de ano ele não me escapa, vou escolher como presente da mãe, irmão, marido, qualquer um, mas eu necessito dele urgentemente.
    Adorei a resenha, só aumentou ainda mais minha curiosidade por ele.
    Torcendo para ganhar o kit de marcadores!
    Bjks!!!

    ResponderExcluir
  21. O melhor livro do ano que eu li!!!!!!!!
    Simplesmente ameiiiiiii demais e quero logo ler Catching Fire e Mockingjay!!
    Super recomendooooooooooooooooooo!!!!
    Katniss é uma ótima personagem, mto corajosa!! Amei o Peeta tb!!

    Quero muitooo o box em inglês hardcover!!

    @desapd

    ResponderExcluir
  22. Esse livro tá dando o que falar. Preciso ler logo, só li ótimas críticas sobre ele.
    Depois da sua resenha deu ainda mais vontade de ler.
    Eu ouvi dizer que vão fazer filme também, acho que vai sair em 2012, ou algo do tipo hehe

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Aah! Eu ainda não li, mas pelas tantas resenhas que já vi, o livro é PER-FEI-TO. Também acho que , quando a história é bem constituída, não importa se não há muitos diálogos. Prendendo a atenção e conseguindo "chocar" o leitor, o livro já vale a pena! *--*
    E que comecem os Jogos Vorazes! HAHA

    Bjoos'
    Lee Iauch - ϟ●•Giяl's•●ϟ

    ResponderExcluir
  24. Melhor livro do ANO!!
    Quem não leu ainda, está esperando o que??????? kkkkk

    Os personagens são ótimos!! Adoro a Katniss, Peeta e Rue!!

    Quero ler a coleção completa e logooooo!! Fiquei doidaaaaa quando acabei de ler e não tinha os próximos livros na mão pra continuar!!!

    Muito bom mesmo!!
    Espero que façam um filme que seja tão bom quanto o livro e não estragem um dos melhores livros já escritos na minha opinião!

    @desaolsen

    ResponderExcluir
  25. Gostei demais da idéia de Jogos Vorazes.

    Curto histórias apocalipticas, com novas civilizações nascendo das cinzas das atuais.

    Já está na minha lista de compras.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  26. Também assim como a Angélica eu comecei lendo ele em e-book e fiquei cansada de continuar por causa do estilo narrativo dele, quase sem diálogo algum!!
    Vou voltar a ler o livro depois que tiver mais tempo para absorver todas as informações num livro assim, com riqueza de detalhes.
    Adorei a sua resenha Rê, continuo dizendo que você escreve super bem e descreve em detalhes toda a história a ponto de nos deixar curiosos para conferir o livro também.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  27. Estou com a maior vontade de ler esse livro!
    Todos falam que é muito, muito bem.
    Eu achei a ideia da história super massa.

    ResponderExcluir
  28. Devorei esse livro num instante. Considero um dos melhores que li este ano.
    Tomara que os próximos volumes sejam publicados rápido!!

    ResponderExcluir
  29. A capa não me chamou a atenção, nem o título. Mas depois dessa sinopse, acho que devo dar uma chance a ele, né?
    Afinal, tá TODO MUNDO falando tão bem!
    Ah, tem selo pra você lá no blog:
    ancalimefamily.blogspot.com

    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Não sou muito fã de narrativa em primeira pessoa, mas as resenhas e comentários positivos tão realmente me deixando com vontade de ler esse livro.
    Lerei assim que possível.

    ResponderExcluir
  31. Adorei a Resenha !
    Esse livro tem cara de ser muiito bom !
    Jogos Vorazes foi bem comentado esse ano !
    Quero muiiito ler !
    bjbj :*

    ResponderExcluir
  32. Meu Deus, eu já estou ficando louca de tanta curiosidade pra ler esse livro .

    NUNCA vi resenhas criticanto este livro.

    Meu Deus, eu precido dele rsrs.

    Amei sua resenha como sempre flor.

    Não canso de dizer que voce escreve super bem.

    Beijos .

    ResponderExcluir
  33. MEU DEUS! Eu preciso imensamente desse livro. Só que ta caro, então vou esperar só mais um pouquinho. Sempre dizem tantas coisas boas do livro e eu fico aqui, só na vontade.
    Amei a resenha,
    Beijos,

    Bruna Barbosa
    http://livroeembranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Eu quero muito ler esse livro. Todos que leram deram boas críticas. Estou super curiosa com a história. Adorei a resenha, deu para ficar sabendo um pouco como é o livro.

    ResponderExcluir
  35. A cada resenha que leio só me deixa mais ansiosa pra ler. No momento nao posso comprar pq tem outros livros na frente.. e tambem, bem, os livros da rocco nao são nada baratos D:

    ResponderExcluir
  36. To meeega afim de ler esse livro!
    Ja li tantas coisas ao seu respeito *-*
    Muito boa resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  37. as resenhas sobre o livro são muito boas , eu já tava loka pra ler ele e fico cada vez mais, preciso comprar logo...rsrsrrsr.. papai noel kd vc...
    parabéns pela resenha, cm sempre mandando super bem..=)

    ResponderExcluir
  38. Todo mundo tá falando MUITO bem desse livro, e a resenha que você fez tá muito boa, só aumenta minha vontade de ler ele!

    ResponderExcluir
  39. Preciso ler esse livro AGORA! Já estava querendo e sua resenha só aumentou minha vontade *-* Só preciso de que um fator se resolva ($$) para que ele venha parar na minha estante (: UASHUAHSUAS adorei querida, muito boa a resenha!
    Beijos, Vanessa.

    ResponderExcluir
  40. Pra você ter uma ideia do quanto eu quero esse livro, eu já estava a ponto de compra-lo em inglês (pq tá mais barato, btw!) ahahaha

    ResponderExcluir
  41. O livro mais comentado do momento! Quero lê-lo! Adorei sua resenha :D

    ResponderExcluir
  42. Quero muito ler este livro, parece realmente muito bom !

    ResponderExcluir
  43. O-M-G eu preciso desse livro urgente! Me apaixonei pela resenha, Rê! Como agir? hahah
    Por quanto você arrematou ele, Rê? Fiquei mega curiosa pra lê-lo... será que acho ele por um precinho bom? :B

    ResponderExcluir
  44. Já ouvi vááárias críticas positivas desse livro. Com certeza vou ler. Ah, e a resenha tá ótima, como sempre.

    ResponderExcluir
  45. Não li o livro ainda =/
    Mas to querendo ele urgentemente pra ler logo ^^

    Flor adorei sua resenha, mto bem escrita e cativante!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  46. Oi Regiane!

    Muito boa a sua resenha, parabéns!

    Só fiquei com a pulga atrás da orelha, porque esse enredo é parecidíssimo com a história de Battle Royale, um livro japonês (publicado em 1999) que foi adaptado para o cinema e tb possui uma versão em mangá, com 15 volumes. Eu li alguns mangás de Battle Royale e posso dizer que a história é muuuuito mais violenta e agressiva do que "Jogos vorazes", mas a idéia central é praticamente idêntica! Ou seja, a história de "Jogos vorazes" não é tão original assim... =/

    Confesso que fiquei um pouco decepcionada por causa disso...

    Bjo!

    ResponderExcluir
  47. aaiin, quase choro já
    to ficando louca com os livros que quero ler e as resenhas.
    Só de ler 'Gostei tanto que quero o box da série em inglês. Super recomendadíssimo!!! Quem ainda não leu, leia!!!' eu já tenho vontade de comprar agora.
    mas eu vou comprar anyway, haha

    beijos,
    Zoe, De Fatto & Três Lápis

    ResponderExcluir
  48. Ahhh esse livro deve ser realmente incrivél gostaria muito de ler ele já li algumas resenhas e todas realmente incriveis so que no começo não me interessei muito por causa do tema mais tenho que conferir né

    ResponderExcluir
  49. Morro de vontade de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  50. Já li tanto sobre esse livro que fico com mais vontade ainda *_*
    Beijo

    ResponderExcluir
  51. Quero ler a resenha, mas tô MORRENDO de medo de ter spoiler. Comofas? /o\

    ResponderExcluir
  52. Vontade GIGANTE de ler esse livro agora :~

    ResponderExcluir
  53. A cada resenha tenho mais certeza que acompanhar seu blog é uma das melhores coisas que faço. Cada livro legal... =D

    ResponderExcluir
  54. Esse livro tá sendo muito elogiado. Muito a fim de ler, acho que vou passá-lo na frente :P

    ResponderExcluir
  55. Oi!!
    Gostei muito da resenha !!! Fiquei com mais vontade de ler JV!!
    Esse livro provavelmente foi o mais comentado do ano, espero que não se torne uma decepção!!

    Bjus!!

    ResponderExcluir
  56. Mais um pra lista, então...
    Tenho que parar de ler esse blog senão a lista não vai ter fim =/

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  58. Esse livro já viro meu sonho de consumo ... ele parece ser incrível e de rapida leitura tudo que gosto !
    Estão falando tão bem dele que minha vontade só aumenta.
    Abraços ..x

    ResponderExcluir
  59. Hey ^^

    Estou para encontrar uma resenha a falar mal de Jogos Vorazes, sem sombra de dúvida foi um dos melhores lançamentos de 2010, pra é esse Os Intrumentos Mortais esperando pelo 4º e Hus Hus qual amei o 2º Crescendo, top 2010... kkk

    Xoxo

    :: Loma

    ResponderExcluir
  60. aaaaaa eu quero jogos voraaaaaazes
    nunca escutei ninguem falar mal desse livro O.O

    Thiago
    - outro conceito -

    ResponderExcluir
  61. Eu quero muito ler. Esse e cidade dos ossos estão no topo da minha lista de desejos. *-*

    ResponderExcluir
  62. Mais um pra minha lista de desejos! Me pareceu tão incrível e a sua resenha está ótima, parabéns!

    ResponderExcluir
  63. A resenha está muito boa.
    Agora fiquei com uma vontade enorme de ler!!!
    Mais um livro para comprar!!!

    ResponderExcluir
  64. Estou concorrendo a esse livro numa promoção e por isso vim tão tarde comentar :3...
    Depois de ler a resenha fiquei bem mais curiosa. A não utilização de fantasia na história é algo extremamente ousado principalmente tratando-se de que, atualmente, somos todos envolvidos com histórias de seres sobrenaturais... Amei a história. Estou ansiosíssima para lê-lo :)

    Mil bjs

    ResponderExcluir
  65. O titulo do livro ja sugeri muita coisa com a resenha entao.

    ResponderExcluir
  66. Suas resenhas são muito boas. Parabéns!!
    Estou morrendo de vontade de lê-lo já faz algum tempo, mas as suas palavras fizeram com que esta ânsia se torne ainda maior!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  67. Eu sou totalmente doida pra ler essa série, só falta a oportunidade. Parece ser ótimo!!!

    ResponderExcluir
  68. Lindo o livro, é algo tão cativante, principalmente amei o amor que Peeta tem que guardar pra ele mesmo, Katniss tentando proteger a todos que ama, custando sua propria vida, Gale que fica tão preoculpado com Katniss já no 3 livro. Poucos livro me cativam tanto como Jogos Vorazes, chorei até, em varias partes: katniss tomando o lugar de prim pra protege-la, katniss cantando pra rue, mas principalmente sinti uma dor e chorei devido a Cinna, mas tb sorri varias vezes, principalmente quando Peeta fica se declarando pra Katniss kkkk Otimo livro indico totalmente !

    ResponderExcluir
  69. Um dos livros mais comentados nos blogs. Gosto de pessoas que faz resenha dinâmica e objetiva. Você está de parabéns.
    Nota 10!

    http://leituraecrecimento.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  70. The Hunger Game é fascinante! o trabalho que a Suzanne fez é incrível e único. Trouxe uma novidade arrebatadora e literalmente envolvente. Você descreveu tudo muito bem na resenha, exatamente isso que eu diria. Concordo em relação a personalidade dos personagens, ficou exclusivamente única!
    #THG é fantástico, indico e recomendo aos quatro canto k

    ResponderExcluir
  71. Adoreeeeei a resenha! Preciso muito ler esse livro! Abraços!

    ResponderExcluir
  72. Eu tinha um mega preconceito com esse livro! hahaha não queria ler nem morta, até que um dia encontrei em promoção e meu deus, se tornou um dos meus favoritos, É MARAVILHOSO!

    ResponderExcluir