Postado 04 novembro 2010

Sugestão de Leitura #01

Por Regiane Cristina S.

Olá, pessoal!

Eu resolvi estrear essa sessão que acontecerá semanalmente, mais especificamente, todas as quintas-feiras. Vou sugerir sempre um livro para leitura, independente se eu já li ou não. O que eu achar interessante, estarei indicando por aqui. Espero que vocês gostem.

Hoje eu vou sugerir um livro que eu ainda não li. Vi pela primeira vez na Saraiva. A capa me atraiu rapidamente. É muito linda! O casal, os detalhes, e as letras contidos nela (título, nome da autora, etc) são tudo em verniz. Em seguida eu fiquei muito curiosa por conta da sinopse, na qual aborda assuntos que eu simplesmente amo. Uma mistura sutil entre a realidade e conto de fadas. Trata-se do livro Era uma vez, há muito tempo atrás... pela autora Brigid Pasulka, lançado aqui pela editora Nova Fronteira.

Confiram a seguir.



Título: Era Uma Vez, há muito tempo atrás...
Autor: Brigid Pasulka
Editora: Nova Fronteira
Edição: 2010


Sinopse:  Às vésperas da Segunda Guerra Mundial, num lugar chamado Meia-Aldeia, um  jovem apelidado Pombo se apaixona pela menina mais encantadora da região. Ele oferece suas "mãos de ouro" à família de Anielica Hetmanska para transformar sua humilde cabana num belo lugar para se viver e, aos poucos, conquista a admiração dos pais de sua amada.

Mas a guerra chega para atrapalhar o namoro, atrasar o casamento e causar estragos em suas vidas, afastando os jovens amantes de sua aldeia, com a promessa de uma vida melhor em Cracóvia.

Cerca de cinquenta anos depois, a neta deles, Beata, repete a jornada pós-guerra em busca de uma nova vida na cidade dos contos de fada da avó. Mas, ao contrário da tão sonhada prosperidade da Nova Polônia, ela descobre uma cidade parada no tempo. Lutando para encontrar seu lugar, Beata vai morar com Irena - um prima de sua mãe - e a filha dela, Magda, e estabelece um vínculo singular com as duas mulheres. No entanto, tragédias e milagres podem mudar o curso de suas vidas, e Beata tem a chance de encontrar outro modo de encarar a história de sua família e de seus país, bem como a visão diferente de seu papel em Nova Polônia.

Apesar de usar um cenário bastante real como pano de fundo e convocar fatos históricos para sua narrativa, Brigid Pasulka introduz um tom de contos de fadas ja no primeiro capítulo, e esse aspecto é mantido ao longo de todo romance. Isso proporciona à história um constraste instigante entre realidade e ficção. 

Fantástico, elegante e comovente, Era uma vez, há muito tempo atrás... entrelaça duas histórias memoráveis, recriando meio século da história polonesa por intermédio do legado de um romance inesquecível.


Até a próxima sugestão de leitura!

9 comentários:

  1. A capa é mesmo linda!! E a sinopse deixa a gente doida para ler!!
    Amei a coluna
    beijos ;)
    Juh
    Filmes, livros e blá, blá, blá...

    ResponderExcluir
  2. Adoroooooooo livros que retratam determinado momento histórico! Com certeza esse livro parece ser muito bem por justamente mesclar realidade e fantasia!
    Espero conseguir tempo suficiente para ler tantos livros bons que estão sendo lançados ultimamente.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. interessante a resenha, querida!
    Parece um conto de fadas moderno! *_*
    e a capa é lindíssima! :D

    ResponderExcluir
  4. Ideia legal, e sempre bom ter dicas de livros novos para ler.

    http://sempre-lendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Amei a capa e a história e super interessante, dá uma super vontade de ler.

    http://sojustsmilee.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Fiquei com vontade de ler também!
    Legal que tem esse clima de conto de fadas, mas o plano histórico parece o tornar real, ao ponto de até parecer uma história real. Sei lá, pelo menos foi isso que eu imaginei lendo a sinopse hehe.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Esse livro deve ser o máximoooo!
    Adorei a sinopse, a capa, tudinho!
    Já add aos meus desejados no Skoob.
    Adorei a nova sessão do blog. Vou acompanhar.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Adorei essa sessão.
    Gostaria de dar uma sugestão, uma serie muito boa é Midnight Breed.Ainda não tem todos os livros lançados no Brasil, vale a pena ler

    ResponderExcluir
  9. Parece ser tão fofo esse livro! Adorei.

    ResponderExcluir